UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13573
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2317 vezes

Re: UCRÂNIA

#6481 Mensagem por gabriel219 » Ter Mai 03, 2022 3:46 pm

ca_metal escreveu: Ter Mai 03, 2022 3:31 pmIh cara, eu discordo. Se a Romênia invadir, não vai fazer sozinha não. Lembrando que ela faz parte da OTAN, então ela vai ter algumas garantias pra fazer isso.

Há movimentações nas fronteiras da Polônia e da Finlândia também. Se houver intervenção de algum desses, seja em território russo, ucraniano ou da Moldova, a Rússia declara guerra de vez, eu creio, e vão usar armas nucleares.

Estão brincando com fogo, nem os americanos aguentariam tanta pressão econômica, diplomática e militar. Por que a Rússia iria arriscar tudo com um arsenal nuclear ali dando sopa?
Mas não tem tropas na Romênia além das próprias para apoiar uma invasão. Eu acho que esse movimento é mais para ficar de prontidão caso os Russos tomem a Moldova, de um jeito ou de outro.

Outro motivo é que a Romênia faz fronteira com a Sérvia, que vem sendo praticamente uma aliada do Putin, já tem tropas desdobradas para a região do Kosovo e o Presidente Sérvio deu declarações de que irá restabelecer o controle administrativo do Kosovo.

O Exército Sérvio ainda é mais poderoso que o da Romênia - embora não tanto - e vem recebendo uma porrada de armamento Chinês nesses últimos meses, principalmente em Abril, receberam mais baterias FK-3 da China. A Romênia basicamente ficaria pinçada pelos dois lados, enquanto a maioria dos países Europeus estariam tomando uma chuva de Sarmat e Bulava.

Mas ainda acho que os Russos usarão essa muvuca para aumentar a Trasnistria, anexar como território Russo e colocar a Moldova no OTSC, depois atacar Odessa. A Sérvia, há grandes chances deles atacarem o Kosovo.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60726
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6391 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#6482 Mensagem por Túlio » Ter Mai 03, 2022 4:10 pm

E, como não há mal que não possa PIORAR, o "parlamento" da Ucrânia acaba de votar uma "permissão" para que as tropas das Unidades de Defesa Territorial possam atuar fora de suas áreas designadas. Lembrar que o pessoal que se alistou nelas é essencialmente composto pela rapa do tacho, desde muito novos até muito véios, cuja principal razão para se inscreverem foi poder ganhar algum dinheiro (quase não há mais empregos na Ucrânia) sem ficarem muito afastados de onde moram com suas famílias. Mal treinados, mal equipados mas pelo menos razoavelmente alimentados.



IMHO, não há outra razão para esta medida que não seja a falta de bucha de canhão no front e, possivelmente, de cadáveres para a AGITPROP exibir no Ocidente. Notar que a fuente é 100% pró-Ucrânia.

Resta saber com quais veículos serão transportados e com qual combustível estes irão se deslocar.

PS.: para não mencionar que há uma sensível possibilidade (eu diria PROBABILIDADE) de serem retirados precisamente das áreas fronteiriças com a Polônia, tipo escancarar a porta para uma invasão por membro da OTAN, e aí sim, ainda não teremos uma guerra MUNDIAL mas EUROPÉIA com participação (duvidosa) dos EUA, pelo menos.

Mas não deixa de ser uma cartada audaciosa...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
ca_metal
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 145
Registrado em: Seg Jun 04, 2007 3:07 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: UCRÂNIA

#6483 Mensagem por ca_metal » Ter Mai 03, 2022 4:13 pm

gabriel219 escreveu: Ter Mai 03, 2022 3:46 pm
ca_metal escreveu: Ter Mai 03, 2022 3:31 pmIh cara, eu discordo. Se a Romênia invadir, não vai fazer sozinha não. Lembrando que ela faz parte da OTAN, então ela vai ter algumas garantias pra fazer isso.

Há movimentações nas fronteiras da Polônia e da Finlândia também. Se houver intervenção de algum desses, seja em território russo, ucraniano ou da Moldova, a Rússia declara guerra de vez, eu creio, e vão usar armas nucleares.

Estão brincando com fogo, nem os americanos aguentariam tanta pressão econômica, diplomática e militar. Por que a Rússia iria arriscar tudo com um arsenal nuclear ali dando sopa?
Mas não tem tropas na Romênia além das próprias para apoiar uma invasão. Eu acho que esse movimento é mais para ficar de prontidão caso os Russos tomem a Moldova, de um jeito ou de outro.

Outro motivo é que a Romênia faz fronteira com a Sérvia, que vem sendo praticamente uma aliada do Putin, já tem tropas desdobradas para a região do Kosovo e o Presidente Sérvio deu declarações de que irá restabelecer o controle administrativo do Kosovo.

O Exército Sérvio ainda é mais poderoso que o da Romênia - embora não tanto - e vem recebendo uma porrada de armamento Chinês nesses últimos meses, principalmente em Abril, receberam mais baterias FK-3 da China. A Romênia basicamente ficaria pinçada pelos dois lados, enquanto a maioria dos países Europeus estariam tomando uma chuva de Sarmat e Bulava.

Mas ainda acho que os Russos usarão essa muvuca para aumentar a Trasnistria, anexar como território Russo e colocar a Moldova no OTSC, depois atacar Odessa. A Sérvia, há grandes chances deles atacarem o Kosovo.
É, nesse caso pode fazer sentido. Mas se tropas estrangeiras ameaçarem a Transnístria, creio vá elevar a operação russa a outro patamar, não acredito que a Rússia esteja disposta a perder o controle da área, e também não creio que eles tenham capacidade de abastecer as tropas ali por meio aéreo.

Mas é aquela coisa, nada está muito claro no momento. Uns falam que a Ucrânia tem capacidade de invadir e dominar a área. Outros falam que Ucrânia não tem, mas vai ter essa capacidade com a chegada das remessas da OTAN. Já outros falam em apoio de países vizinhos. O ponto é que existem muitas dúvidas aí.

Porém, pelos desdobramentos de hoje, a opção de aumento de capacidade com a chegada das remessas estrangeiras já me parece improvável. Dizem que os trens em Lvov pararam, depois dos bombardeios de hoje.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13573
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2317 vezes

Re: UCRÂNIA

#6484 Mensagem por gabriel219 » Ter Mai 03, 2022 4:30 pm

Se os Russos anexarem a Transnistria, @ca_metal, eles terão que invadir Odessa pra conquistar a parte Sul, de Zatoka até chegarem no Danúbio em Izmail, para fazer com que a transnistria tenha acesso até o mar e também impedir que a Ucrânia mantenha um Enclave ao Sul. A Moldova, nada pode fazer quanto a isso, a não ser aceitar. Mas os Russos tem capacidade de suprir as tropas na Transnistria, os equipamentos lá foram através de Il-76, inclusive T-72

Quem disse que a Ucrânia tem capacidade de invadir a Transnistria, que tem 10 BTG's - estimativas Ocidentais, cerca de 7 mil tropas - lá e dizem que tem até S-400 devia estar entupido de crack. Se os Ucranianos tem a capacidade de atacar e sustentar uma invasão na Transnistria, com tudo de Russo que tem lá, fora o próprio Exército da Transnistria, que é fraquinho, mas serve pra algo, porque não expulsam os Russos da região de Mykolaiv e elimina de vez a ameaça sob Odessa?

Além disso, a Ucrânia perdeu completamente a supremacia aérea, mal possui defesas AAe. Antes os Russos só bombardeavam Zaporizhzhia e Kharkiv com mísseis e artilharia, agora a VKS está despejando bombas burras. Como que vão sustentar uma ofensiva sem apoio aéreo? Já vimos isso na Guerra dos Seis Dias, Ofensivas Norte-Vietnamitas que o poder aéreo do EUA salvada os Sul-Vietnamitas e afins.

Aliás, os T-72 doados pela Polônia, além de virem capados, não tem como ser transportados até a região de Odessa, não existe mais ligação ferroviária entre Odessa e o oeste. A AFU foi obrigada a enviar aeronaves para transportar mísseis e demais armamentos, um deles foi abatido e agora o aeroporto está fora de operação, Odessa está completamente sem linha de comunicação. Se eu tivesse que apostar, os T-72M1 e BMP-1 irão para a região da cidade de Kharkiv, aos trancos e barrancos, pois a única linha ferroviária que realmente funciona plenamente e uma fortificada entre a Polônia e Lviv, na região da Transcarpatia, o resto tem que ir pela estrada mesmo. O de Kiev talvez esteja funcionando, mas ai é mandar os T-72M1 pra Kiev e eles virem descendo através dos próprios meios, numa região que deve estar intupida de drones e fotos via satélite, andando em rodovias, sem cobertura antiaérea.

ATUALIZAÇÃO: Acabei de falar sobre os trens na Transcarpatia e os Russos meteram foi mecha lá:


Se os Russos destruírem essa ferrovia, não haverá mais formas de enviar equipamento pesado pros Ucranianos. Não há mais ferrovias além dessa com ligação a países Europeus. Além disso, hoje a Rússia bombardeou toda a infraestrutura de ferrovias da Ucrânia no Oeste. Inclusive, parece que os mísseis atingiram até locomotivas:





Além disso, bombardeou sistema de energia em Lviv, metade da cidade está sem energia:




Avatar do usuário
ca_metal
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 145
Registrado em: Seg Jun 04, 2007 3:07 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: UCRÂNIA

#6485 Mensagem por ca_metal » Ter Mai 03, 2022 4:55 pm

gabriel219 escreveu: Ter Mai 03, 2022 4:30 pm Se os Russos anexarem a Transnistria, @ca_metal, eles terão que invadir Odessa pra conquistar a parte Sul, de Zatoka até chegarem no Danúbio em Izmail, para fazer com que a transnistria tenha acesso até o mar e também impedir que a Ucrânia mantenha um Enclave ao Sul. A Moldova, nada pode fazer quanto a isso, a não ser aceitar. Mas os Russos tem capacidade de suprir as tropas na Transnistria, os equipamentos lá foram através de Il-76, inclusive T-72

Quem disse que a Ucrânia tem capacidade de invadir a Transnistria, que tem 10 BTG's - estimativas Ocidentais, cerca de 7 mil tropas - lá e dizem que tem até S-400 devia estar entupido de crack. Se os Ucranianos tem a capacidade de atacar e sustentar uma invasão na Transnistria, com tudo de Russo que tem lá, fora o próprio Exército da Transnistria, que é fraquinho, mas serve pra algo, porque não expulsam os Russos da região de Mykolaiv e elimina de vez a ameaça sob Odessa?

Além disso, a Ucrânia perdeu completamente a supremacia aérea, mal possui defesas AAe. Antes os Russos só bombardeavam Zaporizhzhia e Kharkiv com mísseis e artilharia, agora a VKS está despejando bombas burras. Como que vão sustentar uma ofensiva sem apoio aéreo? Já vimos isso na Guerra dos Seis Dias, Ofensivas Norte-Vietnamitas que o poder aéreo do EUA salvada os Sul-Vietnamitas e afins.

Aliás, os T-72 doados pela Polônia, além de virem capados, não tem como ser transportados até a região de Odessa, não existe mais ligação ferroviária entre Odessa e o oeste. A AFU foi obrigada a enviar aeronaves para transportar mísseis e demais armamentos, um deles foi abatido e agora o aeroporto está fora de operação, Odessa está completamente sem linha de comunicação. Se eu tivesse que apostar, os T-72M1 e BMP-1 irão para a região da cidade de Kharkiv, aos trancos e barrancos, pois a única linha ferroviária que realmente funciona plenamente e uma fortificada entre a Polônia e Lviv, na região da Transcarpatia, o resto tem que ir pela estrada mesmo. O de Kiev talvez esteja funcionando, mas ai é mandar os T-72M1 pra Kiev e eles virem descendo através dos próprios meios, numa região que deve estar intupida de drones e fotos via satélite, andando em rodovias, sem cobertura antiaérea.

ATUALIZAÇÃO: Acabei de falar sobre os trens na Transcarpatia e os Russos meteram foi mecha lá:


Se os Russos destruírem essa ferrovia, não haverá mais formas de enviar equipamento pesado pros Ucranianos. Não há mais ferrovias além dessa com ligação a países Europeus. Além disso, hoje a Rússia bombardeou toda a infraestrutura de ferrovias da Ucrânia no Oeste. Inclusive, parece que os mísseis atingiram até locomotivas:





Além disso, bombardeou sistema de energia em Lviv, metade da cidade está sem energia:
Pois é, como eu disse ali, o “reforço de equipamentos ocidentais” cada vez me parece propaganda, pra consumo interno dos contribuintes/eleitores desses países.

Dito isso, ainda ficaria de olho nos países que fazem fronteira com Ucrânia e são da OTAN. Eles me parecem um pouco eufóricos demais no momento. Mesmo a Ucrânia não tento capacidade de realizar a manobra, eu temo uma ajuda mais direta da OTAN (leia-se Romênia e Polônia). E nesse caso, eu não sei se a Polônia poderia inviabilizar missões aéreas russas na Transnístria.

Mas claro, tudo isso é coisa que me passa pela cabeça, vendo os sinais públicos desses países. Não existe informação oficial que corrobore com as minhas conclusões. Eu falo pra saber as outras opiniões mesmo, de quem tem mais conhecimento.

Edit: esses últimos ataques podem ser avisos para além das fronteiras ucranianas. Principalmente na Transcarpatia.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13573
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2317 vezes

Re: UCRÂNIA

#6486 Mensagem por gabriel219 » Ter Mai 03, 2022 5:44 pm

@ca_metal, a Polônia ainda está recebendo equipamento para reequipar, mas é uma tropa que pode fazer frente a Rússia em determinado nível, o problema pra Polônia é que se meter na Transnistria significa tomar umas Nukes e ainda ficar cercado. A Bielorrússia se meteria no caso e os Russos tem Kaliningrado. Na região, aonde fica Estônia, Lituânia e Letônia, são três Forças Armadas que tem poderio inclusive abaixo da própria Ucrânia pré-guerra e os Russos conseguiriam fechar as linhas de comunicação com o restante da Europa, unindo as tropas em Kaliningrado até a fronteira com a Bielorrússia, são 72 km de faixa de fronteira desses três países que eu havia citado antes com a Polônia, mais precisamente a Lituânia. Lá, os Russos tem o 11º Corpo de Exército, com a 18th Guards Motor Rifle Division, que tá com T-72B3M e o escambau, fora as tropas da Bielorrússia.

Mas o que importa mesmo, é na direção da Transnistria. Pelo que apurei, o Exército da Transnistria tem cerca de 5,500 mil na ativa e outros 20 mil na reserva, contam com uma tropa blindada limitada, com 18 T-64BV e pouco mais de 107 APC's. As quantidades são incertas, só há certeza dos 18 T-64BV devido a demonstração deles em parada militar. Já os Russos, teriam 7 mil tropas na região, com equipamentos desconhecidos, mas vi alguns tens com BMP-3 e o que parecia ser T-72B3, mas antes da invasão, teve muito Ilyushi-76 pousando no aeroporto de Tiraspol, inclusive a CNN cobriu bastante nisso.

Por outro lado, não deve ter mais de 3 mil tropas da AFU em Odessa, que são da 28º Brigada de Defesa Territorial, sem apoio de carros de combate ou talvez tenham alguns APC's ali. Só com as tropas da Transnistria, os Russos conseguem superioridade numérica de quase 2:1, tirando as tropas da própria Transnistria. Além disso, existe uma fortíssima suspeita minha de que os Russos irão tentar tomar Ochakiv e, de lá, fazer uma base de operações para a região de Odessa, driblando a defesa da AFU em Mykolaiv, além da própria frota do Mar-Negro, com um Grupo de Desembarque Anfíbio inteiro, talvez tudo que a Marinha Russa possua para desembarcar tropas da MPR, ai a proporção pode subir para 5-6:1.

Na Criméia, existem cerca de 25 mil tropas Russas, uns 15 mil devem estar focadas em Mykolaiv e na região em direção a Kryvyv Rih. É sabido que muita tropa que estava em Mariupol foi enviada a Kherson, mas não há qualquer indicativa de avanço bruto Russo a nível GU, então devem estar na reserva esperando alguma coisa, alguma ordem de avanço.



Agora os Russos estão tirando os familiares das tropas na Transnistria, mesmo movimento que fizeram no Donbass. Poderemos ver uma operação vinda da Trasnistria em direção a Odessa.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13573
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2317 vezes

Re: UCRÂNIA

#6487 Mensagem por gabriel219 » Ter Mai 03, 2022 5:55 pm

:arrow: Quanto aos ataques em Volovets e o trem na região da Transpartia que eu havia citado:


Essa é a infraestrutura:


:arrow:Fronte Sul

Mais ataques na região de Odessa:


Dessa vez, a cidade de Artsyz foi atingida, confirmada pelo prefeito da cidade. Essa cidade é pequena, mas possui linha ferroviária que dá em cidades na fronteira com a Romênia e ainda possui uma antiga base da era Soviética, que não sei se hoje opera aeronaves tripuladas, mas deve operar aeronaves não tripuladas.

Outra coisa curiosa é que os Russos estão utilizando a base da Ilha da Cobra para aeronaves não tripuladas e, ao que indicam informes, lançar tropas Spetznaz na região de Izmail, para coletar informações.

:arrow: Fronte Norte

Russos tomaram Yampil e os Ucranianos teriam tomado Molodova, perto de Kharkiv.




Avatar do usuário
ca_metal
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 145
Registrado em: Seg Jun 04, 2007 3:07 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: UCRÂNIA

#6488 Mensagem por ca_metal » Ter Mai 03, 2022 6:12 pm

@gabriel219 Então se a situação é essa, é uma falha estratégica muito por parte da Ucrânia. Ou é uma false flag russa pra justificar a manobra futura deles.

Quanto a Polônia eu concordo. Por isso que eu falei mais atrás que intervenções de terceiros iriam acabar levando a Rússia a apelar pras nukes, ficaria muito difícil manter tantas frentes de forma efetiva. Eles iriam meter umas nukes táticas em alguma concentração de tropas e equipamentos, provavelmente.




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5806
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 267 vezes

Re: UCRÂNIA

#6489 Mensagem por akivrx78 » Ter Mai 03, 2022 7:29 pm

O chefe máximo das Forças Armadas russas esteve na linha da frente e escapou a ataque ucraniano
Filipe Santos Costa
Ontem às 03:15
Imagem
Valery Gerasimov, a mais alta patente militar da Rússia, esteve na linha da frente da guerra no Donbass. Quando as forças ucranianas se deram conta da sua presença lançaram um ataque, mas o general escapou. Porém, há relatos contraditórios - uns dizem que já tinha abandonado o local, outros garantem que terá sido ferido por estilhaços

O chefe do Estado-Maior do Exército russo, general Valery Gerasimov, o mais alto responsável militar do país, fez uma visita às suas tropas na linha da frente na Ucrânia oriental no final da semana passada. A informação é adiantada pelo jornal New York Times, citando um alto responsável ucraniano e duas fontes norte-americanas com conhecimento da visita.

A inédita deslocação de Gerasimov a uma zona de alto risco terá a ver com o esforço para "mudar o rumo" da ofensiva russa, que tem acumulado diversos revezes e pequenas vitórias. De acordo com o relato de fontes russas, citadas pelo diário britânico Daily Mail, Gerasimov terá sido enviado para a frente de batalha pelo próprio Vladimir Putin.

O chefe máximo do Exército russo esteve em território ucraniano controlado pelas suas forças, incluindo Izium, uma cidade no Leste da Ucrânia, a meio caminho entre Kharkiv e Donetsk. Trata-se de uma cidade média que foi transformada em base de operações para os russos, conforme prossegue a ofensiva destinada tomar a região conhecida como Donbas, na fronteira com a Rússia.

Segundo o relato do diário nova-iorquino, quando os serviços de informações ucranianos tomaram conhecimento da deslocação, já Gerasimov tinha abandonado a cidade. As forças ucranianas lançaram no sábado à noite um ataque a um dos locais visitados pelo general russo - a Escola nº 12 em Izium - mas este já havia partido para a Rússia. Apesar disso, do ataque terá resultado a morte de cerca de 200 soldados, incluindo pelo menos um general, segundo o oficial ucraniano citado pelo NYT.

Ferido por estilhaços?

A notícia do NYT é diferente da informação adiantada pelo Daily Mail, segundo o qual Gerasimov sofreu "uma ferida de estilhaços no terço superior da perna direita sem uma fractura óssea". O diário londrino cita uma fonte russa não oficial. “O estilhaço foi removido e não há perigo de vida", disse a mesma fonte.

Mas o ferimento terá sido suficientemente grave para o fazer recuar para longe da linha da frente. Já na Rússia, estará a ser submetido a um novo tratamento. A ser assim, seria “outra derrota embaraçosa para as forças de Putin”, escreve o Daily Mail.

"O nosso pressuposto de trabalho é que ele estava lá porque há um reconhecimento de que ainda não resolveram todos os seus problemas", disse uma das fontes norte-americanas citadas na notícia do New York Times. Segundo o diário, "a presença de um oficial de tão alta patente na linha da frente é altamente invulgar e vem no meio do que os analistas militares ocidentais descrevem como uma desordem crescente no seio das forças russas. Mesmo com objetivos dramaticamente reduzidos, os oficiais e analistas ocidentais dizem que os militares russos continuam a lutar com problemas logísticos e de coordenação entre as suas tropas".

Gerasimov é considerado uma das três pessoas, juntamente com Vladimir Putin e o ministro da defesa, que traçaram o curso da guerra desde o seu início.

São já nove, pelas contas da Ucrânia, os generais russos mortos nesta guerra. O mais recente terá sido o major-general Andrei Simonov, de 55 anos, segundo a informação de um conselheiro do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

https://cnnportugal.iol.pt/russia/ucran ... a86ea19454




Avatar do usuário
ca_metal
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 145
Registrado em: Seg Jun 04, 2007 3:07 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: UCRÂNIA

#6490 Mensagem por ca_metal » Ter Mai 03, 2022 8:45 pm

Um outro lado da guerra, o lado econômico:









Ainda é cedo pra falar alguma coisa, mas o efeito boomerang já vem se mostrando.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60726
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6391 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#6491 Mensagem por Túlio » Ter Mai 03, 2022 9:10 pm

ca_metal escreveu: Ter Mai 03, 2022 8:45 pm Um outro lado da guerra, o lado econômico:



Ainda é cedo pra falar alguma coisa, mas o efeito boomerang já vem se mostrando.
E rápido, pois na verdade o par USDRUB fechou hoje a 65,75 e o EURRUB a 69,20, ou seja, a cotação que mostraste para o USD hoje arrisca a ser a do EUR amanhã mesmo, talvez até menos; é no que dá quando se mete os pés pelas mãos... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9401
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 597 vezes

Re: UCRÂNIA

#6492 Mensagem por Suetham » Ter Mai 03, 2022 9:56 pm

ca_metal escreveu: Ter Mai 03, 2022 4:55 pm Pois é, como eu disse ali, o “reforço de equipamentos ocidentais” cada vez me parece propaganda, pra consumo interno dos contribuintes/eleitores desses países.

Dito isso, ainda ficaria de olho nos países que fazem fronteira com Ucrânia e são da OTAN. Eles me parecem um pouco eufóricos demais no momento. Mesmo a Ucrânia não tento capacidade de realizar a manobra, eu temo uma ajuda mais direta da OTAN (leia-se Romênia e Polônia). E nesse caso, eu não sei se a Polônia poderia inviabilizar missões aéreas russas na Transnístria.

Mas claro, tudo isso é coisa que me passa pela cabeça, vendo os sinais públicos desses países. Não existe informação oficial que corrobore com as minhas conclusões. Eu falo pra saber as outras opiniões mesmo, de quem tem mais conhecimento.

Edit: esses últimos ataques podem ser avisos para além das fronteiras ucranianas. Principalmente na Transcarpatia.
Essa ajuda ocidental poderia ser paralisada se os russos assim desejarem. Para resolver finalmente a questão do fornecimento do agrupamento AFU de equipamentos ocidentais, precisaria mudar a direção dos ataques com mísseis e visar a destruição dos meios de transporte de armas e equipamentos militares ocidentais.

Não é possível reduzir as entregas a zero devido à extensão da fronteira comum e à rede de transportes rodoviárias desenvolvida. Mas a AFU estão claramente necessitando de combustível, então a entrega de equipamentos, munições e outros equipamentos militares é realizada principalmente por via férrea, o mais próximo possível das áreas de concentração de tropas. O alvo desses ataques deve ser a infraestrutura localizada nas proximidades das fronteiras ocidentais na Ucrânia. O que o inimigo definitivamente não poderá fazer rapidamente é restaurar as pontes ferroviárias destruídas, isso leva muito tempo para ser reconstruído.

Basta fazer uma uma análise de todos os "corredores" ferroviários entre a Ucrânia e os países vizinhos. E em cada um desses corredores, foi encontrado um “ponto crítico” na forma de uma ponte ferroviária, cuja falha paralisaria a linha de transporte e complicaria significativamente a logística ferroviária.

A seguir a lista ideal de pontes ferroviárias, cuja falha única paralisará o abastecimento ferroviário dos países ocidentais.

Um total de 21 pontes precisam ser desativadas. Se pelo menos uma das pontes sobreviver, o inimigo ainda terá a oportunidade de entregar armas e equipamentos militares à Ucrânia por via férrea.

▪️Região de Vinnytska -
➖ponte ferroviária (assentamento Mohyliv-Podilskyi) - 48.460294, 27.766381
➖Ponte de fronteira sobre o rio Dniestre (assentamento Mohyliv-Podilskyi) — 48.449110, 27.779921

▪️Região de Volynska -
➖Ponte ferroviária dupla (assentamento Kovel) — 51.226367, 24.700441 | 51.228894, 24.700672
➖Ponte ferroviária sobre o rio Putylivka (assentamento Romashkivka) - 50.781638, 25.804592
➖Ponte ferroviária sobre o rio Stokhid (assentamento Goloby) - 51.029249, 25.108861
➖Ponte ferroviária sobre o rio Stokhid (assentamento Zayachivka) - 51.282653, 25.206144

▪️Região Transcarpática -
➖Ponte ferroviária dupla sobre o rio Vecha (assentamento Volovets) - 48.710053, 23.155696
➖Ponte ferroviária (viaduto) sobre o rio Uzh (assentamento Uzhok) - 48.985140, 22.843154
➖ Ponte ferroviária sobre o rio Tisza (assentamento Kruhlyi) - 47.963468, 24.189143

▪️Região de Lviv -
➖Ponte ferroviária dupla sobre o rio Vereshytsya (assentamento Kam'yanobrid) — 49.842649, 23.651923 | 49.843007, 23.651934
➖Ponte ferroviária (assentamento Stryi) — 49.244127, 23.856522 | 49.269314, 23.886442
➖Ponte ferroviária sobre o rio Mlynivka (assentamento de Zavady) - 50.074812, 23.896215
➖Ponte ferroviária sobre o rio Rata (assentamento Mezhyrichchya) - 50.343717, 24.231357
➖Ponte ferroviária sobre o rio Dniestre (assentamento Sambir) - 49.506856, 23.222314
➖Ponte ferroviária sobre o rio Strvyazh (assentamento Khlopchytsi) - 49.605139, 23.415355

▪️Região de Odessa -
➖Ponte levadiça ferroviária na costa de Odessa (assentamento Karolino-Bugaz-Zatoka) - 46.076304, 30.469847

▪️ Outros -
➖ Ponte sobre o rio Dniestre em Khmelnitski(assentamento Makarovka-Velyka Slobidka) - 48.555192, 26.743138
➖ Ponte sobre o rio Siret em Cherepkovtsy (assentamento Staryi Vovchynets) - 48.014033, 25.959089
➖ Ponte sobre o rio Stalyneshty em Chernivtsi(assentamento Novoselyts'kyi) - 48.242906, 26.541793




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9401
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 597 vezes

Re: UCRÂNIA

#6493 Mensagem por Suetham » Ter Mai 03, 2022 10:26 pm

Achei o mapa interessante destacando o nível de forças russas presentes na Ucrânia:



Parece que hoje foi um péssimo dia para quem acha que o estoque de mísseis de precisão da Rússia havia acabado, parece que o total lançado ultrapassou duas dezenas de unidades, divididos entre mísseis lançados por navios e aeronaves.




Como resultado dos ataques de precisão hoje atingindo a infraestrutura ferroviária, "devido ao atropelamento de subestações ferroviárias, os trens pararam na entrada de Lviv."




"Duas subestações elétricas foram danificadas em Lviv, anunciou o prefeito de Sadova. Ele disse anteriormente que parte da cidade ficou sem eletricidade."







Zelensky informou que as perdas da Ucrânia até o momento desde a invasão russa é de US$600 bilhões.


Forças russas ganham mais troféu de guerra. Os russos capturaram um esconderijo que armazenava armas ocidentais fornecidas a AFU, incluindo Javelin entre outros.


Um mapa das operações do dia 3 de maio.


Ou seja, a infraestrutura ferroviária e centros logísticos, depósitos de munição etc... em todas as principais cidades do oeste em Lviv, Ternopil, Ivano-Frankivsk, Rivne etc... A Transcarpatia também foi atingida como o @gabriel219 já mencionou logo acima. Muitos locais para listar, e a fumaça ainda não se dissipou. Os últimos ataques, na última hora, parecem ter sido em alvos perto de Odessa e Zaporizka, mais a leste.

A logística da Ucrânia está basicamente morrendo a cada dia que se prorroga a guerra. Sem combustível (especialmente diesel), sem lubrificantes, sem munição, sem rotação, sem remédios e, em muitos casos, quase sem comida e até quase sem água. E agora não há eletricidade para fornecer locomotivas elétricas(ataques nas subestações ferroviárias e de dias anteriores), ou seja, nenhum serviço de trem atingido fornecendo os serviços, os tweets confirmam isso. E certamente foram as vias férreas que fariam diferença militar, senão os russos não teriam atacado. As armas ocidentais que ainda estão chegando ao Donbas são pequenas e basicamente irrelevantes, no máximo poderia impactar em vitórias táticas, as demais destruídas muito antes de chegarem a algum lugar, onde estão sendo atingidas em depósitos assim que chegam. A propósito, muitos deles se mostraram muito ruins, incluindo os Javelins e os “drones suicidas” – os tanques russos sobreviveram a vários ataques de ambos os sistemas de armas e voltaram ao combate com apenas pequenos reparos necessários, isso não é surpresa, pois esses equipamentos demandam treinamento, o Switchblade 300 demanda uma certificação de 40 horas para conseguir operá-lo na sua forma de capacidade de combate, como existe uma guerra em andamento e uma mobilização, a maioria da reserva assim como da força ativa está engajada no conflito, ficando impossibilitado de tirar melhor proveito das armas entregues devido ao baixo nível de treinamento, afetando a operação do equipamento pelos operadores ucranianos.




Avatar do usuário
ca_metal
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 145
Registrado em: Seg Jun 04, 2007 3:07 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: UCRÂNIA

#6494 Mensagem por ca_metal » Ter Mai 03, 2022 10:38 pm

Suetham escreveu: Ter Mai 03, 2022 9:56 pm
ca_metal escreveu: Ter Mai 03, 2022 4:55 pm Pois é, como eu disse ali, o “reforço de equipamentos ocidentais” cada vez me parece propaganda, pra consumo interno dos contribuintes/eleitores desses países.

Dito isso, ainda ficaria de olho nos países que fazem fronteira com Ucrânia e são da OTAN. Eles me parecem um pouco eufóricos demais no momento. Mesmo a Ucrânia não tento capacidade de realizar a manobra, eu temo uma ajuda mais direta da OTAN (leia-se Romênia e Polônia). E nesse caso, eu não sei se a Polônia poderia inviabilizar missões aéreas russas na Transnístria.

Mas claro, tudo isso é coisa que me passa pela cabeça, vendo os sinais públicos desses países. Não existe informação oficial que corrobore com as minhas conclusões. Eu falo pra saber as outras opiniões mesmo, de quem tem mais conhecimento.

Edit: esses últimos ataques podem ser avisos para além das fronteiras ucranianas. Principalmente na Transcarpatia.
▪️Região de Odessa -
➖Ponte levadiça ferroviária na costa de Odessa (assentamento Karolino-Bugaz-Zatoka) - 46.076304, 30.469847
Sim, sem dúvida. Eu creio que no começo eles quiseram poupar a infra do país, mas viram que não iria dar pra manter. Ou até precisavam deixar entrar o fluxo por um tempo até ter material de inteligência suficiente. Fato é que, nessa fase II eles estão focando muito na infra de transporte, principalmente em ferrovias. Eu sou ruim de nomes, mas essa ponte em Odessa já foi atingida e destruída.

Quanto ao combustível, analisando os dois lados (russo e ucraniano/ocidente), combustível já me parece ser um problema dentro do país, ao menos pra população geral, não dá pra saber como anda pros militares. Mas os russos já atingiram muitas refinarias/depósitos de combustível, fora que não sei como está o movimento de comboios da Ucrânia pelo território, será que eles conseguem mover caminhões pelo território? Pelos relatos que andei ouvindo, parece que já está problemático.

No resto, é esperar pra ver os desdobramentos.




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9401
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 597 vezes

Re: UCRÂNIA

#6495 Mensagem por Suetham » Ter Mai 03, 2022 10:52 pm

gabriel219 escreveu: Ter Mai 03, 2022 4:30 pm ATUALIZAÇÃO: Acabei de falar sobre os trens na Transcarpatia e os Russos meteram foi mecha lá:


Se os Russos destruírem essa ferrovia, não haverá mais formas de enviar equipamento pesado pros Ucranianos. Não há mais ferrovias além dessa com ligação a países Europeus. Além disso, hoje a Rússia bombardeou toda a infraestrutura de ferrovias da Ucrânia no Oeste. Inclusive, parece que os mísseis atingiram até locomotivas:





Além disso, bombardeou sistema de energia em Lviv, metade da cidade está sem energia:
Já se passaram quase duas semanas desde a primeira greve nas subestações. O ataque anterior teve como alvo 6 subestações de tração ferroviária e 3 foram destruídas por ataques de mísseis.

https://regnum.ru/news/polit/3575109.html
"Mísseis de cruzeiro destroem as subestações ferroviárias da Ucrânia"

https://regnum.ru/news/polit/3579094.html
"Kalibr russo atingiu três subestações de energia de tração na Ucrânia"

Existem sete dessas subestações no total para interromper a conexão leste-oeste. Houve um mapa que foi compartilhado, acho que por você mesmo algumas páginas atrás. Eles foram atacados... Talvez a AFU tenha restaurado alguma coisa, e foi necessária uma repetição.

A destruição da logística militar está em andamento. Mas as grandes pontes ferroviárias como eu disse logo acima(com algumas exceções) ainda não foram tocadas pelos russos. O que significa que eles ainda têm planos. Consequentemente, este assunto não se limitará à esse ataque.

Não por acaso o golpe foi desferido nas subestações de tração. Eu também atacaria não apenas algumas subestações ferroviárias, mas as de de apoio.

A conclusão é: as subestações de tração diferem em design e são básicas e intermediárias. A subestação de referência tem quatro entradas do lado de alta tensão (de acordo com relatórios da Ucrânia em 110 kV) - duas das redes elétricas distritais e duas na forma de alimentadores de saída, que fornecem subestações intermediárias. Se duas subestações de referência adjacentes forem desabilitadas, toda a seção entre elas será desenergizada. Se bem me lembro, existem cinco subestações intermediárias entre duas subestações de referência em corrente contínua. Acho que, em corrente alternada, as subestações CA foram destruídas. A distância entre as subestações CA vizinhas é de 40 a 50 km. Conseqüentemente, criou um trecho desenergizado de 300 km.

No momento do impacto, trens sob locomotivas elétricas circulavam nos trilhos. Quando a rede de contatos foi desligada, eles se levantaram. São necessárias locomotivas a diesel para liberar o transporte. Um trem que pode conduzir uma locomotiva elétrica de duas seções pode ser muito pesado para uma locomotiva a diesel de duas seções. Portanto, mais locomotivas são necessárias, provavelmente. E ainda precisam de energia alternativas como a solar. E esses trens também precisam ser removidos em algum lugar, em alguns trilhos de algumas estações.

Em caso de falha de energia das subestações de tração, as linhas de bloqueio automático e a alimentação longitudinal eram desconectadas. Todos os semáforos, todos os postos de centralização do despachante são alimentados por eles. Ou seja, todos os semáforos nos ramais e estações, todas as setas com acionamento elétrico, todas as sinalizações nos cruzamentos e as comunicações de rádio do trem foram desligadas. Você pode dirigir neste modo, mas o rendimento da rota simplesmente cairá.

Os caminhos e trilhos ferroviários são muito fáceis de restaurar. Mas as subestações de tração, onde os transformadores principais ou outros equipamentos cheios de óleo explodiram, não podem ser restauradas. O equipamento é pesado, volumoso e caro. Não existe tais equipamentos em estoque. Parece interessante que a AFU tenha em algum momento ter conseguido restaurar alguma linha locomotiva, isso com certeza não foi por méritos próprios. Vamos ver.

Além disso, parece haver um precedente aqui porque a taxa de greves nas subestações corresponde ao ritmo das greves nos armazéns e depósitos: duas vezes por semana.

Mais um ataque a uma linha logística ucraniana paralisando a movimentação de guerra do inimigo, mas com certeza farão disso uma vitória para a Ucrânia. E então aqui, lembre-se, alguns camaradas estavam preocupados com a logística militar da campanha ucraniana..., tudo está indo conforme o planejado.




Responder