Essa é a FAB que eu quero! Com mais Gripens...Após encomenda de mais jatos Gripen, Brasil cogita outra grande compra dos caças suecos
https://www.cavok.com.br/apos-encomenda ... cas-suecos
Abraços,
Wesley
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Essa é a FAB que eu quero! Com mais Gripens...Após encomenda de mais jatos Gripen, Brasil cogita outra grande compra dos caças suecos
https://www.cavok.com.br/apos-encomenda ... cas-suecos
Poderia apenas colocar dois GAVs numa mesma base, não? cada um com 12 aeronaves. Mas deve ser difícil isso ocorrer.FCarvalho escreveu: ↑Seg Mai 02, 2022 12:29 pm Lembro a todos de uma entrevista dada à RFA tempos atrás de um brigadeiro da FAB de que se estudava a ideia de ter apenas 3 bases aéreas operacionais com caças, que seriam: Manaus, Anápolis e Santa Maria (Canoas).
Embora seja apenas especulação e a FAB não fale sobre o assunto, é mister observar que com 24 caças em cada base seriam necessários cerca de 72 unidades do Gripen E\F para dotá-las com este padrão.
Lembrar ainda que os esquadrões de caça da FAB operam, na teoria, com 12 unidades em cada um, de forma que a conta acima disporia um grupo de caça em cada uma destas bases.
Olhando por este ângulo, uma base no norte, uma no centro oeste e outra no sul daria à FAB um potencial de defesa aérea mais amplo do território nacional, já que a localização destas bases permite que os caças fiquem a "meio caminho" de qualquer lugar das regiões onde estão.
A questão que fica é: quem vai ter coragem de extinguir o 1o GAVCa e a base de Santa Cruz
Oremos pelo Gripen!Comandante da FAB voa no jato M-346
Esta aeronave é vista com bons olhos pelos militares brasileiros para operar em conjunto com os novos caças F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira.
https://tecnodefesa.com.br/comandante-d ... ato-m-346/
angelogalvao escreveu: ↑Qua Mai 04, 2022 11:16 am Perguntas de leigo:
- Qual a diferença entre o F-50 e M-346? Pq as mensagens aqui preferem muito mais o f-50?
angelogalvao escreveu: ↑Qua Mai 04, 2022 11:16 am - Pelo pouco que eu vi, a Embraer não seria capaz de fabricar algo semelhante num projeto nacional?
angelogalvao escreveu: ↑Qua Mai 04, 2022 11:16 am - Se eu entendi os comentários anteriores falando que o M-346 é inferior ao F-50, a escolha do M-346 como vetor de treinamento faz muito sentido. Evita que nossos politicos usem o M-346 para substituir o Gripen, como todos ai estão temendo! Faz sentido?
Poder até pode, os números na FAB sempre foram muito variáveis, e tem muito mais a ver com a capacidade de compra e manutenção\operação do que com o vetor em si. Um esquadrão na teoria possui 12 caças, mas isso nunca funcionou na prática. É só olhar os números de F-5 e A-1 nas suas respectivas OM.Matheus escreveu: ↑Seg Mai 02, 2022 2:04 pmPoderia apenas colocar dois GAVs numa mesma base, não? cada um com 12 aeronaves. Mas deve ser difícil isso ocorrer.FCarvalho escreveu: ↑Seg Mai 02, 2022 12:29 pm Lembro a todos de uma entrevista dada à RFA tempos atrás de um brigadeiro da FAB de que se estudava a ideia de ter apenas 3 bases aéreas operacionais com caças, que seriam: Manaus, Anápolis e Santa Maria (Canoas).
Embora seja apenas especulação e a FAB não fale sobre o assunto, é mister observar que com 24 caças em cada base seriam necessários cerca de 72 unidades do Gripen E\F para dotá-las com este padrão.
Lembrar ainda que os esquadrões de caça da FAB operam, na teoria, com 12 unidades em cada um, de forma que a conta acima disporia um grupo de caça em cada uma destas bases.
Olhando por este ângulo, uma base no norte, uma no centro oeste e outra no sul daria à FAB um potencial de defesa aérea mais amplo do território nacional, já que a localização destas bases permite que os caças fiquem a "meio caminho" de qualquer lugar das regiões onde estão.
A questão que fica é: quem vai ter coragem de extinguir o 1o GAVCa e a base de Santa Cruz