FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2194
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 227 vezes

Re: FAB NEWS

#5536 Mensagem por gogogas » Qua Abr 27, 2022 9:36 pm

Nota Oficial da FAB sobre o acidente do Super Tucano do EDA
https://www.defesaaereanaval.com.br/aci ... ano-do-eda




Gogogas !
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: FAB NEWS

#5537 Mensagem por Matheus » Qui Abr 28, 2022 3:22 pm

Comandante da FAB testou jato M-346 Master na Itália

https://www.airway.com.br/comandante-da ... -diz-site/

Será que a ideia da FAB é ficar nos 40 Gripen e fazer um misto com uma aeronave de menos custo/desempenho como o M346?

O aviaozinho é bem interessante, radar Grifo, probe, etc. Seria um complemento bom ao A-29 no policiamento aéreo e na conversão operacional de alta performance, só não sei se o preço compensa.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4989
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceu: 1204 vezes
Agradeceram: 728 vezes

Re: FAB NEWS

#5538 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Abr 28, 2022 3:49 pm

Matheus escreveu: Qui Abr 28, 2022 3:22 pm Comandante da FAB testou jato M-346 Master na Itália

https://www.airway.com.br/comandante-da ... -diz-site/

Será que a ideia da FAB é ficar nos 40 Gripen e fazer um misto com uma aeronave de menos custo/desempenho como o M346?

O aviaozinho é bem interessante, radar Grifo, probe, etc. Seria um complemento bom ao A-29 no policiamento aéreo e na conversão operacional de alta performance, só não sei se o preço compensa.
Dá até medo de ler esse tipo de notícia.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7651
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceu: 2588 vezes
Agradeceram: 1052 vezes

Re: FAB NEWS

#5539 Mensagem por J.Ricardo » Qui Abr 28, 2022 4:35 pm

o que agregaria ao poder aéreo essa compra da Leonardo? Nada.

Vai de retro, torcendo por um segundo lote de Gripens.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Lucubus
Avançado
Avançado
Mensagens: 392
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
Agradeceu: 160 vezes
Agradeceram: 180 vezes

Re: FAB NEWS

#5540 Mensagem por Lucubus » Qui Abr 28, 2022 4:43 pm

Olha, pela cara de felicidade do Brigadeiro Baptista, as palavras do seu twiter pessoal e analisando seu modus operandi antes de cada anuncio na sua gestão, eu daria como certa um lote desses M-346 operando em Natal :roll: :mrgreen:




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4989
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceu: 1204 vezes
Agradeceram: 728 vezes

Re: FAB NEWS

#5541 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Abr 28, 2022 4:49 pm

Lucubus escreveu: Qui Abr 28, 2022 4:43 pm Olha, pela cara de felicidade do Brigadeiro Baptista, as palavras do seu twiter pessoal e analisando seu modus operandi antes de cada anuncio na sua gestão, eu daria como certa um lote desses M-346 operando em Natal :roll: :mrgreen:
Vamos torcer para não ser...

https://cdn.w600.comps.canstockphoto.com.br/vade-retro-mensagem-vetor-eps_csp85009489.jpg


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

Re: FAB NEWS

#5542 Mensagem por Energys » Qui Abr 28, 2022 6:01 pm

J.Ricardo escreveu: Qui Abr 28, 2022 4:35 pm o que agregaria ao poder aéreo essa compra da Leonardo? Nada.

Vai de retro, torcendo por um segundo lote de Gripens.
Um lote de M-346 compra um segundo lote de Gripen? O contrário é verdadeiro?

Att.




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: FAB NEWS

#5543 Mensagem por Matheus » Qui Abr 28, 2022 9:04 pm

Um vetor de treinamento a jato não é necessário?




Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2194
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 227 vezes

Re: FAB NEWS

#5544 Mensagem por gogogas » Qui Abr 28, 2022 9:42 pm

A FAB e as demais estão quebradas das pernas ... A Prioridade da FAB deve ser um segundo lote de Gripens ,e o desenvolvimento do Stout




Gogogas !
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61585
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6346 vezes
Agradeceram: 6692 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#5545 Mensagem por Túlio » Sáb Abr 30, 2022 2:55 pm

Energys escreveu: Qui Abr 28, 2022 6:01 pm
J.Ricardo escreveu: Qui Abr 28, 2022 4:35 pm o que agregaria ao poder aéreo essa compra da Leonardo? Nada.

Vai de retro, torcendo por um segundo lote de Gripens.
Um lote de M-346 compra um segundo lote de Gripen? O contrário é verdadeiro?

Att.
Devemos lembrar do (péssimo) exemplo da África do Sul: compraram Gripen C/D, voavam caças excelentes gastando pouco mas algum "jênio" viu o BAe Hawk (que já tinham, sendo feito sob licença pela hoje moribunda Denel) e "pensou" que dariam um excelente caza complementario, como chamam os Argentinos, afinal, para muitas Missões o Gripen é praticamente superdimensionado, não? É meio raro um caça ser obrigado a voar supersônico em tempos de paz, é igualmente meio raro ter que virar a 9G (e o Hawk pode "puxar" uns 8G), então qual o mal em gastar mais um pouquinho agora para poder economizar mais depois?

Claro, muito lógico, exceto que já vimos o resultado: primeiro groundearam metade da frota de Gripen para economizar, com boa parte das Missões sendo voadas pelos Hawk, e os Gripen que sobraram ficaram voando em rodízio; depois groundearam de vez a maior parte dos Gripen, com os Hawk passando a ser praticamente a primeira (e única) linha; depois começaram a groundear os Hawk também, porque avião parado continua a ter custos.

E hoje a SAAF está como sabemos:
(...) The current budget cut implies some SANDF prime mission equipment may have to be mothballed/preserved – the Gripen fleet is already grounded, for example and was in rotational storage.

(...)

Regaining lost capabilities will take time. “Due to the lifespan of some capabilities, they face technology obsolescence. Over a period of time the impact will not be visible to government and citizens and the decline may not receive due attention as is the case right now. However, all capabilities are systematically being paralysed and the downward spiral continues unabated.”


https://www.defenceweb.co.za/featured/l ... l-mandate/

(Notar a data, mal tem um mês o artigo)
Só de pensar numa coisa dessas aqui, na terra dos "contingenciamentos", me arrepio. [025] [025] [025] [025]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13909
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2397 vezes

Re: FAB NEWS

#5546 Mensagem por gabriel219 » Sáb Abr 30, 2022 3:21 pm

@Túlio, acho que talvez o A-29 possa servir de exemplo frente ao AMX, quanto a FAB quis um A-27 turbinado pra complementar o AMX e este acabou substituindo o AMX em quase todas as missões ou estou enganado?




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61585
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6346 vezes
Agradeceram: 6692 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#5547 Mensagem por Túlio » Sáb Abr 30, 2022 3:49 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Abr 30, 2022 3:21 pm @Túlio, acho que talvez o A-29 possa servir de exemplo frente ao AMX, quanto a FAB quis um A-27 turbinado pra complementar o AMX e este acabou substituindo o AMX em quase todas as missões ou estou enganado?
IMHO, substituir um avião por outro com menores capacidades (mas tendo que cumprir as mesmas Missões) não me parece uma boa ideia, aliás, quem lembrar dos debates que tínhamos aqui sobre a modernização do AMX e especialmente a razão de apenas uma pequena parte das células estar disponível para isso vai pensar que nem eu.

Aliás, é um exemplo bem parecido com o que mostrei: pegam um avião inferior porém mais barato para ser complementario e no fim ele vira PADRÃO, e azar da perda de capacidades.

Assim, o cajuzinho falastrão pode dizer o que quiser mas por mim pegava a verba para comprar sei lá quantas unidades do brinquedinho novo que o nenê quer e usava assim:

* - Uma parte para adquirir mais Gripen;

* - Outra para repor as perdas operacionais dos ST;

* - O final seria para modernizar a frota em operação para o nível que atendesse as necessidades desta década e da seguinte, sendo a versão A atualizada para treinar os futuros Pilotos de Gripen (LAD, simulador de radar AESA, de IRST, etc) e a B para operar pod de última geração e PGMs, especialmente ATGMs e talvez algo mais poderoso, da classe (mas não necessariamente o próprio) do Maverick.

É o que penso. [001]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13909
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2397 vezes

Re: FAB NEWS

#5548 Mensagem por gabriel219 » Sáb Abr 30, 2022 3:56 pm

Túlio escreveu: Sáb Abr 30, 2022 3:49 pm
IMHO, substituir um avião por outro com menores capacidades (mas tendo que cumprir as mesmas Missões) não me parece uma boa ideia, aliás, quem lembrar dos debates que tínhamos aqui sobre a modernização do AMX e especialmente a razão de apenas uma pequena parte das células estar disponível para isso vai pensar que nem eu.

Aliás, é um exemplo bem parecido com o que mostrei: pegam um avião inferior porém mais barato para ser complementario e no fim ele vira PADRÃO, e azar da perda de capacidades.

Assim, o cajuzinho falastrão pode dizer o que quiser mas por mim pegava a verba para comprar sei lá quantas unidades do brinquedinho novo que o nenê quer e usava assim:

* - Uma parte para adquirir mais Gripen;

* - Outra para repor as perdas operacionais dos ST;

* - O final seria para modernizar a frota em operação para o nível que atendesse as necessidades desta década e da seguinte, sendo a versão A atualizada para treinar os futuros Pilotos de Gripen (LAD, simulador de radar AESA, de IRST, etc) e a B para operar pod de última geração e PGMs, especialmente ATGMs e talvez algo mais poderoso, da classe (mas não necessariamente o próprio) do Maverick.

É o que penso. [001]
Idem, a versão F do Gripen tá mais que boa pra fazer conversão e treinamento, além de ser o nosso Growler com desconto e até controlador de UCAV no futuro.




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: FAB NEWS

#5549 Mensagem por Matheus » Sáb Abr 30, 2022 5:18 pm

Túlio escreveu: Sáb Abr 30, 2022 2:55 pm
Energys escreveu: Qui Abr 28, 2022 6:01 pm Um lote de M-346 compra um segundo lote de Gripen? O contrário é verdadeiro?

Att.
Devemos lembrar do (péssimo) exemplo da África do Sul: compraram Gripen C/D, voavam caças excelentes gastando pouco mas algum "jênio" viu o BAe Hawk (que já tinham, sendo feito sob licença pela hoje moribunda Denel) e "pensou" que dariam um excelente caza complementario, como chamam os Argentinos, afinal, para muitas Missões o Gripen é praticamente superdimensionado, não? É meio raro um caça ser obrigado a voar supersônico em tempos de paz, é igualmente meio raro ter que virar a 9G (e o Hawk pode "puxar" uns 8G), então qual o mal em gastar mais um pouquinho agora para poder economizar mais depois?

Claro, muito lógico, exceto que já vimos o resultado: primeiro groundearam metade da frota de Gripen para economizar, com boa parte das Missões sendo voadas pelos Hawk, e os Gripen que sobraram ficaram voando em rodízio; depois groundearam de vez a maior parte dos Gripen, com os Hawk passando a ser praticamente a primeira (e única) linha; depois começaram a groundear os Hawk também, porque avião parado continua a ter custos.

E hoje a SAAF está como sabemos:
(...) The current budget cut implies some SANDF prime mission equipment may have to be mothballed/preserved – the Gripen fleet is already grounded, for example and was in rotational storage.

(...)

Regaining lost capabilities will take time. “Due to the lifespan of some capabilities, they face technology obsolescence. Over a period of time the impact will not be visible to government and citizens and the decline may not receive due attention as is the case right now. However, all capabilities are systematically being paralysed and the downward spiral continues unabated.”


https://www.defenceweb.co.za/featured/l ... l-mandate/

(Notar a data, mal tem um mês o artigo)
Só de pensar numa coisa dessas aqui, na terra dos "contingenciamentos", me arrepio. [025] [025] [025] [025]
Boa lembrança essa da SAAF... melhor comprar mais Gripen F com esse valor




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8992
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceu: 310 vezes
Agradeceram: 554 vezes

Re: FAB NEWS

#5550 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Abr 30, 2022 8:19 pm

E recompletar a frota de ST pois já devemos ter perdido pelo menos uns 10 em acidentes.

Além do mais, a FAB ainda tem na mão o abacaxi da substituição T-25 para resolver.


Um abraço e t+ :)




Responder