UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13780
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UCRÂNIA

#6406 Mensagem por gabriel219 » Qui Abr 28, 2022 11:52 am

J.Ricardo escreveu: Qui Abr 28, 2022 9:53 am Eu já imagino justamente o contrário, a Rússia acreditou que passaria o rolo compressor na Ucrânica, não contava com o nacionalismo ucraniano, achou (e nós também) que o exército ucraniano - que não estava dando conta nem dos separatistas - sairia em debanda para o oeste, largando tudo pelo caminho.
O que se vê hoje é que essa guerra vai sair cara para a Rússia, tanto que esta vendendo petróleo a preço de banana para a Índia e China e fica lançando isca para os BRICS a toda hora tentando ganhar mais apoio, eu já estou achando que se o Putin não fizer logo um desfecho para essa guerra, os próprios oligarcas russos dão um jeito nele.
Os únicos pontos onde os Ucranianos fizeram resistência dura aos Russos foi usando a própria população como escudo humano. Foi assim em Irpin, Mykolaiv, Kharkiv e Mariupol. Chernikih e Sumy idem, mas a segunda caiu com rapidez no ataque. Kherson nem deu tempo de usarem a população como escudo humano, assim como Melitopol.

Olha o restante dos cenários e batalhas, ocorrida de forma justa entre a RFAF x AFU e em TODAS a RFAF prevaleceu.

Vai demorar quanto tempo para aceitarem isso?


Vamos deixar o lado de "imaginação ou eu imagino" para "o fato é". O primeiro ataque Russo falhou em conquistar pontos chave mas fez uma coisa que foi essencial para o andamento da segunda fase: acabou com a capacidade da Ucrânia de fazer movimentos a nível GU, impedindo grandes contra-ataques da Ucrânia, que passou a viver de "Rússia tem somente três dias de munição", "Retomamos Kherson", "Russos tem só mais uma semana de munição", "Russos estão recuando, vitória em Kiev", "Lviv nunca será atacado, é porto seguro", "retomaram 5 vilarejos - ok, mas quais são? - ao norte de algum lugar ai, fim da coletiva". Quais dessas já caíram por terra? Qual dos lados está desemperado pedindo armas e até a entrada da OTAN?

Vocês estão sonhando demais com imaginações e esquecendo de analisar o cenário completo e real.




Editado pela última vez por gabriel219 em Qui Abr 28, 2022 1:36 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61270
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#6407 Mensagem por Túlio » Qui Abr 28, 2022 12:04 pm

joaolx escreveu: Qui Abr 28, 2022 8:36 am
Túlio escreveu: Qua Abr 27, 2022 11:03 pmPS.: a cereja do bolo, no entanto, é que se olharmos pelo lado econômico e geopolítico ao invés do puramente militar, constataremos que a lentidão de uma guerra que os Russos, se realmente quisessem, poderiam ter vencido em poucas semanas, varrendo a Ucrânia de ponta a ponta, passa a fazer sentido: não é sobre esta ponte ou aquela ferrovia mas sobre ir prolongando o sangramento das Economias Ocidentais até o ponto de ruptura, com os EUA se trancando em casa para resolver as próprias dificuldades e a UE, bueno, esta não tem muito o que a fazer, sua hora chegou...
:mrgreen: Vai sonhando
J.Ricardo escreveu: Qui Abr 28, 2022 9:53 am Eu já imagino justamente o contrário, a Rússia acreditou que passaria o rolo compressor na Ucrânica, não contava com o nacionalismo ucraniano, achou (e nós também) que o exército ucraniano - que não estava dando conta nem dos separatistas - sairia em debanda para o oeste, largando tudo pelo caminho.
O que se vê hoje é que essa guerra vai sair cara para a Rússia, tanto que esta vendendo petróleo a preço de banana para a Índia e China e fica lançando isca para os BRICS a toda hora tentando ganhar mais apoio, eu já estou achando que se o Putin não fizer logo um desfecho para essa guerra, os próprios oligarcas russos dão um jeito nele.
Meus caros, só não vê quem não quer, e eu já vinha dizendo isso aqui no DB desde a primeira década: os caras, quando a bolha estourou em 2007/08, em vez de deixar que o Mercado se reacomodasse por si próprio (ou seja, que quebre quem tiver que quebrar, mas isso tem um preço político e mesmo geopolítico que ninguém quer pagar), apenas taparam o furo com uma emissão brutal de dívida e, como consequência, recomeçaram a enchê-la, e desta vez com muito mais força, deixando-a muito maior do que a anterior. O resultado não tem como não ser coisa bem pior.

E veio o coronga que, alavancado pelos media de sempre, trouxe o pavor para uns e a revolta para outros (até hoje, BTW), mas ambos tiveram e estão tendo que arcar com as consequências de o mundo (especialmente o Ocidente) ter praticamente parado por dois anos; não suficiente, pressionaram até que viesse a praga seguinte, uma guerra sem sentido algum... exceto se julgarmos pelo aspecto Econômico. Aí entramos num terreno sobre o qual discorro, repito, desde a primeira década, nos tempos da "marolinha" (que acabou sendo uma verdade parcial mas poderia ter sido total, bastaria alguém ter lembrado ao então PR Lula sobre uma de minhas parábolas prediletas da Bíblia, o sonho do Faraó e sua interpretação por José, e mais não preciso dizer).

Mas continua a me parecer absurdo que as pessoas não notem coisas óbvias: a UE temia (com razão) a sua dissolução por causa de um possível GREXIT (e uma consequente debandada dos demais Países, a começar pelos pejorativamente apelidados por acrônimos como PIGS, STUPID, etc) no começo da década passada; mas não o BREXIT, que se tornou realidade uma década depois. Não lhes parece curioso que um País pobre e endividado até os olhos seja mais importante do que um rico e poderoso? A mim parece apenas irônico mas de modo algum inesperado, na verdade nunca duvidei que fosse acontecer desde o momento em que foi votado no Plebiscito, mesmo com as cortinas de fumaça da Mrs May. Muitos posts meus demonstram isso também.

Assim, por mim cada um que acredite no que QUISER mas me reservo o direito de acreditar apenas no que PUDER, tipo se os Russos "foram detidos" pela inédita bravura dos Ucranianos ou se estão devagar desde o começo por estarem intencionalmente retardando o desfecho para fazerem os membros da OTAN/UE se afundarem ainda mais rápido (vejam a posição prudente da Turquia, p ex). Diria que saberemos a resposta ainda este ano, no caso mais extremo no seguinte (mas aí já duvido, me parece que vai ser neste mesmo, e isso vale tanto para uma improvável mas não impossível derrocada da Rússia quanto para um provável mas não 100% garantido canto de cisne da UE e mesmo OTAN, além do retorno dos EUA a cuidar de sua própria vida: tempos desesperados exigem medidas desesperadas, nunca esqueçam da sabedoria antiga).

PS: outra coisa, agora sim, sob o aspecto estritamente MILITAR do conflito: só eu que estranho a Ucrânia ter recebido dezenas de milhares de ATGMs, mais do que o suficiente para destruir TODOS OS BLINDADOS do Exército Russo, só tenha para mostrar um pequeno punhado dos que estão na "operação militar especial" do Putin (que lembremos, começou com material dos tempos da URSS, recém começa a aparecer algum modelo mais avançado como o T-90M)? Ou MANPADs suficientes para derrubar tudo o que voe a baixa altura mas, outra vez, só tenha um que outro para mostrar? Antes de dar minhas impressões, gostaria de saber as vossas, especialmente dos mais focados nestes aspectos, o @gabriel219 e o @ca_metal...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13780
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UCRÂNIA

#6408 Mensagem por gabriel219 » Qui Abr 28, 2022 12:43 pm

Depois discorro mais sobre isso com os demais informes de outras fontes.








Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7600
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 102 vezes

Re: UCRÂNIA

#6409 Mensagem por FOXTROT » Qui Abr 28, 2022 1:10 pm

A Ucrânia sucumbiu no Donnbas, sem escudo humano, tendo de lutar cara a cara, é inferior em tudo. A mídia ocidental está preparando o terreno para reconhecer que o vento não favorece Kiev, notícias como "a próxima" semana será decisiva e os russos atingem cada vez mais a população, a chantagem do gás, indicam que os "fantasmas de Kiev" já não podem mais ser ditos.

Saudações




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 469
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 127 vezes

Re: UCRÂNIA

#6410 Mensagem por Poti » Qui Abr 28, 2022 1:31 pm

J.Ricardo escreveu: Qui Abr 28, 2022 9:53 am Eu já imagino justamente o contrário, a Rússia acreditou que passaria o rolo compressor na Ucrânica, não contava com o nacionalismo ucraniano, achou (e nós também) que o exército ucraniano - que não estava dando conta nem dos separatistas - sairia em debanda para o oeste, largando tudo pelo caminho.
O que se vê hoje é que essa guerra vai sair cara para a Rússia, tanto que esta vendendo petróleo a preço de banana para a Índia e China e fica lançando isca para os BRICS a toda hora tentando ganhar mais apoio, eu já estou achando que se o Putin não fizer logo um desfecho para essa guerra, os próprios oligarcas russos dão um jeito nele.
Amigo creio que você está enganado sobre a Rússia vendendo à preço de banana. Esão simplesmente vendendo ao dobro do preço pré-guerra. Vale lembrar que maior parte das exportações nesse ramo são de estatais russas, logo dinheiro vai pro governo...


https://www.theguardian.com/world/2022/ ... aine-began




Avatar do usuário
NaScImEnTToBR
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 341
Registrado em: Ter Out 29, 2019 2:24 pm
Localização: UF:RJ. Mun: Rio de Janeiro
Agradeceram: 224 vezes

Re: UCRÂNIA

#6411 Mensagem por NaScImEnTToBR » Qui Abr 28, 2022 1:34 pm

FOXTROT escreveu: Qui Abr 28, 2022 1:10 pm A Ucrânia sucumbiu no Donnbas, sem escudo humano, tendo de lutar cara a cara, é inferior em tudo. A mídia ocidental está preparando o terreno para reconhecer que o vento não favorece Kiev, notícias como "a próxima" semana será decisiva e os russos atingem cada vez mais a população, a chantagem do gás, indicam que os "fantasmas de Kiev" já não podem mais ser ditos.

Saudações
Vão dizer que a situação dos russos ''despiorou''...




Avatar do usuário
ca_metal
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 145
Registrado em: Seg Jun 04, 2007 3:07 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: UCRÂNIA

#6412 Mensagem por ca_metal » Qui Abr 28, 2022 1:42 pm

Túlio escreveu: Qui Abr 28, 2022 12:04 pm
joaolx escreveu: Qui Abr 28, 2022 8:36 am

:mrgreen: Vai sonhando
J.Ricardo escreveu: Qui Abr 28, 2022 9:53 am Eu já imagino justamente o contrário, a Rússia acreditou que passaria o rolo compressor na Ucrânica, não contava com o nacionalismo ucraniano, achou (e nós também) que o exército ucraniano - que não estava dando conta nem dos separatistas - sairia em debanda para o oeste, largando tudo pelo caminho.
O que se vê hoje é que essa guerra vai sair cara para a Rússia, tanto que esta vendendo petróleo a preço de banana para a Índia e China e fica lançando isca para os BRICS a toda hora tentando ganhar mais apoio, eu já estou achando que se o Putin não fizer logo um desfecho para essa guerra, os próprios oligarcas russos dão um jeito nele.
Meus caros, só não vê quem não quer, e eu já vinha dizendo isso aqui no DB desde a primeira década: os caras, quando a bolha estourou em 2007/08, em vez de deixar que o Mercado se reacomodasse por si próprio (ou seja, que quebre quem tiver que quebrar, mas isso tem um preço político e mesmo geopolítico que ninguém quer pagar), apenas taparam o furo com uma emissão brutal de dívida e, como consequência, recomeçaram a enchê-la, e desta vez com muito mais força, deixando-a muito maior do que a anterior. O resultado não tem como não ser coisa bem pior.

E veio o coronga que, alavancado pelos media de sempre, trouxe o pavor para uns e a revolta para outros (até hoje, BTW), mas ambos tiveram e estão tendo que arcar com as consequências de o mundo (especialmente o Ocidente) ter praticamente parado por dois anos; não suficiente, pressionaram até que viesse a praga seguinte, uma guerra sem sentido algum... exceto se julgarmos pelo aspecto Econômico. Aí entramos num terreno sobre o qual discorro, repito, desde a primeira década, nos tempos da "marolinha" (que acabou sendo uma verdade parcial mas poderia ter sido total, bastaria alguém ter lembrado ao então PR Lula sobre uma de minhas parábolas prediletas da Bíblia, o sonho do Faraó e sua interpretação por José, e mais não preciso dizer).

Mas continua a me parecer absurdo que as pessoas não notem coisas óbvias: a UE temia (com razão) a sua dissolução por causa de um possível GREXIT (e uma consequente debandada dos demais Países, a começar pelos pejorativamente apelidados por acrônimos como PIGS, STUPID, etc) no começo da década passada; mas não o BREXIT, que se tornou realidade uma década depois. Não lhes parece curioso que um País pobre e endividado até os olhos seja mais importante do que um rico e poderoso? A mim parece apenas irônico mas de modo algum inesperado, na verdade nunca duvidei que fosse acontecer desde o momento em que foi votado no Plebiscito, mesmo com as cortinas de fumaça da Mrs May. Muitos posts meus demonstram isso também.

Assim, por mim cada um que acredite no que QUISER mas me reservo o direito de acreditar apenas no que PUDER, tipo se os Russos "foram detidos" pela inédita bravura dos Ucranianos ou se estão devagar desde o começo por estarem intencionalmente retardando o desfecho para fazerem os membros da OTAN/UE se afundarem ainda mais rápido (vejam a posição prudente da Turquia, p ex). Diria que saberemos a resposta ainda este ano, no caso mais extremo no seguinte (mas aí já duvido, me parece que vai ser neste mesmo, e isso vale tanto para uma improvável mas não impossível derrocada da Rússia quanto para um provável mas não 100% garantido canto de cisne da UE e mesmo OTAN, além do retorno dos EUA a cuidar de sua própria vida: tempos desesperados exigem medidas desesperadas, nunca esqueçam da sabedoria antiga).

PS: outra coisa, agora sim, sob o aspecto estritamente MILITAR do conflito: só eu que estranho a Ucrânia ter recebido dezenas de milhares de ATGMs, mais do que o suficiente para destruir TODOS OS BLINDADOS do Exército Russo, só tenha para mostrar um pequeno punhado dos que estão na "operação militar especial" do Putin (que lembremos, começou com material dos tempos da URSS, recém começa a aparecer algum modelo mais avançado como o T-90M)? Ou MANPADs suficientes para derrubar tudo o que voe a baixa altura mas, outra vez, só tenha um que outro para mostrar? Antes de dar minhas impressões, gostaria de saber as vossas, especialmente dos mais focados nestes aspectos, o @gabriel219 e o @ca_metal...
Quanto aos armamentos enviados, parece-me muito claro que há uma total falta de controle. Não sabemos quanto desse material de fato chegou ao front, quanto disso foi destruído no caminho, quanto disso não foi desviado, quanto disso não foi parar nas mãos dos russos. Como em qualquer guerra, por mais tecnologia que tenhamos disponível, só teremos algumas certezas daqui há alguns meses.

Outro aspecto que não me cheira bem é a falta de protagonismo dos grandes players. Alemanha e França já estariam prevendo o problemão que se avizinha? Quem anda mais empolgado ultimamente é a periferia da Europa.

Canadá ontem anunciou o “roubo” dos ativos russos e repasse para a Ucrânia. EUA fizeram o mesmo. Economicamente falando, que sinal isso envia pro resto do mundo? Esses dois estão confortavelmente distantes do conflito, mas os efeitos provavelmente vão ser sentidos. Saiu hoje o PIB americano, não foi bom, vejamos como ficam os problemas internos dos dois.

Me parece que já estamos em uma terceira guerra mundial, só que ela está muito diferente das duas primeiras, as economias de hoje são muito mais integradas e frágeis, e isso está sendo amplamente usado como arma. E o ocidente não me parece bem preparado pra esse tipo de guerra.

Como eu falei antes aqui, as pessoas estão muito focadas nas manobras militares mas não estão vendo os sinais econômicos e geopolíticos piscando pra todos os lados, da Ásia à América do Sul.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13780
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UCRÂNIA

#6413 Mensagem por gabriel219 » Qui Abr 28, 2022 3:45 pm

Arrisco-me dizer que o Brasil se preparou muito mais indo atrás de garantir os fertilizantes antes da Guerra do que a Europa inteira quanto ao conflito.




Editado pela última vez por gabriel219 em Qui Abr 28, 2022 4:30 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61270
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#6414 Mensagem por Túlio » Qui Abr 28, 2022 4:15 pm

ca_metal escreveu: Qui Abr 28, 2022 1:42 pm
Quanto aos armamentos enviados, parece-me muito claro que há uma total falta de controle. Não sabemos quanto desse material de fato chegou ao front, quanto disso foi destruído no caminho, quanto disso não foi desviado, quanto disso não foi parar nas mãos dos russos. Como em qualquer guerra, por mais tecnologia que tenhamos disponível, só teremos algumas certezas daqui há alguns meses.
Eu contemplo duas hipóteses (além da tua que, no meu entender, conduz diretamente à fama de corrupção da Ucrânia, especialmente entre suas FFAA): a primeira é sobre os MEM doados e a segunda sobre o Material Humano (descontando os corruptos porque já os mencionaste, IMHO).

MEM (RPG/ATGM/MANPAD) - Quais terão sido doados, os mais novos e letais ou os que já estavam perto do descarte (eventualmente empregados para Instrução em disparos reais) ou os que seriam enviados à fabrica ou algum arsenal para revalidação? O que conheço do histórico deste tipo de coisa aponta para o que for menos útil, e não é exatamente o que há de mais novo, ainda com verniz de fábrica.

MATERIAL HUMANO - Considerando a quantidade de baixas (mortos, feridos, prisioneiros e desertores) que já sofreu a Ucrânia, além dos que estão cercados em bolsões, diria que a nata do que eles ainda têm está se exaurindo muito rápido, e é questão em aberto o quanto sobrou; o resto é "reco", incapaz de saber a diferença entre atirar num estande e num combate real, que é quando o alvo não é de papel e ainda atira de volta. Uma parte deste pessoal (os bravos) tende a estar entre as primeiras baixas, a outra (os que finalmente se ligam na fria em que entraram, ao verem os mesmos bravos virando heróis póstumos) tende a se render ou desertar. O brabo, no entanto, é que este tipo de pessoal costuma render razoavelmente no Treinamento mas é um desastre na Ação Real, não deve ser mole encarar a diferença do campo de treinamento para o de batalha, onde o alvo, repito, tem mania de atirar de volta, além de haver não-alvos (Inf com Fz, Mtr, Cçdr, mais os Mrt, a Art, etc) para um Msl mas para os quais o cara do Msl é alvo dos mais suculentos.

Assim, basta combinar estes dois fatores e se tem uma alta taxa de perda de equipamento, seja por captura, erro e/ou destruição por ação do INI (para não mencionar as falhas por antiguidade do material). Se combinarmos com o que elencaste, teremos ainda menor efetividade.
ca_metal escreveu: Qui Abr 28, 2022 1:42 pm Outro aspecto que não me cheira bem é a falta de protagonismo dos grandes players. Alemanha e França já estariam prevendo o problemão que se avizinha? Quem anda mais empolgado ultimamente é a periferia da Europa.
Mais um ótimo ponto, é curioso como isso se repete na História: os que mais têm a perder com algo são exatamente os que mais instigam para que o pior aconteça, pois são os mais fáceis de manipular e os mais gananciosos (ou temerosos de perderem o que já obtiveram). Podemos ver isso desde os que teimaram em resistir a Alexandre e Genghis Khan até os Poloneses, que no pré-2GM acreditaram que França e Inglaterra os iriam defender (e os atuais, que confiam no mesmo por parte dos demais membros da OTAN). Os pequenos e pobres da Europa são de fato os mais empolgados, simplesmente porque não podem nem querem compreender que a implosão da UE/ZE (que está sendo acelerada precisamente pelas medidas kamikaze que tanto defendem) os vitimará muito antes que a um Europeu Central ou Nórdico.
ca_metal escreveu: Qui Abr 28, 2022 1:42 pm Canadá ontem anunciou o “roubo” dos ativos russos e repasse para a Ucrânia. EUA fizeram o mesmo. Economicamente falando, que sinal isso envia pro resto do mundo? Esses dois estão confortavelmente distantes do conflito, mas os efeitos provavelmente vão ser sentidos. Saiu hoje o PIB americano, não foi bom, vejamos como ficam os problemas internos dos dois.
É este tipo de coisa (inacreditável que os maiores afetados não enxerguem) que me convence que tem gente de pilantragem aí e que o alvo da hora é a Europa Continental: destroçada a sua Economia (isso inclui a da Alemanha), a da China vai sofrer pra caramba e quem vai estar bem ali para ficar com os despojos? Não, não os EUA ou o Canadá, mas quem bota pilha neles, O UK!
ca_metal escreveu: Qui Abr 28, 2022 1:42 pm Me parece que já estamos em uma terceira guerra mundial, só que ela está muito diferente das duas primeiras, as economias de hoje são muito mais integradas e frágeis, e isso está sendo amplamente usado como arma. E o ocidente não me parece bem preparado pra esse tipo de guerra.

Como eu falei antes aqui, as pessoas estão muito focadas nas manobras militares mas não estão vendo os sinais econômicos e geopolíticos piscando pra todos os lados, da Ásia à América do Sul.
Exatamente o que penso: cruzaram uma linha vermelha (bloquear os ativos de uma grande potência, o que acendeu luzes de alerta no mundo todo) e, não satisfeitos, agora cruzam outra e passam a saqueá-los: novos alarmes em nível planetário devem estar tocando (ou todo mundo ficou DOIDO).

A véia maldição Chinesa pelo jeito nos pegou, vivemos o suficiente para ver tempos interessantes. Aliás, a época atual lembra muito o primeiro parágrafo do "Conto de Duas Cidades":

"It was the best of times, it was the worst of times,
it was the age of wisdom, it was the age of foolishness,
it was the epoch of belief, it was the epoch of incredulity,
it was the season of light, it was the season of darkness,
it was the spring of hope, it was the winter of despair.
"

Impressionante como palavras escritas em 1859 retratam fielmente 2022 (e anos vindouros, sinto dizer).




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61270
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#6415 Mensagem por Túlio » Qui Abr 28, 2022 4:42 pm

gabriel219 escreveu: Qui Abr 28, 2022 3:45 pm Arrisco-me dizer que o Brasil se preparou muito mais indo atrás de garantir os fertilizantes antes da Guerra do que a Europa inteira quanto ao conflito.
Não é só isso, noticiaram no ano passado uma coisa que inclusive comentei aqui no DB: o BACEN recomeçou a comprar Ouro; lembro de ter reclamado por não terem em vez disso comprado ₿TC mas OK, Ouro também serve. Depois vazou, com igual alarde, que estava convertendo as RE$ERVA$ também para CNY, às custas do USD e EUR.

O interessante é que isso são apenas os dados abertos, mas o que mais não estará encoberto? Não somos obrigados a usar RUB em compras da Rússia por estarmos num confortável lugar em cima do muro mas, a se confirmar o falatório de esta moeda retornar ao Gold Standard (e pode ser só AGITPROP mas...), creio que seria imperativo incluir no balanço do BACEN, substituindo o moribundo EUR de vez.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
ca_metal
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 145
Registrado em: Seg Jun 04, 2007 3:07 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: UCRÂNIA

#6416 Mensagem por ca_metal » Qui Abr 28, 2022 5:09 pm

@Túlio aí:

Alemanha pede ajuda ao Brasil para doar blindados à Ucrânia
https://valor.globo.com/google/amp/mund ... ania.ghtml

A questão não é se a notícia é real e o Brasil de fato vai mandar blindados ou munição, é ficar empurrando o país pra um problema que não é nosso.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61270
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#6417 Mensagem por Túlio » Qui Abr 28, 2022 5:20 pm

ca_metal escreveu: Qui Abr 28, 2022 5:09 pm @Túlio aí:

Alemanha pede ajuda ao Brasil para doar blindados à Ucrânia
https://valor.globo.com/google/amp/mund ... ania.ghtml

A questão não é se a notícia é real e o Brasil de fato vai mandar blindados ou munição, é ficar empurrando o país pra um problema que não é nosso.
Li a contragosto - mais por respeito a ti, para ser bem franco - pois já tinha ideia do que viria: agora é para "consumo interno", tipo "Bolsonaro malvado, puxa-saco do Putin assassino de criancinhas loirinhas de zoinho azulzinho".

Como ambos vimos, nada de substancial, só a mesma encheção de linguiça. E insistem com os benditos fertilizantes, como se não precisássemos de trigo e outras commodities dos caras, assim como eles precisam das nossas, minerais, vegetais e animais.

Lame$tream sendo Lame$tream... [024]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13780
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UCRÂNIA

#6418 Mensagem por gabriel219 » Qui Abr 28, 2022 5:23 pm

Túlio escreveu: Qui Abr 28, 2022 4:42 pm
gabriel219 escreveu: Qui Abr 28, 2022 3:45 pm Arrisco-me dizer que o Brasil se preparou muito mais indo atrás de garantir os fertilizantes antes da Guerra do que a Europa inteira quanto ao conflito.
Não é só isso, noticiaram no ano passado uma coisa que inclusive comentei aqui no DB: o BACEN recomeçou a comprar Ouro; lembro de ter reclamado por não terem em vez disso comprado ₿TC mas OK, Ouro também serve. Depois vazou, com igual alarde, que estava convertendo as RE$ERVA$ também para CNY, às custas do USD e EUR.

O interessante é que isso são apenas os dados abertos, mas o que mais não estará encoberto? Não somos obrigados a usar RUB em compras da Rússia por estarmos num confortável lugar em cima do muro mas, a se confirmar o falatório de esta moeda retornar ao Gold Standard (e pode ser só AGITPROP mas...), creio que seria imperativo incluir no balanço do BACEN, substituindo o moribundo EUR de vez.
BACEN diz Banco Central?

O Guedes tava atrás de Criptomoeda desde Junho de 2020 e está sob sigilo isso. Estava a cargo da Secretaria de Planejamento do ME.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13780
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UCRÂNIA

#6419 Mensagem por gabriel219 » Qui Abr 28, 2022 5:26 pm

Não sei se é real, mas parece que a Alemanhã irá pagar em Rublos o Gás e a Polônia estaria pensando em comprar 30 milhões de metroa cúbicos de gás Russo vendidos a Alemanha via Rublos.

Se for verdade, vai ser engraçado, pra dizer o mínimo...




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13780
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UCRÂNIA

#6420 Mensagem por gabriel219 » Qui Abr 28, 2022 5:31 pm

Russos destruíram a fábrica da Artyon Defense e bombardearam 5 infraestruturas em Kiev, durante a visita do Antonio Guterres:



Mais uma irá pagar em Rublos.


Tropas Russas avançam para chegar na estrada até Kramatorsk e atacam Lyman, nesse momento:



Outro alvo foi Fastov, perto de Kiev. Havia alguma infraestrutura importante da AFU lá:




Responder