ca_metal escreveu: ↑Qui Abr 28, 2022 1:42 pm
Quanto aos armamentos enviados, parece-me muito claro que há uma total falta de controle. Não sabemos quanto desse material de fato chegou ao front, quanto disso foi destruído no caminho, quanto disso não foi desviado, quanto disso não foi parar nas mãos dos russos. Como em qualquer guerra, por mais tecnologia que tenhamos disponível, só teremos algumas certezas daqui há alguns meses.
Eu contemplo duas hipóteses (além da tua que, no meu entender, conduz diretamente à fama de corrupção da Ucrânia, especialmente entre suas FFAA): a primeira é sobre os MEM doados e a segunda sobre o Material Humano (descontando os corruptos porque já os mencionaste, IMHO).
MEM (RPG/ATGM/MANPAD) - Quais terão sido doados, os mais novos e letais ou os que já estavam perto do descarte (eventualmente empregados para Instrução em disparos reais) ou os que seriam enviados à fabrica ou algum arsenal para revalidação? O que conheço do histórico deste tipo de coisa aponta para o que for menos útil, e não é exatamente o que há de mais novo, ainda com verniz de fábrica.
MATERIAL HUMANO - Considerando a quantidade de baixas (mortos, feridos, prisioneiros e desertores) que já sofreu a Ucrânia, além dos que estão cercados em bolsões, diria que a nata do que eles ainda têm está se exaurindo muito rápido, e é questão em aberto o quanto sobrou; o resto é "reco", incapaz de saber a diferença entre atirar num estande e num combate real, que é quando o alvo não é de papel e ainda atira de volta. Uma parte deste pessoal (os bravos) tende a estar entre as primeiras baixas, a outra (os que finalmente se ligam na fria em que entraram, ao verem os mesmos bravos virando heróis póstumos) tende a se render ou desertar. O brabo, no entanto, é que este tipo de pessoal costuma render razoavelmente no Treinamento mas é um desastre na Ação Real, não deve ser mole encarar a diferença do campo de treinamento para o de batalha, onde o alvo, repito, tem mania de atirar de volta, além de haver não-alvos (Inf com Fz, Mtr, Cçdr, mais os Mrt, a Art, etc) para um Msl mas para os quais o cara do Msl é alvo dos mais suculentos.
Assim, basta combinar estes dois fatores e se tem uma alta taxa de perda de equipamento, seja por captura, erro e/ou destruição por ação do INI (para não mencionar as falhas por antiguidade do material). Se combinarmos com o que elencaste, teremos ainda menor efetividade.
Outro aspecto que não me cheira bem é a falta de protagonismo dos grandes players. Alemanha e França já estariam prevendo o problemão que se avizinha? Quem anda mais empolgado ultimamente é a periferia da Europa.
Mais um ótimo ponto, é curioso como isso se repete na História: os que mais têm a perder com algo são exatamente os que mais instigam para que o pior aconteça, pois são os mais fáceis de manipular e os mais gananciosos (ou temerosos de perderem o que já obtiveram). Podemos ver isso desde os que teimaram em resistir a Alexandre e Genghis Khan até os Poloneses, que no pré-2GM acreditaram que França e Inglaterra os iriam defender (e os atuais, que confiam no mesmo por parte dos demais membros da OTAN). Os pequenos e pobres da Europa são de fato os mais empolgados, simplesmente porque não podem nem querem compreender que a implosão da UE/ZE (que está sendo acelerada precisamente pelas medidas kamikaze que tanto defendem) os vitimará muito antes que a um Europeu Central ou Nórdico.
Canadá ontem anunciou o “roubo” dos ativos russos e repasse para a Ucrânia. EUA fizeram o mesmo. Economicamente falando, que sinal isso envia pro resto do mundo? Esses dois estão confortavelmente distantes do conflito, mas os efeitos provavelmente vão ser sentidos. Saiu hoje o PIB americano, não foi bom, vejamos como ficam os problemas internos dos dois.
É este tipo de coisa (inacreditável que os maiores afetados não enxerguem) que me convence que tem gente de pilantragem aí e que o alvo da hora é a Europa Continental: destroçada a sua Economia (isso inclui a da Alemanha), a da China vai sofrer pra caramba e quem vai estar bem ali para ficar com os despojos? Não, não os EUA ou o Canadá, mas quem bota pilha neles, O UK!
Me parece que já estamos em uma terceira guerra mundial, só que ela está muito diferente das duas primeiras, as economias de hoje são muito mais integradas e frágeis, e isso está sendo amplamente usado como arma. E o ocidente não me parece bem preparado pra esse tipo de guerra.
Como eu falei antes aqui, as pessoas estão muito focadas nas manobras militares mas não estão vendo os sinais econômicos e geopolíticos piscando pra todos os lados, da Ásia à América do Sul.
Exatamente o que penso: cruzaram uma linha vermelha (bloquear os ativos de uma grande potência, o que acendeu luzes de alerta no mundo todo) e, não satisfeitos, agora cruzam outra e passam a saqueá-los: novos alarmes em nível planetário devem estar tocando (ou todo mundo ficou DOIDO).
A véia maldição Chinesa pelo jeito nos pegou, vivemos o suficiente para ver tempos interessantes. Aliás, a época atual lembra muito o primeiro parágrafo do "Conto de Duas Cidades":
"It was the best of times, it was the worst of times,
it was the age of wisdom, it was the age of foolishness,
it was the epoch of belief, it was the epoch of incredulity,
it was the season of light, it was the season of darkness,
it was the spring of hope, it was the winter of despair."
Impressionante como palavras escritas em 1859 retratam fielmente 2022 (e anos vindouros, sinto dizer).