gabriel219 escreveu: ↑Sex Abr 15, 2022 10:51 am
Cassio escreveu: ↑Sex Abr 15, 2022 10:27 am
Numa guerra a primeira vítima é a verdade.
Não se pode acreditar em nenhum dos lados.
A Ucrânia precisa mentir para angariar mais apoio do Ocidente e para manter o moral.
A Rùssia precisa mentir para justificar suas ações perante o público interno e o mundo.
Mais uma coisa é preciso dizer... Não está sendo o passeio que o FDP do Putin achava que seria. Os Ucranianos estão resistindo como podem. O quanto vão aguentar não sei, mas estão cobrando caro, muito caro.
Esta guerra está desmitificando a magnitude e excelência das forças russa e de seus equipamentos. Está provando que, principalmente no início do conflito, não estavam preparados e o planejamento foi ruim. Agora estão repensando toda a estratégia.
No final das contas acho o Putin vai declarar vitória conquistando nem metade do que pretendia, e vai prejudicar muito a economia de seu país. E além disso vai conseguir de quebra ter uma OTAN muito mais forte e unida.
Espero que Suécia e Finlândia se filiem a OTAN, e o que sobrar da Ucrania (se sobrar algo) se junta com a União Européia.
Força Ucrânia!!!!
"Não se pode acreditar em nenhum dos lados", "Putin achava que seria fácil". Sério mesmo? Mas ele te contou isso, participou das reuniões, sabe das metas?
Conta ai pra nós, até para uma análise melhor da situação.
Sobre "custo alto pros Russos", sério mesmo? Quando vocês vão aprender a entender que Russos não tão nem ai pra quantas tropas eles perdem? Não é de hoje que Russos pouco se importam com a vida dos seus próprios Soldados, mas é incrível como a métrica utilizada pra julgar os Russos é a mesma Ocidental, achando que alguém de Moscou a Vladivostok se preocupa com algum Soldado morrendo. Já conheceram um Russo?
Mas o bom é que você deixou claro que é torcida, não análise.
Nessa não te sigo Gabriel. Já no afeganistão na extinta URSS houve pressão no governo soviético em relação às perdas. A Rússia de hoje não é a de 1941.
Fora que de Moscou a Vladivostok são pessoas como do Oiapoque ao Chuí. Uma mãe que perde seu filho de 20 anos chora e fica destroçada. A noiva que vê seu futuro esposo de cadeira de rodas e traumatizado também é afetada e daí em diante. Isso é guerra, foda pros russos e para os ucranianos.
Agora sobre falar em fracasso russo, concordo que é difícil. Não sabemos quais eram os objetivos da guerra e só com esse conhecimento podemos falar de sucesso ou fracasso.
Uma coisa é certa os russos estão enfrentando uma frente de batalha extremamente ampla, nenhum exército nas últimas décadas teve algo parecido. E estão enfrentando um país que se defende e conta com apoio das potências ocidentais.
Que as forças armadas russas precisam melhorar muita coisa, é evidente. Mas fora EUA com seus meios logísticos de outro mundo, imagino TODOS os outros países se saindo de forma parecida ou pior. Mal ou bem os russos já fizeram a junção da crimeia com o Donbass (falta a verruga Mariopol). E já tem um espaço sustentável para formar uma nova região ou republiqueta. Haverá outra ofensiva para empurrar a frente mais para oeste (quiçà cortar as brigadas ucranianas no leste) e a meu ver a parte mais intensa dos combates acabará. Sobre Odessa? Não sei opinar se haverá ou não um ataque. Mas fazer com a Transnitria o que fizeram com Donbass, ou seja, uma junção terrestre será um grande sucesso geopolitico e a Ucrânia perderia o acesso ao mar.