UM MBT NACIONAL

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1195
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 233 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2626 Mensagem por RobsonBCruz » Sex Abr 01, 2022 10:11 am

https://www.forte.jor.br/2022/04/01/exe ... t1-osorio/

Engenharia reversa em tecnologia dos anos (19)80 para suprir nossa necessidade a partir da década (20)30.

"Uma empresa de economia mista deverá ser criada para a produção do novo MBT." Mais uma empresa para abrigar um monte de apadrinhados e gastar muito dinheiro público sem entregar nada de útil.

Espero que seja brincadeira de 1º de abril.




Editado pela última vez por RobsonBCruz em Sex Abr 01, 2022 10:16 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13777
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2627 Mensagem por gabriel219 » Sex Abr 01, 2022 10:14 am

RobsonBCruz escreveu: Sex Abr 01, 2022 10:11 am https://www.forte.jor.br/2022/04/01/exe ... t1-osorio/

Espero que seja brincadeira de 1º de abril.
Mas é óbvio. É impossível realizar isso hoje em dia.

Não se produz mais nem o canhão fenomenal que era o CN120-25/52 - pra sua época, claro, melhor no calibre - nem os ópticos, nem o motor...




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6811
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2628 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Abr 01, 2022 6:23 pm

RobsonBCruz escreveu: Sex Abr 01, 2022 10:11 am https://www.forte.jor.br/2022/04/01/exe ... t1-osorio/

Engenharia reversa em tecnologia dos anos (19)80 para suprir nossa necessidade a partir da década (20)30.

"Uma empresa de economia mista deverá ser criada para a produção do novo MBT." Mais uma empresa para abrigar um monte de apadrinhados e gastar muito dinheiro público sem entregar nada de útil.

Espero que seja brincadeira de 1º de abril.
Com certeza é trote de primeiro de abril.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13777
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2629 Mensagem por gabriel219 » Sáb Abr 02, 2022 4:03 pm

Viktor Reznov escreveu: Sex Abr 01, 2022 6:23 pm Com certeza é trote de primeiro de abril.
Mas vou te dizer, sou viúva demais do Osório. Se a Engesa tivesse optado por pegar o Vickers Mk7 e oferecesse ele, teria encontrado vendas por ai, pois a Alemanha tinha proibido a exportação do chassis do Leo 2 para a Inglaterra por tretas da época, mas a Alemanha Ocidental era uma aliada importante do Brasil, inclusive nos deu MUITA tecnologia Nuclear.

O Vickers Mk7/2, inclusive, só não foi vendido pro Egito por causa do embargo Alemão a Inglaterra sobre o chassis, na época. Se a Engesa tivesse feito o acordo e oferecesse esse pro Egito, eram uns 500 saindo do forno. Fora outros potenciais interessados e já clientes da Engesa. Era só trocar o L11A5 pelo CN120-25/52 e tava feito!

O que mais sou viúvo é quanto ao canhão do Osório. Imagine só hoje nós disparando munições OFL120 F1 (WHA/Tungstênio) e OFL120 F2 (DU)? Não tinha CC aqui que suportasse o tranco, nem T-72B3. Ai estamos falando de 690-700 mm RHAe* a 2 km, com ópticos superiores e de 3ª geração de hoje em dia, numa modernização...

Ê sonho meu.

Imagem




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: UM MBT NACIONAL

#2630 Mensagem por Túlio » Sáb Abr 02, 2022 8:33 pm

Ao ler o post do @gabriel219 sobre produzir algum Novo Osório ou qualquer outro MBT no Brasil, a primeira resposta que me ocorreu foi a de sempre, "mas POWS, o Brasil, mesmo sendo um dos maiores produtores do aço do mundo, não produz nem o do Guarani, com requisitos bem menos exigentes que os de um MBT" mas daí pensei "PQP, chega de achismo, bora pesquisar" e fiquei assim até agora.

Bueno, não me tornei um "ixpéxxxialixtx" nem nada mas, após ler trocentas notícias e vários PDFs (principalmente do tipo TCC), posso dizer que já aprendi alguma coisa. E modifico a resposta que sequer ofereci, mas agora sem muito achismo: o aço para o Guarani está pronto, existe e é/seria/será fabricado pela USIMINAS sob o nome USIPROT 500. Mas, mesmo sendo (pelo menos em tese) tão bom para um APC quanto o que atualmente é importado da Alemanha (ThyssenKrupp), algo o mantém sendo preterido.


Imagem


https://alemdofato.uai.com.br/economia/ ... blindados/

Suspeito que, de acordo com o PDF que vou postar mais abaixo (um dos muitos, pois na busca até sobre o HY-80 - que, para minha surpresa, está praticamente obsoleto - dos IKL e depois Scorpênis, eu acabei lendo um bocado), o principal óbice continua a ser a falta de garantia de continuidade da produção (além de este não ser um produto dual, logo, ou o GF garante as encomendas ou pode esquecer e continuar importando), fora as quantidades necessárias, pois a “corrida mínima” de um alto-forno de siderúrgica é muito superior às necessidades da indústria para a produção do número de unidades que se imagina que o EB possa encomendar, além de ser mais de um tipo de aço envolvido na blindagem de um MBT e não se pode usar as mesmas máquinas para todos, cada um tem as suas. E há ainda a exagerada carga tributária, burocrática e trabalhista, que leva um produto Nacional a ficar em séria desvantagem de preço perante um equivalente (provavelmente superior) importado. A questão é que a autonomia nessas coisas não se obtém com licenciamentos ou mesmo compra de patentes, e o melhor exemplo são os Países e empresas que as produzem: foram muitas décadas trabalhando, investindo e aperfeiçoando até chegarem ao ponto em que estão, um pequeno punhado de DONOS DO MERCADO.

Talvez alguém algum dia resolva "precificar" melhor Soberania, porque hoje deve estar valendo tostões.

Abaixo o PDF que mais me chamou a atenção; li inteiro, mesmo com minha limitada capacidade de compreensão, pois não tenho formação em Engenharia, assim, me virei do jeito que deu. Quem for da área certamente vai entender muito melhor.






PS.: fuente original do PDF (BIBLIEX): https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/ ... AGUIAR.pdf


PS: impressionantes os elogios do Autor a um membro veterano do DB! [009]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13777
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2631 Mensagem por gabriel219 » Sáb Abr 02, 2022 8:43 pm

@Túlio, quanto a Engesa ao invés de fazer o Osório e tentar fazer o simples e pegar um produto já pronto, como o Vickers Mk7/2, eu falava naquela época, pois ele quase foi exportado pra o Egito, porém a Alemanha Ocidental proibiu a exportação da carroceria do Leopard 2 como produto de exportação do RU, coisa que poderia ser superada por nós, já que a Alemanha Ocidental era grande parceira nossa, entendes?

O Vickers Mk7/2 era bem superior ao Leopard 2A4, apesar que o canhão do 2A4 era superior, mas a blindagem da torre era melhor e pesava o mesmo que o 2A4. Se fosse feito um acordo para ficarmos com esse projeto e exportar para o Egito - não iria demorar para uma Líbia da vida querer também - acho que era possível, mesmo naquela época.

Com o canhão CN120-25/52, esse MBT seria competitivo até hoje. Atualização seria mais na blindagem, com Reativa e Ativa. Acho que era bem possível isso na época e até traria algumas indústrias de metal pesado pro Brasil.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: UM MBT NACIONAL

#2632 Mensagem por Túlio » Dom Abr 03, 2022 12:40 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Abr 02, 2022 8:43 pm
Com o canhão CN120-25/52, esse MBT seria competitivo até hoje. Atualização seria mais na blindagem, com Reativa e Ativa. Acho que era bem possível isso na época e até traria algumas indústrias de metal pesado pro Brasil.
Aparentemente não leste o meu post anterior, onde tentei fazer um breve resumo sobre o problema de desenvolver e produzir blindagens no Brasil (exceto pela parte em que te citei e escrevi Osório) e muito menos o PDF. Tem trocentos problemas em fazer isso (citados no PDF e parcialmente no post), e totalmente intransponíveis em uma Economia de Mercado, ainda por cima globalizada, e piora em um País que não acredita que um dia terá que lutar contra gente grande para manter sua integridade territorial.

Mas, ao constatar que realmente não vale a pena passar o dia todo pesquisando em coisas mais sérias do que o Site Tank Enciclopedia (muito bom, por sinal, mas longe do nível de gente que se expõe a fazer um paper decente e apresentá-lo a quem estuda profissionalmente o assunto) & quetales, vou então ficar apenas no achismo (*) que dá menos trabalho, e te "castigar" [086] com ainda outro PDF (dos que achei ontem), este específico sobre produção de canhões no Brasil, onde verás que as Pçs que citas não podiam então e não podem hoje ser produzidas no Brasil. Os problemas são essencialmente os mesmos das blindagens, e notar especialmente que os produtores dos "dez melhores blindados do mundo" (opinião do Autor, e detesto essas comparações) também produzem o seu canhão (nos EUA a Pç é fabricada num equivalente lá deles ao AGSP, que depois a remete para a GD) em casa.

E aqui eu largo de mão qualquer ulterior tentativa de debater de maneira mais técnica. [100]





(*) - Não obstante, vai dar ruim se vierem me acusar "disso", pois posso PROVAR que tentei elevar o nível acima de paixões pessoais e chutes.




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13777
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2633 Mensagem por gabriel219 » Dom Abr 03, 2022 6:13 pm

@Túlio

Sim, eu li e estava apenas ressaltando o meu lado, não refutava e nem ressaltava o seu post. Aliás, aonde você viu eu falando em "produzir um novo Osório"? Eu falei se a Engesa tivesse optado por escolher um produto pronto como o Vickers Mk7/2 ao invés de desenvolver sozinho e falindo a empresa com o Osório. Você colocou PDF sobre produção de canhão. Você leu em qual parágrafo do meu post sobre produzir o CN120-25/52 no meu post?

Ainda quero entender qual é o "castigo" de entender isso. Está dizendo que eu chutei sobre tudo que falei, é isso




Editado pela última vez por gabriel219 em Dom Abr 03, 2022 6:26 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: UM MBT NACIONAL

#2634 Mensagem por Túlio » Dom Abr 03, 2022 6:17 pm

gabriel219 escreveu: Dom Abr 03, 2022 6:13 pm
@Túlio

Sim, eu li e estava apenas ressaltando o meu lado, não refutava e nem ressaltava o seu post. Aliás, aonde você viu eu falando em "produzir um novo Osório"? Eu falei se a Engesa tivesse optado por escolher um produto pronto como o Vickers Mk7/2 ao invés de desenvolver sozinho e falindo a empresa com o Osório. Você colocou PDF sobre produção de canhão. Você leu em qual parágrafo do meu post sobre produzir o CN120-25/52 no meu post?

Ainda quero entender qual é o "castigo" de entender isso. Está dizendo que eu chutei sobre tudo que falei, é isso
Sério que foi "isto" o que entendeste e/ou é a tua maior dúvida? POWS, eu tenho trocentas, justamente por não ser Engenheiro nem nada, só uma josta de AP.

EDIT - De qualquer modo, querias fazer um MBT Nacional com tudo (desde o princípio, ou seja, Can e blindagem) importado?




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13777
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2635 Mensagem por gabriel219 » Dom Abr 03, 2022 6:27 pm

Túlio escreveu: Dom Abr 03, 2022 6:17 pm
gabriel219 escreveu: Dom Abr 03, 2022 6:13 pm
Sim, eu li e estava apenas ressaltando o meu lado, não refutava e nem ressaltava o seu post.

Ainda quero entender qual é o "castigo" de entender isso. Está dizendo que eu chutei sobre tudo que falei, é isso?
Sério que foi "isto" o que entendeste e/ou é a tua maior dúvida? POWS, eu tenho trocentas, justamente por não ser Engenheiro nem nada, só uma josta de AP.
Eu editei o comentário. Toda vez que publico no celular e clico em "prever", ele envia prematuramente, tenta dar uma lida de novo.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: UM MBT NACIONAL

#2636 Mensagem por Túlio » Dom Abr 03, 2022 6:33 pm

gabriel219 escreveu: Dom Abr 03, 2022 6:27 pm
Túlio escreveu: Dom Abr 03, 2022 6:17 pm

Sério que foi "isto" o que entendeste e/ou é a tua maior dúvida? POWS, eu tenho trocentas, justamente por não ser Engenheiro nem nada, só uma josta de AP.
Eu editei o comentário. Toda vez que publico no celular e clico em "prever", ele envia prematuramente, tenta dar uma lida de novo.
E eu editei também, cupincha (olhes lá), mas a rigor dá na mesma.

PS.: se tivesses lido EU SEI que pelo menos UMA coisa terias ressaltado como ERRO. [003] [003] [003] [003]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13777
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2637 Mensagem por gabriel219 » Dom Abr 03, 2022 6:45 pm

Túlio escreveu: Dom Abr 03, 2022 6:33 pm PS.: se tivesses lido EU SEI que pelo menos UMA coisa terias ressaltado como ERRO. [003] [003] [003] [003] [/Justificar]
Túlio, vou me repetir de forma mais clara e gostaria que falasse exatamente o ponto de discorda de mim pra eu poder entender, sem enigmas, vá direto ao ponto, por gentileza.

O que tenho é o que é baseado sobre a Engesa na época. Caso o Osório desse certo, a Engesa garantia que iria fabricar no Brasil a carroceria, enquanto a torre e canhão - aqui falo estritamente de peças metálicas, não subsistemas - seriam importados, sendo a torre da Vickers, que era uma versão da torre do VFM5, assim como canhões seriam importados. É isso ou estou errado?

Baseando-me nisso, o que eu disse é que, ao invés da Engesa ter que desenvolver o chassis quase do zero, o que custou uma fortuna, aproveitando a parceria com a Vickers, iria ir direto no Mk7/2. Não falei nada sobre produção nacional de canhão.

Pronto, dito isso, qual sua discordância aqui? Seja claro, sem colocar PDFzinho e enigma, diga sua discordância, mesmo que não seja tecnicamente baseada pra eu ao menos entender o que quer falar.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: UM MBT NACIONAL

#2638 Mensagem por Túlio » Dom Abr 03, 2022 6:54 pm

gabriel219 escreveu: Dom Abr 03, 2022 6:45 pm
Túlio, vou me repetir de forma mais clara e gostaria que falasse exatamente o ponto de discorda de mim pra eu poder entender, sem enigmas, vá direto ao ponto, por gentileza.

O que tenho é o que é baseado sobre a Engesa na época. Caso o Osório desse certo, a Engesa garantia que iria fabricar no Brasil a carroceria, enquanto a torre e canhão - aqui falo estritamente de peças metálicas, não subsistemas - seriam importados, sendo a torre da Vickers, que era uma versão da torre do VFM5, assim como canhões seriam importados. É isso ou estou errado?
ENIGMA? Se tivesses lido não haveria!

Sobre a ENGESA fazer carroceria de MBT, só lendo os PDFs (especialmente os que embasam o que postei) para compreender o que era o afamado (na época, e eu lia muito sobre isso, que era "secreto" e só dava para ter um leve vislumbre do que poderia ser) "aço especial bimetálico"; aquilo até era moderno para carros como URUTU e CASCAVEL nos anos 70 e até 80 mas para um MBT não ia dar nem para a saída.
gabriel219 escreveu: Dom Abr 03, 2022 6:45 pm Baseando-me nisso, o que eu disse é que, ao invés da Engesa ter que desenvolver o chassis quase do zero, o que custou uma fortuna, aproveitando a parceria com a Vickers, iria ir direto no Mk7/2. Não falei nada sobre produção nacional de canhão.

Pronto, dito isso, qual sua discordância aqui? Seja claro, sem colocar PDFzinho e enigma, diga sua discordância, mesmo que não seja tecnicamente baseada pra eu ao menos entender o que quer falar.
O Osório foi um erro desde o começo, típico de uma empresa privada que pensa que é estatal; Vickers ou o que fosse não mudaria o essencial: o EB não queria nem podia sustentar um MBT, era M41 ou nada.




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13777
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2639 Mensagem por gabriel219 » Dom Abr 03, 2022 7:02 pm

Túlio escreveu: Dom Abr 03, 2022 6:54 pm
gabriel219 escreveu: Dom Abr 03, 2022 6:45 pm
Túlio, vou me repetir de forma mais clara e gostaria que falasse exatamente o ponto de discorda de mim pra eu poder entender, sem enigmas, vá direto ao ponto, por gentileza.

O que tenho é o que é baseado sobre a Engesa na época. Caso o Osório desse certo, a Engesa garantia que iria fabricar no Brasil a carroceria, enquanto a torre e canhão - aqui falo estritamente de peças metálicas, não subsistemas - seriam importados, sendo a torre da Vickers, que era uma versão da torre do VFM5, assim como canhões seriam importados. É isso ou estou errado?
ENIGMA? Se tivesses lido não haveria!

Sobre a ENGESA fazer carroceria de MBT, só lendo os PDFs (especialmente os que embasam o que postei) para compreender o que era o afamado (na época, e eu lia muito sobre isso, que era "secreto" e só dava para ter um leve vislumbre do que poderia ser) "aço especial bimetálico"; aquilo até era moderno para carros como URUTU e CASCAVEL nos anos 70 e até 80 mas para um MBT não ia dar nem para a saída.
gabriel219 escreveu: Dom Abr 03, 2022 6:45 pm Baseando-me nisso, o que eu disse é que, ao invés da Engesa ter que desenvolver o chassis quase do zero, o que custou uma fortuna, aproveitando a parceria com a Vickers, iria ir direto no Mk7/2. Não falei nada sobre produção nacional de canhão.

Pronto, dito isso, qual sua discordância aqui? Seja claro, sem colocar PDFzinho e enigma, diga sua discordância, mesmo que não seja tecnicamente baseada pra eu ao menos entender o que quer falar.
O Osório foi um erro desde o começo, típico de uma empresa privada que pensa que é estatal; Vickers ou o que fosse não mudaria o essencial: o EB não queria nem podia sustentar um MBT, era M41 ou nada.
Então agora você está entendendo o wt meu em relação a SE DESSE CERTO?

Por que eu não tô acreditando que realmente você achou que eu falei sobre "se a Engesa fizesse isso, daria certo com certeza".




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: UM MBT NACIONAL

#2640 Mensagem por Túlio » Dom Abr 03, 2022 7:08 pm

Não achei, de fato, apenas quis (de modo infrutífero, pelo jeito) tornar o debate mais profundo. Agora vou ter que ficar quieto quando Colega (sabes de quem falo) me vier com ACHISMO... [102]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Responder