TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84271 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Mar 31, 2022 6:59 pm

gabriel219 escreveu: Qui Mar 31, 2022 6:04 pm
Vinicius Pimenta escreveu: Qui Mar 31, 2022 5:46 pm Na real, nenhuma decisão de equipamento deveria vir da Força, mas sim do MD, que por sua vez deveria nortear as decisões com base em uma END atualizada e aprovada pelo Congresso Nacional como compromisso do Estado brasileiro, não de governo ou dos militares isoladamente.

Em que pese minha absoluta rejeição pelo conjunto da obra (sem querer entrar nesse mérito ou debate), só tivemos parcialmente algo mais próximo disso no final da década passada, ainda com o então Ministro Nelson Jobim e ainda assim de forma bem aquém do ideal.
E concordo contigo, dei a ideia lá no tópico do RECOP sobre duas mudanças para mudar o patamar das FFAA:

:arrow: Utilizar 3,5% do atual imposto de 7% que vai para a empresa reguladora sobre mineração, além de a mesma alícota sobre exploração de petróleo, que, em ambos os casos, seria incidido no LUCRO. Isso não seria mais imposto, mas apenas substitutivo e essa verba iria direto para o MD, já indexada para investimentos. Eu calculo que conseguiríamos entre R$ 12-15 Bilhões por ano, sem contar as futuras projeções, mas usei projeção de ano passado. Uma das previsões é que o Brasil passe a lucrar 3x a mais em dez anos com mineração, ainda mais se permitir em terras indígenas; e

:arrow: Toda e qualquer compra feita pelas FFAA em relação a MEM - sobre insumos básicos, pagamento de contas, salários e manutenção, ai ok, continua com as forças - e todo investimento em P&D relativo também a MEM fique a cargo do MD. As FFAA emitiram seus requisitos (ROB e RFI) e encaminharão para uma Secretaria Especial de Aquisições do MD, que seria uma expansão da Secretaria de Produtos de Defesa e lá seriam feitos os trâmites. Se o ROB/RFI coincidir com o de outra força, como sistema de AAe ou até Fuzil, os ROB's/RFI's das Forças serão cominados em um ROB/RFI conjunto para aquisição da mesma MEM. Todo processo de avaliação e compra ficará a cargo do MD.

Assim evitamos bizarrices como EB adquirindo Spike e o CFN querendo Javelin ou mesmo EB adquirindo Lince e o CFN querendo JLTV. Isso teria evitado até do EB reinventar a roda pagando caríssimo para desenvolver um produto barato como o Guarani. Sempre gosto de lembrar isso aqui, em 2003 a Patria ofereceu uma fábrica pro Brasil fabricar o AMV, que já em 2004 já tinha chegado na casa do milhar de encomendas e ainda impediria do CFN, anos depois, adquirir o Piranha IIIC, com nós tendo bem mais integração entre as forças utilizando o mesmo MEM.

Ainda tem o caso de projetos sozinhos, como MANSUP, que muito bem poderia ter tido maior parte do seu investimento em conjunto com o EB e o MTC - parte do investimento do MANSUP é justificado sobre a cabeça-de-guerra e só, isso é equivalente a 2/5 do projeto - e outros projetos suicidas, como desistirem do FOG-MMP mas continuarem com MSS 1.2AC.

A MB consegue cagar em 90% daquilo que faz com seu orçamento e isso é inacreditável!
Gostei da sua ideia, mas eu tenho problemas com a carimbação de imposto para uma coisa específica. Acho que cria incentivos errados, o primeiro é gastar todo aquele dinheiro do jeito que der (e de qualquer jeito), vide a verba da Intervenção no Rio que grande parte dela serviu pra PM e Civil andarem de Corolla, e, ao mesmo tempo que cria um mínimo, dá conforto pro político chamar de TETO. Eu seria mais simpático a criação de algum fundo de Defesa para ser aplicado de forma estratégia, seja ano gasto 100 bi, seja ano gastando 2 bi (discrepância meramente ilustrativa).

Sobre a compra, além de ser feita pela Defesa (exceto coisas de custeio normais, claro), daria um passo atrás. Os ROBs/RFIs seriam criados MEDIANTE indicação da Defesa, já prevendo a comunalidade possível. Cabe ao MD entender que as 3 Forças precisam de Manpads, então tem que ser compra única, se EB e CFN precisam de algum blindado, que fosse avaliado em conjunto e, aí sim, em caso de necessidade REAL específica da Força, um modelo ou versão diferente seria adquirido. Seria exceção, não regra.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84272 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Mar 31, 2022 7:01 pm

Túlio escreveu: Qui Mar 31, 2022 6:09 pm
Vinicius Pimenta escreveu: Qui Mar 31, 2022 5:40 pm
Portanto, qualquer exercício de futurologia ou wishful thinking, por não termos nenhum Norte bem definido, vai esbarrar no que a gente acha que a FAB nesse caso vai querer ou mesmo o que a gente acha que ela deveria querer.
Depois de darem um coice num Programa Nacional (390) em favor de um estrangeiro (Gripen), eu é que não duvido de mais nada.
Vinicius Pimenta escreveu: Qui Mar 31, 2022 5:40 pm Dei essa volta toda pra dizer: evitar um eventual fracasso do Gripen E deveria ser uma preocupação do Brasil, da FAB ou nossa?
Da SAAB e, até certo ponto, Elbit; só depois da FAB e por último do Brasil todo. A fatia da EMBRAER foi tão reduzida que nem sei se faria falta.
100% de acordo.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13489
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2303 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84273 Mensagem por gabriel219 » Qui Mar 31, 2022 7:27 pm

Vinicius Pimenta escreveu: Qui Mar 31, 2022 6:59 pm Gostei da sua ideia, mas eu tenho problemas com a carimbação de imposto para uma coisa específica. Acho que cria incentivos errados, o primeiro é gastar todo aquele dinheiro do jeito que der (e de qualquer jeito), vide a verba da Intervenção no Rio que grande parte dela serviu pra PM e Civil andarem de Corolla, e, ao mesmo tempo que cria um mínimo, dá conforto pro político chamar de TETO. Eu seria mais simpático a criação de algum fundo de Defesa para ser aplicado de forma estratégia, seja ano gasto 100 bi, seja ano gastando 2 bi (discrepância meramente ilustrativa).

Sobre a compra, além de ser feita pela Defesa (exceto coisas de custeio normais, claro), daria um passo atrás. Os ROBs/RFIs seriam criados MEDIANTE indicação da Defesa, já prevendo a comunalidade possível. Cabe ao MD entender que as 3 Forças precisam de Manpads, então tem que ser compra única, se EB e CFN precisam de algum blindado, que fosse avaliado em conjunto e, aí sim, em caso de necessidade REAL específica da Força, um modelo ou versão diferente seria adquirido. Seria exceção, não regra.
Eu também sou conta a indexação de recursos, porém nesse caso vejo como vital. O MD, ano passado, gastou 64% do orçamento com pensionista e aposentadorias, mais 30% com a ativa e o restante é investimento e amortização de dívidas. Sem a indexação, adivinha para quê as forças utilizariam isso.

Quando ao segundo parágrafo, pode ser também, mas meu pensamento seria o seguinte:

:arrow: Uma Força, neste exemplo usando o EB, enviaria uma requisição de compra de MEM para o MD, neste caso, Msl AC. A FAB e o MB também querem, mas não é prioridade agora, então não enviam a requisição.
:arrow: O MD avalia a requisição e verifica que tanto a FAB quanto a MB necessitam desse tipo de MEM, seja pra Inf/Fz até para aeronaves e embarcações.
:arrow: O MD convida a FAB e a MB para que, junto do EB, elaborem ROB/RFI para o mesmo MEM.

Mesmo não sendo prioridade da FAB e MB neste cenário, eles iriam formar ROB/RFI em conjunto e fariam parte da aquisição, recebendo os lotes posteriores, assim aumentando a cadeia de produção, diminuindo custos de aquisição e treinamento, até elaborando projeto para fabricação nacional dos componentes.

Acho que agora a minha ideia fica mais clara, mas é exatamente como a sua.




Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2080
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84274 Mensagem por gogogas » Qui Mar 31, 2022 7:41 pm

Não temos um ministério da defesa forte ! Está compra se JLTV por exemplo , deveria seguir com o Lince ! Tirando isso , algumas coisas começam a surgir neste sentido de aquisição conjunta , como helicópteros de instrução




Gogogas !
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1899
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84275 Mensagem por arcanjo » Sex Abr 01, 2022 2:55 pm

Estão chegando! [009]

MARSGRACHT Marine Traffic :arrow: https://www.marinetraffic.com/pt/ais/ho ... 98/zoom:10



abs.

arcanjo




Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84276 Mensagem por Guilherme » Sáb Abr 02, 2022 1:20 pm

Marsgracht está atracado em Navegantes neste momento.

Imagem




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13489
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2303 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84277 Mensagem por gabriel219 » Sáb Abr 02, 2022 1:27 pm

Foram rápidos, partiram dia 11 e já dia 2 chegando.




Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84278 Mensagem por Guilherme » Sáb Abr 02, 2022 2:52 pm

https://extranet.portonave.com.br/line-up/

Segundo a empresa que administra o Porto de Navegantes:

Chegada: 02/04/2022 07:00
Atracação: 02/04/2022 07:30
Saída prevista: 03/04/2022 02:00

Estou acompanhando alguns sites de notícias, mas até agora não vi informações acerca do desembarque das aeronaves. Apenas "navio chega amanhã", "navio já está atracado", etc.

Manterei este tópico informado se eu souber de mais alguma coisa.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84279 Mensagem por knigh7 » Sáb Abr 02, 2022 3:23 pm





Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13489
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2303 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84280 Mensagem por gabriel219 » Sáb Abr 02, 2022 3:35 pm

CADÊ OS IRST, @Túlio ??????, é o fim, mandem o GAÚCHO LÁ TCHÊ!




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60616
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6352 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84281 Mensagem por Túlio » Sáb Abr 02, 2022 3:46 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Abr 02, 2022 3:35 pm CADÊ OS IRST, @Túlio ??????, é o fim, mandem o GAÚCHO LÁ TCHÊ!
Eis aí uma das ocasiões em que fico extremamente TRISTE por ter suspeitas infundadas. [081] [082]

PS.: CADÊ O IRST??? [003] [003] [003] [003]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84282 Mensagem por knigh7 » Sáb Abr 02, 2022 3:55 pm





Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13489
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2303 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84283 Mensagem por gabriel219 » Sáb Abr 02, 2022 3:55 pm

Mas bem que a pintura do Gripen poderia ser semelhante a isso aqui:
Imagem




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84284 Mensagem por knigh7 » Sáb Abr 02, 2022 6:10 pm

Mas negra, Gabriel?

São de alta visibilidade. Só não apresentam problemas para aeronaves que operam a grande altitude ou são muito pequenas.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13489
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2303 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84285 Mensagem por gabriel219 » Sáb Abr 02, 2022 7:05 pm

knigh7 escreveu: Sáb Abr 02, 2022 6:10 pm Mas negra, Gabriel?

São de alta visibilidade. Só não apresentam problemas para aeronaves que operam a grande altitude ou são muito pequenas.
Só faria grande diferença em combate WVR, mas não vejo como isso poderia atrapalhar o Gripen em si, já que não é feito para ser menos visto visualmente do que drones, por exemplo.




Responder