UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55178
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2407 vezes

Re: UCRÂNIA

#5896 Mensagem por P44 » Qua Mar 30, 2022 7:07 am

Eu estou -me a c@gar para torcidas, não sei se para muitos de vocês isto é algo mais do que um jogo de computador, eu olho é para imagens como esta:

Imagem

E penso no sofrimento destas pessoas e como eu pensaria e agiria no caso de um FILHO DA PUTIN decidisse invadir o meu país e destruir a minha vida e a minha família.
Por isso só posso escolher um lado, o lado dos desgraçados que não têm culpa nenhuma e viram o seu futuro destruído.

E confesso, até admirava o Putin mas atualmente estimo bem que se fod@ e se alguém lhe pregar um tiro nos cornos faço uma festa.

Vocês que estão do outro lado do Atlântico podem lançar foguetes e apanhar caminhas, mas eu estou aqui na Europa, inclusive já estive na Ucrânia, tenho amigos ucranianos e russos , e sei bem o que eles pensam desta "aventura" de um louco




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13798
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: UCRÂNIA

#5897 Mensagem por gabriel219 » Qua Mar 30, 2022 7:27 am

LM escreveu: Qua Mar 30, 2022 6:57 am Eu, confesso sou da "torcida" Ucrânia... mas, mesmo assim, parece que a invasão da Ucrânia pela Rússia está a decorrer como previsto (pelos responsáveis Russos)? Já nem falo a nível da reação do "Ocidente" (sanções, reforço NATO, hipótese Finlândia e Suécia serem membros, apoio em armas da UE/NATO, aumento pilar Defesa da UE, etc); julgam que os responsáveis russos não apostaram muito na "dissolução" do estado Ucraniano nas primeiras 72h - 1 semana e que esperavam 1 mês depois estar nesta situação? Que a imagem atual da Rússia é de uma super-potencia, o "'Pica das Galáxias" da guerra convencional (lamento, mas vi e revi o filme "Tropa de Elite" - essa expressão é excelente...)?

Eu não acredito... que o custo / beneficio até agora fosse o previsto ou, até, comportável - a faixa Crimeia - Republicas Separatistas está a custar demasiado.
Ai você tem que levar em conta alguns princípios - que coloquei até um thread a respeito - sobre sucesso em insucesso Russo:

:arrow: Parar com a mania que querer ditar o que os Russos queriam ou não fazer, especialmente essa de tomar Kiev em 72 horas e 1 semana, isso é ridículo, os Russos não tinham nem esse pensamento quanto a Grosny e Tbilisi, quanto mais Kiev. Eu mesmo tenho pra mim, como opinião minha, que a intensão dos Russos sempre foi focar nas operações do Leste e, na real, é o que está ocorrendo. Veja a intensidade das operações Russas, está muito claro que é focada na Frente da Criméia e do Donbass, com apoio da Frente de Kharkiv ao Nordeste. A quantidade de tropas que os Russos colocaram, de forma proporcional, é muito, mas muito maior nessas regiões do que foi em Kiev, como eu havia explicitado acima ao @P44 e, detalhe, isso é informação de Inteligência Ocidental. Para tirar essas conclusões eu usei zero informações que viam de fontes Russas. Outra coisa é que os Russos, desde Pedro O Grande basicamente CAGAM pra quantidade de perdas que eles tem, eles não ligam, como eu disse em outro tópico, só de T-80 e T-72, os Russos possuem um estoque de 13 mil, se 1/3 desses estiverem em condições de serem modernizados para padrão B3 (T-72, mas para o T-80 é BVM, apesar de ser a mesma modernização, exceto o que tange o motor), eles já conseguem superar o que aparentemente perderam na Ucrânia umas 20x!

:arrow: Os Russos invadiram Kiev em menor número, são cerca de 250 mil tropas colocadas ao redor das fronteiras da Ucrânia, desde a Bielorrússia até a própria Rússia e somente o que foi estimado em estar sendo utilizado é 130-170 mil, o que é entre 32-48% das tropas disponíveis empregadas, sem falar das demais tropas do Exército Russo que estão próximos da fronteira com a Ucrânia, Transnistria ou na fronteira com os demais países ao Norte da Bielorrússia (Estônia, Lituânia e Letônia). Os Ucranianos, até 2021 - foi o mais perto que encontrei - tinham a sua disposição 600 mil tropas em sua disposição, sendo 2/3 dela do Exército Regular e o restante do chamado "Territorial Guard Control", que foi a forma do Governo Ucraniano legalizar as Milícias, inclusive teve a "brilhante ideia" de dar o comando de uma dessas Organizações Militares nas mãos do Batalhão Azov. Hoje, dá pra se afirmar que 80% dessas tropas estão engajadas contra os Russos, o que já supera as tropas Russas numa proporção de 2:1. Em Kiev, isso chega até quase 4:1, no leste é em torno de 1,5:1-2:1 e isso são estimativas, não tem como confirmar, mas só isso já dá pra ter a noção de que o foco dos Russos sempre foi o Leste.

:arrow: Até agora, os Russos apresentaram falhas bisonhas em suas linhas de comunicação, muito por ignorar vários lugares aonde haviam focos de Milícias e tropas leves da Ucrânia e ai vem outra vantagem dos Ucranianos aqui: armas anti-carro e Manpads. Os Ucranianos possuem uma larga vantagem, tanto tecnológica quanto em quantidade nesse quesito. Os Russos possuem clara superioridade aérea e de blindados, especialmente carros de combate. Outro erro Russo é ter escolhido os 12º e 13º Regimentos de Carros de Combate, que são equipados com T-80UD e BVM, com aquelas turbinas que bebem pra burro e são os que foram mais capturados pelos Ucranianos, parados devido a falta de combustível.

Agora, passado isso, o que temos de concreto:

:arrow: Luhansk já tomou quase todo seu Oblast e Donetsk, agora, está começando a a empurrar as forças Ucranianas para o Oeste; os Russos conseguiram rapidamente tomar Kherson e Melitopol, inclusive no primeiro caso chegou a destroçar a 59ª Brigada Mecanizada Ucraniana em uma tentativa de contra-ataque e retomada da cidade, numa coluna de destruição chegando a quase 15 km; Sumy chegou a ser tomada a um moderado custo e Chernikiv foi totalmente cerca, assim como Mariupol, que está prestes a cair; conseguiram tomar, perderam e depois retomaram numa segunda leva o aeroporto de Hostomel, mesmo com parte do 104º Regimento de Assalto Aéreo estando sob uma desvantagem numérica tremenda e tendo apoio aéreo apenas de Mi-24 e Ka-52, sendo que os Ucranianos ainda conseguiram operar Su-25 e MiG-29, inclusive foram filmados pelos Russos naquela footage do aeroporto de Hostomel. Empacaram no avanço a Kiev, Mykolaiv e Kharkiv, com belo papel desempenhados pelas 56ª, 57ª e 58ª Brigadas Motorizadas e pela 92ª Brigada Mecanizada, além das demais tropas do Exército Ucraniano.

:arrow: Os Ucranianos hoje perdem a capacidade de mobilizar Brigadas para realizar contra-ataques e isso fica muito claro quando você vai analisar que os contra-ataques dos Ucranianos, quando conquistam vitórias, conseguem tomar pequenos vilarejos, como em Lupareve e Novovorontsovka. Isso mostra que não conseguem mais organizar grandes contra-ataques para retomar cidades maiores ou maiores porções de terra, isso pode-se levar por alguns motivos e aqui, claro, é especulação, é impossível sabermos a verdade:
  • Os Russos conquistaram a supremacia aérea, fazendo com que os Ucranianos não consigam organizar mais o avanço em Brigadas, pois pra isso, além da cobertura aérea da própria Brigada e poder de apoio de fogo, a Brigada precisa de uma extensa e complexa linha de comunicação - nisso aqui que os Russos falharam miseravelmente nos primeiros dias e parece ter sido resolvido, parece - e aparentemente não tem mais. O que é sabido é que maior parte das defesas AAe da Ucrânia foi perdida na primeira semana, a maior parte nos primeiros dias e aqui falo de S-300V1U, Buk e entre outros, não Manpads;
  • Os Ucranianos estão com problemas logísticos para conseguir insumos para realizar grandes contra-ataques, forçando a contra-ataques limitados ou de caráter defensivo - contra-ataque para bloquear o inimigo - afim de não estender demais seu fluxo logístico ao ponto de ficar mais unido e aproveitar as baterias antiaéreas restantes. Isso poderia ser um sinal que a atual campanha de bombardeios, uso de tropas de Operações Especiais atrás da linhas e uso de drones pode estar fazendo efeito, especialmente entre os Oblasts de Zhytomyr até Odessa, puxando mais pro Oeste até Lviv;
  • Os dois acima juntos, pois apesar de pouca ou quase nenhuma arma ofensiva remanescente, como boas peças de artilharia e carros de combate, os Ucranianos ainda possuem uma larga vantagem numérica, mas agora estão se retraindo e se refugiando dentro de cidades grandes, até as tropas da frente do Donbass estão fazendo isso, com a exceção das tropas Ucranianas no entorno de Donetsk.
Mesmo tudo isso conjurado, você pega, por exemplo, dos dados compilados da inteligência Francesa nesse mapa e analisa o seguinte: com os Russos simplesmente cagando para a quantidade de tropas que perdem, você realmente acha que os Russos não estão tendo sucesso? Não tente pensar com a cabeça de um Europeu ou Ocidental Médio, tente pensar com a cabeça de um Russo:

Imagem




Editado pela última vez por gabriel219 em Qua Mar 30, 2022 7:32 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55178
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2407 vezes

Re: UCRÂNIA

#5898 Mensagem por P44 » Qua Mar 30, 2022 8:27 am





Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 764
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceram: 214 vezes

Re: UCRÂNIA

#5899 Mensagem por LM » Qua Mar 30, 2022 8:43 am

Duvido que a Rússia de Putin "absorva" sem problemas as perdas de material e, principalmente, de homens... isto já não é o tempo de Pedro I ou de Estaline; principalmente os custos das sanções e, muito importante, o custo "geoestratégico" de alienar (e unir) a UE/NATO.

As tropas russas - contratadas - são em numero menor e mais "valiosas".

Continuo a julgar que o plano não esperava a resistência nacional (em várias vertentes) Ucraniana e que, mais de 1 mês depois, esperavam estar nesta situação.

Até lá, como escrevi no inicio (e não julgava que os Russos sofressem tanto e a Ucrânia conseguisse tanto): é fazer pagar caro os Russos pelo que conseguirem.




Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13798
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: UCRÂNIA

#5900 Mensagem por gabriel219 » Qua Mar 30, 2022 9:10 am

LM escreveu: Qua Mar 30, 2022 8:43 am Duvido que a Rússia de Putin "absorva" sem problemas as perdas de material e, principalmente, de homens... isto já não é o tempo de Pedro I ou de Estaline; principalmente os custos das sanções e, muito importante, o custo "geoestratégico" de alienar (e unir) a UE/NATO.

As tropas russas - contratadas - são em numero menor e mais "valiosas".

Continuo a julgar que o plano não esperava a resistência nacional (em várias vertentes) Ucraniana e que, mais de 1 mês depois, esperavam estar nesta situação.

Até lá, como escrevi no inicio (e não julgava que os Russos sofressem tanto e a Ucrânia conseguisse tanto): é fazer pagar caro os Russos pelo que conseguirem.
Mas você está duvidando pensando com a cabeça de um Europeu ou de um Russo? Porque, se não, devo lembrar que a única vez, dentre mais de 500 anos, que os Russos se preocuparam com perdas no campo de Batalha, foi com Boris Yeltsin e e, na segunda vez que tentaram, logo depois do dia 31 de Dezembro de 1999, o Putin simplesmente cagava pra quantidade de tropas que ele perdia, com tanto que os objetivos militares fossem cumpridos. Isso se seguiu até 2009, com ataques terroristas dentro da Rússia. Até um dia, em 2000, teve a Emboscada em Zhani-Vedeno, isso fez os Russos recuarem? Não, só intensificaram, dane-se as perdas. Isso causou algum impacto na opinião pública contra Putin? Também não.

Voltamos um pouco, Guerra da Geórgia. Eu era bem mais novo na época, mas já gostava de acompanhar o assunto. Qual era a estratégia do Putin naquela oportunidade, segundo o Ocidente? Decapitar o poder em Tbilisi. Isso ocorreu? Não, mas os Russos precisaram disso para alcançar os objetivos militares? Não.

Os Russos podem julgar que perderiam menos tropas? Acho que sim, eu imaginava também. Isso impediu dos Russos tomarem boa parte do Leste Ucraniano? Não.

Quanto as sanções, devia acompanhar mais o mercado financeiro:
https://www.business-standard.com/artic ... 631_1.html

Se quiser a analisar um Russo, pare de pensar como um Português. Agora se você quiser viver achando que Eslavo é a mesma coisa que Ibérico, achando que algum deles se importa com a vida humana - inclusive os Ucranianos, que estão se refugiando atrás de civis dentro de cidades e infelizmente isso é um fato, pois com a quantidade de manpads e armas anticarro que possuem, podem muito bem defender as cidades em regiões mais afastadas das zonas Urbanas, é até infinitamente mais inteligente fazer isso, mas pra quê, se pode usar a morte de seus próprios civis pra conseguir fundos, não é mesmo - boa sorte, vai continuar vivendo numa aparente bolha que infelizmente vejo que a maioria dos Europeus colocaram a si mesmo e parece que poucos estão acordando pra realidade.




Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 470
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 127 vezes

Re: UCRÂNIA

#5901 Mensagem por Poti » Qua Mar 30, 2022 1:20 pm

gabriel219 escreveu: Qua Mar 30, 2022 3:28 am

Um dos problemas dos Russos é a irregularidade do seu Exército, é 8 ou 80. São muito bons ou muito ruins, dependendo de qual GU estamos falando. Precisam organizar isso dentro dos próximos anos se quiser fazer frente a OTAN. Os Chineses já trabalham em ter essa regularidade a tempo, já que a maioria de suas tropas eram Infantaria Leve, pessimamente treinadas e equipadas - nem colete e placa tinham - e estão reequipando, transformando algumas em Mecanizada e todo o restante em Motorizadas.
Interessante pois há alguns anos falando sobre o EB peguei o exemplo russo. Contrariamente a um exército como o britânico via o EB como o Russo ou seja pouco homogêneo. Em caso de guerra algumas unidades são capazes de lutar com táticas apropriadas e tenacidade e muito possivelmente outras ficariam desorganizadas e pouco "mordentes".
O pessoal, principalmente no ocidente, andou criticando muito a aviação russa. A meu ver eles dominaram os céus em pouquíssimo tempo, em 48h já era temerário ser ucraniano nos céus da metade leste da ucrânia. Vimos ao norte de Kiev centenas de veículos russos sem serem destroçados pela aviação, sinal de que os céus eram seguros né?
Agora, quanto ao apoio aéreo, me pareceu menos presente que tropas ocidentais no iraque ou afeganistão. Agora, não lembro de ver tantos combates simultaneos e tão distantes em guerra do século 21. A questão é como forças aéreas ocidentais apoiariam suas tropas num teatro tão vasto e com tantos combates.
Intuitivamente tenho a sensação que se sairiam melhor que os russos nesse quesito.

Quanto às forças terrestres russas vimos capacidades interessantes, dificilmente podemos imaginar tropas lutando melhor que os VDVs em Gostomel... Caras ficaram sozinhos por dias e sustentaram a posição após 2 contra-ataques realizados por tropas de extrema qualidade.

Por outro lado, e sigo o Coronel Goya nisso, os russos precisam melhorar em combate urbano. Tentaram desviar de algumas cidades como Cracóvia mas não foi possível e ficaram presos sem ter como avançar. O curioso é que a URSS desenvolveu uma doutrina impressionante de combate urbano. Foram os soviéticos que tiveram a ideia de "enquadrilhar" a cidade, tal qual os americanos fizeram em Faluja. Enquadrilhar seria dividir a cidade em diversos quadrados a serem tratatos, separando uns dos outros.




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55178
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2407 vezes

Re: UCRÂNIA

#5902 Mensagem por P44 » Qua Mar 30, 2022 1:35 pm

https://multinews.sapo.pt/noticias/o-pr ... ovieticas/

O preço da guerra na Ucrânia para Putin: Rússia perde influência nas antigas repúblicas soviéticas




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 470
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 127 vezes

Re: UCRÂNIA

#5903 Mensagem por Poti » Qua Mar 30, 2022 1:44 pm

P44 escreveu: Qua Mar 30, 2022 7:07 am Eu estou -me a c@gar para torcidas, não sei se para muitos de vocês isto é algo mais do que um jogo de computador, eu olho é para imagens como esta:

Imagem

E penso no sofrimento destas pessoas e como eu pensaria e agiria no caso de um FILHO DA PUTIN decidisse invadir o meu país e destruir a minha vida e a minha família.
Por isso só posso escolher um lado, o lado dos desgraçados que não têm culpa nenhuma e viram o seu futuro destruído.

E confesso, até admirava o Putin mas atualmente estimo bem que se fod@ e se alguém lhe pregar um tiro nos cornos faço uma festa.

Vocês que estão do outro lado do Atlântico podem lançar foguetes e apanhar caminhas, mas eu estou aqui na Europa, inclusive já estive na Ucrânia, tenho amigos ucranianos e russos , e sei bem o que eles pensam desta "aventura" de um louco
É que P44 essa coisa de pensar no sofrimento da pessoa, por vezes, para quem está do outro lado do mundo choca.
Pois pensar nas pessoas atacadas pela Rússia e não pensar nos líbios, sírios, iraquianos, ugandeses, azeris-armênios, tadjiks, hazaras, pashtouns etc etc etc etc nos leva a pensar em eurocentrismo né? E digo isso amigo, com todo o respeito do mundo, mas me parece que precisa ser dito. E outros colegas aqui de uma forma ou outra verbalizaram a mesma coisa.
Logicamente nos sentimos mais afetados por pessoas que nos são mais próximas, se Portugal fosse invadido me sentiria quase pessoalmente afetado como brasileiro e luso-descendente.
Mas o que muitos aqui ressaltam é que da mesma forma que guerras que ocidentais fazem ferra toda uma população, o que russos fazem também ferra. Mas isso não tira as causas geopolíticas que levaram ocidentais a atacar Iraque, Síria, Líbia afeganistão, Sérvia etc, como não tira as razões geopolíticas que levaram a Rússia a atacar a Ucrânia.

E as razões russas para atacar são grandes, pois uma Ucrânia na Otan com bases, radares, lançadores de mísseis, SIGINT e todo o resto é uma ameaça para a Rússia. E Ucrânia não é Letônia, não é Polônia, não é Romênia...




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61302
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6585 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#5904 Mensagem por Túlio » Qua Mar 30, 2022 3:38 pm

Nobre @gabriel219, achei esta curiosa imagem do que seria um BTG Russo: confere com o que tens?


Imagem


Achei pouca a água, comida e combustível, exceto se considerarmos uma guerra ofensiva (que é o caso aqui), onde a gente se ressupre com as reservas do INI, mas aí precisa contar com a vitória, que nunca é garantida, e também que não usem "terra arrasada", a qual sempre foi uma "arma" importantíssima para... os próprios Russos, para tristeza do Françuá no século XIX e do Fritz no XX.

Outra coisa que estranhei, daí estar te perguntando - e desta vez não é RETÓRICA [086] - é a pouca Art, em relação ao que nos acostumamos a saber dos antigos soviéticos: mesmo que tenham melhorado drasticamente a precisão e capacidade destrutiva, aquelas divisões inteiras com milhares de canhões, obuseiros e lança-foguetes eram uma das coisas mais desgraçadas só de imaginar ter que encarar (lembremos, a NK ainda usa este modelo e a simples ameaça de Seul estar ao alcance de boa parte disso já cria muita apreensão na SK).

Assim, qual a tua opinião?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 470
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 127 vezes

Re: UCRÂNIA

#5905 Mensagem por Poti » Qua Mar 30, 2022 3:50 pm

Túlio escreveu: Qua Mar 30, 2022 3:38 pm
Nobre @gabriel219, achei esta curiosa imagem do que seria um BTG Russo: confere com o que tens?


Imagem


Achei pouca a água, comida e combustível, exceto se considerarmos uma guerra ofensiva (que é o caso aqui), onde a gente se ressupre com as reservas do INI, mas aí precisa contar com a vitória, que nunca é garantida, e também que não usem "terra arrasada", a qual sempre foi uma "arma" importantíssima para... os próprios Russos, para tristeza do Françuá no século XIX e do Fritz no XX.

Outra coisa que estranhei, daí estar te perguntando - e desta vez não é RETÓRICA [086] - é a pouca Art, em relação ao que nos acostumamos a saber dos antigos soviéticos: mesmo que tenham melhorado drasticamente a precisão e capacidade destrutiva, aquelas divisões inteiras com milhares de canhões, obuseiros e lança-foguetes eram uma das coisas mais desgraçadas só de imaginar ter que encarar (lembremos, a NK ainda usa este modelo e a simples ameaça de Seul estar ao alcance de boa parte disso já cria muita apreensão na SK).

Assim, qual a tua opinião?
Tulião o BTG russo tem 2 baterias de artilharia de tubo e 1 de foguete, te parece pouco? É um poder de fogo tremendo, semelhante à brigadas de outros países.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61302
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6585 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#5906 Mensagem por Túlio » Qua Mar 30, 2022 4:43 pm

Poti escreveu: Qua Mar 30, 2022 3:50 pm
Túlio escreveu: Qua Mar 30, 2022 3:38 pm
Nobre @gabriel219, achei esta curiosa imagem do que seria um BTG Russo: confere com o que tens?


Imagem


Achei pouca a água, comida e combustível, exceto se considerarmos uma guerra ofensiva (que é o caso aqui), onde a gente se ressupre com as reservas do INI, mas aí precisa contar com a vitória, que nunca é garantida, e também que não usem "terra arrasada", a qual sempre foi uma "arma" importantíssima para... os próprios Russos, para tristeza do Françuá no século XIX e do Fritz no XX.

Outra coisa que estranhei, daí estar te perguntando - e desta vez não é RETÓRICA [086] - é a pouca Art, em relação ao que nos acostumamos a saber dos antigos soviéticos: mesmo que tenham melhorado drasticamente a precisão e capacidade destrutiva, aquelas divisões inteiras com milhares de canhões, obuseiros e lança-foguetes eram uma das coisas mais desgraçadas só de imaginar ter que encarar (lembremos, a NK ainda usa este modelo e a simples ameaça de Seul estar ao alcance de boa parte disso já cria muita apreensão na SK).

Assim, qual a tua opinião?
Tulião o BTG russo tem 2 baterias de artilharia de tubo e 1 de foguete, te parece pouco? É um poder de fogo tremendo, semelhante à brigadas de outros países.
Mas aí é que está, cupincha véio, quando comecei a pesquisar isso (fins dos anos 70) os então soviéticos tinham uma barbaridade de Art. De memória, sobre um texto (em Inglês) que li nos anos 80, referindo-se à Art soviética ali pelo fim dos 70, com imgs que eu duvido que possa achar na internet, tenho o abaixo.

Um Regimento era essencialmente composto então por 3 Batalhões e uma Companhia de Comando, era mais ou menos assim cada Batalhão:

- 2 Baterias de 6 un cada (Pç 122 mm);
- 1 Bateria de 6 un (Pç 152 mm);
- 1 Bateria de Comando com 06 MLRS (normalmente BM-21)

Além de multiplicar isso por 3, havia ainda a Bateria de Comando Regimental, com 6 lançadores de Mísseis Táticos (então alguma variante do Scud, enquanto substituíam os últimos Frog). Em pessoal, um Batalhão tinha cerca de 250 efetivos, com a Companhia de Comando elevando isso (uns 750) para menos de 900. E era usado no que os caras que escreveram (ianques) o texto como "um certo tipo de FT mais ou menos do tamanho de uma Brigada (US)" e que levava também o equivalente deles a um RCC nosso, mas com 58 MBT (os de linha de frente - Guardas - sempre com T-72, mas levemos em conta que só li pela primeira vez sobre T-64 como sendo mais do que um protótipo tipo é o Armata já nos anos 90, ou seja, podiam estar ali também).

Assim, com este tipo de background, me parece que o BTG de hoje seja uma contração/modernização da "FT ~ do tamanho de uma Brigada" mas também parece ter perdido grande parte da capacidade de fogo (Art) e choque (Cav). Como quem estuda mais isso aqui no DB é o Gabriel véio, dirigi a pergunta a ele, mas naturalmente todas as respostas são bem vindas.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13798
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: UCRÂNIA

#5907 Mensagem por gabriel219 » Qua Mar 30, 2022 5:31 pm

Poti escreveu: Qua Mar 30, 2022 1:20 pm Interessante pois há alguns anos falando sobre o EB peguei o exemplo russo. Contrariamente a um exército como o britânico via o EB como o Russo ou seja pouco homogêneo. Em caso de guerra algumas unidades são capazes de lutar com táticas apropriadas e tenacidade e muito possivelmente outras ficariam desorganizadas e pouco "mordentes".
O pessoal, principalmente no ocidente, andou criticando muito a aviação russa. A meu ver eles dominaram os céus em pouquíssimo tempo, em 48h já era temerário ser ucraniano nos céus da metade leste da ucrânia. Vimos ao norte de Kiev centenas de veículos russos sem serem destroçados pela aviação, sinal de que os céus eram seguros né?
Agora, quanto ao apoio aéreo, me pareceu menos presente que tropas ocidentais no iraque ou afeganistão. Agora, não lembro de ver tantos combates simultaneos e tão distantes em guerra do século 21. A questão é como forças aéreas ocidentais apoiariam suas tropas num teatro tão vasto e com tantos combates.
Intuitivamente tenho a sensação que se sairiam melhor que os russos nesse quesito.

Quanto às forças terrestres russas vimos capacidades interessantes, dificilmente podemos imaginar tropas lutando melhor que os VDVs em Gostomel... Caras ficaram sozinhos por dias e sustentaram a posição após 2 contra-ataques realizados por tropas de extrema qualidade.

Por outro lado, e sigo o Coronel Goya nisso, os russos precisam melhorar em combate urbano. Tentaram desviar de algumas cidades como Cracóvia mas não foi possível e ficaram presos sem ter como avançar. O curioso é que a URSS desenvolveu uma doutrina impressionante de combate urbano. Foram os soviéticos que tiveram a ideia de "enquadrilhar" a cidade, tal qual os americanos fizeram em Faluja. Enquadrilhar seria dividir a cidade em diversos quadrados a serem tratatos, separando uns dos outros.
Mas o objetivo dos Russos é tentar tomar essas cidades com o mínimo de dano a infraestrutura possível. A doutrina da URSS é uma barragem de artilharia infernal, algo que não há comparação com o Ocidente, muito pior do que os Americanos fizeram em Al Basrah ou em Falluja.

Os Ucranianos perceberam isso e começaram a se entocar dentro das cidades, atrás os próprios civis. Nos primeiros dias, o Exército Ucraniano tentou enfrentar os Russos em campo aberto e foi uma surra, especialmente em Sumy e Kherson.

Agora uma coisa curiosa ocorreu hoje cedo: o Chefe de Polícia Ucraniano de Mariupol, se entregou aos Russos e começou a entregar as posições do Batalhão Azov, que estaria impedindo civis de saírem das construções que eles estão abrigados, servindo de escudo humano. O Prefeito da cidade parece que fez o mesmo comentário.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13798
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: UCRÂNIA

#5908 Mensagem por gabriel219 » Qua Mar 30, 2022 5:42 pm

@Túlio, os BTG ou batalonnaya takticheskaya gruppa são OM's a nível Batalhão - sim, para os Russos isso ai é um Batalhão - e não é homogêneo dentro das tropas Russas. O BTG Russo foi constituído como doutrina entre 2009 e, ao que parece, é bem semelhante aos GTI's Franceses. Digo isso pois, tanto o BTG quanto o GTI, não são OM's pré-fabricadas, algumas podem ser fortes em carros de combate, outra mais em anfantaria e artilharia, outra mais forte em artilharia e assim vai, depende da necessidade para qual o BTG será necessário, apesar que já existe uma formação pré-definida.

Alguns BTG's que atacaram Kiev, por exemplo, foram formados com mix da VDV e da 4ª Divisão de Guarda Blindada.

Tem um estudo bom que baseio minhas opiniões, que é sobre a modernização do Exército Russo desde que Putin e Shoigu. Na URSS, havia uma organização similar, que é o segundo PDF:

https://books.google.com.br/books?id=3b ... &q&f=false
https://apps.dtic.mil/sti/pdfs/ADA216368.pdf




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18586
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

Re: UCRÂNIA

#5909 Mensagem por knigh7 » Qua Mar 30, 2022 6:22 pm

P44 escreveu: Qua Mar 30, 2022 7:07 am Eu estou -me a c@gar para torcidas, não sei se para muitos de vocês isto é algo mais do que um jogo de computador, eu olho é para imagens como esta:

Imagem

E penso no sofrimento destas pessoas e como eu pensaria e agiria no caso de um FILHO DA PUTIN decidisse invadir o meu país e destruir a minha vida e a minha família.
Por isso só posso escolher um lado, o lado dos desgraçados que não têm culpa nenhuma e viram o seu futuro destruído.

E confesso, até admirava o Putin mas atualmente estimo bem que se fod@ e se alguém lhe pregar um tiro nos cornos faço uma festa.

Vocês que estão do outro lado do Atlântico podem lançar foguetes e apanhar caminhas, mas eu estou aqui na Europa, inclusive já estive na Ucrânia, tenho amigos ucranianos e russos , e sei bem o que eles pensam desta "aventura" de um louco

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
https://www.estadao.com.br/internaciona ... -em-risco/




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18586
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

Re: UCRÂNIA

#5910 Mensagem por knigh7 » Qua Mar 30, 2022 6:25 pm

E não foi só em Kiev. Aquele grupo de militares que combatiam em Kharkiv no qual havia me referido cuja equipe de reportagem da BBC acompanhou se abrigavam no porão de uma casa com família. Com tanta construção abandonada na cidade tinham de se refugiar numa casa assim... :?

Vejam bem, não estou justificando o comportamento do Exército russo até porque o abuso está ocorrendo também por parte deles.




Responder