Notícias da Marinha do Brasil

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 322 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#241 Mensagem por Viking » Qui Mar 03, 2022 3:15 pm

FCarvalho escreveu: Qui Mar 03, 2022 11:24 am Talvez do ponto de vista meramente acadêmico e doutrinal aquele episódio tenha sido absorvido, mas na prática, sem que a sociedade civil e a classe política tenham em consideração qualquer coisa sobre este e outros assuntos, de nada vale para a defesa hoje em dia.
Se compararmos o que foi proposto nas primeiras versões do PAED e o que se tem hoje no Brasil em termos práticos de modernização das forças, dá para ver que voltamos ao bom e velho cada um por si e seja o que Deus quiser. Na realidade é isso.
Nós nunca nos preparamos, e talvez nunca quisermos, nos preparar de verdade para uma guerra também de verdade.
Sem alguém para chamar de "inimigo meu" ou fatos concretos que justifiquem a noção de necessidade de defesa, vamos continuar elaborando planos a panos mornos no sentido de dar "capacidades" as forças armadas que via de regra dificilmente se tornarão reais.
Ainda julgamos a nossa defesa pelo mínimo básico necessário. E como brasileiro tem o mau costume de fechar a porta da casa só depois que é assaltado...
Se não notaram, o atual PEM 2040 diferente do antigo PAEMB, sequer oferece números ou quantidades sobre as necessidades materiais da marinha. Apenas aponta tão somente, e tenta explicar, o porque desse ou daquele meio ser necessário. E paramos por aí.
No fim acaba dando a impressão de que "o pouco é sempre muito", ou "o que vier depois disso é lucro" e ainda "melhor um no porto do que dois no planejamento".
Assim fica difícil. Muito difícil.

[009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009]




Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#242 Mensagem por vplemes » Sex Mar 04, 2022 4:30 pm

J.Ricardo escreveu: Qui Mar 03, 2022 9:23 am As lições da "guerra da lagosta" não foram aprendidas até hoje...
Lógico que não foram! Não confiamos nos comedores de lesma e colocamos toda nossa força de submarinos nas mãos deles?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36594
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#243 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 04, 2022 7:55 pm

Mais alguém se habilitou a fazer a transferência de tecnologia solitiada no Prosub?




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2102
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 212 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#244 Mensagem por gogogas » Dom Mar 06, 2022 8:27 am

Marinha do Brasil dará baixa no NHi Sirius (H 21), após 64 anos de bons serviços
https://www.defesaaereanaval.com.br/nav ... s-servicos

Imagem




Gogogas !
Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 714
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceram: 190 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#245 Mensagem por LM » Dom Mar 13, 2022 1:41 pm

Militar da Marinha em missão na Antártida

A mais 12.000 km de Lisboa, nas Shetland do Sul (Antártida) está destacada a bordo do Navio de Apoio Oceanográfico "Ary Rongel", da Marinha do Brasil, a primeiro-tenente Laura Neves de Sousa.

A oficial da Marinha Portuguesa encontra-se, desde janeiro, a participar na "Operantar XL", onde acompanha a segunda fase das operações brasileiras na Antártida.

A interação e cooperação entre Portugal e o Brasil ocorre frequentemente, fruto das relações bilaterais e do facto dos dois países serem membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), o que potencia um intercâmbio em unidades militares e científicas.

A tenente Laura Neves de Sousa ingressou na Marinha em 2008 e especializou-se em hidrografia. A sua atual missão na Antártida irá terminar em abril.

=> https://m.facebook.com/story.php?story_ ... 1&sfnsn=mo




Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#246 Mensagem por jambockrs » Seg Mar 21, 2022 11:54 am

Meus prezados
ADEREX AERONAVAL 2022 – arriamento do pontão e casamento da rampa

Imagem
Luiz Padilha e Guilherme Wiltgen
O NAM Atlântico realizou como parte do exercício, o fundeio de precisão na baia de Sepetiba. Na sequência, foi realizado o Arriamento do Pontão e o casamento da rampa. Segundo relatos, essa é a 2ª vez que o navio realiza essa faina.
Imagem
O processo não é rápido, do inicio ao fim irão se passar 8 horas, o que demonstra o grau de complexidade para sua realização.
Imagem
Imagem
O Pontão se encontra dobrado e alojado no convoo do Atlântico, e o seu desdobramento precisa ser feito com muito cuidado por parte da tripulação.
Uma vez içado pelo guindaste, o Pontão é arriado no mar, onde será rebocado por uma Embarcação de Desembarque de Viatura e Pessoal (EDVP) até a rampa de popa do navio, para efetuar o casamento com a mesma.
Imagem
Imagem
A manobra exige bastante da tripulação durante a amarração, mesmo em águas abrigadas, pois é preciso um alinhamento perfeito, para na sequência receber a EDVP.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Com tudo pronto, a EDVP se aproxima para arriar sua rampa no Pontão, e assim permitir o embarque, neste caso, de uma viatura dos Fuzileiros.
Imagem
A EDVP pode receber soldados, carga e veículos, como ficou demonstrado neste exercício. Em exercícios futuros, o navio poderá utilizar esse recurso, ampliando as capacidades de atuação dos Fuzileiros Navais.

Fonte: site Defesa Aérea & Naval 20 mar 2022




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36594
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#247 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 25, 2022 11:26 am



Mais dos projetos da MB que deveriam estar sendo priorizados mas que dificilmente saem do papel.
Para um pais que não dá importância nenhuma à sua defesa, o desenvolvimento, posse e uso operacional de minas navais, assim como as terrestres, é uma forma relativamente barata e eficiente de defesa contra eventuais oponentes mais fortes que nós.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Lucubus
Avançado
Avançado
Mensagens: 379
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
Agradeceram: 173 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#248 Mensagem por Lucubus » Seg Mar 28, 2022 6:57 pm

Setor Operativo recebe o Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas Embarcado

Imagem

Setor do Material entregou, nos dias 23 e 25 de março, o material que compõe o Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas Embarcado (SARP-E) ScanEagle ao Setor Operativo.

Imagem

O sistema é o primeiro SARP-E da Marinha e está sendo recebido pelo Núcleo de Implantação do 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (NI-EsqdQE-1).
A complexa operação de transporte de mais de 25 toneladas de equipamentos e materiais empregou o modal aéreo no translado dos Estados Unidos da América para o Brasil, e o modal rodoviário entre o Rio de Janeiro e a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), tendo sido utilizadas nove carretas.

O recebimento do SARP-E ScanEagle é uma conquista para a Marinha ao introduzir uma nova forma de operação de seus meios aeronavais.

Em particular, o SARP-E ScanEagle ampliará a capacidade operacional da Força em missões de inteligência, vigilância e reconhecimento.

(Fonte: Agência Marinha de Notícias)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36594
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#249 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 28, 2022 7:09 pm

pqp... 25 ton e nove carretas para receber, salvo engano, apenas 3 sistemas do Scan Eagle. :o
Me corrijam se estiver errado, mas o que tem nesses VANT que precisam de 9 carretas para operar(pergunta)




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4850
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 645 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#250 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Mar 28, 2022 8:01 pm

FCarvalho escreveu: Seg Mar 28, 2022 7:09 pm pqp... 25 ton e nove carretas para receber, salvo engano, apenas 3 sistemas do Scan Eagle. :o
Me corrijam se estiver errado, mas o que tem nesses VANT que precisam de 9 carretas para operar(pergunta)
isopor para proteção de produtos

https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_722554-MLB47311175744_082021-V.jpg




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#251 Mensagem por knigh7 » Seg Mar 28, 2022 8:29 pm

A MB adquiriu 5 aeronaves e não 3. Mas não sei se chegaram todas.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36594
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#252 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 28, 2022 9:19 pm

FIGHTERCOM escreveu: Seg Mar 28, 2022 8:01 pm
FCarvalho escreveu: Seg Mar 28, 2022 7:09 pm pqp... 25 ton e nove carretas para receber, salvo engano, apenas 3 sistemas do Scan Eagle. :o
Me corrijam se estiver errado, mas o que tem nesses VANT que precisam de 9 carretas para operar(pergunta)
isopor para proteção de produtos

https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_722554-MLB47311175744_082021-V.jpg
20 toneladas só de isopor. o frete disso deve ter sido daqueles. para não falar no seguro. :lol:




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Lucubus
Avançado
Avançado
Mensagens: 379
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
Agradeceram: 173 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#253 Mensagem por Lucubus » Ter Mar 29, 2022 8:59 am

knigh7 escreveu: Seg Mar 28, 2022 8:29 pm A MB adquiriu 5 aeronaves e não 3. Mas não sei se chegaram todas.
São 6 sistemas com 3 aeronaves cada um. A Marinha pretende 12 sistemas.

Levando em conta que o sistema de catapulta MARK 4 e o aparelho de parada (sistema de recuperação) SkyHook pesam por volta de 3 ton, junto com a estação de controle, sensores, ferramental, peças de reposição etc, penso que 25 ton e 9 carretas esta de bom tamanho.

slds




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36594
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#254 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 29, 2022 12:30 pm

12 sistemas = 12 NaPaOc
Nada mal se for isso mesmo. Com algum esforço, dá para cobrir alguns dos NaPa BR também com estas quantidades.
Mas na hora que a MB aprender a usar estes VANT, o que pode e deve vir depois disso são sistema nacionais, impositivamente. E não se fala mais nisso.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4850
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 645 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#255 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Mar 29, 2022 7:15 pm

Lucubus escreveu: Ter Mar 29, 2022 8:59 am
knigh7 escreveu: Seg Mar 28, 2022 8:29 pm A MB adquiriu 5 aeronaves e não 3. Mas não sei se chegaram todas.
São 6 sistemas com 3 aeronaves cada um. A Marinha pretende 12 sistemas.

Levando em conta que o sistema de catapulta MARK 4 e o aparelho de parada (sistema de recuperação) SkyHook pesam por volta de 3 ton, junto com a estação de controle, sensores, ferramental, peças de reposição etc, penso que 25 ton e 9 carretas esta de bom tamanho.

slds
Depois do NAM Atlântico, esta foi uma das melhores aquisições da MB nos últimos anos.

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Responder