Calma @Túlio , cê tá muito afobado. Toma uma MaracuginaTúlio escreveu: ↑Dom Fev 27, 2022 12:05 pmFIGHTERCOM escreveu: ↑Dom Fev 27, 2022 10:55 am Todo questionamento é válido! Então, seria interessante saber qual o cronograma de entrega para não se criar mais uma celeuma como ocorreu no passado, vide os casos do IRST e dos pilones.
Abraços,
WesleyMas a celeuma resultou ser BOA: os "ixpéxialixtax" pagos pela SAAB nos leram (sim, eles fazem isso) e correram atrás: perguntaram pro patrão e, ante dúvidas (inclusive minhas) sobre o IRST, mostraram, ao invés de ficar com desenhinho e tabelinha; idem sobre aquele "nariz caído" que, SNME segundo o IGHC, era apenas distorção de imagem; idem também sobre FOTOS que mostravam (logo, provas) que os sistemas de EW do Gripen "Brasileiro" não eram os mesmos que os do Sueco.
E agora essa estranha demora: há alguma ameaça à navegação no Atlântico? Tipo pela "brecha GIUK" ou mesmo pela Mancha até entrar em mar aberto e vir pra cá? Ou os navios que fazem essa rota estão todos de "agenda cheia"? Ou mesmo foram todos juntos ao estaleiro para reformas? Ou ainda os caças foram recebidos mas não foram ainda aceitos? Há precedentes até piores, como quando os Hind ficaram mais de dois anos parados em Manaus (que fica no Brasil, não na Rússia), com os Russos quebrando a cabeça porque a FAB queria um Hind padrão STANAG. Sobre estes talvez - e lá vou eu "inventando mais moda" - essa fuçação toda esteja por trás de seu retiro prematuro, ainda que não seja a razão principal.
E aí me vem o @gabriel219 fazer ilações (que logo viram acusações) sem pé nem cabeça(*) sobre o que eu digo e me acusar de HEREGE E HERESIARCA, com todo o peso do IGHC: bueno, os resultados de minhas "heresias" anteriores falam por si, podíamos (como esperado) ficar quietos no nosso canto e aceitar tudo do jeito que viesse, sem dar um pio, assim, o nariz do Gripen mudou mas não mudou e os "pilones EW" são diferentes mas são iguais.
Lamento (mentira minha ) mas para ter MINIVER no DB primeiro vão ter que me consultar.
NOTA (*) - Gostaria que fosse mostrado UM SÓ post meu dos tempos do FX-2 defendendo o SH: pela ordem, defendi FLANKER, depois Rafale e no fim tive que me conformar com o Gripen, procurando sempre ter uma visão otimista dele, o que tenho feito consistentemente desde sua adoção Oficial, e à medida que fui conhecendo mais comecei a gostar. É precisamente este PADRÃO de comportamento que me dá credibilidade para questionar sempre que estranho algo, o fato de não poderem me enquadrar como HATER (embora não gostasse do bimotor ianque, pois me parecia apenas um Bomb Trucker; já o B3 me chamou a atenção como caça). Se eu fosse ter que escolher AGORA um substituto para o Gripen sem forçar demais nos custos logísticos (o que põe a perder o SH), nem pensaria duas vezes, seria Viper C/D-70 (motor GE) com IRST, CFT e WAD; se foi possível botar nos dos EAU ainda nos começos do século, por que não poderia ser feito agora?
Particulamente, não acho que essa entrega esteja tão "atrasada" assim. Por isso, prefiro esperar um pouco mais antes de levantar qualquer dúvida sobre o processo.
Supondo que o suecos pisem na bola conosco, como já ocorreu com a MB no passado, eu iria de Rafale. Gosto do conceito do Gripen, mas primeiro as nossas FAs.
Abraços,
Wesley