UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60825
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6424 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#4741 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 05, 2022 5:08 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Mar 05, 2022 5:02 pm
Oxe, mas me garantiram no post que isso era balela...
Isso não é nada, AGITPROP tá comendo solta: faz pouco foi postada uma lista de companhias que teriam abandonado a Rússia, não tendo havido qualquer menção a que fazem parte da mesma lista empresas que foram na verdade EXPULSAS de lá.

Mas quando tem canhão atirando e míssil voando, pouco pode a propaganda.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Strike
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 347
Registrado em: Dom Dez 23, 2007 2:08 pm
Agradeceram: 85 vezes

Re: UCRÂNIA

#4742 Mensagem por Strike » Sáb Mar 05, 2022 5:16 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Mar 05, 2022 5:05 pm
Strike escreveu: Sáb Mar 05, 2022 4:56 pm
Caramba, será que se confirma esta informação.. Dois caças russos abatidos, sendo um deles um poderoso Su-34, está ficarei surpreso.
Suposto ataque "coordenado" a comboio russo.
Impressionante o quão compacto, prático e destrutivo o sistema N-LAW está se provando neste conflito... Quem sabe algum dia no EB :roll:
Existe um bem superior e ainda mais barato: Spike-SR.

Essas imagens devem ser antigas, pois agora os comboios estão sob forte escolta e a Rússia tem implementado operações irregulares com Spetnaz e Chechenos atrás das linhas. Ontem apreenderam uma grande carga de mísseis NLAW e Javelin em um lugar não relevado.
Verdade Gabriel, aliás defendo a ideia de se adotar todas as variantes dos misses Spike em nossas três forças armadas e talvez quem sabe negociar uma produção sob licença do mesmos em terras tupiniquins. Os sistemas anti carros tem se provado a cada conflito sua importância e letalidade, ainda mais como uma arma de caráter defensivo pelo lado supostamente mais fraco.




Brava Gente Brasileira ..!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60825
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6424 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#4743 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 05, 2022 5:20 pm

ferrol escreveu: Sáb Mar 05, 2022 5:06 pm
Como sabemos, a propaganda non deixa de ser unha mentira camuflada de noticia, como neste caso acabamos de ver.
Não necessariamente: todo mundo que quer vender algo faz propaganda, e nem toda é FALSA.

ferrol escreveu: Sáb Mar 05, 2022 5:06 pm Polo tanto, e para clarificar o que é información e que é mentira neste fórum, suxiro que ó principio de cada mensaxe intencionadamente falso que se coloque aquí se engada a palabra "PROPAGANDA" para que os lectores non confundamos unha noticia cunha mentira.
Interessante, mas como se aplicaria isso na prática? Quem posta lorota (e sua irmã, a meia-verdade) DE PROPÓSITO iria se auto-denunciar? Por que faria isso?

A ademais, QUEM decidiria? Eu? NO WAY, sou parcial e admito isso. Tu? Idem (só não sei se admites). E então, como ficamos neste curioso Fact Checking? Seria tipo "se é a favor da UE, então é verdade; se for contra é mentira"?

Porque já vivi o suficiente para saber que quem está de má fé não tende a dizer isso em público, meu estimado amigo.


Por exemplo, o abaixo seria classificado como verdade ou FAKE NEWS?






"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60825
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6424 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#4744 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 05, 2022 6:11 pm

Mas, para não me acusarem de INJUSTO, vamos tentar do jeito do nosso amigo @ferrol:


🚨 PERIGO DE FAKE NEWS 🚨

MOTIVO: FOICE DE SP
RAZÃO DE POSTAR: CONCORDO COM QUASE TUDO.


China espera o butim enquanto velocidade da guerra na Ucrânia agonia Rússia e Ocidente

IGOR GIELOW 2 horas atrás


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Nesses dez dias que abalaram o mundo, roubando aqui o título do clássico de John Reed sobre o golpe revolucionário bolchevique de 1917, muitas verdades de consumo instantâneo surgiram sob as lagartas dos tanques de Vladimir Putin na Ucrânia.

Uma das mais repetidas é a suposta ressurreição da Otan, a aliança militar ocidental criada em 1949 para deter o rolo compressor de Stálin sobre as ruínas europeias. Suposta pois, como aliança militar, a Otan não cumpre seu objetivo de fundação. Mostra-se fraca e insegura.

A definição é de quem está com as bombas sobre a cabeça, o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski. Ele se queixava de que o clube não havia topado fazer uma zona de exclusão aérea sobre seu país, o que colocaria ocidentais e russos um na mira do outro.

Para o mundo, claro, é melhor que seja assim: uma Otan que fosse inclinada a agir militarmente nos garantiria uma Terceira Guerra Mundial, o que dá a Putin uma vantagem de saída algo assustadora. E mesmo esse risco segue no radar, a depender da leitura que o russo fizer de movimentos como o envio de armas ofensivas para Kiev ou mesmo de sanções mais duras, como ele já ventila.

Por ora, os EUA, secundados pelos aliados, apostam na Primeira Guerra Mundial das Sanções, com o isolamento sem precedentes da Rússia do sistema internacional. É um cabo de guerra. Até agora, por toda a destruição prevista de sua economia e talvez base de apoio interna, Putin não piscou.

Mesmo quando associou as sanções a atos de guerra, na sexta (4) e no sábado (5), ele o fez desdenhando do efeito até aqui. Mas se a carestia vertical na sociedade, dos oligarcas bilionários aos moradores dos rincões russos, apertar, como tudo indica que irá, a ideia de um presidente acuado com armas nucleares não soa confortável.

Seja como for, a esta altura, sua campanha, problemática como está sendo para ele por não ter quebrado Kiev de forma rápida, prossegue num crescendo de violência.

A perspectiva de um conflito mais longo apavora a todos. Ucranianos, pelo evidente sofrimento de sua população. O Kremlin, por abrir a porta para a exaustão militar que obrigue a escaladas de violência que podem ou não condizer com seu objetivo --que é sempre presumido. Ninguém sabe até onde Putin irá.

O Ocidente, pois sem uma derrota rápida de Putin os efeitos da quimioterapia das sanções começarão a afetar o paciente como um todo. Há sinais disso aqui e ali, e quando o jogo chegar, de fato, aos setores de hidrocarbonetos, será mais fácil mensurar o estrago fora da Rússia.

Sujeito oculto desse jogo, a China mira o distanciamento. Quando tudo acabar, se não for com o apocalipse, será o principal ator a observar. Aliado de Putin, a quem abraçou como irmão numa cruzada contra as pressões ocidentais, Xi Jinping tem se mantido discreto.

Não condenou a guerra e criticou as sanções, como seria óbvio, mas tem adotado uma linha de buscar ponderação. Olhou de lado quando foi acusado de saber do conflito e ter pedido seu adiamento devido aos Jogos de Inverno de Pequim, encerrados quatro dias antes da primeira explosão.

Xi está tomando nota das lições que vê, e Washington resolveu desenhar ao reunir o Quad nesta semana. A aliança com Japão, Índia e Austrália lembrou os chineses que a reação à invasão é um modelo a ser seguido no caso de Taiwan, a ilha que Pequim vai tentar reabsorver.

À falta de sutileza se soma o fato de que a China teria muito mais a perder do que a Rússia num embate desses. Se alguma acomodação entre a ditadura e os EUA sairá desse entrechoque, que no outro extremo verá um mundo dividido em blocos e os russos no colo dos chineses por falta de opção, é algo a ver.

Mas as condições de navegabilidade para Xi são razoáveis enquanto aguarda o butim, até porque o Ocidente não sairá bem dessa crise por mais que se venda como unido nas telas de TV e celular.

https://www.msn.com/pt-br/viagem/notici ... d=msedgntp

Não sei se sou só eu que reparei que esse IGOR GIELOW anda escrevendo muito bem; bobear e o chutam da Foice.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
ferrol
Sênior
Sênior
Mensagens: 1144
Registrado em: Qui Dez 16, 2004 1:11 pm
Localização: Galicia-España
Agradeceram: 45 vezes

Re: UCRÂNIA

#4745 Mensagem por ferrol » Sáb Mar 05, 2022 6:40 pm

Túlio escreveu: Sáb Mar 05, 2022 6:11 pm Não sei se sou só eu que reparei que esse IGOR GIELOW anda escrevendo muito bem; bobear e o chutam da Foice.
Pois sobre o que coloca entendo que ningunha das dúas son noticias, son opinións, ben en forma de entrevista, ben en forma de artigo escrito. A liberdade de opinión é algo que se debe respetar. Non pretenden enganar nin facerse pasar por verdades, son opinións persoais, polo tanto respetables.

RT e Sputnik news non foron censuradas na UE polas súas opinións, senón por facer pasar por noticias certas o que eran invencións, logo por mentir.

Pero entendo o que di, unha persoa que minte aposta non se vai descubrir, así que entendo que cando aquí se repiten mensaxes de RT ou Sputnik ou vostede coloca novas falsas, non é porque saiba que o son, senón porque ignora que son falsas.

Así que, simplemente, vostede non é un mentireiro nin un propagandista, só é vostede un inxenuo.




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: UCRÂNIA

#4746 Mensagem por henriquejr » Sáb Mar 05, 2022 6:58 pm

Strike escreveu: Sáb Mar 05, 2022 4:56 pm
Caramba, será que se confirma esta informação.. Dois caças russos abatidos, sendo um deles um poderoso Su-34, está ficarei surpreso.
Suposto ataque "coordenado" a comboio russo.
Impressionante o quão compacto, prático e destrutivo o sistema N-LAW está se provando neste conflito... Quem sabe algum dia no EB :roll:
Pelas fotos dos destroços de um desses Su-34 abatido hoje, ele estava armado com bombas burras, aparentemente bem antigas! Incrível que hoje em dia a Rússia ainda arrisque valiosos caças usando essas bombas! Talvez isso tenha sido o motivo de tantos abates pela defesa ucraniana....




.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60825
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6424 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#4747 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 05, 2022 7:06 pm

ferrol escreveu: Sáb Mar 05, 2022 6:40 pm
Pois sobre o que coloca entendo que ningunha das dúas son noticias, son opinións, ben en forma de entrevista, ben en forma de artigo escrito. A liberdade de opinión é algo que se debe respetar. Non pretenden enganar nin facerse pasar por verdades, son opinións persoais, polo tanto respetables.

RT e Sputnik news non foron censuradas na UE polas súas opinións, senón por facer pasar por noticias certas o que eran invencións, logo por mentir.

Pero entendo o que di, unha persoa que minte aposta non se vai descubrir, así que entendo que cando aquí se repiten mensaxes de RT ou Sputnik ou vostede coloca novas falsas, non é porque saiba que o son, senón porque ignora que son falsas.

Así que, simplemente, vostede non é un mentireiro nin un propagandista, só é vostede un inxenuo.
E é a tua OPINIÃO.

OK, respeito isso, e queria que mais gente tivesse opinião, de preferência própria, não a imposta pela Lame$tream. De qualquer modo, meu desprezo pelos meRdia não tem a ver com guerras, onde a primeira vítima, DOS DOIS LADOS, é sempre A VERDADE (tenho isso como FATO, não como OPINIÃO).

Na verdade já faz anos, desde alguns meses antes de eu comprar pela primeira vez ₿ITCOIN: se há uma coisa que era sempre dita igual por toda a Lame$tream é que era SCAM, dinheiro de bandido, de terrorista e que estava prestes a se acabar, e que quem botou $$$ nisso tá ferrado (repetiam ad nauseam quando valia USD 3, continuaram dizendo quando estava a USD 3k, dizem ainda quando está a quase USD 40k e vão dizer quando estiver a 300/400k). Nem preciso dizer o que está acontecendo na cabeça de quem comprou em começos de 2019 e de repente lembra desse tipo de baboseira: na "baixa" o cara que segurou (HODL) ainda tá com mais de 1.000%! E não vai parar por aí...

Mas não é só isso, ₿TC nos traz mudanças comportamentais: a gente começa a ler e pesquisar cada vez mais, uma coisa leva a dez outras e assim vai, até o ponto em que já se sabe onde NÃO procurar qualquer tipo de Verdade: LAME$TREAM!

Isso é OPINIÃO? É!

A minha, que comecei em 2018 e até hoje a coisa que me deixa mais perto de estar arrependido é que, se não tivesse lido, pesquisado e selecionado fontes com tanto cuidado, hoje estaria vivendo no mesmo doce mundo de tantos, onde "sei" que há pessoas que pensam sempre no meu bem, nunca nos meus bens, e que jamais pensaria em me contar mentiras e ainda me fazer pagar por elas.

Gosto deste tipo de ingenuidade que adquiri (e que alavancou minha Poupança a níveis que jamais seriam alcançados deixando o dinheiro parado no banco), e prefiro ser assim até o último dos meus dias, sem ter a mínima inveja dos wokes e propagandistas involuntários.


Um adendo: como o Brasil não faz parte da UE, não temos obrigação de fazer os mesmos boicotes que ela impõe a seus cidadãos, assim, sempre que me aparecer alguma matéria interessante e NO MÁXIMO tão mentirosa quanto as da Reuters, El País, CNN & quetales, a legislação do meu País me permite postar. E tem gente muito maior e mais influente do que eu que parece pensar parecido:








"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: UCRÂNIA

#4748 Mensagem por vplemes » Sáb Mar 05, 2022 8:00 pm

henriquejr escreveu: Sáb Mar 05, 2022 6:58 pm
Strike escreveu: Sáb Mar 05, 2022 4:56 pm
Caramba, será que se confirma esta informação.. Dois caças russos abatidos, sendo um deles um poderoso Su-34, está ficarei surpreso.
Suposto ataque "coordenado" a comboio russo.
Impressionante o quão compacto, prático e destrutivo o sistema N-LAW está se provando neste conflito... Quem sabe algum dia no EB :roll:
Pelas fotos dos destroços de um desses Su-34 abatido hoje, ele estava armado com bombas burras, aparentemente bem antigas! Incrível que hoje em dia a Rússia ainda arrisque valiosos caças usando essas bombas! Talvez isso tenha sido o motivo de tantos abates pela defesa ucraniana....
Sim, muito esquisito isso. Mandar um avião caro e sofisticado como o SU-34 para lançar FAB-500 burras é uma coisa muito estranha. Mas quando se vê um comboio de mais de 60 quilômetros de cumprimento parado por falta de suprimentos, você já imagina que há algo muito errado com o planejamento e execução dessa campanha russa.




Avatar do usuário
avc1
Avançado
Avançado
Mensagens: 630
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 12:15 am
Agradeceram: 123 vezes

Re: UCRÂNIA

#4749 Mensagem por avc1 » Sáb Mar 05, 2022 8:08 pm

vplemes escreveu: Sáb Mar 05, 2022 8:00 pm
henriquejr escreveu: Sáb Mar 05, 2022 6:58 pm

Pelas fotos dos destroços de um desses Su-34 abatido hoje, ele estava armado com bombas burras, aparentemente bem antigas! Incrível que hoje em dia a Rússia ainda arrisque valiosos caças usando essas bombas! Talvez isso tenha sido o motivo de tantos abates pela defesa ucraniana....
Sim, muito esquisito isso. Mandar um avião caro e sofisticado como o SU-34 para lançar FAB-500 burras é uma coisa muito estranha. Mas quando se vê um comboio de mais de 60 quilômetros de cumprimento parado por falta de suprimentos, você já imagina que há algo muito errado com o planejamento e execução dessa campanha russa.
Será mesmo?? Continuo não acreditando em nada, em tempo, pesquise quantas aeronaves a coalisao perdeu na guerra do golfo, inclui aí o "invencível " F-15




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60825
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6424 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#4750 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 05, 2022 8:16 pm

avc1 escreveu: Sáb Mar 05, 2022 8:08 pm
vplemes escreveu: Sáb Mar 05, 2022 8:00 pm
Sim, muito esquisito isso. Mandar um avião caro e sofisticado como o SU-34 para lançar FAB-500 burras é uma coisa muito estranha. Mas quando se vê um comboio de mais de 60 quilômetros de cumprimento parado por falta de suprimentos, você já imagina que há algo muito errado com o planejamento e execução dessa campanha russa.
Será mesmo?? Continuo não acreditando em nada, em tempo, pesquise quantas aeronaves a coalisao perdeu na guerra do golfo, inclui aí o "invencível " F-15
Não parece um pouco ESTRANHO a todos os que frequentam este tópico que, após ver tantos vídeos sempre mostrando a facilidade com que os Ucranianos arrasam com os Russos e como estes lutam mal, os caras ainda não tenham cercado MOSCOU e demolido O KREMLIN, depois arrancando os restos do Putin dos destroços? :lol: :lol: :lol: :lol:


PS.: não resisti :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


Imagem




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
avc1
Avançado
Avançado
Mensagens: 630
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 12:15 am
Agradeceram: 123 vezes

Re: UCRÂNIA

#4751 Mensagem por avc1 » Sáb Mar 05, 2022 9:02 pm

Túlio escreveu: Sáb Mar 05, 2022 8:16 pm
avc1 escreveu: Sáb Mar 05, 2022 8:08 pm

Será mesmo?? Continuo não acreditando em nada, em tempo, pesquise quantas aeronaves a coalisao perdeu na guerra do golfo, inclui aí o "invencível " F-15
Não parece um pouco ESTRANHO a todos os que frequentam este tópico que, após ver tantos vídeos sempre mostrando a facilidade com que os Ucranianos arrasam com os Russos e como estes lutam mal, os caras ainda não tenham cercado MOSCOU e demolido O KREMLIN, depois arrancando os restos do Putin dos destroços? :lol: :lol: :lol: :lol:


PS.: não resisti :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


Imagem
Exato tuliao a velha narrativa da mídia mainstream, instituto Ford, cnn etc etc etc mostrando os interesses excusos na Ucrânia,mas tem gente q acredita né fazer o que....




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60825
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6424 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#4752 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 05, 2022 9:08 pm

avc1 escreveu: Sáb Mar 05, 2022 9:02 pm

Exato tuliao a velha narrativa da mídia mainstream, instituto Ford, cnn etc etc etc mostrando os interesses excusos na Ucrânia,mas tem gente q acredita né fazer o que....
Esta nem é a pior parte, que são os que nos querem OBRIGAR a acreditar também e impor as tales de sanções de lá, como se fôssemos alguma colônia da UE.

Colonialismo acabou faz tempo, pelo menos eu acho... 🤔




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
avc1
Avançado
Avançado
Mensagens: 630
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 12:15 am
Agradeceram: 123 vezes

Re: UCRÂNIA

#4753 Mensagem por avc1 » Sáb Mar 05, 2022 9:21 pm

Túlio escreveu: Sáb Mar 05, 2022 9:08 pm
avc1 escreveu: Sáb Mar 05, 2022 9:02 pm

Exato tuliao a velha narrativa da mídia mainstream, instituto Ford, cnn etc etc etc mostrando os interesses excusos na Ucrânia,mas tem gente q acredita né fazer o que....
Esta nem é a pior parte, que são os que nos querem OBRIGAR a acreditar também e impor as tales de sanções de lá, como se fôssemos alguma colônia da UE.

Colonialismo acabou faz tempo, pelo menos eu acho... 🤔
sera que querem mesmo que acabe?




Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: UCRÂNIA

#4754 Mensagem por vplemes » Sáb Mar 05, 2022 9:25 pm

avc1 escreveu: Sáb Mar 05, 2022 8:08 pm
vplemes escreveu: Sáb Mar 05, 2022 8:00 pm
Sim, muito esquisito isso. Mandar um avião caro e sofisticado como o SU-34 para lançar FAB-500 burras é uma coisa muito estranha. Mas quando se vê um comboio de mais de 60 quilômetros de cumprimento parado por falta de suprimentos, você já imagina que há algo muito errado com o planejamento e execução dessa campanha russa.
Será mesmo?? Continuo não acreditando em nada, em tempo, pesquise quantas aeronaves a coalisao perdeu na guerra do golfo, inclui aí o "invencível " F-15
Sim, trinta anos atrás. Isso não responde minha duvida, porque diabos nos dias de hoje, TRINTA ANOS DEPOIS DA GUERRA DO GOLFO, temos SU-34 voando baixo pra jogar bomba burra? Os israelenses e demais forças aéreas ocidentais deixaram de fazer isso há muito tempo. Ninguém mais arrisca mais seus caças de primeira linha para bombardear alvos como na época da guerra do Vietnã.




Avatar do usuário
avc1
Avançado
Avançado
Mensagens: 630
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 12:15 am
Agradeceram: 123 vezes

Re: UCRÂNIA

#4755 Mensagem por avc1 » Sáb Mar 05, 2022 9:31 pm

vplemes escreveu: Sáb Mar 05, 2022 9:25 pm
avc1 escreveu: Sáb Mar 05, 2022 8:08 pm

Será mesmo?? Continuo não acreditando em nada, em tempo, pesquise quantas aeronaves a coalisao perdeu na guerra do golfo, inclui aí o "invencível " F-15
Sim, trinta anos atrás. Isso não responde minha duvida, porque diabos nos dias de hoje, TRINTA ANOS DEPOIS DA GUERRA DO GOLFO, temos SU-34 voando baixo pra jogar bomba burra? Os israelenses e demais forças aéreas ocidentais deixaram de fazer isso há muito tempo. Ninguém mais arrisca mais seus caças de primeira linha para bombardear alvos como na época da guerra do Vietnã.
Cara, vc acredita mesmo nisso tudo? Blza man, deixa pra la




Responder