TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1930 vezes
Agradeceram: 2432 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#84196 Mensagem por knigh7 » Dom Fev 27, 2022 11:03 pm

No início, fazíamos desembolsos de 7%. Não aguentamos pagar aquela quantia, renegociamos e eles alongaram o prazo de entregas em 2 anos.

Na eventualidade DELES atrasarem, iríamos aceitar sem uma compensação? Não. Não falo nem da FAB. Há o TCU. Respeito ao contrato vale para os 2 lados.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6260 vezes
Agradeceram: 6610 vezes
Contato:

#84197 Mensagem por Túlio » Dom Fev 27, 2022 11:12 pm

knigh7 escreveu: Dom Fev 27, 2022 11:03 pm No início, fazíamos desembolsos de 7%. Não aguentamos pagar aquela quantia, renegociamos e eles alongaram o prazo de entregas em 2 anos.

Na eventualidade DELES atrasarem, iríamos aceitar sem uma compensação? Não. Não falo nem da FAB. Há o TCU. Respeito ao contrato vale para os 2 lados.
E aí está meu ponto: ninguém fala nisso, não há sequer sombra de explicação porque ninguém a pede. Depois neguim fica tudo culpando a falta de transparência das FFAA mas se ninguém se interessa em saber, por que se dariam ao trabalho?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5639 vezes
Agradeceram: 3247 vezes

#84198 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 27, 2022 11:13 pm

Eu tendo a crer Manuel que com certeza deve haver alguma saída pela tangente no papel que possa equalizar situações sem previsão contratual. Mas desconheço. Isso deve ser sigiloso, acho.

De toda forma, em havendo alguma cláusula que possa resolver querelas que nenhuma das partes seja capaz de prever, afinal ninguém pode predizer o futuro, alguma solução deve sair. E como FAB e nem SAAB deram uma nota sequer sobre a questão da entrega dos caças até agora, deve ser porque ambos estão movendo os seus pauzinhos a fim de não transparecer problemas nesse negócio, o que seria péssimo para ambos, e mais ainda para a SAAB.

Este ano são pouco mais de 230 milhões de dólares. É muita coisa para a FAB. Mesmo assim, é bom aguardar e ver o que acontece. Mas ainda espero que alguém no congresso depois do carnaval quem sabe se interesse pelo assunto.
Fariam muito bem aproveitar o tempo para fazer alguma coisa útil.

Editado pela última vez por FCarvalho em Dom Fev 27, 2022 11:17 pm, em um total de 1 vez.
Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#84199 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 27, 2022 11:17 pm

Túlio escreveu: Dom Fev 27, 2022 11:12 pm
knigh7 escreveu: Dom Fev 27, 2022 11:03 pm No início, fazíamos desembolsos de 7%. Não aguentamos pagar aquela quantia, renegociamos e eles alongaram o prazo de entregas em 2 anos.
E aí está meu ponto: ninguém fala nisso, não há sequer sombra de explicação porque ninguém a pede. Depois neguim fica tudo culpando a falta de transparência das FFAA mas se ninguém se interessa em saber, por que se dariam ao trabalho?
Os militares no Brasil tradicionalmente não são afetos a dar satisfações de seus negócios ao poder civil, enquanto este de sua parte é, também, pouco ou nada afeto a se interessar, e responsabilizar, pelo que os militares fazem ou deixam de fazer relativo aos assuntos da Defesa.
Aí fica difícil para todo mundo.
Só existem repostas se houverem perguntas. E só há perguntas se houver necessidade ou interesse em saber.
Alguém em Brasília quer?

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#84200 Mensagem por Túlio » Dom Fev 27, 2022 11:17 pm

FCarvalho escreveu: Dom Fev 27, 2022 11:13 pm Eu tendo a crer Manuela que com certeza deve haver alguma saída pela tangente no papel que possa equalizar situações sem previsão contratual. Mas desconheço. Isso deve ser sigiloso, acho.

De toda forma, em havendo alguma cláusula que possa resolver querelas que nenhuma das partes seja capaz de prever, afinal ninguém pode predizer o futuro, alguma solução deve sair. E como FAB e nem SAAB deram uma nota sequer sobre a questão da entrega dos caças até agora, deve ser porque ambos estão movendo os seus pauzinhos a fim de não transparecer problemas nesse negócio, o que seria péssimo para ambos, e mais ainda para a SAAB.

Este ano são pouco mais de 230 milhões de dólares. É muita coisa para a FAB. Mesmo assim, é bom aguardar e ver o que acontece. Mas ainda espero que alguém no congresso depois do carnaval quem sabe se interesse pelo assunto.

UHMMMMMMMMMMMM

a ÁLGuMA Coiza quE EU DeveRíA ÇÁber???

[022]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

FCarvalho
Sênior
Sênior

#84201 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 27, 2022 11:20 pm

Túlio escreveu: Dom Fev 27, 2022 11:17 pm
FCarvalho escreveu: Dom Fev 27, 2022 11:13 pm Eu tendo a crer Manuela que com certeza deve haver alguma saída pela tangente no papel que possa equalizar situações sem previsão contratual. Mas desconheço. Isso deve ser sigiloso, acho.
UHMMMMMMMMMMMM
[022]
Foste mais rápido do que eu. Mas só desta vez. :twisted: :mrgreen:

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#84202 Mensagem por Túlio » Dom Fev 27, 2022 11:21 pm

FCarvalho escreveu: Dom Fev 27, 2022 11:17 pm
Os militares no Brasil tradicionalmente não são afetos a dar satisfações de seus negócios ao poder civil, enquanto este de sua parte é, também, pouco ou nada afeto a se interessar, e responsabilizar, pelo que os militares fazem ou deixam de fazer relativo aos assuntos da Defesa.
Só existem repostas se houverem perguntas. E só há perguntas se houver necessidade ou interesse em saber.
Alguém em Brasília quer?
Não é só BSB, não sei de ninguém de lá pondo em dúvida o IRST, as wingtips diferentes, o nariz "rebaixado" e mesmo assim, os pequenininhos geeks de Defesa começaram a encher o saco e as explicações apareceram.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#84203 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 27, 2022 11:23 pm

Túlio escreveu: Dom Fev 27, 2022 11:21 pm
FCarvalho escreveu: Dom Fev 27, 2022 11:17 pm Os militares no Brasil tradicionalmente não são afetos a dar satisfações de seus negócios ao poder civil, enquanto este de sua parte é, também, pouco ou nada afeto a se interessar, e responsabilizar, pelo que os militares fazem ou deixam de fazer relativo aos assuntos da Defesa.
Alguém em Brasília quer?
Não é só BSB, não sei de ninguém de lá pondo em dúvida o IRST, as wingtips diferentes, o nariz "rebaixado" e mesmo assim, os pequenininhos geeks de Defesa começaram a encher o saco e as explicações apareceram.
Até por isso nós cá prestamos um bom serviço informacional dando motivos ao público leitor de Defesa pensar já faz um tempinho. 8-] :wink:

Carpe Diem
knigh7
Sênior
Sênior

#84204 Mensagem por knigh7 » Dom Fev 27, 2022 11:42 pm

Túlio escreveu: Dom Fev 27, 2022 11:12 pm

No portal JusBrasil verás que há um monte de citações pelo TCU a militares para responderem a processos administrativos. Contratos bilionários como o FX2 eles não vão deixar de acompanhar e a FAB não correria o risco de um escândalo se envolvendo em acobertar ao Tribunal um descumprimento lesivo a nós num contrato dessa monta. Seria carne para os tubarões dos jornais...

knigh7
Sênior
Sênior

#84205 Mensagem por knigh7 » Dom Fev 27, 2022 11:48 pm

Túlio escreveu: Dom Fev 27, 2022 11:17 pm

UHMMMMMMMMMMMM

[022]
Ó..... Vou esfregar meu pau na testa de vosmecês

Imagem

FCarvalho
Sênior
Sênior

#84206 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 28, 2022 12:01 am

Rapaz, isso de suruba não é comigo não. Eu sou monogâmico. :mrgreen:

https://claudia.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/01/cabelo-loiro-jennifer-aniston-cuidados-1.jpg

Carpe Diem
knigh7
Sênior
Sênior

#84207 Mensagem por knigh7 » Seg Fev 28, 2022 12:04 am

FCarvalho escreveu: Dom Fev 27, 2022 11:13 pm Eu tendo a crer Manuel que com certeza deve haver alguma saída pela tangente no papel que possa equalizar situações sem previsão contratual. Mas desconheço. Isso deve ser sigiloso, acho.

Isso está no orçamento aprovado. Poderia ser ter sido cogitado antes:" olha isso aí é USD 230 milhões, a FAB não vai conseguir isso".

Contratualmente é para a FAB até o final do ano ter um esquadrão de Gripens, com 12 unidades.

O fabricante não pode chegar e nos dizer:
-Este ano vocês não irão ter um esquadrão, ele vai para a Força Aérea da Suécia. O seu fica para o ano que vem.
-Mas nós estamos pagando corretamente, temos orçamento para isso, precisamos de 1 esquadrão.
-Vão ficar sem

Outra coisa: vc está partindo que há um problema. Estamos no início do ano é muito cedo cogitar que há problema.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#84208 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 28, 2022 12:41 am

knigh7 escreveu: Seg Fev 28, 2022 12:04 am [Isso está no orçamento aprovado. Poderia ser ter sido cogitado antes:" olha isso aí é USD 230 milhões, a FAB não vai conseguir isso".
Contratualmente é para a FAB até o final do ano ter um esquadrão de Gripens, com 12 unidades.
O fabricante não pode chegar e nos dizer:
-Este ano vocês não irão ter um esquadrão, ele vai para a Força Aérea da Suécia. O seu fica para o ano que vem.
-Mas nós estamos pagando corretamente, temos orçamento para isso, precisamos de 1 esquadrão.
-Vão ficar sem
Outra coisa: vc está partindo que há um problema. Estamos no início do ano é muito cedo cogitar que há problema.
Quero crer que não esteja havendo mesmo. Como disse antes, não existem cronogramas de parte da FAB que fixem datas exatas para o recebimento destes caças no Brasil em 2022.
Então, por enquanto, vale acreditar que está tudo certo. Até prova em contrário. Vamos aguardar. Um esquadrão para quem tem apenas 4 caças operacionais recebidos - o que está na Embraer não conta, ele está sendo usados para homologar o caça e seus diversos sistemas - dá a entender que temos até 8 unidades para receber este ano na Suécia e trazê-los para Anápolis.
E ainda há muitos na linha de produção da SAAB por agora. Quantos deles são nossos, não sei dizer. Mas deve haver o suficiente para honrar o contrato como bem dissestes.
Não creio que os suecos vão colocar tudo a perder justo agora que o programa está em sua fase mais crítica e precisando mostrar serviço a eventuais futuros clientes e interessados. E principalmente para o seu melhor e único cliente externo: a FAB.
Está mais do que na hora dos suecos provarem que foram não apenas um bom investimento, mas o melhor.
No mais continuo achando que se houver alguma questão de segurança na Suécia, ainda temos a opção de receber os F-39F via Gavião Peixoto este ano. Não duvido de que eles sejam capazes junto com a Embraer de adiantar a prontificação desta versão para nós. Na eventualidade da realidade atropelar o contrato, alguma solução previdente deve emergir. Mas espero que no final não seja preciso nada disso e os caças cheguem sem maiores percalços a sua nova base no planalto central.

Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 762 vezes
Agradeceram: 2367 vezes

#84209 Mensagem por gabriel219 » Seg Fev 28, 2022 2:28 am

Túlio escreveu: Dom Fev 27, 2022 9:22 pm Ué, só TU tens direito de exigir prova? Se eu tenho acesso a dados confidenciais, por certo tu também tens, oras.
Sim, é assim que funciona quando alguém afirma algo. Se fosse algo do tipo "Gabriel, não posso afirmar, mas está estranho a FAB não ter enviado ainda os caças que recebeu pro Brasil, será que o cronograma atrasou" ai sim não haveria nenhum motivo pra pedir prova, afinal era achismo e não há problema nisso.

Túlio escreveu: Dom Fev 27, 2022 9:22 pmAqui, para variar, alhos e bugalhos: uma coisa é testar uma ideia, o que sempre fizemos aqui e não vamos parar; outra é, em nome do IGHC, vires me acusar de AFIRMAR algo que não canso de dizer que estou apenas PONDO EM DÚVIDA! Aí fica foda, POWS!!!
Por em dúvida é afirmar que o cronograma está atrasado ou sugerir isso? Sua postura é AFIRMATIVA, é isso que está passando na sua mensagem e não é nem "ao que parece", de fato você tenta afirmar que está atrasado, como fez com o IRST.

Se não é essa a intenção, precisa reformular o seu post.

Túlio escreveu: Dom Fev 27, 2022 9:22 pmAgora até juramento já ando fazendo, Ó MEU CARAILO, haja sacola mesmo... :roll: :roll: :roll: :roll:
É a reação natural de quem afirma por torcer pra FAB comprar essas merdas como Viper e SHBIII.

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1148 vezes
Agradeceram: 679 vezes

#84210 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Fev 28, 2022 9:15 am

FCarvalho escreveu: Dom Fev 27, 2022 11:21 am
FIGHTERCOM escreveu: Dom Fev 27, 2022 11:11 am
Para mim, está aí uma possibilidade que julgo remotíssima: um Super Hornet em terra Brasilis...
Talvez se a Rússia comprimisse com aquela ameaça de estender a parceria com Venezuela só para sacanear com os EUA e a China ajudasse militarmente a Argentina (a ponto de incomodar até mesmo os ingleses).
Tirando isso, não vejo como essa aquisição agregaria aos nossos interesses e aos interesses dos EUA.
Abraços,
Wesley
É mais fácil a MB receber Gripen E/F no VF-1 ano que vem do que a FAB receber um único F-18E/F em qualquer momento.
Fizemos uma aposta muito alta no Gripen E/F, e não vai ser um percalço de momento que irá fazer a FAB abrir mão dele.
Eu não diria impossível, porque essas coisas são muito dinâmicas. Mas acho essa possibilidade beeeeeeeeeeem remota.

Como eu havia dito, não vejo como essa operação agregaria aos dois países.

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Responder