TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pessoal, na atual estrutura a SAAB pode entregar um caça 24 meses após a encomenda e de forma mais acelerada, após 14 meses. Muito do que foi aventado aqui não faz sentido.
- Túlio
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sei lá, eu desisti do debate, o @gabriel219 só fica distorcendo o que eu falo, POWS!!!
Ou tá me zoando ou de repente está fundando o IGHC...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Distorção? Mas você quem fez a ilação de que a SAAB está com problemas pra cumprir contrato. Isso de quem já fez ilação sobre os IRST é complicado, não sei que desejo é esse pelo SHBIII, o Gripen faz ele chover dos céus. SH só é melhor em uma coisa e a US Navy soube disso quando aposentou seus F-14: caça-bombardeiro.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Está é a "pergunta do milhão".... Onde estão os Gripens BR que já deveria ter sido entregues pelos Suecos?!FCarvalho escreveu: ↑Sáb Fev 26, 2022 12:52 pmO que foi aventado de público à época é que o primeiro caça seria entregue ainda no começo deste ano via marítima e que os demais aparentemente viriam voando desde a Suécia.Túlio escreveu: ↑Sáb Fev 26, 2022 12:36 amEm 24/11 a FAB "recebeu" os seus primeiros quatro Gripen E, con bombos y platillos. Alguém sabe que fim levaram? Aqui no Brasil pelo jeito não estão, e já vão mais dedoisTRÊS meses. Talvez não fosse tão mau negócio ir botando uns M2052 AESA nos F5 4EVER...
Mas com o que está acontecendo no leste, eu tenho sérias dúvidas agora que estes caças sejam liberados tão cedo.
Aliás, havia mais de uma dezena de Gripen E nas linhas de produção da SAAB em diferentes estágios. E há pelo menos os 4 da FAB e outros 4 da força aérea sueca voando prontificados como visto no marketing da SAAB.
Onde estão estes caças agora?
Boa pergunta.
À falta de informação e conformidade das autoridades brasileiras pelante alguns temas estratégicos de defesa nacionais e é assustador!!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
gabriel219 escreveu: ↑Sáb Fev 26, 2022 1:58 pmNão tô forçando, só queria entender querer o SH por causa da "demora" do Gripen - ue, mas saiu do cronograma? - como se estivesse SHBIII de pronto emprego. Esses caças começariam a chegar aqui, no mínimo, daqui a 2 anos, sendo muito otimistas. Isso sem link-BR2, sem integração de armas, sem acesso a código-fonte e futuros upgrades...
Queria entender essa dinâmica por trocar algo que está demorando por motivos óbvios por outro que demoraria o tanto ou mais pelos mesmos motivos.
Se há ameaça real de empregar os F-5M, melhor fazer o que eu anteriormente havia dito: compra I-Derby ER e Python V para equioar os F-5M e faz leasing dos Gripen C/D Sul Africanos. Com toda certeza, se tudo fosse fechado, estariam aqui antes do final do ano.
Vejo com muito bons olhos a FAB adquirindo os I-derby ER, não só a respeito de armar os F-5M como também uma possibilidade de complementar o míssil Meteor nos nossos Gripens E/F, visto que os mesmos constam como míssil catálogado em "artes" de portfólio de armamentos dos novos Gripens divulgados pela Saab. O I-derby ER provavelmente é relativamente mais barato que Meteor, poderia ser adquirido em maiores quantidades para uso compartilhado e complementar entre os F-5M e Gripens!
Em um futuro espero não muito distante onde a FAB tenha adquirido e "recebido" o segundo lote de aeronaves, totalizando 66/72 Gripens na frota. Seria lógico à aquisição de mais um lote de 100 mísseis Meteor para armas os novos caças... E aproveitar os I-derby ER como míssil BVR completamentar.
Obs: momento sonhar, pq é de graça.... A FAB com 72 Gripens E/F e negociando um terceiro lote de caças, com 250 mísseis Meteor em estoque e uns 100 I-derby ER para complementar a arena BVR, mísseis IRIS-T e A-Darter no curto alcance, bombas Spice 250/1000 e Dagger BR, míssil RBS-15 e Mansup-ar como armas Naval e o MICLA-BR como arma de longa distância estratégica, pods de guerra eletrônica e imagem/ópticos!!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Poderiam manter a quantidade de Meteor em 150 e o dobro de I-Derby ER, especialmente se ainda for adquirido o Spyder.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Todo questionamento é válido! Então, seria interessante saber qual o cronograma de entrega para não se criar mais uma celeuma como ocorreu no passado, vide os casos do IRST e dos pilones.
Abraços,
Wesley
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Eles devem estar com a SAAB, genericamente falando. A entrega das aeronaves foi mais uma formalidade contratual do que propriamente operacional. Ainda segundo o contrato, esses 4 caças irão passar por uma fase de avaliação no Brasil, e só depois disto, visto que todos os parâmetros acordados no papel estão devidamente funcionando e de acordo, então a FAB os aceita oficialmente no setor operacional, que é diferente de receber os aviões.
Era isto que estas unidades deveriam estar fazendo agora no Brasil. Mas lembro de que também foi dito que a FAB teria 5 caças operacionais até o fim de 2022, incluindo os 4 entregues em novembro e mais 1 entregue este ano. E é só.
Os caças que ainda estão na Suécia seriam recebidos aqui a priori até o fim do primeiro semestre do ano. O problema é que o primeiro caça já devia estar aqui, dado que a FAB mesmo alegou que ele seria entregue entre janeiro e fevereiro, via marítima. Mas até agora sequer saiu da Suécia.
Tenho cá para mim que os suecos devem estar negociando muito neste momento com a FAB a questão destes caças.
E como o Knigh7 bem disse, os suecos podem entregar estes caças em até 14 meses se necessário. E já existem mais de uma dezena em linha de produção neste momento. Quantos eles seriam capazes de entregar junto com a linha de produção da Embraer?
Ademais, como estamos desenvolvendo o Gripen F, cujo primeiro voo salvo engano está marcado para o ano que vem, pode ser que em troca deles ficarem com os 28 monoplace que temos, eles avancem a finalização do biplace e recebamos eles por aqui mesmo, já que seriam produzidos em Gavião Peixoto. São apenas 8 aviões, mas biplace e totalmente operacionais como seus irmãos de um lugar. E as 8 unidades encomendadas poderiam quebrar o galho da FAB por um tempo até que as coisas se ajeitem na Europa.
Ou mesmo esta quantidade pode ser aumentada, de forma que ao menos possamos ter um esquadrão com 12 aviões, que é para dar um mínimo de disponibilidade efetiva ao GDA.
Vejo altas probabilidades de isso poder vir a acontecer já que somos, por enquanto, os únicos clientes do Gripen F.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Para mim, está aí uma possibilidade que julgo remotíssima: um Super Hornet em terra Brasilis...Túlio escreveu: ↑Sáb Fev 26, 2022 1:34 pmO meu ponto é que as aeronaves constam como ENTREGUES E RECEBIDAS, ou seja, a Suécia, que eu saiba, não pode simplesmente pegar os aviões de volta e pintar o cocar e camuflagem dela sem configurar quebra de contrato.
Aí já seria de se pensar em retomar as negociações com os ianques e dar uma boa olhada no Advanced Super Hornet, com aqueles CFTs...
Talvez se a Rússia comprimisse com aquela ameaça de estender a parceria com Venezuela só para sacanear com os EUA e a China ajudasse militarmente a Argentina (a ponto de incomodar até mesmo os ingleses).
Tirando isso, não vejo como essa aquisição agregaria aos nossos interesses e aos interesses dos EUA.
Abraços,
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Os caças vão ter que vir cedo ou tarde. E não haverá quebra de contrato, mas, se muito, apenas a realocação do cronograma, caso os suecos realmente se vejam premidos em relação a ficar com o máximo de modelos E a sua disposição no curtíssimo prazo.FIGHTERCOM escreveu: ↑Dom Fev 27, 2022 10:55 am Todo questionamento é válido! Então, seria interessante saber qual o cronograma de entrega para não se criar mais uma celeuma como ocorreu no passado, vide os casos do IRST e dos pilones.
Abraços,
Wesley
Ademais, eles não seriam loucos de prejudicar o seu até agora único cliente de exportação, que na prática ajudou a viabilizar o projeto do Gripen E/F em si, ainda que com a compra de meras 3 dúzias de unidades.
Como disse ao colega Strike, pode ser que o Gripen F seja uma solução de consenso para ambos os lados, já que somos os únicos interessados nele no momento. E como serão fabricados a priori na Embraer, pode-se negociar algumas coisas neste aspecto. Para não deixar a FAB completamente na mão, o que poderia caracterizar quebra de contrato ou outra coisa pior.
Enfim, é um bom momento para nós negociarmos em posição de vantagem com os suecos, já que eles estão mais precisados destes caças do que nós. A urgência é deles, não nossa. Então, quem quer rir, tem que fazer rir.
Boa hora para introduzir o KC-390 e outros vetores da Embraer e da BID no portfólio de insumos de defesa do MD sueco.
A ver.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
É mais fácil a MB receber Gripen E/F no VF-1 ano que vem do que a FAB receber um único F-18E/F em qualquer momento.FIGHTERCOM escreveu: ↑Dom Fev 27, 2022 11:11 amPara mim, está aí uma possibilidade que julgo remotíssima: um Super Hornet em terra Brasilis...Túlio escreveu: ↑Sáb Fev 26, 2022 1:34 pmO meu ponto é que as aeronaves constam como ENTREGUES E RECEBIDAS, ou seja, a Suécia, que eu saiba, não pode simplesmente pegar os aviões de volta e pintar o cocar e camuflagem dela sem configurar quebra de contrato.
Aí já seria de se pensar em retomar as negociações com os ianques e dar uma boa olhada no Advanced Super Hornet, com aqueles CFTs...
Talvez se a Rússia comprimisse com aquela ameaça de estender a parceria com Venezuela só para sacanear com os EUA e a China ajudasse militarmente a Argentina (a ponto de incomodar até mesmo os ingleses).
Tirando isso, não vejo como essa aquisição agregaria aos nossos interesses e aos interesses dos EUA.
Abraços,
Wesley
Fizemos uma aposta muito alta no Gripen E/F, e não vai ser um percalço de momento que irá fazer a FAB abrir mão dele.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
FIGHTERCOM escreveu: ↑Dom Fev 27, 2022 10:55 am Todo questionamento é válido! Então, seria interessante saber qual o cronograma de entrega para não se criar mais uma celeuma como ocorreu no passado, vide os casos do IRST e dos pilones.
Abraços,
Wesley
Mas a celeuma resultou ser BOA: os "ixpéxialixtax" pagos pela SAAB nos leram (sim, eles fazem isso) e correram atrás: perguntaram pro patrão e, ante dúvidas (inclusive minhas) sobre o IRST, mostraram, ao invés de ficar com desenhinho e tabelinha; idem sobre aquele "nariz caído" que, SNME segundo o IGHC, era apenas distorção de imagem; idem também sobre FOTOS que mostravam (logo, provas) que os sistemas de EW do Gripen "Brasileiro" não eram os mesmos que os do Sueco.
E agora essa estranha demora: há alguma ameaça à navegação no Atlântico? Tipo pela "brecha GIUK" ou mesmo pela Mancha até entrar em mar aberto e vir pra cá? Ou os navios que fazem essa rota estão todos de "agenda cheia"? Ou mesmo foram todos juntos ao estaleiro para reformas? Ou ainda os caças foram recebidos mas não foram ainda aceitos? Há precedentes até piores, como quando os Hind ficaram mais de dois anos parados em Manaus (que fica no Brasil, não na Rússia), com os Russos quebrando a cabeça porque a FAB queria um Hind padrão STANAG. Sobre estes talvez - e lá vou eu "inventando mais moda" - essa fuçação toda esteja por trás de seu retiro prematuro, ainda que não seja a razão principal.
E aí me vem o @gabriel219 fazer ilações (que logo viram acusações) sem pé nem cabeça(*) sobre o que eu digo e me acusar de HEREGE E HERESIARCA, com todo o peso do IGHC: bueno, os resultados de minhas "heresias" anteriores falam por si, podíamos (como esperado) ficar quietos no nosso canto e aceitar tudo do jeito que viesse, sem dar um pio, assim, o nariz do Gripen mudou mas não mudou e os "pilones EW" são diferentes mas são iguais.
Lamento (mentira minha ) mas para ter MINIVER no DB primeiro vão ter que me consultar.
NOTA (*) - Gostaria que fosse mostrado UM SÓ post meu dos tempos do FX-2 defendendo o SH: pela ordem, defendi FLANKER, depois Rafale e no fim tive que me conformar com o Gripen, procurando sempre ter uma visão otimista dele, o que tenho feito consistentemente desde sua adoção Oficial, e à medida que fui conhecendo mais comecei a gostar. É precisamente este PADRÃO de comportamento que me dá credibilidade para questionar sempre que estranho algo, o fato de não poderem me enquadrar como HATER (embora não gostasse do bimotor ianque, pois me parecia apenas um Bomb Trucker; já o B3 me chamou a atenção como caça). Se eu fosse ter que escolher AGORA um substituto para o Gripen sem forçar demais nos custos logísticos (o que põe a perder o SH), nem pensaria duas vezes, seria Viper C/D-70 (motor GE) com IRST, CFT e WAD; se foi possível botar nos dos EAU ainda nos começos do século, por que não poderia ser feito agora?
E agora essa estranha demora: há alguma ameaça à navegação no Atlântico? Tipo pela "brecha GIUK" ou mesmo pela Mancha até entrar em mar aberto e vir pra cá? Ou os navios que fazem essa rota estão todos de "agenda cheia"? Ou mesmo foram todos juntos ao estaleiro para reformas? Ou ainda os caças foram recebidos mas não foram ainda aceitos? Há precedentes até piores, como quando os Hind ficaram mais de dois anos parados em Manaus (que fica no Brasil, não na Rússia), com os Russos quebrando a cabeça porque a FAB queria um Hind padrão STANAG. Sobre estes talvez - e lá vou eu "inventando mais moda" - essa fuçação toda esteja por trás de seu retiro prematuro, ainda que não seja a razão principal.
E aí me vem o @gabriel219 fazer ilações (que logo viram acusações) sem pé nem cabeça(*) sobre o que eu digo e me acusar de HEREGE E HERESIARCA, com todo o peso do IGHC: bueno, os resultados de minhas "heresias" anteriores falam por si, podíamos (como esperado) ficar quietos no nosso canto e aceitar tudo do jeito que viesse, sem dar um pio, assim, o nariz do Gripen mudou mas não mudou e os "pilones EW" são diferentes mas são iguais.
Lamento (mentira minha ) mas para ter MINIVER no DB primeiro vão ter que me consultar.
NOTA (*) - Gostaria que fosse mostrado UM SÓ post meu dos tempos do FX-2 defendendo o SH: pela ordem, defendi FLANKER, depois Rafale e no fim tive que me conformar com o Gripen, procurando sempre ter uma visão otimista dele, o que tenho feito consistentemente desde sua adoção Oficial, e à medida que fui conhecendo mais comecei a gostar. É precisamente este PADRÃO de comportamento que me dá credibilidade para questionar sempre que estranho algo, o fato de não poderem me enquadrar como HATER (embora não gostasse do bimotor ianque, pois me parecia apenas um Bomb Trucker; já o B3 me chamou a atenção como caça). Se eu fosse ter que escolher AGORA um substituto para o Gripen sem forçar demais nos custos logísticos (o que põe a perder o SH), nem pensaria duas vezes, seria Viper C/D-70 (motor GE) com IRST, CFT e WAD; se foi possível botar nos dos EAU ainda nos começos do século, por que não poderia ser feito agora?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não vejo problema em adiantar os nossos Gripen F. Em vez de voar ano que vem, aproveita e coloca o bicho para bater asas até dezembro. Capacidade não nos falta, e menos ainda à SAAB. E o modelo não é nenhuma panacéia que seja tão complexa de construir um protótipo e voar no curto prazo.
Melhor para eles do que eventualmente nos deixarem na mão. Os suecos sabem que a torcida na FAB pela coleira norte americana ainda é grande. Então, se houver problema em entregar os 4 caças da FAB, melhor pensarem muito rápido em uma solução, nem que seja no estilo tapa buraco.
E o Gripen F com certeza não é uma.
Melhor para eles do que eventualmente nos deixarem na mão. Os suecos sabem que a torcida na FAB pela coleira norte americana ainda é grande. Então, se houver problema em entregar os 4 caças da FAB, melhor pensarem muito rápido em uma solução, nem que seja no estilo tapa buraco.
E o Gripen F com certeza não é uma.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Alguem saberia dizer se o governo brasileiro ja depositou o pagamento destes 4 gripens este ano?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sei lá, o @knigh7 costuma postar bastante sobre coisas assim; p ex, lembrei deste:
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