Esses aviões não vão chegar nem perto da Ucrânia, Arcanjo. Aquilo ali está infestado de Sukhoi e Mig. Vai pegar quem conseguir atravessar a fronteira e está de bom tamanho. Quem ficou na Ucrânia, ficou. E quem não conseguir sair, paciência.
A FAB não vai arriscar perder esses aviões por nada e ninguém. Ainda mais depois de todos os avisos dados. Era só ter um pouquinho de bom senso.
Aliás, uma pergunta meio esquisita. A capacidade dos KC-390 é de no máximo 80 pax em versão de transporte de tropa. Porém já houve relatos de que há mais de 250 brasileiros que pediram à embaixada em Kiev para sair de lá, e como eu havia dito, há com eles também nossos hermanos de vizinhança, que devem ser repatriados via Brasil, os que assim quiserem.
Então, quantas pessoas será que cabem no espaço de carga do avião da Embraer se todos os assentos laterais forem retraídos?
Diz-se também que há quem queira sair da Ucrânia, mas não da Europa.
Para esses brasileiros, eu acho bom eles arrumarem um trem, carro ou ônibus e dar no pé por conta e risco da Ucrânia. Os aviões da FAB devem ser usados para repatriação dos que quiserem voltar para casa em terras brasilis. Carona para ficar na Europa tem gente de sobra lá oferecendo. Só não sei se estão aceitando dar essa mão para quem não é europeu.
O compartimento de carga do KC-390 mede cerca de 12,5 metros de comprimento por 3,45 de largura. Chega a 18 metros com a utilização da rampa de carga.