Aviação Naval Brasileira

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#661 Mensagem por Pablo Maica » Dom Jan 30, 2022 12:45 am

No fim da contas serão quantos AH-15B, 4 ou 5?


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37473
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#662 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 30, 2022 1:40 pm

Pablo Maica escreveu: Dom Jan 30, 2022 12:45 am No fim da contas serão quantos AH-15B, 4 ou 5?
Um abraço e t+ :)
Segundo a MB serão 5 unidades. Se nada for modificado até o fim das entregas.




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18516
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2386 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#663 Mensagem por knigh7 » Qui Fev 17, 2022 5:24 pm

Assistir a MB utilizar os SeaHawks no auxílio aos desabrigados em Petrópolis é de lascar!!!

Como está a disponibilidade das Kombis?!! Mas que coisa!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37473
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#664 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 18, 2022 1:02 am

Não creio que seja necessariamente problema de disponibilidade, mas sim de quantidade.
Não existem tantos UH-15 assim na MB que dê para operar em todos os perrengues de MMI, ACISO e outros país afora ao mesmo tempo.
Há 3 helos destacados permanentes em Belém no HU-41. Sobram quantos que já foram entregues baseados na Macega? Toda vez que o Atlântico sai do porto ele leva pelo menos 2 UH-15 consigo. Pelo menos. Por onde este navio agora?
Esses dias a MB estava fazendo uma Aspirantex salvo engano. Não sei se terminou ou ainda está ocorrendo.
Enfim, os helos já deveriam estar todos entregues, mas os recorrentes atrasos levaram a essa situação de ter de esperar por 1 ou 2 helos no máximo por ano até que o último seja entregue. Se não estou enganado, o HX BR foi prorrogado novamente a entrega final dos helos. Para quando, não sei dizer.
Salvo engano todos os UH-14 que ainda haviam aparentemente foram aposentados. Então, o Caracal hoje é o único helo de emprego geral médio-pesado na MB.
E na falta deles, se só tem SH vai então SH mesmo. Faz parte das missões secundárias de todos os esquadrões de helos das forças armadas emprego em missões civis sob demanda.




Carpe Diem
Avatar do usuário
magliano
Júnior
Júnior
Mensagens: 70
Registrado em: Sex Mai 13, 2011 9:07 pm
Agradeceram: 10 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#665 Mensagem por magliano » Ter Fev 22, 2022 5:40 pm

Amigos,

Meios aéreos da Marinha do Brasil continuam atuando em Petrópolis em apoio a população tão necessitada

https://www.defesanet.com.br/cng/notici ... etropolis/




Avatar do usuário
magliano
Júnior
Júnior
Mensagens: 70
Registrado em: Sex Mai 13, 2011 9:07 pm
Agradeceram: 10 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#666 Mensagem por magliano » Ter Fev 22, 2022 5:45 pm

Amigos,

Meios aéreos da Marinha do Brasil no apoio ao combate de garimpos ilegais

https://www.marinha.mil.br/noticias/esq ... co-no-para




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18516
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2386 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#667 Mensagem por knigh7 » Ter Fev 22, 2022 7:21 pm

FCarvalho escreveu: Sex Fev 18, 2022 1:02 am Não creio que seja necessariamente problema de disponibilidade, mas sim de quantidade.
Não existem tantos UH-15 assim na MB que dê para operar em todos os perrengues de MMI, ACISO e outros país afora ao mesmo tempo.
Há 3 helos destacados permanentes em Belém no HU-41. Sobram quantos que já foram entregues baseados na Macega? Toda vez que o Atlântico sai do porto ele leva pelo menos 2 UH-15 consigo. Pelo menos. Por onde este navio agora?
Esses dias a MB estava fazendo uma Aspirantex salvo engano. Não sei se terminou ou ainda está ocorrendo.
Enfim, os helos já deveriam estar todos entregues, mas os recorrentes atrasos levaram a essa situação de ter de esperar por 1 ou 2 helos no máximo por ano até que o último seja entregue. Se não estou enganado, o HX BR foi prorrogado novamente a entrega final dos helos. Para quando, não sei dizer.
Salvo engano todos os UH-14 que ainda haviam aparentemente foram aposentados. Então, o Caracal hoje é o único helo de emprego geral médio-pesado na MB.
E na falta deles, se só tem SH vai então SH mesmo. Faz parte das missões secundárias de todos os esquadrões de helos das forças armadas emprego em missões civis sob demanda.
A MB tem 13 Super Cougars (H225M) *e o NAM Atlântico não está em operação e há o 3/8º da FAB no Rio.

*
https://www.defesanet.com.br/ec725/noti ... ao-AH-15B/




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37473
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#668 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 22, 2022 7:58 pm

knigh7 escreveu: Ter Fev 22, 2022 7:21 pm
FCarvalho escreveu: Sex Fev 18, 2022 1:02 am Não creio que seja necessariamente problema de disponibilidade, mas sim de quantidade.
Não existem tantos UH-15 assim na MB que dê para operar em todos os perrengues de MMI, ACISO e outros país afora ao mesmo tempo.
Há 3 helos destacados permanentes em Belém no HU-41. Sobram quantos que já foram entregues baseados na Macega? Toda vez que o Atlântico sai do porto ele leva pelo menos 2 UH-15 consigo. Pelo menos. Por onde este navio agora?
Esses dias a MB estava fazendo uma Aspirantex salvo engano. Não sei se terminou ou ainda está ocorrendo.
Enfim, os helos já deveriam estar todos entregues, mas os recorrentes atrasos levaram a essa situação de ter de esperar por 1 ou 2 helos no máximo por ano até que o último seja entregue. Se não estou enganado, o HX BR foi prorrogado novamente a entrega final dos helos. Para quando, não sei dizer.
Salvo engano todos os UH-14 que ainda haviam aparentemente foram aposentados. Então, o Caracal hoje é o único helo de emprego geral médio-pesado na MB.
E na falta deles, se só tem SH vai então SH mesmo. Faz parte das missões secundárias de todos os esquadrões de helos das forças armadas emprego em missões civis sob demanda.
A MB tem 13 Super Cougars (H225M) *e o NAM Atlântico não está em operação e há o 3/8º da FAB no Rio.
*
https://www.defesanet.com.br/ec725/noti ... ao-AH-15B/
Eu particularmente não estou acompanhando mais este imbróglio da natureza x incompetência/negligência da administração pública no RJ. Mas embora a MB possua estes 13 helos (ufa, faltam 3 apenas :roll: ) eu sempre que vejo notícias sobre o HU-2, estes helos estão espalhados por tudo que é lugar fora do RJ. Não sei se foi o caso agora de Petrópolis. Há de se ver a situação de cada helo, e a disponibilidade real do esquadrão neste momento.
Quanto ao 3o/8o Gav, normalmente os helos do esquadrão estão em quase todos os acidentes naturais que se possa verificar no sudeste do país. Salvo engano eles possuem 5 ou 6 H225M lotados lá. O que estão fazendo, eu realmente não sei. E menos ainda porque não aparecem no noticiário sobre Petrópolis.




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18516
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2386 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#669 Mensagem por knigh7 » Ter Fev 22, 2022 8:21 pm

Os helicópteros do 3/8º estão em quase todas as quebradas do Sudeste?! Aonde que eles estão aqui?!! Vc confunde com a região Norte...




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37473
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#670 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 22, 2022 10:24 pm

knigh7 escreveu: Ter Fev 22, 2022 8:21 pm Os helicópteros do 3/8º estão em quase todas as quebradas do Sudeste?! Aonde que eles estão aqui?!! Vc confunde com a região Norte...
Eu disse em quase todas. Se eles não estão em Petrópolis deve haver motivo. Os militares neste tipo de acontecimento não costumam esperar por ordens vindo de cima para atuar.
É estranho mesmo não haver helos da FAB neste episódio. Seria bom perguntar ao esquadrão. Quem sabe eles respondem.
Operacionalmente a área de responsabilidade do 3o/8o Gav corresponde, salvo engano, ao III e IV COMAR. Mas eles não se limitam a isso. Vão onde mandam.




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18516
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2386 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#671 Mensagem por knigh7 » Qui Mar 24, 2022 6:41 pm





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37473
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#672 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 24, 2022 8:17 pm

Esse padrão de camuflagem cinza dos Skyhawk ficaria muito bonita nos Gripen E\F.
Uma pena que talvez a maioria dos mais antigos aqui não esteja vivo ou são para poder ver o que será posto no lugar dos AF-1.
Que façam ao menos bom uso deles nos anos que lhes sobrarem de serviço a prestar na aviação naval.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4910
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 666 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#673 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Mar 24, 2022 8:36 pm

Se a MB tivesse comprado uns Super Tucanos, seria bem mais efetivo. Os exemplares do Chile são mais bem armados que nossos SkyHawks [003] [003] [003] [003]

https://static.wixstatic.com/media/faeb1f_c0c8a7d27f9c4a1599f3c5db4f11eafd~mv2.jpg/v1/fill/w_925,h_858,al_c,q_90/faeb1f_c0c8a7d27f9c4a1599f3c5db4f11eafd~mv2.webp

Que vergonha!

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37473
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#674 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 25, 2022 11:01 am

Esta aí algo que inda vou perguntar diretamente ao VF-1 ou ao comando da aviação naval. O porque destes caças até hoje não terem sequer um míssil WVR decente, mesmo depois da modernização. E opções não faltam.
Ele seria uma ótima plataforma de testes inclusive para uma série de sistemas que estão sendo desenvolvidos pela BID.
Apesar de serem vistos na prática apenas como vetores de manutenção de doutrina, de certo que os A-4 poderiam ser melhor aproveitado até mesmo nesta missão se fossem adequadamente armados.
Se me responderem, coloco aqui.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4910
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 666 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#675 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Mar 26, 2022 7:30 am

FCarvalho escreveu: Sex Mar 25, 2022 11:01 am Esta aí algo que inda vou perguntar diretamente ao VF-1 ou ao comando da aviação naval. O porque destes caças até hoje não terem sequer um míssil WVR decente, mesmo depois da modernização. E opções não faltam.
Ele seria uma ótima plataforma de testes inclusive para uma série de sistemas que estão sendo desenvolvidos pela BID.
Apesar de serem vistos na prática apenas como vetores de manutenção de doutrina, de certo que os A-4 poderiam ser melhor aproveitado até mesmo nesta missão se fossem adequadamente armados.
Se me responderem, coloco aqui.
Uai, essa daí eu mesmo te respondo: falta de planejamento!


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Responder