Por isso que disse que essa questão da guarda costeira tem de ser debatida à exaustão no congresso até para se impedir que fatos como esses ocorram, também, neste tipo de organização, que não teria para quê e nem por quê exercer esse tipo de ofício, quando há outros órgãos na União, Estados e municípios que poderiam fazê-los sem maiores problemas.J.Ricardo escreveu: ↑Qua Fev 09, 2022 5:26 pm A questão não é nem guarda costeira, estou falando sobre as DN que ficam nos rios e lagos do interior que só servem para perseguir pescadores, não há sentido nisso.
No lago da usina Sérgio Motta que fica no interior de SP, divisa com o MS tem uma vila com aproximadamente 60 casas para abrigar gente que em sua maioria veio do RJ! Qual o sentido disso?
Fazem coisas que seria da responsabilidade da polícias dos estados!
Mas isso também decorre de um certo fisiologismo institucional da MB, e demais forças, em suas respectivas áreas de atuação.
Ninguém quer largar o osso fácil, onde quer que haja fontes alternativas de recursos. Por mais bizarras que possam ser.
Um outro exemplo que se pode citar é o DPF ter sua própria "frota" de barcos e lanchas para prover a vigilância, segurança e proteção do litoral, e que é reconhecida em lei, e todo mundo acha normal. Assim também o Ibama, as PM e PC dos estados, e até algumas guardas civis. Todo mundo fazendo mais ou menos a mesma coisa. E ninguém se comunica ou age de forma integrada, quando as missões não estão superpostas.
Tem que rever tudo isso aí quando, e se, for um dia falar sobre criar de fato uma guarda costeira.
Mas essa é um rolo bem grande e que envolve muitos interesses corporativos nada pequenos.
Mas temos que começar por algum lugar penso eu. As comissões de defesa e de justiça no congresso deveriam chamar a si a responsabilidade deste debate.