JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: JAS-39 Gripen

#13411 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 05, 2022 11:21 am

knigh7 escreveu: Sáb Fev 05, 2022 12:00 am Se a cada aquisição de caça mundo afora não for Gripen e vc lamentar recomendo que faça um puxadinho no Muro das Lamentações de Jerusalém. A SAAB nunca foi uma grande exportadora de caças. E seria tolice ela e o Governo sueco esperarem que o Gripen E/F fosse diferente. Não são ingênuos.
O que tu achas que acontece quando um caça só são fabricados apenas algumas centenas, ou no caso do Gripen E, dezenas, porque o F ainda nem existe, temos apenas 96 unidades vendidas?
Os custos aumentam, com certeza, dado que é mais fácil manter frotas em números muito maiores. E mesmo que a FAB compre mais 30, ainda assim teremos um caça com apenas 126 unidades produzidas. Não acho que os suecos estejam satisfeitos com isso.
Para quem esperava vender cerca de 400 unidades do Gripen E como se aventava no começo do programa, cada venda perdida é sim um tropeço e uma má notícia, e sim, é para lamentar, porque perdemos aqui também, dado que a Embraer faz parte da cadeia de produção dele. E não perdemos só vendas, perdemos dinheiro também.
Então, com o mercado europeu praticamente fechado para o Gripen E, sobra tentar vender na América Latina, difícil, muito difícil, e África e Ásia, onde o caça sueco apesar de todas as suas qualidades tem competidores igualmente duros, como os caças chineses, e os usados norte americanos, para não falar em compras eventuais de caças novos.
As Filipinas são um caso raro de escolhas fora do cobertor norte americano na região.
Enfim, eu pelo menos tenho cá comigo que não é bom negócio perder venda após venda, principalmente onde se esperava que o Gripen E fosse o candidato mais forte, como na Finlândia.
Mas tudo bem, Se ele ficar só aqui e na Suécia está de bom tamanho. Nós pagamos a conta do insucesso dele e ninguém tem nada com isso. Não somos a Suécia, mas podemos fazer igualzinho não é mesmo?




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Re: JAS-39 Gripen

#13412 Mensagem por knigh7 » Sáb Fev 05, 2022 12:27 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Fev 05, 2022 11:21 am
knigh7 escreveu: Sáb Fev 05, 2022 12:00 am Se a cada aquisição de caça mundo afora não for Gripen e vc lamentar recomendo que faça um puxadinho no Muro das Lamentações de Jerusalém. A SAAB nunca foi uma grande exportadora de caças. E seria tolice ela e o Governo sueco esperarem que o Gripen E/F fosse diferente. Não são ingênuos.
O que tu achas que acontece quando um caça só são fabricados apenas algumas centenas, ou no caso do Gripen E, dezenas, porque o F ainda nem existe, temos apenas 96 unidades vendidas?
Os custos aumentam, com certeza, dado que é mais fácil manter frotas em números muito maiores. E mesmo que a FAB compre mais 30, ainda assim teremos um caça com apenas 126 unidades produzidas. Não acho que os suecos estejam satisfeitos com isso.
Para quem esperava vender cerca de 400 unidades do Gripen E como se aventava no começo do programa, cada venda perdida é sim um tropeço e uma má notícia, e sim, é para lamentar, porque perdemos aqui também, dado que a Embraer faz parte da cadeia de produção dele. E não perdemos só vendas, perdemos dinheiro também.
Então, com o mercado europeu praticamente fechado para o Gripen E, sobra tentar vender na América Latina, difícil, muito difícil, e África e Ásia, onde o caça sueco apesar de todas as suas qualidades tem competidores igualmente duros, como os caças chineses, e os usados norte americanos, para não falar em compras eventuais de caças novos.
As Filipinas são um caso raro de escolhas fora do cobertor norte americano na região.
Enfim, eu pelo menos tenho cá comigo que não é bom negócio perder venda após venda, principalmente onde se esperava que o Gripen E fosse o candidato mais forte, como na Finlândia.
Mas tudo bem, Se ele ficar só aqui e na Suécia está de bom tamanho. Nós pagamos a conta do insucesso dele e ninguém tem nada com isso. Não somos a Suécia, mas podemos fazer igualzinho não é mesmo?
Não estou dizendo que as aquisições irão ficar em 126 unidades e vc é extremamente precipitado ao contar apenas esse número sendo que as primeiras unidades de produção saíram da fábrica agora.

O Gripen A/B/C/D foram produzidos ao todo 204 unidades, sendo que o que ficou em operação à partir da década de 2.000 foram 170 unidades. Viu problema? O Gripen E/F é caça pra essa faixa e que faz extenso uso de componentes produzidos para outras aeronaves. Se vc embarcou naquelas bravatas da Embraer de perspectiva de venda de KC-390 ou de algum jornalista ultraentusiasta (ou que recebe $) do Gripen E/F o problema é seu de ingenuidade. Porque o Governo da Suécia e a SAAB não são.




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Re: JAS-39 Gripen

#13413 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 05, 2022 1:24 pm

knigh7 escreveu: Sáb Fev 05, 2022 12:27 pm Não estou dizendo que as aquisições irão ficar em 126 unidades e vc é extremamente precipitado ao contar apenas esse número sendo que as primeiras unidades de produção saíram da fábrica agora.
O Gripen A/B/C/D foram produzidos ao todo 204 unidades, sendo que o que ficou em operação à partir da década de 2.000 foram 170 unidades. Viu problema? O Gripen E/F é caça pra essa faixa e que faz extenso uso de componentes produzidos para outras aeronaves. Se vc embarcou naquelas bravatas da Embraer de perspectiva de venda de KC-390 ou de algum jornalista ultraentusiasta (ou que recebe $) do Gripen E/F o problema é seu de ingenuidade. Porque o Governo da Suécia e a SAAB não são.
O Gripen C/D sequer foram pensados para exportação, o que só veio acontecer muito depois de ter entrado em operação com a força aérea sueca. E mesmo assim de unidades usadas para Rep Checa e Hungria, que só operam apenas 14 unidades cada um.
A África do Sul e Tailândia foram as únicas vendas de fábrica que o C/D conseguiu, e ficou nisso, depois que o modelo já tinha centenas de unidades para atender exclusivamente as necessidades suecas. E viram uma oportunidade única no FX-1 da FAB para modificar o status quo de vendas do modelo no mundo, até então voltado para o mercado interno.

Notar, na verdade lembrar, que as quantidades compradas pelo governo sueco diminuíram muito depois do fim da guerra fria, e os Gripen deveriam substituir as centenas de Draken/Viggen por menos unidades operacionais. Mas mesmo assim foram produzidos duas centenas de unidades ao todo como bem disseste. E não fui eu que disse que se esperava vender 400 unidades do Gripen E, foi a SAAB. E eu que sou ingênuo?

Se por um milagre o Gripen vencer no Canadá, então temos aí a chance do modelo ultrapassar o seu antecessor em números fabricados, o que é bom para o programa. Talvez os suecos se aventurem a comprar um segundo lote de caças Gripen E (60?) como se chegou a falar na mídia sueca, mas isto não é garantido. Pode ser que este imbróglio todo com os russos faça o governo sueco repensar a questão de manter os +100 C/D em operação até 2035 e deixar os modelos E no lote comprado até agora.

Por mim, me parece ser uma solução óbvia e consequente dada a realidade de curto e médio prazo. E penso que eles não teriam maiores problemas de exportar seus caças usados a preços módicos a países sem condições de obter novos. Os americanos fazem isso muito bem e a toda hora com os F-16.

Quanto as expectativas da Embraer e o KC-390, creio que os caras da área de vendas da empresa são suficientemente capazes de realizar um trabalho sério e realista para os produtos que projetam. Ademais, os estudos foram realizadas a quase vinte anos atrás, quando o mercado era muito diferente do que é hoje, e nem se supunha a possibilidade de uma versão MK 2.0 da gripe espanhola. E ninguém na Embraer falou em vender 700 aviões, mas se muito conseguir 20% desse mercado projetado. Naquela época era bem realista esse número, nada de mais. Mas como o mundo vive dando suas voltas, hoje parece ser algo muito difícil de ser atingido, mas não impossível.

Espero que o Gripen E/F tenha melhor sorte. Porque se for para depender apenas da FAB e Suécia ele não vai muito longe. Mesmo custando baratinho com manutenção a troco de caixa.




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Re: JAS-39 Gripen

#13414 Mensagem por gabriel219 » Sáb Fev 05, 2022 1:37 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Fev 05, 2022 1:24 pm
knigh7 escreveu: Sáb Fev 05, 2022 12:27 pm Não estou dizendo que as aquisições irão ficar em 126 unidades e vc é extremamente precipitado ao contar apenas esse número sendo que as primeiras unidades de produção saíram da fábrica agora.
O Gripen A/B/C/D foram produzidos ao todo 204 unidades, sendo que o que ficou em operação à partir da década de 2.000 foram 170 unidades. Viu problema? O Gripen E/F é caça pra essa faixa e que faz extenso uso de componentes produzidos para outras aeronaves. Se vc embarcou naquelas bravatas da Embraer de perspectiva de venda de KC-390 ou de algum jornalista ultraentusiasta (ou que recebe $) do Gripen E/F o problema é seu de ingenuidade. Porque o Governo da Suécia e a SAAB não são.
O Gripen C/D sequer foram pensados para exportação, o que só veio acontecer muito depois de ter entrado em operação com a força aérea sueca. E mesmo assim de unidades usadas para Rep Checa e Hungria, que só operam apenas 14 unidades cada um.
A África do Sul e Tailândia foram as únicas vendas de fábrica que o C/D conseguiu, e ficou nisso, depois que o modelo já tinha centenas de unidades para atender exclusivamente as necessidades suecas. E viram uma oportunidade única no FX-1 da FAB para modificar o status quo de vendas do modelo no mundo, até então voltado para o mercado interno.

Notar, na verdade lembrar, que as quantidades compradas pelo governo sueco diminuíram muito depois do fim da guerra fria, e os Gripen deveriam substituir as centenas de Draken/Viggen por menos unidades operacionais. Mas mesmo assim foram produzidos duas centenas de unidades ao todo como bem disseste. E não fui eu que disse que se esperava vender 400 unidades do Gripen E, foi a SAAB. E eu que sou ingênuo?

Se por um milagre o Gripen vencer no Canadá, então temos aí a chance do modelo ultrapassar o seu antecessor em números fabricados, o que é bom para o programa. Talvez os suecos se aventurem a comprar um segundo lote de caças Gripen E (60?) como se chegou a falar na mídia sueca, mas isto não é garantido. Pode ser que este imbróglio todo com os russos faça o governo sueco repensar a questão de manter os +100 C/D em operação até 2035 e deixar os modelos E no lote comprado até agora.

Por mim, me parece ser uma solução óbvia e consequente dada a realidade de curto e médio prazo. E penso que eles não teriam maiores problemas de exportar seus caças usados a preços módicos a países sem condições de obter novos. Os americanos fazem isso muito bem e a toda hora com os F-16.

Quanto as expectativas da Embraer e o KC-390, creio que os caras da área de vendas da empresa são suficientemente capazes de realizar um trabalho sério e realista para os produtos que projetam. Ademais, os estudos foram realizadas a quase vinte anos atrás, quando o mercado era muito diferente do que é hoje, e nem se supunha a possibilidade de uma versão MK 2.0 da gripe espanhola. E ninguém na Embraer falou em vender 700 aviões, mas se muito conseguir 20% desse mercado projetado. Naquela época era bem realista esse número, nada de mais. Mas como o mundo vive dando suas voltas, hoje parece ser algo muito difícil de ser atingido, mas não impossível.

Espero que o Gripen E/F tenha melhor sorte. Porque se for para depender apenas da FAB e Suécia ele não vai muito longe. Mesmo custando baratinho com manutenção a troco de caixa.
Aonde você viu a SAAB dizendo que venderiam 400 caças? Teria link?




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Re: JAS-39 Gripen

#13415 Mensagem por knigh7 » Sáb Fev 05, 2022 1:45 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Fev 05, 2022 1:24 pm
knigh7 escreveu: Sáb Fev 05, 2022 12:27 pm Não estou dizendo que as aquisições irão ficar em 126 unidades e vc é extremamente precipitado ao contar apenas esse número sendo que as primeiras unidades de produção saíram da fábrica agora.
O Gripen A/B/C/D foram produzidos ao todo 204 unidades, sendo que o que ficou em operação à partir da década de 2.000 foram 170 unidades. Viu problema? O Gripen E/F é caça pra essa faixa e que faz extenso uso de componentes produzidos para outras aeronaves. Se vc embarcou naquelas bravatas da Embraer de perspectiva de venda de KC-390 ou de algum jornalista ultraentusiasta (ou que recebe $) do Gripen E/F o problema é seu de ingenuidade. Porque o Governo da Suécia e a SAAB não são.
O Gripen C/D sequer foram pensados para exportação, o que só veio acontecer muito depois de ter entrado em operação com a força aérea sueca. E mesmo assim de unidades usadas para Rep Checa e Hungria, que só operam apenas 14 unidades cada um.
A África do Sul e Tailândia foram as únicas vendas de fábrica que o C/D conseguiu, e ficou nisso, depois que o modelo já tinha centenas de unidades para atender exclusivamente as necessidades suecas. E viram uma oportunidade única no FX-1 da FAB para modificar o status quo de vendas do modelo no mundo, até então voltado para o mercado interno.

Notar, na verdade lembrar, que as quantidades compradas pelo governo sueco diminuíram muito depois do fim da guerra fria, e os Gripen deveriam substituir as centenas de Draken/Viggen por menos unidades operacionais. Mas mesmo assim foram produzidos duas centenas de unidades ao todo como bem disseste. E não fui eu que disse que se esperava vender 400 unidades do Gripen E, foi a SAAB. E eu que sou ingênuo?

Se por um milagre o Gripen vencer no Canadá, então temos aí a chance do modelo ultrapassar o seu antecessor em números fabricados, o que é bom para o programa. Talvez os suecos se aventurem a comprar um segundo lote de caças Gripen E (60?) como se chegou a falar na mídia sueca, mas isto não é garantido. Pode ser que este imbróglio todo com os russos faça o governo sueco repensar a questão de manter os +100 C/D em operação até 2035 e deixar os modelos E no lote comprado até agora.

Por mim, me parece ser uma solução óbvia e consequente dada a realidade de curto e médio prazo. E penso que eles não teriam maiores problemas de exportar seus caças usados a preços módicos a países sem condições de obter novos. Os americanos fazem isso muito bem e a toda hora com os F-16.

Quanto as expectativas da Embraer e o KC-390, creio que os caras da área de vendas da empresa são suficientemente capazes de realizar um trabalho sério e realista para os produtos que projetam. Ademais, os estudos foram realizadas a quase vinte anos atrás, quando o mercado era muito diferente do que é hoje, e nem se supunha a possibilidade de uma versão MK 2.0 da gripe espanhola. E ninguém na Embraer falou em vender 700 aviões, mas se muito conseguir 20% desse mercado projetado. Naquela época era bem realista esse número, nada de mais. Mas como o mundo vive dando suas voltas, hoje parece ser algo muito difícil de ser atingido, mas não impossível.

Espero que o Gripen E/F tenha melhor sorte. Porque se for para depender apenas da FAB e Suécia ele não vai muito longe. Mesmo custando baratinho com manutenção a troco de caixa.
Como assim o Gripen C/D sequer fori pensado para exportação? Eles eram oferecidos por aí. E vc estava acompanhando assuntos de defesa pelo menos desde 2003 data que vc entrou no fórum.

Pegue essas revistas que vc compra e parece que não lê do mesmo modo que parece que vc entrou ontem no fórum e leia como o Gripen E foi projetado, os componentes e os sistemas dele. Ele é o resultado de um processo de integração de vários sistemas que não foram projetados exclusivamente para ele. Ele tem alguns sistemas que foram. É diferente de um Rafale, de um Typhoon, de um F-35, F-22, F-15. Até de um AMX, como bem foi colocado pelo Comandante da FAB na última entrevista à Folha de S. Paulo.




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Re: JAS-39 Gripen

#13416 Mensagem por knigh7 » Sáb Fev 05, 2022 1:46 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Fev 05, 2022 1:37 pm Aonde você viu a SAAB dizendo que venderiam 400 caças? Teria link?
E mesmo que houvesse teria a mesma validade que as bravatas da Embraer sobre o KC-390.




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Re: JAS-39 Gripen

#13417 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 05, 2022 2:04 pm

knigh7 escreveu: Sáb Fev 05, 2022 1:45 pm Como assim o Gripen C/D sequer foram pensados para exportação? Eles eram oferecidos por aí. E vc estava acompanhando assuntos de defesa pelo menos desde 2003 data que vc entrou no fórum.
Pegue essas revistas que vc compra e parece que não lê do mesmo modo que parece que vc entrou ontem no fórum e leia como o Gripen E foi projetado, os componentes dele. Ele é o resultado de um processo de integração de vários sistemas que não foram projetados exclusivamente para ele. Ele tem alguns sistemas que foram.
Não foram, o projeto Gripen desde os modelos A/B era um projeto, como todos os outros da indústria sueca de defesa até então, voltados para as necessidades dos militares suecos. Isto começou a mudar com o advento dos modelos C/D, visto a abertura promovida pelo governo do país a partir do final da segunda metade dos anos 1990 em relação ao status de neutralidade sueco e a venda de material de defesa para exportação. O resultado desta abertura foi o modelo C/D com maior partes e peças importadas e comuns a muitos outros caças em operação pelo mundo. O FX-1 foi uma das primeiras tentativas de se vender o Gripen C/D no mundo. E como todos aqui sabem, ele ganhou mas não levou.

E eu sei como o Gripen E foi projetado, fruto das experiências com a operação dos modelos C/D, e as vendas obtidas com eles. Não é nenhuma panaceia isso. É um caça feito sobre o conceito de manutenção de prateleira. Até aí nada demais. Mas isso não significa por si que podemos ficar relaxados e não nos preocupar com o fato de ele não vender mais nenhuma unidade depois da FAB. Ou podemos?




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Re: JAS-39 Gripen

#13418 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 05, 2022 2:06 pm

knigh7 escreveu: Sáb Fev 05, 2022 1:46 pm
gabriel219 escreveu: Sáb Fev 05, 2022 1:37 pm Aonde você viu a SAAB dizendo que venderiam 400 caças? Teria link?
E mesmo que houvesse teria a mesma validade que as bravatas da Embraer sobre o KC-390.
Tentar vender pouco mais de uma centena de aviões em 20 anos é uma bravata?
Sério isso?




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Re: JAS-39 Gripen

#13419 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 05, 2022 2:07 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Fev 05, 2022 1:37 pm Aonde você viu a SAAB dizendo que venderiam 400 caças? Teria link?
Se houver disponível na internet, vou ver se acho.




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Re: JAS-39 Gripen

#13420 Mensagem por gabriel219 » Sáb Fev 05, 2022 2:12 pm

O C/D foi sim pensado para exportação, tanto que estava em tudo quanto é concorrência, inclusive no F-X1 aqui.

Eu tenho a clara certeza que você não sabe do que está falando, muito por ter tirado da cabeça que o Gripen E/F foi construído pra vender 400 unidades.




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Re: JAS-39 Gripen

#13421 Mensagem por knigh7 » Sáb Fev 05, 2022 3:09 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Fev 05, 2022 2:04 pm
E eu sei como o Gripen E foi projetado, fruto das experiências com a operação dos modelos C/D, e as vendas obtidas com eles. Não é nenhuma panaceia isso. É um caça feito sobre o conceito de manutenção de prateleira. Até aí nada demais
O Gripen E compartilha mais sistemas e componentes com outras aeronaves que as versões anteriores. Vá ler as revistas.

FCarvalho escreveu: Sáb Fev 05, 2022 2:04 pm Mas isso não significa por si que podemos ficar relaxados e não nos preocupar com o fato de ele não vender mais nenhuma unidade depois da FAB. Ou podemos?
Eu já coloquei os argumentos nos posts anteriores.




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Re: JAS-39 Gripen

#13422 Mensagem por knigh7 » Sáb Fev 05, 2022 3:18 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Fev 05, 2022 2:06 pm
knigh7 escreveu: Sáb Fev 05, 2022 1:46 pm
E mesmo que houvesse teria a mesma validade que as bravatas da Embraer sobre o KC-390.
Tentar vender pouco mais de uma centena de aviões em 20 anos é uma bravata?
Sério isso?
:roll: :roll:
Imagem
Imagem


https://epocanegocios.globo.com/Informa ... tares.html


O VALE


25 de Outubro, 2018 - 10:20 ( Brasília )
KC-390 possui mercado potencial de US$ 60 bilhões, prevê Embraer
Estimativas da companhia brasileira é que mercado de aviões de transporte militar do porte do KC-390 chegue a 700 aeronaves na próxima década; 2.700 aviões dessa categoria voam no mundo, com idade média de 31,5 anos

Xandu Alves

O 'mercado potencial' para o cargueiro KC-390 da Embraer gira em torno de US$ 60 bilhões para a próxima década. Segundo estimativa da fabricante, a aeronave de transporte multimissão disputaria um mercado de 700 aeronaves, que pode ser ainda maior.

Cada KC-390 custa cerca de US$ 85 milhões. Atualmente, voam no mundo 2.700 aviões da categoria do KC-390. A idade média desta frota é de 31,5 anos, o que sugere uma substituição nos próximos anos.

O principal concorrente do KC-390 é o C-130 Hércules, da americana Lockheed Martin, que hoje domina o mercado. A FAB (Força Aérea Brasileira) comprará 28 KC-390 para trocar a frota de C-130.

O contrato é de R$ 7,2 bilhões. Considerado melhor do que o rival (C-130 é dos anos 1950), o KC-390 tem tudo para "dominar" o cenário internacional.

Segundo a Embraer, o KC-390 é definido como um avião de "transporte tático desenvolvido para estabelecer novos padrões em sua categoria, apresentando o menor custo do ciclo de vida do mercado".

A aeronave é capaz de "executar diversas missões, como transporte de carga, lançamento de tropas ou de paraquedistas, reabastecimento aéreo, busca e salvamento, evacuação aeromédica e combate a incêndios, além de apoio a missões humanitárias".

O KC-390 pode transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade máxima de 870 km/h, além de operar em ambientes hostis, em pistas danificadas.

Já a frota de C-130 está no fim da vida útil, com idade média em operação de 34 anos e capacidade de carga de aproximadamente 20 toneladas. "O KC-390 se tornará a espinha dorsal da aviação de transporte da FAB. Com capacidade para cumprir uma ampla gama de missões, o KC-390 representará um salto na capacidade operacional", declarou Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança.

Companhia e Boeing vão criar uma joint venture para a comercialização do avião A Embraer irá criar uma segunda joint venture com a Boeing para incluir o KC-390.

Segundo as companhias, a nova empresa servirá para "promoção e desenvolvimento de novos mercados e aplicações para produtos e serviços de defesa". Nesse contexto, o jato militar multimissão terá papel especial.

A Embraer diz que a aeronave será central na nova empresa "a partir de oportunidades identificadas em conjunto". A nova joint venture teria participação majoritária da Embraer.

Uma das propostas seria abrir uma segunda linha de montagem do novo cargueiro nos Estados Unidos, com peças enviadas do Brasil. Hoje, o KC-390 é montado em Gavião Peixoto (SP). O avião teria maior penetração no mercado americano.
via:
https://www.defesanet.com.br/kc390/noti ... e-Embraer/




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Re: JAS-39 Gripen

#13423 Mensagem por knigh7 » Sáb Fev 05, 2022 3:53 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Fev 05, 2022 2:07 pm
gabriel219 escreveu: Sáb Fev 05, 2022 1:37 pm Aonde você viu a SAAB dizendo que venderiam 400 caças? Teria link?
Se houver disponível na internet, vou ver se acho.
Com 60 unidades encomendadas pela Flygvapnet então ela exportaria 340 unidades. Tem de ser muito ingênuo pra acreditar nisso. Os suecos até podem dar uma beliscada num mercado de caças dominado pela França, Rússia, Reino Unido, EUA. Mas Suécia não tem o peso político que essas nações têm e isso conta muito nas decisões.

Obs: com a encomenda eventualmente de mais 30 caças para a FAB, seria o mais correto falar em 130 caças (e não 126) pois os 4 protótipos continuam como desenvolvedores da plataforma.
Mas é muito prematuro considerar que não terá mais venda alguma.




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Re: JAS-39 Gripen

#13424 Mensagem por Cassio » Dom Fev 06, 2022 5:14 am

A Embraer nunca afirmou que venderia 700 Kc390. Isso sempre foi uma bravata da imprensa.

Você sabe o que é mercado potencial??? Acho que não. Não significa que se pretende ou que ser projeta vender isso.




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Duka
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Re: JAS-39 Gripen

#13425 Mensagem por Duka » Dom Fev 06, 2022 8:55 am

Pessoal passou anos zoando o Rafale pq não vendia...
E agora acharam outro alvo pra se lamentar.

O jogo só acaba quando termina.
Nem a mãe Diná seria capaz de acertar, hoje, se o KC-390 e Gripen E serão fracassos ou não...




Abraços
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