Programa Viatura Blindada de Combate Fuzileiros - VBC FUZ

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II

#331 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 30, 2022 2:40 pm

Se conseguirmos receber os 200 M577 oferecidos, e que hora estão sendo adaptatos como PC, Ambulância e talvez como VBE Comunicação e VBE orientação de Tiro já vai estar de ótimo tamanho.
No último lote que chegou aqui vieram também algumas M113B de lambuja, e que devem estar servindo bem para o que se propõe.
Não seria problema algum adaptar ou mesmo comprar algumas M113 para servir de VBE morteiro 120 para os BIB e demais OM bldas.
Pode até não ser o ideal mas já é melhor do que nada.
Colocar a Remax em algumas M-113 também adicionaria melhor capacidades para elas.
Mais do que isso, é melhor gastar dinheiro comprando uma VBC Fuz nova.
Quase com certeza o modelo adotado de aquisição será o mesmo das VBC Cav. Compra a conta gotas e vai recebendo a conta gotas da mesma forma.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II

#332 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 02, 2022 12:50 pm

Em relação ao texto do colega AlphaBR no tópico da infantaria/cavalaria blindada, fiz uma rápida pesquisa na internet e o único IFV SL novo de fábrica que possui capacidade de transportar 9 infantes é o TULPAR da Otokar/Turquia.
Todos os demais que encontrei de desenho mais recente possuem capacidade reduzida para 7 ou 8 ocupantes.
Se eventualmente o EB quiser adotar uma VBC Fuz que atenda por primeiro a organização atual de 9 homens no GC, irá reduzir, e muito, as opções de mercado a serem analisadas.
Ou podem simplesmente adotar um bldo de menor capacidade e reorganizar todo o BIB para poder encaixar o escolhido.
A ver o que custa menos dinheiro e tempo.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II

#333 Mensagem por gabriel219 » Qua Fev 02, 2022 1:07 pm

FCarvalho escreveu: Qua Fev 02, 2022 12:50 pm Em relação ao texto do colega AlphaBR no tópico da infantaria/cavalaria blindada, fiz uma rápida pesquisa na internet e o único IFV SL novo de fábrica que possui capacidade de transportar 9 infantes é o TULPAR da Otokar/Turquia.
Todos os demais que encontrei de desenho mais recente possuem capacidade reduzida para 7 ou 8 ocupantes.
Se eventualmente o EB quiser adotar uma VBC Fuz que atenda por primeiro a organização atual de 9 homens no GC, irá reduzir, e muito, as opções de mercado a serem analisadas.
Ou podem simplesmente adotar um bldo de menor capacidade e reorganizar todo o BIB para poder encaixar o escolhido.
A ver o que custa menos dinheiro e tempo.
:?: :?: :?:

CV90, K-21, AS-21, KF-41, ASCOD, AMPV, Bionix e entre outros?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II

#334 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 03, 2022 11:45 am

gabriel219 escreveu: Qua Fev 02, 2022 1:07 pm
FCarvalho escreveu: Qua Fev 02, 2022 12:50 pm Em relação ao texto do colega AlphaBR no tópico da infantaria/cavalaria blindada, fiz uma rápida pesquisa na internet e o único IFV SL novo de fábrica que possui capacidade de transportar 9 infantes é o TULPAR da Otokar/Turquia.
Todos os demais que encontrei de desenho mais recente possuem capacidade reduzida para 7 ou 8 ocupantes.
Se eventualmente o EB quiser adotar uma VBC Fuz que atenda por primeiro a organização atual de 9 homens no GC, irá reduzir, e muito, as opções de mercado a serem analisadas.
Ou podem simplesmente adotar um bldo de menor capacidade e reorganizar todo o BIB para poder encaixar o escolhido.
A ver o que custa menos dinheiro e tempo.
:?: :?: :?:

CV90, K-21, AS-21, KF-41, ASCOD, AMPV, Bionix e entre outros?
Eu olhei estes também, à exceção dos AMPV, que não me lembrava, e do Bionix, que não conhecia.
Pelo que consta nas páginas dos fabricantes são bldos que levam primariamente de 7 a 8 soldados, Não encontrei informação sobre se são capazes de aumentar este dispositivo para 9 tropas caso demandado.
No caso do K-21 não considerei ele porque imagino que os sul coreanos devem oferecer o AS-21 como concorrente para a futura VBC Fuz, e este leva 7/8 tropas.
O Bionix vi agora pode levar 9 tropas realmente. Mas a ST Kinects também tem o Hunter, mais moderno, mas que leva apenas 8 tropas. Aí vai depender do que o EB irá demandar no RFI.
E os AMPV pelo que encontrei tem capacidade inferior a 9 tropas, mas não sei dizer se pode ou não ter aumentado a sua capacidade. Como ele é baseado no Bradley que é um bldo grande, pode ser que sim. Ao mesmo tempo a Bae Systems tem o CV-90, que também leva apenas 8 tropas.
Tem que ver realmente o que o EB vai querer no RFI.
Os requisitos básicos demandam que o veículo leve pelo menos 7 tropas. Então tem abertura para todos. Como vai ficar a organização depois das OM blindadas é algo que terá de ser visto após a escolha.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II

#335 Mensagem por gabriel219 » Qui Fev 03, 2022 1:11 pm

FCarvalho escreveu: Qui Fev 03, 2022 11:45 am
gabriel219 escreveu: Qua Fev 02, 2022 1:07 pm
:?: :?: :?:

CV90, K-21, AS-21, KF-41, ASCOD, AMPV, Bionix e entre outros?
Eu olhei estes também, à exceção dos AMPV, que não me lembrava, e do Bionix, que não conhecia.
Pelo que consta nas páginas dos fabricantes são bldos que levam primariamente de 7 a 8 soldados, Não encontrei informação sobre se são capazes de aumentar este dispositivo para 9 tropas caso demandado.
No caso do K-21 não considerei ele porque imagino que os sul coreanos devem oferecer o AS-21 como concorrente para a futura VBC Fuz, e este leva 7/8 tropas.
O Bionix vi agora pode levar 9 tropas realmente. Mas a ST Kinects também tem o Hunter, mais moderno, mas que leva apenas 8 tropas. Aí vai depender do que o EB irá demandar no RFI.
E os AMPV pelo que encontrei tem capacidade inferior a 9 tropas, mas não sei dizer se pode ou não ter aumentado a sua capacidade. Como ele é baseado no Bradley que é um bldo grande, pode ser que sim. Ao mesmo tempo a Bae Systems tem o CV-90, que também leva apenas 8 tropas.
Tem que ver realmente o que o EB vai querer no RFI.
Os requisitos básicos demandam que o veículo leve pelo menos 7 tropas. Então tem abertura para todos. Como vai ficar a organização depois das OM blindadas é algo que terá de ser visto após a escolha.
Quê? Já te passou pela cabeça que são oito Fuzileiros com três tripulantes, sendo que o EB tem a EXATA dotação de GC, com 11 homens, sendo o Comandante do Fuzileiros sendo também Comandante da Viatura, pois o EB considera o Motorista e o Atirador como dentro do GC Blindado?

Então, nessa sua lógica, um Guarani não transporta um GC completo, já que só transporta oito fuzileiros e três tripulantes???




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II

#336 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 03, 2022 4:07 pm

gabriel219 escreveu: Qui Fev 03, 2022 1:11 pm
FCarvalho escreveu: Qui Fev 03, 2022 11:45 am Eu olhei estes também, à exceção dos AMPV, que não me lembrava, e do Bionix, que não conhecia.
Pelo que consta nas páginas dos fabricantes são bldos que levam primariamente de 7 a 8 soldados, Não encontrei informação sobre se são capazes de aumentar este dispositivo para 9 tropas caso demandado.
No caso do K-21 não considerei ele porque imagino que os sul coreanos devem oferecer o AS-21 como concorrente para a futura VBC Fuz, e este leva 7/8 tropas.
O Bionix vi agora pode levar 9 tropas realmente. Mas a ST Kinects também tem o Hunter, mais moderno, mas que leva apenas 8 tropas. Aí vai depender do que o EB irá demandar no RFI.
E os AMPV pelo que encontrei tem capacidade inferior a 9 tropas, mas não sei dizer se pode ou não ter aumentado a sua capacidade. Como ele é baseado no Bradley que é um bldo grande, pode ser que sim. Ao mesmo tempo a Bae Systems tem o CV-90, que também leva apenas 8 tropas.
Tem que ver realmente o que o EB vai querer no RFI.
Os requisitos básicos demandam que o veículo leve pelo menos 7 tropas. Então tem abertura para todos. Como vai ficar a organização depois das OM blindadas é algo que terá de ser visto após a escolha.
Quê? Já te passou pela cabeça que são oito Fuzileiros com três tripulantes, sendo que o EB tem a EXATA dotação de GC, com 11 homens, sendo o Comandante do Fuzileiros sendo também Comandante da Viatura, pois o EB considera o Motorista e o Atirador como dentro do GC Blindado?
Então, nessa sua lógica, um Guarani não transporta um GC completo, já que só transporta oito fuzileiros e três tripulantes???
Bom, a minha referência foi o artigo apresentado no tópico INF/CAV Blda pelo AlphaBR, onde o autor discorre sobre esta questão da formatação do GC brasileiro e das VBC Fuz existentes pautando a questão do número de elementos de tropa que podem levar. No texto, salvo minha memória não me trai, o GC apresentado é de 9 homens + tripulação sendo usado nos M-113 dos BIB.
De qualquer forma, como disse acima, o ROB hoje da VBC Fuz prevê uma capacidade mínima de transporte da viatura de 7 elementos de infantaria mais 3 tripulantes, quer sejam, o cmte, motorista e atirador.
Isto posto, como é debatido no artigo, fica a critério do EB verificar a organização no futuro dos BIB de acordo com a viatura a ser adota, visto que o parâmetro atual seria o que falei acima.
Ainda naquele tópico vale ressaltar que o AlphaBR colocou a organização do GC da inf blda com os mesmos 9 homens das demais formações de infantaria.
A Cia Inf blda que ele também postou lá compôem-se de 16 veículos tomando como base o número do GC apontado. Se eventualmente um novo bldo for adquirido e tiver menor capacidade de transporte que 9 homens, o autor debate o fato de que o exército terá de obrigatoriamente rever a atual disposição das VBC Fuz no BIB. Como se dará isso é um processo que ainda tem de ser estudado e verificado antes que se pretenda lançar o RFI para o substituto dos M-113.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II

#337 Mensagem por gabriel219 » Qui Fev 03, 2022 4:27 pm

FCarvalho escreveu: Qui Fev 03, 2022 4:07 pm
gabriel219 escreveu: Qui Fev 03, 2022 1:11 pm
Quê? Já te passou pela cabeça que são oito Fuzileiros com três tripulantes, sendo que o EB tem a EXATA dotação de GC, com 11 homens, sendo o Comandante do Fuzileiros sendo também Comandante da Viatura, pois o EB considera o Motorista e o Atirador como dentro do GC Blindado?
Então, nessa sua lógica, um Guarani não transporta um GC completo, já que só transporta oito fuzileiros e três tripulantes???
Bom, a minha referência foi o artigo apresentado no tópico INF/CAV Blda pelo AlphaBR, onde o autor discorre sobre esta questão da formatação do GC brasileiro e das VBC Fuz existentes pautando a questão do número de elementos de tropa que podem levar. No texto, salvo minha memória não me trai, o GC apresentado é de 9 homens + tripulação sendo usado nos M-113 dos BIB.
De qualquer forma, como disse acima, o ROB hoje da VBC Fuz prevê uma capacidade mínima de transporte da viatura de 7 elementos de infantaria mais 3 tripulantes, quer sejam, o cmte, motorista e atirador.
Isto posto, como é debatido no artigo, fica a critério do EB verificar a organização no futuro dos BIB de acordo com a viatura a ser adota, visto que o parâmetro atual seria o que falei acima.
Ainda naquele tópico vale ressaltar que o AlphaBR colocou a organização do GC da inf blda com os mesmos 9 homens das demais formações de infantaria.
A Cia Inf blda que ele também postou lá compôem-se de 16 veículos tomando como base o número do GC apontado. Se eventualmente um novo bldo for adquirido e tiver menor capacidade de transporte que 9 homens, o autor debate o fato de que o exército terá de obrigatoriamente rever a atual disposição das VBC Fuz no BIB. Como se dará isso é um processo que ainda tem de ser estudado e verificado antes que se pretenda lançar o RFI para o substituto dos M-113.
Sério, não é possível bixo!

Entenda de uma vez por todas: O GC Blindado são 11 homens, sendo 3 tripulantes e 8 Fuzileiros blindados, não nove. Quero saber da onde tu tirou esse 12º componente. Como que tu pode citar o trabalho do @Alfa BR se ele mesmo é CATEGÓRICO ao afirmar que é GC de 11, sendo 3 tripulantes e 8 Fuzileiros???
Alfa BR escreveu: Dom Jan 30, 2022 11:58 pm Organização e dotação de armamento previstas para o Grupo de Combate do Pelotão de Fuzileiros Blindado do Exército Brasileiro quando dotado de Viatura Blindada de Combate de Fuzileiros (VBC Fuz)

Imagem

Como parte do Subprograma Forças Blindadas está enquadrada a obtenção, através de aquisição ou desenvolvimento, de uma Viatura Blindada de Combate de Fuzileiros (VBC Fuz), também conhecida como VBCI (Viatura Blindada de Combate de Infantaria), ou então pela sigla em inglês IFV (Infantry Fighting Vehicle). O objetivo dessa aquisição é substituir a atual viatura de dotação da Infantaria Blindada do Exército Brasileiro, a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) M113.

A VBC Fuz é um veiculo blindado, normalmente dotado com canhões com alta cadência de tiro (200 a 600 tpm), que transporta um grupo de combate ou uma esquadra de fuzileiros, apoia pelo fogo essa tropa quando desembarcada e apoia a progressão dos carros de combate contra as ações da infantaria inimiga. Tais características não são verificadas na VBTP M113, pois seu armamento de dotação, a metralhadora .50, e nível de proteção balística não lhe permite combater em boas condições com outros carros no Teatro de Operações.

O atual Grupo de Combate Blindado possui 11 homens: o 3° Sargento Comandante do GC, duas esquadras a quatro homens cada e a guarnição da viatura a dois homens (Cabo Motorista e Soldado Atirador).

Um terceiro elemento da guarnição, o 3° Sargento Comandante da Viatura Blindada de Combate, é suprimido pois a viatura de dotação atual é a VBTP M113 BR, cuja capacidade de transporte é de 11 homens, e que por ser uma VBTP, não combaterá separada de seus fuzileiros.

Com a substituição da VBTP M113 por uma VBC Fuz, o cargo de 3° Sargento Comandante da Viatura Blindada de Combate será ativado.

Portanto, a previsão é de que o Grupo de Combate Blindado dotado de VBC Fuz passe a ter 12 homens: 9 homens do GC e 3 homens da guarnição da VBC.

É sabido, porém, que poucas VBC Fuz disponíveis no mercado possuem capacidade para 12 homens (3 + 9). Então existe a possibilidade da VBC Fuz adotado pelo EB ser uma viatura que não tenha a capacidade de transportar todo o efetivo do GC de nove fuzileiros, e consequentemente ele terá que ser dividido de alguma maneira para ser embarcado ou em última instância, reduzido.
Pelo que ele disse, existe uma PREVISÃO de que haja um 12º neste GC, que seria o Sargento Comandante exclusivo da viatura, enquanto haveria outro possível Sargento exclusivo dos Fuzileiros. Aonde isso está no ROB do VBC Fz? Sinceramente não sei, gostaria que o @Alfa BR esclarecesse, pois é algo de meu desejo também que houvesse isso, porém isso é uma previsão e não uma realidade.

Além disso, sua informação no outro post está bem errada, o KF-41 tem a capacidade sim de transportar 9 fuzileiros e 3 tripulantes, assim como o AS-21, pois isso é requisito da concorrência na Austrália. Na imagem abaixo, mostram 9 assentos no compartimento de transporte, dois assentos que seriam na torre. O assento do motorista é separado, mais a frente, porém a imagem não cobre:

Imagem

O AS-21 Redback tem configuração similar, porém são quatro assentos de cada lado e um assento a mais, próximo a torre.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II

#338 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 03, 2022 4:52 pm

Não falei que AS-21 e KF-41 não caberiam 9 homens, disse que a informação que encontrei sobre eles é de que primariamente eles levam 8 homens, e que não sabia se poderiam levar mais 1 combatente. Só isso. Se eles podem levar 9, bom para eles no que diz respeito a VBC Fuz do EB.

Quanto ao texto, contei o GC da imagem considerando o sgt cmte da tropa independente do comando da viatura, por isso contei 9. Mas a explicação está bem dada, falha minha ao não atentar para esta questão do cmte da viatura ser também o do GC no texto do colega AlphaBr.

Enfim, parece que temos muito mais coisas a serem vistas em termos de organização da inf blda do que somente comprar uma VBC Fuz nova.

A ver como o EB irá definir as mudanças que se apresentem necessárias.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II

#339 Mensagem por gabriel219 » Qui Fev 03, 2022 5:54 pm

Voltando ao tópico, eu gosto da ideia de ter o GC de Fuzileiros independente, com 9 Fuzileiros, incluindo seu Sargento, com maior flexibilidade de comando, enquanto o Sargento-Cmt da Vtr permanece na Vtr e foca nas ações da própria Vtr.

Infantaria Blindada não pode trabalhar como Infantaria Mecanizada, pois na Infantaria Mecanizada, o VBTP atua em proveito da Infantaria, na Blindada é diferente, em que tanto o VBCI quanto os Fuzileiros atuam em proveito dos MBT's, cobrindo seus flancos e avançando sobre Infantaria Inimiga em posições defensivas, neste último caso, os Fz Blind. Enquanto isso, o VBCI atua defendendo os flancos do MBT, enquanto este apoia com fogo a Infantaria.

Ao menos essa é a doutrina de combate dos Panzergranadier e acho melhor do que a doutrina da US Army.

Aliás, até a disposição eu gostaria de ver diferente, sendo 9 homens, poderiam ser divididos entre Sargento, 2x Esquadras de Manobra, sendo 3 Fuzileiros, sendo Cabo (IA2 + Lç Gr 40 mm), Fz-Metralhador (Mtr + Pst) e Fz Escl (IA2 + Drone) na primeira esquadra, a segunda só diferenciaria pelo Fz Atr (DMR) no lugar do Fz Escl. Os últimos dois formariam a Esquadra de Apoio, com Cabo-Atr (Carl Gustaf M4 ou Pzf3T) e Fz-Aux (Municiador).




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II

#340 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 03, 2022 6:50 pm

Acho eu que qualquer decisão sobre a organização do GC inf bldo vai depender essencialmente de que tipo de bldo o EB conseguir comprar. Considerando que a função economia a meu ver irá referenciar tudo o que for feito neste sentido, talvez a procura por um bldo que consiga levar os 9 homens + 3 da tripulação do bldo terá vantagem, já que isso diminuiria a necessidade de obter um número maior de unidades para poder equipar um BIB. Com 12 homens no GC bldo pode-se manter a atual quantidade de viaturas necessárias à Cia Inf Blda em 16 veículos.

Aparentemente, segundo o autor do artigo citado pelo AlphaBR, existe a tendência de se procurar fixar o GC bldo em 12 homens. Isto por si só, creio já seria um indicativo de elemento obrigatório para o RFI da VBC Fuz, o que limitaria os eventuais concorrentes. Mas em caso de flexibilização desta questão, como hora está no ROB VBC Fuz (mínimo de 7 elemento transportados), teria de se pensar em como ficará a a nova organização dos BIB a partir de uma VBC Fuz com esta característica.

Se eu contei certo, com 9 + 3 no GC bldo, considerando uma VBC Fuz com 7 ou 8 homens transportados, seriam necessárias 3 viaturas a mais para poder levar os três pelotões de manobra da Cia Inf Blda com esta formação, o que no cômputo geral significa ao invés de 48 unidades para compor o BIB, equipá-lo com no mínimo 57 viaturas. E isto trás um custo.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II

#341 Mensagem por gabriel219 » Qui Fev 03, 2022 8:49 pm

Se for o KF-41 e o AS21, esse GC de 12 cabe perfeitamente.




Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 556
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II

#342 Mensagem por Alfa BR » Sex Fev 04, 2022 1:06 am

gabriel219 escreveu: Qui Fev 03, 2022 4:27 pm
FCarvalho escreveu: Qui Fev 03, 2022 4:07 pm

Bom, a minha referência foi o artigo apresentado no tópico INF/CAV Blda pelo AlphaBR, onde o autor discorre sobre esta questão da formatação do GC brasileiro e das VBC Fuz existentes pautando a questão do número de elementos de tropa que podem levar. No texto, salvo minha memória não me trai, o GC apresentado é de 9 homens + tripulação sendo usado nos M-113 dos BIB.
De qualquer forma, como disse acima, o ROB hoje da VBC Fuz prevê uma capacidade mínima de transporte da viatura de 7 elementos de infantaria mais 3 tripulantes, quer sejam, o cmte, motorista e atirador.
Isto posto, como é debatido no artigo, fica a critério do EB verificar a organização no futuro dos BIB de acordo com a viatura a ser adota, visto que o parâmetro atual seria o que falei acima.
Ainda naquele tópico vale ressaltar que o AlphaBR colocou a organização do GC da inf blda com os mesmos 9 homens das demais formações de infantaria.
A Cia Inf blda que ele também postou lá compôem-se de 16 veículos tomando como base o número do GC apontado. Se eventualmente um novo bldo for adquirido e tiver menor capacidade de transporte que 9 homens, o autor debate o fato de que o exército terá de obrigatoriamente rever a atual disposição das VBC Fuz no BIB. Como se dará isso é um processo que ainda tem de ser estudado e verificado antes que se pretenda lançar o RFI para o substituto dos M-113.
Sério, não é possível bixo!

Entenda de uma vez por todas: O GC Blindado são 11 homens, sendo 3 tripulantes e 8 Fuzileiros blindados, não nove. Quero saber da onde tu tirou esse 12º componente. Como que tu pode citar o trabalho do @Alfa BR se ele mesmo é CATEGÓRICO ao afirmar que é GC de 11, sendo 3 tripulantes e 8 Fuzileiros???
Alfa BR escreveu: Dom Jan 30, 2022 11:58 pm Organização e dotação de armamento previstas para o Grupo de Combate do Pelotão de Fuzileiros Blindado do Exército Brasileiro quando dotado de Viatura Blindada de Combate de Fuzileiros (VBC Fuz)

Imagem

Como parte do Subprograma Forças Blindadas está enquadrada a obtenção, através de aquisição ou desenvolvimento, de uma Viatura Blindada de Combate de Fuzileiros (VBC Fuz), também conhecida como VBCI (Viatura Blindada de Combate de Infantaria), ou então pela sigla em inglês IFV (Infantry Fighting Vehicle). O objetivo dessa aquisição é substituir a atual viatura de dotação da Infantaria Blindada do Exército Brasileiro, a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) M113.

A VBC Fuz é um veiculo blindado, normalmente dotado com canhões com alta cadência de tiro (200 a 600 tpm), que transporta um grupo de combate ou uma esquadra de fuzileiros, apoia pelo fogo essa tropa quando desembarcada e apoia a progressão dos carros de combate contra as ações da infantaria inimiga. Tais características não são verificadas na VBTP M113, pois seu armamento de dotação, a metralhadora .50, e nível de proteção balística não lhe permite combater em boas condições com outros carros no Teatro de Operações.

O atual Grupo de Combate Blindado possui 11 homens: o 3° Sargento Comandante do GC, duas esquadras a quatro homens cada e a guarnição da viatura a dois homens (Cabo Motorista e Soldado Atirador).

Um terceiro elemento da guarnição, o 3° Sargento Comandante da Viatura Blindada de Combate, é suprimido pois a viatura de dotação atual é a VBTP M113 BR, cuja capacidade de transporte é de 11 homens, e que por ser uma VBTP, não combaterá separada de seus fuzileiros.

Com a substituição da VBTP M113 por uma VBC Fuz, o cargo de 3° Sargento Comandante da Viatura Blindada de Combate será ativado.

Portanto, a previsão é de que o Grupo de Combate Blindado dotado de VBC Fuz passe a ter 12 homens: 9 homens do GC e 3 homens da guarnição da VBC.

É sabido, porém, que poucas VBC Fuz disponíveis no mercado possuem capacidade para 12 homens (3 + 9). Então existe a possibilidade da VBC Fuz adotado pelo EB ser uma viatura que não tenha a capacidade de transportar todo o efetivo do GC de nove fuzileiros, e consequentemente ele terá que ser dividido de alguma maneira para ser embarcado ou em última instância, reduzido.
Pelo que ele disse, existe uma PREVISÃO de que haja um 12º neste GC, que seria o Sargento Comandante exclusivo da viatura, enquanto haveria outro possível Sargento exclusivo dos Fuzileiros. Aonde isso está no ROB do VBC Fz? Sinceramente não sei, gostaria que o @Alfa BR esclarecesse, pois é algo de meu desejo também que houvesse isso, porém isso é uma previsão e não uma realidade.

Além disso, sua informação no outro post está bem errada, o KF-41 tem a capacidade sim de transportar 9 fuzileiros e 3 tripulantes, assim como o AS-21, pois isso é requisito da concorrência na Austrália. Na imagem abaixo, mostram 9 assentos no compartimento de transporte, dois assentos que seriam na torre. O assento do motorista é separado, mais a frente, porém a imagem não cobre:

Imagem

O AS-21 Redback tem configuração similar, porém são quatro assentos de cada lado e um assento a mais, próximo a torre.
Gabriel, o atual GC Blindado é de 11 homens: 9 homens (comandante do GC + 2 esquadras) + 2 tripulantes (motorista e atirador). O 3° homem da tripulação, o Comandante da VBC, é suprimido já que o M113 comporta 11 homens e que por ser uma VBTP não combate disassociado do GC.

Essa estrutura de 12 homens (3 + 9) é o previsto para uma VBC Fuz, mas é aquilo, não quer dizer que será de fato já que a viatura adquirida pode não comportar. É algo "ideal" e que atualmente existe só no QC (Quadro de Cargos), que é a previsão de pessoal com base na doutrina. O QCP é o que é autorizado, e nesse documento é o GC Blindado é de 11 homens (2 + 9). Se a futura VBC Fuz comportar os 12, então teremos isso no QCP, alinhando o previsto com a realidade. Se não comportar, vão mudar o QC para adequar a menor capacidade.

Tinha esquecido: o 3° Sargento Comandante do GC desmonta e combate com as esquadras.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II

#343 Mensagem por gabriel219 » Sex Fev 04, 2022 8:28 am

Alfa BR escreveu: Sex Fev 04, 2022 1:06 am Gabriel, o atual GC Blindado é de 11 homens: 9 homens (comandante do GC + 2 esquadras) + 2 tripulantes (motorista e atirador). O 3° homem da tripulação, o Comandante da VBC, é suprimido já que o M113 comporta 11 homens e que por ser uma VBTP não combate disassociado do GC.

Essa estrutura de 12 homens (3 + 9) é o previsto para uma VBC Fuz, mas é aquilo, não quer dizer que será de fato já que a viatura adquirida pode não comportar. É algo "ideal" e que atualmente existe só no QC (Quadro de Cargos), que é a previsão de pessoal com base na doué o previsto para uma VBC Fuz, mas é aquilo, não quer dizer que será de fato já que a viatura adquirida pode não comportar. É algo "ideal" e que atualmente existe só no QC (Quadro de Cargos), que é a previsão de pessoal com base na doutrina. O QCP é o que é autorizado, e nesse documento é o GC Blindado é de 11 homens (2 + 9). Se a futura VBC Fuz comportar os 12, então teremos isso no QCP, alinhando o previsto com a realidade. Se não comportar, vão mudar o QC para adequar a menor capacidade.

Tinha esquecido: o 3° Sargento Comandante do GC desmonta e combate com as esquadras.
Sinceramente, eu torço bastante para que o GC de 12 homens seja feito, pois tendo dois comandantes, as emissões de ordem seriam mais flexíveis e rápidas, além de um substancial aumento de consciência situacional.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II

#344 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 04, 2022 2:12 pm

ROB VBC FUZ

ROA 32 - Possuir como armamento principal canhão com, no mínimo, calibre 25 mm (vinte e
cinco milímetros). (Peso dez)


Conforme o doc dos requisitos do EB, qualquer que seja o bldo escolhido ele obrigatoriamente terá de vir com torre equipado com um canhão, como apontado acima.

O mesmo ROB determina também como requisito absoluto que a tripulação do bldo seja de 3 homens, e que a capacidade de transporte de combatentes seja de, no mínimo, 7 homens.

ROA 3 - Ser operado por guarnição de 3 (três) militares: o Comandante do carro, o atirador e o motorista. (Peso dez)

ROA 4 - Ter a capacidade de transportar no compartimento de combate no mínimo 7 (sete) combatentes. (Peso dez


Eu entendo, neste sentido, que é questão fechada que a tripulação do bldo indiferente ao GC transportado terá de ser de 3 membros, ou seja, nenhum deles desembarca para combater a pé, mas permanecem na viatura.

Ademais, operar uma torre com canhão e quiçá mísseis AC e toda a parafernalha eletro-eletrônica e óptica é um trabalho deveras pesado demais para apenas o motorista e atirador sozinhos, sem o sgt cmte do bldo. Por mais que as tecnologias ajudem neste mister, é improvável que se possa manter um bldo de 45 ton e todos os seus sistemas operando a pleno apenas com duas pessoas a bordo.

A maioria dos IFV SL no mundo hoje operam com 3 tripulantes separados dos infantes transportados.

Fica em todo caso a perspectiva de que o bldo a ser escolhido possa ser um que, além de caber no bolso, também possa, de preferência, transportar um GC de 9 homens como prescrito na doutrina e ao mesmo tempo manter a atual organização dos BIB. já que a adoção de um veículo de menor capacidade implicará na aquisição de quantidades maiores para equipar aquelas OM. E isto eu duvido que seja algo desejado neste processo da VBC Fuz.

Opções no mercado existem várias. Qual delas melhor se encaixará nos planos, e capacidade de pagamento, do exército, veremos.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II

#345 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 16, 2022 9:32 pm

O conflito ucraniano está mostrando ao mundo o quantos USA e UE podem ser ciosos de seus interesses no mundo, e que não medem esforços, e nem escrúpulos, principalmente aquele primeiro, em alcançar seus objetivos.
Neste aspecto, olhar o mercado internacional e seus diversos provedores de solução para a VBC Inf pode indicar para o EB alternativas fora do tradicional eixo USA-Europa.
Desta forma, modelos de IFV\VBCI sul coreanos e turcos podem ganhar uma vantagem diferencial ao oferecem possibilidades de negócios com países fora daquele esquadro.
Até Singapura e China podem se ver como alternativas a se pensar na hora de decidir quem irá substituir os M-113.
A ver como o EB irá demandar seu RFI\RFP depois deste conflito.
Pode ser que a questão da nacionalização máxima de insumos, partes e peças seja elevada a outro patamar de exigências. Ou não.




Carpe Diem
Responder