Aviação Naval Brasileira

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37473
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#646 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 21, 2022 1:06 pm

Excelente matéria. Parabéns.
Quanto a 12 aviões estocados e à espera de definição, isto nada mais é que o reflexo da situação financeira/orçamentária em que a MB se encontra faz bastante tempo.
Vender todos, ou partes deles, final servem como peças de reposição aos modernizados, seria algo interessante ao menos no sentido de prover algum recurso para o próprio esquadrão.
Voar novamente é algo praticamente inviável nestes tempos bicudos que vivemos.
O VF-1 terá muita sorte de continuar tendo alguns destes A-4 ainda em condições de voo pelos próximos 8 anos.
Quem sabe depois do segundo lote da FAB de Gripen E/F se verifique uma luz no final do túnel para o esquadrão.
Mas até lá, cada um se vira com o que tem e como pode.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 544
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 328 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#647 Mensagem por Viking » Sex Jan 21, 2022 1:54 pm

FCarvalho escreveu: Sex Jan 21, 2022 1:06 pm Excelente matéria. Parabéns.
Quanto a 12 aviões estocados e à espera de definição, isto nada mais é que o reflexo da situação financeira/orçamentária em que a MB se encontra faz bastante tempo.
Vender todos, ou partes deles, final servem como peças de reposição aos modernizados, seria algo interessante ao menos no sentido de prover algum recurso para o próprio esquadrão.
Voar novamente é algo praticamente inviável nestes tempos bicudos que vivemos.
O VF-1 terá muita sorte de continuar tendo alguns destes A-4 ainda em condições de voo pelos próximos 8 anos.
Quem sabe depois do segundo lote da FAB de Gripen E/F se verifique uma luz no final do túnel para o esquadrão.
Mas até lá, cada um se vira com o que tem e como pode.

Prezado FCarvalho, saudações.

Em minha opinião caso a agenda de Defesa tivesse mais importância com o segundo lote da F39 a MB poderia requisitar 8/12 exemplares biplace, construídos no país, para o VF1. E bom lembrar que o aviador naval e um oficial de Marinha com o conhecimento intrínseco que os dias de mar proporciona. Estes aviadores mobiliados com a dupla F39xRBS 15 constituiriam um sistema relevante de defesa das AJB.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37473
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#648 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 21, 2022 2:56 pm

Viking escreveu: Sex Jan 21, 2022 1:54 pm
FCarvalho escreveu: Sex Jan 21, 2022 1:06 pm Excelente matéria. Parabéns.
Quanto a 12 aviões estocados e à espera de definição, isto nada mais é que o reflexo da situação financeira/orçamentária em que a MB se encontra faz bastante tempo.
Vender todos, ou partes deles, final servem como peças de reposição aos modernizados, seria algo interessante ao menos no sentido de prover algum recurso para o próprio esquadrão.
Voar novamente é algo praticamente inviável nestes tempos bicudos que vivemos.
O VF-1 terá muita sorte de continuar tendo alguns destes A-4 ainda em condições de voo pelos próximos 8 anos.
Quem sabe depois do segundo lote da FAB de Gripen E/F se verifique uma luz no final do túnel para o esquadrão.
Mas até lá, cada um se vira com o que tem e como pode.
Prezado FCarvalho, saudações.
Em minha opinião caso a agenda de Defesa tivesse mais importância com o segundo lote da F39 a MB poderia requisitar 8/12 exemplares biplace, construídos no país, para o VF1. E bom lembrar que o aviador naval e um oficial de Marinha com o conhecimento intrínseco que os dias de mar proporciona. Estes aviadores mobiliados com a dupla F39xRBS 15 constituiriam um sistema relevante de defesa das AJB.

Olá Lord.

Ao menos para mim, com ou sem Nae, não existe solução para o VF-1 fora do Gripen E/F.
De preferência este último de projeto e desenvolvimento nacional, já que operações aeronavais são bastante exigentes e dois tripulantes neste aspecto é sempre melhor que um.
Quanto a quantidades, o suficiente que possa dar aquele esquadrão sobrevida nas próximas décadas, e manter por mais algum tempo a linha de produção na Embraer aberta.
Estou convencido que só uma guerra de verdade para fazer os recursos necessários aparecerem, ainda que de momento, para a FAB chegar a possuir mais do que dois lotes do caça sueco e ainda dispor alguma coisa para a aviação naval.
E quando a vida voltar ao normal, seguimos com o que sobrar ainda inteiro e operável.
Mas as vezes penso que até mesmo uma guerra não seria suficiente para retirar este país da letargia insone em que vivem há séculos. E da qual não tem a mínima vontade de sair.




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18516
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2386 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#649 Mensagem por knigh7 » Ter Jan 25, 2022 12:26 am





Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#650 Mensagem por vplemes » Ter Jan 25, 2022 8:45 pm

Como pagador de impostos não consigo me conformar com todo o dinheiro gasto nessa versão da kombosa. Gastamos uma grana preta para fazer essa nova versão do caracal da qual seremos os únicos operadores, e pior, são apenas cinco unidades. Depois os almirantes ainda tem a cara dura de reclamar que falta grana para investir, quando malgastam o pouco que tem nesse tipo de projeto.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13777
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#651 Mensagem por gabriel219 » Ter Jan 25, 2022 9:02 pm

vplemes escreveu: Ter Jan 25, 2022 8:45 pm
Como pagador de impostos não consigo me conformar com todo o dinheiro gasto nessa versão da kombosa. Gastamos uma grana preta para fazer essa nova versão do caracal da qual seremos os únicos operadores, e pior, são apenas cinco unidades. Depois os almirantes ainda tem a cara dura de reclamar que falta grana para investir, quando malgastam o pouco que tem nesse tipo de projeto.
Então, neste caso, seria melhor usar o dinheiro em qual vetor pelo mundo que pode disparar AM-39, especialmente pra uma Força Naval que não possui um NAe?




Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#652 Mensagem por vplemes » Qua Jan 26, 2022 9:38 am

gabriel219 escreveu: Ter Jan 25, 2022 9:02 pm
vplemes escreveu: Ter Jan 25, 2022 8:45 pm
Como pagador de impostos não consigo me conformar com todo o dinheiro gasto nessa versão da kombosa. Gastamos uma grana preta para fazer essa nova versão do caracal da qual seremos os únicos operadores, e pior, são apenas cinco unidades. Depois os almirantes ainda tem a cara dura de reclamar que falta grana para investir, quando malgastam o pouco que tem nesse tipo de projeto.
Então, neste caso, seria melhor usar o dinheiro em qual vetor pelo mundo que pode disparar AM-39, especialmente pra uma Força Naval que não possui um NAe?
Bom, pessoalmente não entendo essa obsessão pelo Exocet. O Excet é bom míssil? Sim, mas existem outros tão bons ou melhores que ele. Mas como eu falei que seria muito melhor ter gasto com mais Seahawks, ele pode disparar o NSM da Kongsberg em sua versão HL. Acho que estaríamos muito bem servidos com um heli que além de lançar míssil também seria de suma utilidade no aumento da capacidade ASW da MB. Mas querer um mínimo de planejamento, bom senso e respeito com suado dinheiro dos contribuintes da parte dos nossos almirantes é querer ir contra a tradição da mais antiga.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4910
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 666 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#653 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Jan 26, 2022 10:11 am

vplemes escreveu: Qua Jan 26, 2022 9:38 am
gabriel219 escreveu: Ter Jan 25, 2022 9:02 pm
Então, neste caso, seria melhor usar o dinheiro em qual vetor pelo mundo que pode disparar AM-39, especialmente pra uma Força Naval que não possui um NAe?
Bom, pessoalmente não entendo essa obsessão pelo Exocet. O Excet é bom míssil? Sim, mas existem outros tão bons ou melhores que ele. Mas como eu falei que seria muito melhor ter gasto com mais Seahawks, ele pode disparar o NSM da Kongsberg em sua versão HL. Acho que estaríamos muito bem servidos com um heli que além de lançar míssil também seria de suma utilidade no aumento da capacidade ASW da MB. Mas querer um mínimo de planejamento, bom senso e respeito com suado dinheiro dos contribuintes da parte dos nossos almirantes é querer ir contra a tradição da mais antiga.
vplemes, bom dia!

Sou um grande crítico da MB no que diz respeito as decisões relativas à aviação naval. Mas nesse caso em específico, temos que entender que foi uma compra política, ou seja, com pouco poder decisório por parte da MB. Com o pacote já em mãos, isso era o melhor que ela poderia fazer, independentes das qualidades do Exocet.

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#654 Mensagem por vplemes » Qua Jan 26, 2022 10:35 am

FIGHTERCOM escreveu: Qua Jan 26, 2022 10:11 am
vplemes escreveu: Qua Jan 26, 2022 9:38 am
Bom, pessoalmente não entendo essa obsessão pelo Exocet. O Excet é bom míssil? Sim, mas existem outros tão bons ou melhores que ele. Mas como eu falei que seria muito melhor ter gasto com mais Seahawks, ele pode disparar o NSM da Kongsberg em sua versão HL. Acho que estaríamos muito bem servidos com um heli que além de lançar míssil também seria de suma utilidade no aumento da capacidade ASW da MB. Mas querer um mínimo de planejamento, bom senso e respeito com suado dinheiro dos contribuintes da parte dos nossos almirantes é querer ir contra a tradição da mais antiga.
vplemes, bom dia!

Sou um grande crítico da MB no que diz respeito as decisões relativas à aviação naval. Mas nesse caso em específico, temos que entender que foi uma compra política, ou seja, com pouco poder decisório por parte da MB. Com o pacote já em mãos, isso era o melhor que ela poderia fazer, independentes das qualidades do Exocet.

Abraços,

Wesley
Bom dia Wesley,

Eu também entendo que foi uma compra política, mas esse não é o problema aqui. Quando da compra desses helis não havia obrigação nenhuma da MB gastar para criar uma nova variante que nenhum outro usuário desse helicóptero jamais pediu. Foi ideia da MB gastar milhões de dólares para inventar essa nova variante. O caracal não obstante alguns problemas é uma boa aeronave, mas não foi feito para operar embarcado. A MB não possui nenhuma escolta, nem agora, nem no futuro previsível, capaz de opera-lo embarcado. O helicóptero médio embarcado por excelência da MB é o Seahawk. Ao invés de gastar os tubos para adaptar uma aeronave para disparar Exocet, a MB poderia ter utilizado esses recursos para modernizar seus Seahawks a fim de poderem disparar o MSN-HL. Mas agora já era, o dinheiro foi gasto e é o que temos pra hoje. Vida que segue.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13777
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#655 Mensagem por gabriel219 » Qua Jan 26, 2022 10:39 am

vplemes escreveu: Qua Jan 26, 2022 9:38 am
gabriel219 escreveu: Ter Jan 25, 2022 9:02 pm
Então, neste caso, seria melhor usar o dinheiro em qual vetor pelo mundo que pode disparar AM-39, especialmente pra uma Força Naval que não possui um NAe?
Bom, pessoalmente não entendo essa obsessão pelo Exocet. O Excet é bom míssil? Sim, mas existem outros tão bons ou melhores que ele. Mas como eu falei que seria muito melhor ter gasto com mais Seahawks, ele pode disparar o NSM da Kongsberg em sua versão HL. Acho que estaríamos muito bem servidos com um heli que além de lançar míssil também seria de suma utilidade no aumento da capacidade ASW da MB. Mas querer um mínimo de planejamento, bom senso e respeito com suado dinheiro dos contribuintes da parte dos nossos almirantes é querer ir contra a tradição da mais antiga.
O NSM-HL é um demonstrador e uma proposta de integração para os MH-60R, caso a Índia tenha opção por eles, coisa que até agora nada de concreto foi feito e a US Navy, além de outras Maringas que operam o MH-60R, optaram por integrar o NSM.

Se quer houve um lançamento dessa versão e nem há previsão pra isso, talvez nunca haja.

Só existem dois vetores no mundo que operam mísseis antinavio com um bom alcance: Caracal e Ka-52K e seu Kh-35.

Talvez devesse dar uma pesquisada melhor.




Avatar do usuário
Duka
Avançado
Avançado
Mensagens: 682
Registrado em: Qua Out 12, 2005 8:03 pm
Localização: Lajeado, RS
Agradeceram: 154 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#656 Mensagem por Duka » Qua Jan 26, 2022 10:41 am

Será que é tão simples assim introduzir um novo míssil? Eu acredito que existem grandes vantagens em se padronizar no Exocet.

É o mesmo dos meios de superfície;
É o mesmo que ira ser usado nos submarinos;
É similar ao missil nacional;
Deve ter milhões de dólares investidos em ferramental, documentações, laboratórios e treinamento para manutenção.

Tudo tem vantagens e desvantagens... não acho esses helis um erro.




Abraços
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13777
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#657 Mensagem por gabriel219 » Qua Jan 26, 2022 10:49 am

Não é questão de simplesmente introduzir esse míssil, o que citaram se quer existe. A Índia em 2020, fez a requisição dos dados sobre o suposto NSM-HL e, três meses depois, solicitou a DRDO o desenvolvimento de um míssil antinavio com alcance mínimo de 55 km, para lançar via helicópteros, a princípio iniciando no Sea King.

Só se a MB tivesse comprado os Ka-52K e adotar o Kh-35V. As vantagens de utilizar esse tipo de míssil e não um Penguin ou algo de relativo curto alcance é manter o helicóptero em stand-off, disparando em longa distância e em altitude curtíssima.

Tem muita merda na MB pra se reclamar, mas reclamar do Caracal e evocar um míssil que não existe comi alternativa é preguiça de usar o google.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: Aviação Naval Brasileira

#658 Mensagem por Túlio » Qua Jan 26, 2022 11:09 am

Sei lá, de minha parte é melhor gastar milhões no atualmente (e de longe) melhor meio ASuW da MIRJ do que em coisas pra lá de obsoletas como Skyhawk e Trader. E se só tem Exocet pra vender, bueno, tá meio coroa mas já vem afundando ou deixando fora de combate navio desde o tempo das Malvinas, logo, pouca coisa não é.

E ainda deve poder atacar Submarino também, nesta e/ou em outra versão, porque as "escoltas" que sobraram são apenas ALVOS MÓVEIS, os subs IKL mal conseguem navegar e os Scorpênis devem estar dando tanto problema que estamos chegando ao QUARTO ANO :evil: em que o primeiro foi entregue (2018) e até hoje não está operativo ou sequer chegou a lançar algum torpedo, até onde sei (ou penso que sei).

Tem que ter algo que pelo menos funcione, isso é dinheiro de um PAGADOR DE IMPOSTOS que nem eu sendo investido e não simplesmente gasto.




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13777
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#659 Mensagem por gabriel219 » Qua Jan 26, 2022 11:48 am

Mas qual problema o Riachuelo está tendo, se a fase de testes dele está dentro do cronograma, alguém poderia me explicar???

Nosso Scorpene é uma versão bem diferente de qualquer outra e a versão padrão mesmo demora, em média, três anos entre ser lançada e ser comissionada.

Tem MUITO mais coisa pra se reclamar das decisões da MIRJ, como já citaram aqui. Scorpene e Caracal Naval não deviam ser o foto.

Poderia ser melhor, poderiam ser IKL/U212 e Ka-52K/Kh-35V, mas ao menos nisso não se tem muito o que reclamar.




Avatar do usuário
Strike
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 347
Registrado em: Dom Dez 23, 2007 2:08 pm
Agradeceram: 85 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#660 Mensagem por Strike » Sáb Jan 29, 2022 10:33 pm

Os futuros "Dentes" do Atlântico...
Imagem
Imagem




Brava Gente Brasileira ..!
Responder