Sobre o KC-390
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Re: Sobre o KC-390
E aí temos o melhor resumo que já vi sobre "coisas" como NOVAER, DESAER & quetales: pirâmide é um esquema tipo Ponzi, que só funciona (1) com muita propaganda e (2) enquanto tiver TROUXA botando dinheiro em cima; no que parar o fluxo, quem tava "no topo" sai rico e quem "contribuiu" se fode.
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Re: Sobre o KC-390
Se houvesse de fato dinheiro público na Desaer será que a empresa e seus projetos já não teriam saído do papel há muito tempo?
Pelo que vejo até o momento - e pelo que os próprios donos da empresa dizem - é apenas eles correndo atrás de tirar dinheiro do bolso para sustentar as propostas que eles mostram na mídia. Nada além disso. Tanto que a empresa sequer saiu da incubadora do CTA.
E os ATL, também pelo que vejo das falas dos donos da Desaer não tem nenhuma intenção em serem produtos revolucionários e tecnológicos, longe disso, a proposta é justamente o contrário, focando primariamente o mercado civil regional.
Se eventualmente os militares se interessarem, melhor, se não, toca o barco do jeito que está.
Como tenho dito, o mercado civil está até empolgado com estes projetos da Desaer, mas o problema como sempre é que no Brasil investir em P&D e em projetos de longo prazo é a mesma coisa que queimar nota de 100 dólares para acender charuto cubano. Ninguém aqui quer se dar o trabalho de investir em projetos de risco. É um mal costume nacional de longa data. Tanto que nem a Embraer consegue dinheiro aqui para seus projetos, vai arrumar lá fora. Bancos e financeiras no Brasil vivem de juros e de exploração. Nada que tenha a ver com produção se dá bem por aqui, a não ser que seja produção de mais ricos sem fazer porra nenhuma.
Pelo que vejo até o momento - e pelo que os próprios donos da empresa dizem - é apenas eles correndo atrás de tirar dinheiro do bolso para sustentar as propostas que eles mostram na mídia. Nada além disso. Tanto que a empresa sequer saiu da incubadora do CTA.
E os ATL, também pelo que vejo das falas dos donos da Desaer não tem nenhuma intenção em serem produtos revolucionários e tecnológicos, longe disso, a proposta é justamente o contrário, focando primariamente o mercado civil regional.
Se eventualmente os militares se interessarem, melhor, se não, toca o barco do jeito que está.
Como tenho dito, o mercado civil está até empolgado com estes projetos da Desaer, mas o problema como sempre é que no Brasil investir em P&D e em projetos de longo prazo é a mesma coisa que queimar nota de 100 dólares para acender charuto cubano. Ninguém aqui quer se dar o trabalho de investir em projetos de risco. É um mal costume nacional de longa data. Tanto que nem a Embraer consegue dinheiro aqui para seus projetos, vai arrumar lá fora. Bancos e financeiras no Brasil vivem de juros e de exploração. Nada que tenha a ver com produção se dá bem por aqui, a não ser que seja produção de mais ricos sem fazer porra nenhuma.
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Re: Sobre o KC-390
Colega segue os sites com vários projetos e artes, só procurar entre os tópicos, garimpar sobre artes e projetos de defesa que tem muitas coisas!!
Será que teremos algumas estas versões do KC-390 no futuro?
Embraer E-390 AEW&C, R-390 e P-390
Colegas, qual destas artes seria a mais interessante e viável no futuro para a Embraer desenvolver?
Concepções artísticas de J. Pinheiro e E.M.Pinto do site Plano Brasil!!
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Re: Sobre o KC-390
Strike escreveu: ↑Sex Jan 14, 2022 5:32 am Colega segue os sites com vários projetos e artes, só procurar entre os tópicos, garimpar sobre artes e projetos de defesa que tem muitas coisas!!
Será que teremos algumas estas versões do KC-390 no futuro?
Embraer E-390 AEW&C, R-390 e P-390
Colegas, qual destas artes seria a mais interessante e viável no futuro para a Embraer desenvolver?
Concepções artísticas de J. Pinheiro e E.M.Pinto do site Plano Brasil!!
Embraer P-190 e E-190 AEW&C
Algum colega do fórum teria a informação a respeito do custo de hora de voo e alcance do KC-390 frente ao E-190?
Pois as duas aeronaves seriam excelentes vetores para no futuro ganharem versões de AEW&C e patrulha naval desenvolvida pela Embraer, e acredito que um fator determinante de qual das duas aeronaves escolher seria diretamente estas duas questões mencionadas.
Obs: Apenas um exercício de imaginação e eufanismo meu pessoal, sei que nem a FAB ou Embraer manifestaram qualquer intenção de desenvolver tais versões destas aeronaves.
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Re: Sobre o KC-390
Olá Strike.Strike escreveu: ↑Sex Jan 14, 2022 5:32 am Colega segue os sites com vários projetos e artes, só procurar entre os tópicos, garimpar sobre artes e projetos de defesa que tem muitas coisas!!
Será que teremos algumas estas versões do KC-390 no futuro?
Embraer E-390 AEW&C, R-390 e P-390
Colegas, qual destas artes seria a mais interessante e viável no futuro para a Embraer desenvolver?
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A mim me parece muito difícil que a Embraer chegue a desenvolver tais versões do KC-390, uma vez que ela já trabalhou em cima dos E-Jet para tais proposições. Eles seriam, em tese, o ponto de partida da empresa para o seu desenvolvimento. Mas isto depende essencialmente de um pedido da FAB, e do modelo que ela vier a escolher. Mas no momento, os E/R-99 ainda vão ficar por aí por mais uns 15 a 20 anos após a modernização. Então, temos bastante tempo até saber o que irá substituir estes aviões. Não esquecer que hoje a Embraer tem no P-600AEW&C junto com os israelenses um novo produto nesta área.
Quanto a viabilidade, em termos de quantidade, os E-2 com certeza terão uma vida bastante longeva, com um número bem superior de aviões operando mundo afora. Isso contribuirá para a diminuição dos custos de manutenção dos mesmos. Algo que parece não será a realidade do cargo militar da Embraer. Não pelo menos no curto prazo.
Uma potencial versão SAR do KC-390 talvez seja vista no longo prazo, dado que a FAB também opera/operava os seus Hércules nessas missões. Mas para tanto o que o avião já apresenta hoje em termos de capacidade não necessariamente impõe o desenvolvimento de nova versão. É só aproveitar as qualidades que já dispõe hoje.
Talvez no futuro quando a FAB tiver recebido todos os KC-390 que tem para receber o pessoal do EMAer possa se debruçar sobre as necessidades que se vislumbram para a década de 2030. Então, veremos se o cargo da Embraer terá novas missões ou versões, ou se continua no trabalho de formiguinha de tentar cooptar vendas no mercado internacional.
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Re: Sobre o KC-390
https://defense.embraer.com/br/pt/c-390Strike escreveu: ↑Sex Jan 14, 2022 6:14 am Colegas, qual destas artes seria a mais interessante e viável no futuro para a Embraer desenvolver?
Embraer P-190 e E-190 AEW&C
Algum colega do fórum teria a informação a respeito do custo de hora de voo e alcance do KC-390 frente ao E-190?
Pois as duas aeronaves seriam excelentes vetores para no futuro ganharem versões de AEW&C e patrulha naval desenvolvida pela Embraer, e acredito que um fator determinante de qual das duas aeronaves escolher seria diretamente estas duas questões mencionadas.
Obs: Apenas um exercício de imaginação e eufanismo meu pessoal, sei que nem a FAB ou Embraer manifestaram qualquer intenção de desenvolver tais versões destas aeronaves.
O alcance do KC-390 é bastante longo, além de contar com capacidade Revo, entre missões de transporte, SAR e outras.
https://www.embraercommercialaviation.c ... rcial-jet/
Os E-2 possuem alcance entre 5100 kms (E-190) e 4800 kms (E-195).
Quanto a custos de hora de voo, eu não sei informar, mas ambos projetos foram feitos no sentido de dispor do menor custo possível nas respectivas categorias que atuam. Quanto a este aspecto, até o momento os E-2 não tem concorrentes à altura, dado que os A220 (C-Series) da Airbus de público apresentam tal custo superior aos aviões da Embraer, segundo a empresa.
No caso do desenvolvimento de uma versão de patrulha dos E-2, a meu ver a plataforma do E-190 seria a indicada até pelo alcance que possui, mas isto também deve ser objeto de consideração apenas para o final desta década, uma vez que os P-3 da FAB irão continuar atuando pelo menos até o começo dos anos 2030 após a modernização das asas pela AKAER. Isto, claro, se todos os 8 operacionais passarem por este processo. No momento apenas 3 foram modernizados.
Quanto a E-2 AEW vamos ter que aguardar pela próxima década também. Como disse no outro post, os E/R-99 vão voar mais 15 a 20 anos. Então, temos tempo, inclusive para ver outras plataformas da Embraer aparecerem e se tornarem possíveis opções de escolha.
A ver.
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Re: Sobre o KC-390
A ver... Mas na minha opinião não tem muito sentido em se adaptar um avião como o kc390 para AEW ou MP.
A plataforma do E2 seria muito melhor para modificada e teria custo de hora de voo sensivelmente menor.
A plataforma do E2 seria muito melhor para modificada e teria custo de hora de voo sensivelmente menor.
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Re: Sobre o KC-390
Cassio,
Justifica desenvolver uma nova solução quando se tem o P-600AEW&C? Já que os Gripens vão operar dispersos, em caso de guerra, o mesmo não pode ser feito com o P-600AEW&C?
Abraços,
Wesley
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Re: Sobre o KC-390
Depende do que se quer... Com certeza uma plataforma AEW E2 teria uma capacidade maior, com maior número de estações, antenas e equipamentos.
Mas se o plano é ter mais aeronaves AEW, talvez o P600 seja mais interessante.
Mas teríamos de saber as reais capacidades de cada um,..
Mas se o plano é ter mais aeronaves AEW, talvez o P600 seja mais interessante.
Mas teríamos de saber as reais capacidades de cada um,..
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Re: Sobre o KC-390
Se fosse desenvolver uma versão AEW na plataforma E2 como nesta projeção, penso em algo como o Saab GlobalEye, uma única aeronave combinando vigilância aérea, marítima e terrestre em uma única solução!Cassio escreveu: ↑Sex Jan 14, 2022 11:02 pm Depende do que se quer... Com certeza uma plataforma AEW E2 teria uma capacidade maior, com maior número de estações, antenas e equipamentos.
Mas se o plano é ter mais aeronaves AEW, talvez o P600 seja mais interessante.
Mas teríamos de saber as reais capacidades de cada um,..
Assim adicionariamos mais capacidade de vigilância e controle com um alcance muito maior dos E2, na contramão de diminuir a quantidade e variedade de modelos de aviões que que hoje realizam apenas uma específica missão. A logística, manutenção e custo de operação seria mais dinâmico.
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Re: Sobre o KC-390
Com certeza haverá muitos mais E-2 voando por aí mundo afora. Isso irá diminuir sensivelmente os custos de manutenção destas aeronaves, que por si já é baixo. Mas considerando que a FAB tem apenas 5 E-99 até hoje, mais de vinte anos depois da implementação do SIVAM, é mister perguntar se de fato ela conseguiria operar mais do que tal quantidade. Neste aspecto, e até prova em contrário, ou mudanças radicais no aprovisionamento financeiro da defesa no país, é mais fácil imaginar que pelo menos haja a tentativa de uma troca no 1x1. Já estaríamos no lucro.Cassio escreveu: ↑Sex Jan 14, 2022 11:02 pm Depende do que se quer... Com certeza uma plataforma AEW E2 teria uma capacidade maior, com maior número de estações, antenas e equipamentos.
Mas se o plano é ter mais aeronaves AEW, talvez o P600 seja mais interessante.
Mas teríamos de saber as reais capacidades de cada um,..
O E-195 E-2 está cotado, em preço de tabela, em torno de US$ 60 - 65 milhões a unidade. Isto para operação comercial. Subentende-se que o valor de uma versão AEW&C possa chegar mesmo ao dobro deste valor. Isso dependendo do que se queira colocar nele, claro. Mas mesmo assim algo bastante caro para as capacidades da FAB gerir em termos orçamentários de um programa ainda que considerado estratégico.
No caso do P600 seria interessante saber quais as reais capacidades do mesmo, e se ele poderia ser um substituto dos E-99 ou até mesmo um complemento para eventuais E-2 AWE&C. O pouco que se sabe sobre o mesmo é que o radar israelense e a configuração dos sistemas embarcados dão ao avião capacidades bastante robustas e que não deixariam nada a dever aos atuais E-99 da FAB.
A definição sobre o futuro dos AEW da FAB está intrinsecamente ligada ao futuro da frota de Gripen E/F. E esta ao que parece tende a ficar em apenas dois lotes, com aos alardeados 60 a 70 caças. Se for assim mesmo, difícil pensar que a FAB queira dispor em termos quantitativos mais do que os 5 AEW que já tem hoje.
A ver.
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Re: Sobre o KC-390
Bom dia!
Ontem tinha um Kc-390 dando voltas aqui por Salvador.
Alguém sabe o motivo?
Ainda não o tinha visto ao vivo, muito linda essa aeronave.
Ontem tinha um Kc-390 dando voltas aqui por Salvador.
Alguém sabe o motivo?
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Re: Sobre o KC-390
Strike escreveu: ↑Dom Jan 16, 2022 3:23 am
Se fosse desenvolver uma versão AEW na plataforma E2 como nesta projeção, penso em algo como o Saab GlobalEye, uma única aeronave combinando vigilância aérea, marítima e terrestre em uma única solução!
Assim adicionariamos mais capacidade de vigilância e controle com um alcance muito maior dos E2, na contramão de diminuir a quantidade e variedade de modelos de aviões que que hoje realizam apenas uma específica missão. A logística, manutenção e custo de operação seria mais dinâmico.
Não me faz muito sentido isso PARA O BRASIL: toda aquela parafernália eletrônica que vai embarcada é muito mais cara do que o avião (MNT inclusa), botar tudo num só nem faz sentido AQUI: um avião fazendo MP vai voar sobre o mar, pouco precisando de um baita radar no lombo e Operadores Especialistas e suas estações dentro; já um avião fazendo AEW não vai precisar de outro baita radar ASuW na pança e FLIR no queixo, com o mesmo excedente de Operadores e consoles, isso só serve para aumentar o custo de aquisição, para não falar no CPFH.
Para outros Países, especialmente os que vigiam áreas bem menores e com mar por toda parte até faz sentido, mas para NÓS seria - ACHO EU, que fique claro - mais lógico usar cada modelo específico para cada Missão específica.
IMHO, naturalmente.
PS.: se tem uma coisa que me deixa encabritado com o 99 AEW é justamente a posição das "pernas" do Erieye: deve ter dado um trabalhão dos diabos em estudos aerodinâmicos para que elas pudessem ser mantidas "dentro" do caixão central da fuselagem, que é a parte mais resistente da estrutura de qualquer avião, então botar um segundo radar pesado na parte oposta (embaixo) deve produzir esforços inexistentes no projeto original, cujo redesenho, testes e certificações provavelmente jogaria o preço final ainda mais para cima.
Para outros Países, especialmente os que vigiam áreas bem menores e com mar por toda parte até faz sentido, mas para NÓS seria - ACHO EU, que fique claro - mais lógico usar cada modelo específico para cada Missão específica.
IMHO, naturalmente.
PS.: se tem uma coisa que me deixa encabritado com o 99 AEW é justamente a posição das "pernas" do Erieye: deve ter dado um trabalhão dos diabos em estudos aerodinâmicos para que elas pudessem ser mantidas "dentro" do caixão central da fuselagem, que é a parte mais resistente da estrutura de qualquer avião, então botar um segundo radar pesado na parte oposta (embaixo) deve produzir esforços inexistentes no projeto original, cujo redesenho, testes e certificações provavelmente jogaria o preço final ainda mais para cima.
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Re: Sobre o KC-390
Provavelmente em apoio as operações de ajuda da FAB ao sul da Bahia.Fábio Nascimento escreveu: ↑Seg Jan 17, 2022 9:14 am Bom dia!
Ontem tinha um Kc-390 dando voltas aqui por Salvador.
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Ainda não o tinha visto ao vivo, muito linda essa aeronave.
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Re: Sobre o KC-390
Voltei hoje de uma cidade no sudoeste da Bahia. Muito atingida pelas fortes chuvas. Mas já tudo recuperado, e viva que segue. É um povo resiliente e trabalhador.
FCarvalho, este preço de tabela dos E2 é apenas uma referência. O preço de venda (deal price) é bem menor.
FCarvalho, este preço de tabela dos E2 é apenas uma referência. O preço de venda (deal price) é bem menor.