gingerfish escreveu: ↑Qui Jan 13, 2022 2:45 am Entendo suas considerações, Túlio. Vi muito esse ponto de vista por aí. Mas, quando a situação é pandêmica, eu acho que o contexto é um pouco diferenciado.
gingerfish escreveu: ↑Qui Jan 13, 2022 2:45 am A ideia que eu abraço é a de não dar cheque em branco para nenhuma ideologia. Porque, ao dar esse cheque em branco a uma ideologia, isso implica, na minha opinião, em estar fechado irrestritamente com direita ou esquerda, e, aí, a gente acaba legitimando que ela possa fazer o que quiser fazer. Todas as ideologias têm coisas boas e ruins; o perigo, na minha opinião, é confiar cegamente na proposição de "ideologia", de partido político, de movimento...
gingerfish escreveu: ↑Qui Jan 13, 2022 2:45 am eu, por exemplo, por um lado, gostaria de dizer que tenho uma incipiente afeição por algo semelhante ao poder que teve o chefe de Estado soviético, desde que íntegro, porque, em se tratando de um tormentoso tema que você mencionou, que é a corrupção, esse Estado 'mais flexível' teria mais oportunidade de incinerar essa corrupção. Stalin, por exemplo, foi tão poderoso (e filho da puta) que mandou matar até gente da família dele (e você sabe a história de um monte de gente que ele mandou pro brejo). Se você estiver diante de casos de corrupção, a sua facilidade de queimar esse troço é real, ou a pessoa varre para debaixo do tapete se ela for uma pessoa canalha. Mas num país cuja configuração normativa refresca muito para os membros da política partidária, mesmo numa democracia, a impunidade acontece, e a única coisa que, em tese, tira o cara de lá, é a omissão de voto popular. Mas a gente sabe que o eleitor não tira esse caboclo, porque o eleitor brasileiro é tarado por gente corrupta!
Por outro lado, eu penso que é melhor o povo escolher, caminhando na estrada democrática, que leva para lá e para cá, para baixo e para cima, vivendo e aprendendo, uma eleição após a outra, alcançando a medida... eu prefiro isso a vir alguém que imponha o que ela achar ser bom para o coletivo. Mas você sabe que há poderes ocultos governando os governos. Que há poderes por trás dos poderes e eles falam "ó, se você fizer gracinha, você tem uma pistola apontada pra si, caboclo... ande na linha para não ficar na linha do tiro".
gingerfish escreveu: ↑Qui Jan 13, 2022 2:45 am Enfim, tô na de "deixa arder". Vou votar nesse sujeito mesmo, o Ciro Gomes, e, no segundo turno, carregarei a infelicidade de ter que votar no Lula. Vou reconstruindo a minha vida; felizmente e infelizmente, em 2021, eu passei na prova da PRF, mas caí no exame físico - para a minha surpresa -, porque eu tinha parado de malhar para voltar a estudar... kkk
Quanto ao voto, é TEU e POR MING podes votar até no gato da dona Chica .
gingerfish escreveu: ↑Qui Jan 13, 2022 2:45 am Mas Bolsonaro, para mim, já era. Se ele conseguir dar um aumento expressivo para as carreiras policiais do Governo Federal (coisa em que ele se diz empenhado), ele não faz mais do que a obrigação, só o arroz com feijão, mas eu não voto nele de jeito nenhum, independentemente de conseguir ou não. É fácil achar ou falar que ele não tem nada a ver com isso. Mas ele tem, sim; o cara é presidente da República - um dos Três Poderes da República está nas mãos dele.
Falar que a culpa não é dele é fácil. O difícil é convencer famílias de quem faleceu do contrário - nada me convence do contrário, por mais eloquente que seja.
Abraços.
Sobre o "já era", te prepares para uma DESAGRADÁVEL SURPRESA...