FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#5386 Mensagem por Túlio » Qui Dez 30, 2021 11:35 pm

knigh7 escreveu: Qui Dez 30, 2021 11:06 pm
O Baptista curtiu as reações escrotas dos caras :? ?
Sim, mas mencionei isso apenas como anedota (embora real): o que me impedia de printar aquele "joinha", tacar MIMIMI e desaforo nele e ainda fazer um baita escarcéu na web? Por certo tá lotado de gente querendo aproveitar algo assim para fazer (mais) alguma LACRAÇÃO para cima da FAB, mas aí é que temos que ver quem e o que somos: eu, o PAGADOR DE IMPOSTOS, devo me importar com a maneira como o Cmt da FAB se diverte na web? Isso ajuda em algo? Vai melhorar a FAB?

Continuo discordado de como algumas coisas estão sendo feitas mas, com base numa estimativa rápida entre o que o hôme sabe e o que eu sei, prefiro manter minhas discordâncias mas deixá-las andando apenas aqui, no DB.

Os Comandantes vêm e vão, a FAB fica. E sempre há a possibilidade de ele (e tu, e o Cross véio) estar certo e eu errado. Ué, por que não?




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18515
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2385 vezes

Re: FAB NEWS

#5387 Mensagem por knigh7 » Sex Dez 31, 2021 12:03 am

gabriel219 escreveu: Qui Dez 30, 2021 10:29 pm Tem que pensar em colocar armas no Hermes. Israel, salvo engano, usa secretamente, tanto no Heron quanto no Hermes. Hermes tem uma boa capacidade de carga.
Temos uma grande área para emprego para realizar vigilância com ARPs. Com esses 2, teremos 5 MALE. Vamos precisar adquirir mais ARPs para podermos também utilizá-los como UCAVs. Com apenas 5, só vigilância mesmo, com o emprego de mísseis à longa distância em aeronaves tripuladas.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13776
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: FAB NEWS

#5388 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 31, 2021 12:50 am

knigh7 escreveu: Sex Dez 31, 2021 12:03 am
gabriel219 escreveu: Qui Dez 30, 2021 10:29 pm Tem que pensar em colocar armas no Hermes. Israel, salvo engano, usa secretamente, tanto no Heron quanto no Hermes. Hermes tem uma boa capacidade de carga.
Temos uma grande área para emprego para realizar vigilância com ARPs. Com esses 2, teremos 5 MALE. Vamos precisar adquirir mais ARPs para podermos também utilizá-los como UCAVs. Com apenas 5, só vigilância mesmo, com o emprego de mísseis à longa distância em aeronaves tripuladas.
Penso que todos os VANT's precisam possuir capacidade de utilizar armas, caso haja necessidade, até mesmo em Vigilância e Reconhecimento.

Não necessariamente estarão armados todas as missões.




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6811
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: FAB NEWS

#5389 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Dez 31, 2021 1:25 am

knigh7 escreveu: Qui Dez 30, 2021 11:06 pm
Túlio escreveu: Qui Dez 30, 2021 10:47 pm

De fato, acessibilíssimo: pouco tempo atrás, na página da FAB, que sigo no Twitter, inventei de dizer o que pensava sobre o lance, sem grosseria, nas buenas mesmo.

Logo em seguida dois TROLLS, caras que ainda vão conseguir derrubar quem juram defender (é tipo a CS dos anos 90, até ser expulsa), pularam EM MING :twisted: só na base do desaforo, palavrão mesmo, coisa que duvido que façam cara a cara com quem quer que seja.

Mas o nosso ACESSÍVEL comandante curtiu. :lol: :lol: :lol: :lol:
O Baptista curtiu as reações escrotas dos caras :? ?
Tem vários níveis de trollagem. Se a trollagem for sofisticada o bastante, até as mais inteligentes das pessoas vai ter dificuldade em perceber a sacanage, ainda mais se fizerem uso de sarcasm que é muito difícil discernir em comunicação escrita ou digitada.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#5390 Mensagem por Túlio » Sex Dez 31, 2021 11:34 am

Viktor Reznov escreveu: Sex Dez 31, 2021 1:25 am
knigh7 escreveu: Qui Dez 30, 2021 11:06 pm

O Baptista curtiu as reações escrotas dos caras :? ?
Tem vários níveis de trollagem. Se a trollagem for sofisticada o bastante, até as mais inteligentes das pessoas vai ter dificuldade em perceber a sacanage, ainda mais se fizerem uso de sarcasm que é muito difícil discernir em comunicação escrita ou digitada.
Não, era barra pesada mesmo; mas outra vez, não é meu ponto: e daí se o cara curte trolagem? PARA MING a conta é dele e POR MING que faça dela o que bem entender, apenas lembrem:

NÃO É PESSOAL! Ademais, enjoei de ver FDP enchendo o hôme de desaforo, assim...

Adoro a FAB, de longe a considero a mais eficiente em sua reestruturação (VOSMEÇÊS sabem muito bem QUAL eu acho um exemplo deplorável :twisted:) o suficiente para elogiar o muito que gosto e criticar o pouco que não; o que me dá direito a isso é estar pagando pela lambança.

Assim, vamos deixar isso de lado, sim? Foi apenas uma zoada em cima de um post do @knigh7, nada mais. E estamos OT. :wink: 8-]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18515
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2385 vezes

Re: FAB NEWS

#5391 Mensagem por knigh7 » Sex Dez 31, 2021 6:18 pm

Voltando ao assunto das ARPs estratégicas: se a FAB adquirisse mais 1 Heron, totalizando 3 como o Hermes 900, poderia-se ter sempre 1 voando. 1 estaria em manutenção e os outros 2 fariam rodízio.
O ideal seria 4 de cada para não sobrecarregá-los com tantas horas-voo.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#5392 Mensagem por Túlio » Sex Dez 31, 2021 6:31 pm

knigh7 escreveu: Sex Dez 31, 2021 6:18 pm Voltando ao assunto das ARPs estratégicas: se a FAB adquirisse mais 1 Heron, totalizando 3 como o Hermes 900, poderia-se ter sempre 1 voando. 1 estaria em manutenção e os outros 2 fariam rodízio.
O ideal seria 4 de cada para não sobrecarregá-los com tantas horas-voo.
Eu voltaria a um post teu anterior: o próprio Bap jr falou que um UCAV está em desenvolvimento junto com a EMBRAER (creio que é mais acurado dizer "em estudo"), não deveria ser priorizado ante o que já vem pronto do deserto de Judá?




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18515
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2385 vezes

Re: FAB NEWS

#5393 Mensagem por knigh7 » Sex Dez 31, 2021 6:42 pm

Túlio escreveu: Sex Dez 31, 2021 6:31 pm
knigh7 escreveu: Sex Dez 31, 2021 6:18 pm Voltando ao assunto das ARPs estratégicas: se a FAB adquirisse mais 1 Heron, totalizando 3 como o Hermes 900, poderia-se ter sempre 1 voando. 1 estaria em manutenção e os outros 2 fariam rodízio.
O ideal seria 4 de cada para não sobrecarregá-los com tantas horas-voo.
Eu voltaria a um post teu anterior: o próprio Bap jr falou que um UCAV está em desenvolvimento junto com a EMBRAER (creio que é mais acurado dizer "em estudo"), não deveria ser priorizado ante o que já vem pronto do deserto de Judá?
Acho que não pois houve uma portaria do Ministério da Defesa dividindo as categorias das ARPs para cada Força a fim de evitar a sobreposição de meios, ficando o EB com as de categoria 0 a 3 e a FAB com as de 4 a 6. Na região Amazônica, por exemplo, no auxílio ao SISFRON o EB atuaria com muita restrição somente com ARPs daquelas categorias (veja o quadro abaixo). Vai precisar da FAB e suas ARPs de categoria 4 para cima.

Obs: este quadro que eu estou postando é para mostrar as categorias:
Imagem




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18515
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2385 vezes

Re: FAB NEWS

#5394 Mensagem por knigh7 » Sex Dez 31, 2021 7:21 pm

Na edição núm. 116 da revista ASAS, deste ano, o General Nigri, Comandante da AvEx, aborda a divisão das categorias entre a FAB e o EB (o Heron alcança a categoria 5, mas a FAB, obviamente, não tem ARPs da categoria 6):
Imagem

Imagem
https://www.iai.co.il/p/heron




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37473
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: FAB NEWS

#5395 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 01, 2022 1:07 pm

Túlio escreveu: Qui Dez 30, 2021 12:42 pm
FCarvalho escreveu: Qui Dez 30, 2021 12:20 pm Honestamente, se formos seguir a lógica de que não tem nada aqui para justificar a presença de caças, e nem de defesa aérea pautada neles, o que tem no RJ e no RGS para manter caças lá também? Que eu saiba absolutamente nada, também.
Então é melhor cancelar a caça da FAB como um todo e deixar apenas os KC-390 que são muito mais úteis ao país nas horas vagas já que não temos motivos críveis para exigir uma defesa aérea com caças a jato de norte a sul. O problema principal da FAB são e continuarão sendo os papa-tango do tráfico de drogas e olhe lá.
Para isso os A-29 estão de ótimo tamanho.
E aí, qualquer coisa é só chamar a "cavalaria americana" que com certeza eles vem nos proteger.
Até de nós mesmo. :roll: :?
Mas qual caça vão botar aqui? Que eu saiba o primeiro lote de Gripen vai todinho pra Anápolis e tô de boas com isso, afinal, ainda temos a BACO e a BASM e até onde sei ninguém pensa em fechá-las, assim, se der encrenca vão servir de ponto de apoio aos caças, que estarão operando do mesmo jeito que começaram a fazer aqui com Xavante, lá nos anos 80: a partir de trechos de estrada, já selecionados e manutenidos/aperfeiçoados desde aqueles tempos.
Mesma coisa aí, fecharam o Pacau mas não a BAMN, e em lugar algum do Brasil o GF anda fazendo mais estrada do que no N e NE. E aí queres deixar de lado o grande diferencial do Gripen e fazê-lo operar igual F-16, bem bonitinho, tudo arrumadinho numa fila bem retinha, cada um na sua base, só esperando pela PGM que vai aniquilar todo mundo... :roll: :?
Tira essa cabeça da Segunda Guerra Mundial, POWS!!! [033]
Quantos caças tu conheces que são capazes de fazer operação de rodopista ou operar dispersos hoje no mundo? Eu sei de uns 2 ou 3, se muito, Gripen incluso.
E partes de uma premissa equivocada de que para todos os efeitos os Gripen E/F da FAB irão operar impositivamente no modo de dispersão e/ou rodopista a todo momento. Isto serve em tempos de paz apenas para fazer treinamento do pessoal de terra e dos aviadores, mas não é uma obrigação e muito menos a única forma de operar.
E sim, 99% das forças aéreas do mundo hoje operam ainda como na GM II, em tempos de paz. E nem poderia ser diferente. Até os suecos fazem isso, concentrando seus caças nas bases aéreas para operações normais do dia a dia da defesa aérea. Não existe isso de todo mundo correr pro mato no primeiro susto.
E da mesma forma que as demais bases aéreas, pela tua analogia anterior, Anápolis não tem a menor necessidade também de defesa aérea já que não temos problemas com ninguém e Brasília está muito longe de tudo no centro do país, e os vizinhos sequer possuem caças com alcance suficiente para chegar à metade do caminho antes de caírem por pane seca. Aliás, o mesmo vale para todas as bases aéreas do país. Não tem como vir aqui querer arrumar encrenca sem uma ou duas paradas para Revo antes disso. E até onde eu sei, Revo de caças se faz em grandes altitudes e não o contrário. Então, sendo este realizado aqui ou fora, seremos alertados de qualquer jeito, com certa antecedência até. Para isso servem o SISDABRA e os E-99.
No mais, pistas e rodovias na região norte são uma exceção à realidade e não a regra. Algumas rodovias federais estão sendo manutenidas e/ou recuperadas. Mas isso todo ano tem e nem por isso é mais fácil andar por aqui via terrestre. A maior parte das rodovias está concentrada no Pará, na Amazônia ocidental praticamente é quase zero o número de rodovias, sejam federais ou estaduais. E as poucas que existem mal e porcamente servem para uso de carros ou caminhões, imagina um caça da força aérea.
Por fim, se o SISDABRA servir para alguma coisa, e a nossa inteligência militar também, eventuais movimentações militares dos vizinhos - e além - são monitoradas constantemente mesmo em tempos de paz, inclusive dentro do espaço aéreo dos países limítrofes como bem sabes. O sistema da FAB tem penetração de mais de 100 kms fronteira adentro em certos lugares onde os radares operam e não raro toda a movimentação é vigiada e classificada o tempo todo. Pouca coisa passa despercebida pelo SISDABRA hoje em dia. A questão são os ainda vários furos existentes em função da localização, falta de cobertura radar, ou os onipresentes voos a baixa altitude do narcotráfico.
Então, não é possível a quem quer que seja vir aqui e querer nos atacar via aérea, seja vizinho ou de outros cantos do mundo, sem necessariamente termos um alerta antecipado com bastante antecedência, visto a construção dO sistema de consciência situacional que se está construindo de forma integrada pelas 3 ffaa's.
Hoje só com o SISCEAB já seria muito difícil fazer isso, com o SISFRON e o SISGAAZ funcionando na íntegra, então é praticamente impossível, a não ser que haja negligência de nossa parte e queiramos nos oferecer como um alvo prático e simples a qualquer um.
Mas isso eu suponho que não sejamos, por mais inepta que seja a nossa defesa em termos de capacidade de defesa aérea.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37473
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: FAB NEWS

#5396 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 01, 2022 1:33 pm

knigh7 escreveu: Sex Dez 31, 2021 6:42 pm Imagem
Aqui entendo que a MB em função das operações tanto com o CFN como a aviação naval e a partir dos navios da própria esquadra pode operar VANT de todas as categorias.
Mas isso ainda veremos o que o MD irá decidir sobre. A MB foi a última das forças a introduzir a operação de VANT.
Me parece que o Atobá da Stella Tecnologias seria algo como cat 4, enquanto outras versões de drones em estudos no Brasil seriam entre cat 2 e 5.
É uma boa oportunidade para fazer a indústria andar com um pouco mais de celeridade neste campo se houver maior investimento na sua operacionalização dentro das forças.
Segundo o dono da Stella Tecnologias um sistema Atobá com 2 drones e o módulo de C2 irá custar US$ 8 milhões se comparado a sistemas iguais equipados com o Heron "nacionalizado" e/ou Hermes, que penso é uma categoria acima dele.
Seria possível imaginar a aquisição de até 6 conjuntos para os DN ao longo do litoral para missões de ISTAR, além de outras, apenas para começar a estruturar este tipo de organização na vigilância marítima. E isso não dependeria da implantação do SISGAAZ e nem de nada. Com um investimento inicial de apenas US$ 48 milhões seria possível dar um passo muito largo na expansão deste tipo de recursos no país.
Cito o Atobá como exemplo pois já existe outra iniciativa da empresa também no sentido de prover um drone com capacidade de pouso a bordo do Atlântico.
As possibilidades e perspectivas são muito boas.




Carpe Diem
Avatar do usuário
osolamaalua
Avançado
Avançado
Mensagens: 514
Registrado em: Sáb Jan 31, 2009 2:23 pm
Agradeceram: 44 vezes

Re: FAB NEWS

#5397 Mensagem por osolamaalua » Sáb Jan 01, 2022 3:22 pm

Mudando de alhos para bugalhos não vimos a confirmação dos Voyagers para REVO. Acho que babou




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#5398 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 01, 2022 3:34 pm

osolamaalua escreveu: Sáb Jan 01, 2022 3:22 pm Mudando de alhos para bugalhos não vimos a confirmação dos Voyagers para REVO. Acho que babou
Será? Então cortaram o 390 pela metade só por causa de Gripen? Chuto que tem mais coisa no meio além de drones, e aí TALVEZ entre o MRTT.




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37473
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: FAB NEWS

#5399 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 01, 2022 3:46 pm

Pelo que o Knigh7 colocou no tópico do MD há um valor destacado para a aquisição de aeronaves estratégicas de transporte em 2022.
Não compra à vista mas já serve como entrada e tirar o carnê das prestações.




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18515
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2385 vezes

Re: FAB NEWS

#5400 Mensagem por knigh7 » Sáb Jan 01, 2022 4:16 pm

Eu não sei de quem a FAB irá adquirir, mas se as negociações com vendedores não tivessem em estágio avançado, tivessem incertas, nem teriam disponibilizado meio bilhão de Reais para ESTE ano de 2022. O Min. da Defesa teria direcionado para outros programas.

Aproveitem o trabalho que eu fiz no orçamento aprovado para 2022 e que coloquei no tópico Ministério da Defesa. Mitigará as dúvidas e fofocas de quartel.




Responder