FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18515
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2385 vezes

Re: FAB NEWS

#5371 Mensagem por knigh7 » Qua Dez 29, 2021 6:02 pm

Apenas para eu complementar meu post anterior: das 2 hipóteses que eu citei, considero a última a mais provável (2+64 caças) pois os protótipos, mais notadamente o biplace, serão bastante voados e terão suas estruturas levadas ao limite bem mais do que as demais células.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37473
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: FAB NEWS

#5372 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 30, 2021 12:20 pm

Honestamente, se formos seguir a lógica de que não tem nada aqui para justificar a presença de caças, e nem de defesa aérea pautada neles, o que tem no RJ e no RGS para manter caças lá também? Que eu saiba absolutamente nada, também.
Então é melhor cancelar a caça da FAB como um todo e deixar apenas os KC-390 que são muito mais úteis ao país nas horas vagas já que não temos motivos críveis para exigir uma defesa aérea com caças a jato de norte a sul. O problema principal da FAB são e continuarão sendo os papa-tango do tráfico de drogas e olhe lá.
Para isso os A-29 estão de ótimo tamanho.
E aí, qualquer coisa é só chamar a "cavalaria americana" que com certeza eles vem nos proteger.
Até de nós mesmo. :roll: :?




Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#5373 Mensagem por Túlio » Qui Dez 30, 2021 12:42 pm

FCarvalho escreveu: Qui Dez 30, 2021 12:20 pm Honestamente, se formos seguir a lógica de que não tem nada aqui para justificar a presença de caças, e nem de defesa aérea pautada neles, o que tem no RJ e no RGS para manter caças lá também? Que eu saiba absolutamente nada, também.
Então é melhor cancelar a caça da FAB como um todo e deixar apenas os KC-390 que são muito mais úteis ao país nas horas vagas já que não temos motivos críveis para exigir uma defesa aérea com caças a jato de norte a sul. O problema principal da FAB são e continuarão sendo os papa-tango do tráfico de drogas e olhe lá.
Para isso os A-29 estão de ótimo tamanho.
E aí, qualquer coisa é só chamar a "cavalaria americana" que com certeza eles vem nos proteger.
Até de nós mesmo. :roll: :?
Mas qual caça vão botar aqui? Que eu saiba o primeiro lote de Gripen vai todinho pra Anápolis e tô de boas com isso, afinal, ainda temos a BACO e a BASM e até onde sei ninguém pensa em fechá-las, assim, se der encrenca vão servir de ponto de apoio aos caças, que estarão operando do mesmo jeito que começaram a fazer aqui com Xavante, lá nos anos 80: a partir de trechos de estrada, já selecionados e manutenidos/aperfeiçoados desde aqueles tempos.



Mesma coisa aí, fecharam o Pacau mas não a BAMN, e em lugar algum do Brasil o GF anda fazendo mais estrada do que no N e NE. E aí queres deixar de lado o grande diferencial do Gripen e fazê-lo operar igual F-16, bem bonitinho, tudo arrumadinho numa fila bem retinha, cada um na sua base, só esperando pela PGM que vai aniquilar todo mundo... :roll: :?

Tira essa cabeça da Segunda Guerra Mundial, POWS!!! [033]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18515
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2385 vezes

Re: FAB NEWS

#5374 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 30, 2021 9:26 pm

Aliás, o Rossato, então Comandante da FAB, disse à revista Força Aérea que a FAB pretendia operar os Gripens dispersos (em caso de conflito) . Semelhante à Suécia.




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6811
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: FAB NEWS

#5375 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Dez 30, 2021 9:40 pm

Túlio escreveu: Qua Dez 29, 2021 5:27 pm E a diferença - só com 36 Gripen baseados em Anápolis - já será esmagadora na região, e não apenas ar-ar mas ar-superfície também; matar o 390 para (quase) dobrar essa quantidade me parece absurdo, é muito mais do que todos os vizinhos juntos poderiam enfrentar e muito menos do que precisaremos se alguém GRANDE vier de longe.
[/Justificar]
O problema é que, embora 36 Gripen com Meteor, Iris-T e Erieye sejam o suficiente pra bater em todo mundo que faça fronteira conosco, um de cada vez, aqui na América do Sul, qualquer perda de célula tem um impacto imenso. Se nós conseguíssemos chegar à uns 72 caças, poderíamos nos dar ao luxo de manter uns 12 armazenados em hangares climatizados pra servirem como fontes de peças em situações de emergência, e uns 60 Gripen armados com mísseis Exocet servem como um interessante potencial dissuasório contra uns certos comedores de escargot por aí que vêm olhando pra nossas florestas com um olho bem gordo.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18515
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2385 vezes

Re: FAB NEWS

#5376 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 30, 2021 9:44 pm

Boa argumentação, Cross. Termos caças à mais até mesmo para compensar o atrito num conflito.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18515
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2385 vezes

Re: FAB NEWS

#5377 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 30, 2021 9:51 pm





Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2151
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 219 vezes

Re: FAB NEWS

#5378 Mensagem por gogogas » Qui Dez 30, 2021 10:15 pm

Boa notícia , A FAB encerra o ano positivo ! Embora o coronga e orçamento baixo ,fizeram milagres neste ano .... Torço para que 2022 seja um ano próspero para a FAB




Gogogas !
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13776
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: FAB NEWS

#5379 Mensagem por gabriel219 » Qui Dez 30, 2021 10:29 pm

Tem que pensar em colocar armas no Hermes. Israel, salvo engano, usa secretamente, tanto no Heron quanto no Hermes. Hermes tem uma boa capacidade de carga.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18515
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2385 vezes

Re: FAB NEWS

#5380 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 30, 2021 10:35 pm

O Comandante Baptista já havia respondido a um dos seguidores à respeito da compra de ARPs em junho desse ano (são os 2 Hermes 900 anunciados hoje):






Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#5381 Mensagem por Túlio » Qui Dez 30, 2021 10:37 pm

knigh7 escreveu: Qui Dez 30, 2021 9:44 pm
Viktor Reznov escreveu: Qui Dez 30, 2021 9:40 pm O problema é que, embora 36 Gripen com Meteor, Iris-T e Erieye sejam o suficiente pra bater em todo mundo que faça fronteira conosco, um de cada vez, aqui na América do Sul, qualquer perda de célula tem um impacto imenso. Se nós conseguíssemos chegar à uns 72 caças, poderíamos nos dar ao luxo de manter uns 12 armazenados em hangares climatizados pra servirem como fontes de peças em situações de emergência, e uns 60 Gripen armados com mísseis Exocet servem como um interessante potencial dissuasório contra uns certos comedores de escargot por aí que vêm olhando pra nossas florestas com um olho bem gordo.

Boa argumentação, Cross. Termos caças à mais até mesmo para compensar o atrito num conflito.
Tigrada, o meu ponto não era nem é esse: foi armazenando Gripen que a África do Sul terminou do jeito que está (claro que não foi por isso). Como sei que ambos não são muito fãs do véio ACHISMO, respondo: basta dispersar e precisa LOGÍSTICA! Isso significa que, se um caça pifar o motor e não der pra consertar no local (tipo uma ocorrência de FOD), outro terá que ser levado até ele, e sem Cargos vai ficar na mão de transportes por via terrestre ou aquática; conforme ponde estiver, isso pode significar um precioso caça a uma PGM (mesmo um simples e barato Loiter) de sua destruição, e pode levar dias, semanas até ser possível fazer chegar mais de uma tonelada de motor, ferramental, instrumentação para testes e pessoal especializado até ele.

Ademais, o Françuá não dá um pio aqui sem não apenas a anuência mas sob a liderança do dono do backyard, e aí tanto faz se tem Gripen de reserva ou o que for, não é do ar que vamos fazê-los voltar pra casa.

Ou até é, mas não com caça.


Imagem




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18515
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2385 vezes

Re: FAB NEWS

#5382 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 30, 2021 10:39 pm

knigh7 escreveu: Qui Dez 30, 2021 10:35 pm O Comandante Baptista já havia respondido a um dos seguidores à respeito da compra de ARPs em junho desse ano (são os 2 Hermes 900 anunciados hoje):




Neste ano eu perguntei a ele como estavam sendo as negociações para aquisição de 2 A330 para o Corsário. Ele, em resposta, deu uma curtida. Ou seja, ok.

O atual Comandante da FAB é muito acessível. Ele é como o Major-Brigadeiro Crepaldi.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#5383 Mensagem por Túlio » Qui Dez 30, 2021 10:47 pm

knigh7 escreveu: Qui Dez 30, 2021 10:39 pm

Neste ano eu perguntei a ele como estavam sendo as negociações para aquisição de 2 A330 para o Corsário. Ele, em resposta, deu uma curtida. Ou seja, ok.

O atual Comandante da FAB é muito acessível. Ele é como o Major-Brigadeiro Crepaldi.
De fato, acessibilíssimo: pouco tempo atrás, na página da FAB, que sigo no Twitter, inventei de dizer o que pensava sobre o lance, sem grosseria, nas buenas mesmo.

Logo em seguida dois TROLLS, caras que ainda vão conseguir derrubar quem juram defender (é tipo a CS dos anos 90, até ser expulsa), pularam EM MING :twisted: só na base do desaforo, palavrão mesmo, coisa que duvido que façam cara a cara com quem quer que seja.

Mas o nosso ACESSÍVEL comandante curtiu. :lol: :lol: :lol: :lol:




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18515
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2385 vezes

Re: FAB NEWS

#5384 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 30, 2021 11:03 pm

Túlio escreveu: Qui Dez 30, 2021 10:37 pm
knigh7 escreveu: Qui Dez 30, 2021 9:44 pm


Boa argumentação, Cross. Termos caças à mais até mesmo para compensar o atrito num conflito.
Tigrada, o meu ponto não era nem é esse: foi armazenando Gripen que a África do Sul terminou do jeito que está (claro que não foi por isso). Como sei que ambos não são muito fãs do véio ACHISMO, respondo: basta dispersar e precisa LOGÍSTICA! Isso significa que, se um caça pifar o motor e não der pra consertar no local (tipo uma ocorrência de FOD), outro terá que ser levado até ele, e sem Cargos vai ficar na mão de transportes por via terrestre ou aquática; conforme ponde estiver, isso pode significar um precioso caça a uma PGM (mesmo um simples e barato Loiter) de sua destruição, e pode levar dias, semanas até ser possível fazer chegar mais de uma tonelada de motor, ferramental, instrumentação para testes e pessoal especializado até ele.

Ademais, o Françuá não dá um pio aqui sem não apenas a anuência mas sob a liderança do dono do backyard, e aí tanto faz se tem Gripen de reserva ou o que for, não é do ar que vamos fazê-los voltar pra casa.

Ou até é, mas não com caça.


Imagem
Túlio,

Eu considero muito remota a hipótese da FAB ficar com apenas 15 KC-390. A Embraer tem o contrato, a faca e queijo na mão. E o Judiciário que adora uma oportunidade para fustigar o Governo. É mais provável que acabe num meio termo, na minha opinião. O Comandante da FAB disse na entrevista o Valor que contratualmente poderia reduzir a encomenda a 21 Millenniuns. Esse é o tal "meio termo" que acredito que se chegue.

Eu considerei interessante a bola que o Cross levantou pelo seguinte motivo: não pensei na OTAN, mas sim no fato de que ao deixar unidades devidamente estocadas, a Força vai conseguir manter a mesma capacidade (os ex-pilotos dos caças que o operaram até recentemente reassumiriam posições no país fora do T. O. permitindo que aqueles que estavam cuidando dessas áreas fossem para o Teatro de Operações Aéreo).
Se for para servir apenas como peças de reposição, nas vacas magras de orçamento a FAB irá deixar de adquirir peças e vai utilizar as estocadas nos caças, isso eu não quero. A minha intenção seria deixar os caças intactos. SE não for possível, aí melhor é não tê-los estocados.




Editado pela última vez por knigh7 em Qui Dez 30, 2021 11:30 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18515
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2385 vezes

Re: FAB NEWS

#5385 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 30, 2021 11:06 pm

Túlio escreveu: Qui Dez 30, 2021 10:47 pm
knigh7 escreveu: Qui Dez 30, 2021 10:39 pm

Neste ano eu perguntei a ele como estavam sendo as negociações para aquisição de 2 A330 para o Corsário. Ele, em resposta, deu uma curtida. Ou seja, ok.

O atual Comandante da FAB é muito acessível. Ele é como o Major-Brigadeiro Crepaldi.
De fato, acessibilíssimo: pouco tempo atrás, na página da FAB, que sigo no Twitter, inventei de dizer o que pensava sobre o lance, sem grosseria, nas buenas mesmo.

Logo em seguida dois TROLLS, caras que ainda vão conseguir derrubar quem juram defender (é tipo a CS dos anos 90, até ser expulsa), pularam EM MING :twisted: só na base do desaforo, palavrão mesmo, coisa que duvido que façam cara a cara com quem quer que seja.

Mas o nosso ACESSÍVEL comandante curtiu. :lol: :lol: :lol: :lol:
O Baptista curtiu as reações escrotas dos caras :? ?




Responder