tanques e blindados

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: tanques e blindados

#5236 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 24, 2021 3:57 pm

knigh7 escreveu: Qui Dez 23, 2021 9:39 pm
gabriel219 escreveu: Qui Dez 23, 2021 9:29 pm
Não tem como reduzir, meu caro. Você vai tirar inteiramente a blindagem da viatura.

Acho que não conhece bem o K2.
Vc não sabe que mecanismo de carregamento automático (Black Panther tem) torna mais pesada a viatura? O ROB preconiza auxiliar do atirador...

Ou eu repito post (porque vc entra em loop) ou sou obrigado a falar o básico.
Pra você retirar o mecanismo de carregamento automático, você obrigatoriamente tem que trocar a torre. Vão desenvolver torre do zero, pra uma carroceria que já foi construída pensada em receber a exata torre atual do K2? Detalhe que nem é somente a parte de cima, parte de baixo da torre acomoda todos os subsistemas da viatura, inclusive do atirador. O K2 não é um MBT grande e espaçoso quanto o Leopard.

Isso daí que é mais fácil que fazer um IFV ter um motor traseiro? Ai beleza, a Hyundai vai ter obrigação de desenvolver ou adaptar uma nova torre a carroceria do K2 pra somente um cliente? A que custo? Quem vai pagar por isso? P&D, integração, testes, homologação e fabricação em série? Se for utilizar a atual torre, vai ter que fazer uma gambiarra grotesca e ainda vai perder um dos maiores trunfos do K2, sua blindagem.

Imagem

É impraticável, não tem como utilizar essa torre para retrabalhar e colocar um cara ali pra fazer carregamento manual, os assentos do Cmt e Atr estão separados pelo reparo do canhão, o carregador fica logo atrás de ambos, do modelo do Leclerc, bem similar, porém mais avançado.

O reparo do canhão se inicia após a peça vermelha frontal, que é a blindagem.

Sério que ainda meteu essa de falar "explicar o básico"?




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18513
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2384 vezes

Re: tanques e blindados

#5237 Mensagem por knigh7 » Sex Dez 24, 2021 4:49 pm

O fabricante poderia responder isso, pouco me importa achismo de entusiasta sobre questões técnicas complexas. Espero que com o advento da concorrência a mídia especializada volte um pouco a atenção para os projetos coreano e japonês e os ouçam.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: tanques e blindados

#5238 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 24, 2021 4:54 pm

knigh7 escreveu: Sex Dez 24, 2021 4:49 pm O fabricante poderia responder isso, pouco me importa achismo de entusiasta sobre questões técnicas complexas. Espero que com o advento da concorrência a mídia especializada volte um pouco a atenção para os projetos coreano e japonês e os ouçam.
Não é achismo, é noção de quem passou 6 anos se fodendo em faculdade de engenharia e trabalhando com isso a mais de uma década pra vir um cara desdenhar do que eu tô falando. Sua sugestão de tirar o carregador automático da torre como "mais fácil do que colocar motor na traseira de um IFV" é tão errado que chega a ser bobo, pra ser bem gentil.

Quando for tentar AFIRMAR algo, tenha absoluta certeza do que esteja falando.

"seria um trabalho bem menor do que pegar um IFV, colocar o motor atrás e um canhão de 120mm com no mínimo 50 calibres." - Disse o "Engenheiro".




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18513
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2384 vezes

Re: tanques e blindados

#5239 Mensagem por knigh7 » Sex Dez 24, 2021 4:58 pm

Prefiro ver a opinião do fabricante e as soluções apresentadas por ele, sem dúvida.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: tanques e blindados

#5240 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 24, 2021 5:23 pm

Curioso, "prefiro ver a opinião do fabricante" e "seria um trabalho bem menor do que pegar um IFV, colocar o motor atrás e um canhão de 120mm com no mínimo 50 calibres" parece vir até de pessoas diferentes. Com tanto que a opinião do fabricante - o que te faz pensar que o Fabricante vai perder tempo com uma ideia absurda dessa? - seja a mesma que a sua.

Aliás, qual das opiniões?




Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2151
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 219 vezes

Re: tanques e blindados

#5241 Mensagem por gogogas » Sex Dez 24, 2021 6:22 pm

O Exército deve ta pensando que o desenvolvimento de MBT é parecido com o Guarani ....este requisitos vão mudar .... não tem nada no mercado e as empresas não vão pagar fortunas para desenvolver especificamente para o EB ...




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3216 vezes

Re: tanques e blindados

#5242 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 24, 2021 6:30 pm

Sério que vocês acreditam mesmo que alguém em sã consciência irá modificar seus produtos só para atender requisitos do EB que parecem tão direcionados a um determinado CC que nem se preocuparam em esconder isso?
Vamos esperar o RFI. É este doc que irá dizer se o atual RO permanece inalterado, ou não.
Minha aposta é que haverá flexibilização, a bem de haver uma concorrência de verdade. Ou isto acaba indo parar nas mãos do TCU.
Aí senta e chora por mais uma década até conseguirem resolver mais este imbróglio.




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18513
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2384 vezes

Re: tanques e blindados

#5243 Mensagem por knigh7 » Sex Dez 24, 2021 7:52 pm

gabriel219 escreveu: Sex Dez 24, 2021 5:23 pm Curioso, "prefiro ver a opinião do fabricante" e "seria um trabalho bem menor do que pegar um IFV, colocar o motor atrás e um canhão de 120mm com no mínimo 50 calibres" parece vir até de pessoas diferentes. Com tanto que a opinião do fabricante - o que te faz pensar que o Fabricante vai perder tempo com uma ideia absurda dessa? - seja a mesma que a sua.

Aliás, qual das opiniões?
Preferi responder de forma educada (que prefiro ver a opinião do fabricante) a dar uma resposta devida a um suposto engenheiro que já sai afirmando que o MBT não teria como reduzir o peso*. Vc pode até ser um engenheiro, mas a resposta que eu daria não seria para um pois vc não se comporta como tal.


*
gabriel219 escreveu: Qui Dez 23, 2021 9:29 pm
knigh7 escreveu: Qui Dez 23, 2021 8:42 pm

Não tem como reduzir, meu caro. Você vai tirar inteiramente a blindagem da viatura.

Acho que não conhece bem o K2.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: tanques e blindados

#5244 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 24, 2021 8:06 pm

knigh7 escreveu: Sex Dez 24, 2021 7:52 pm
gabriel219 escreveu: Sex Dez 24, 2021 5:23 pm Curioso, "prefiro ver a opinião do fabricante" e "seria um trabalho bem menor do que pegar um IFV, colocar o motor atrás e um canhão de 120mm com no mínimo 50 calibres" parece vir até de pessoas diferentes. Com tanto que a opinião do fabricante - o que te faz pensar que o Fabricante vai perder tempo com uma ideia absurda dessa? - seja a mesma que a sua.

Aliás, qual das opiniões?
Preferi responder de forma educada (que prefiro ver a opinião do fabricante) a dar uma resposta devida a um suposto engenheiro que já sai afirmando que o MBT não teria como reduzir o peso*. Vc pode até ser um engenheiro, mas a resposta que eu daria não seria para um pois vc não se comporta como tal.


*
gabriel219 escreveu: Qui Dez 23, 2021 9:29 pm
Não tem como reduzir, meu caro. Você vai tirar inteiramente a blindagem da viatura.

Acho que não conhece bem o K2.
"Meu caro" é mal comportamento? Cara, fala logo que você quis afirmar algo que claramente não tem conhecimento, assume o que diz e se tenha a humildade de falar "é, talvez eu tenha errado ao afirmar algo do qual não conheço, era puro achismo meu". É difícil isso?

Ainda quer jogar como se fosse falta de educação e atacar o que rebateu? Tenha dó!


Não precisa ser engenheiro pra afirmar o óbvio! É simplesmente impraticável e sem sentido pegar um K2 e depenar ele pra ter 50 toneladas ou menos. Já é um monstro que custa entre USD 10-12 mi.

O problema nem seria esse, o maior é ir bater no peito e sugerir que é mais fácil depenar um K2 do que um IFV ter motor traseiro. Isso é bizarro, até pra um leigo em mecânica como você.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18513
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2384 vezes

Re: tanques e blindados

#5245 Mensagem por knigh7 » Sex Dez 24, 2021 8:21 pm

Eu não escrevi que dá para reduzir 5 toneladas ou depenar ou qualquer coisa do tipo. Vc que está exagerando:
knigh7 escreveu: Qui Dez 23, 2021 5:44 pm Teria de reduzir 5 ton e não 6 e seria um trabalho bem menor do que pegar um IFV, colocar o motor atrás e um canhão de 120mm com no mínimo 50 calibres.

E convencer o EB de aceitar 2 ou 3 toneladas a mais é bem mais fácil do que aqueles itens.
A sua presunção não vai convencer.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: tanques e blindados

#5246 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 24, 2021 8:44 pm

knigh7 escreveu: Sex Dez 24, 2021 8:21 pm Eu não escrevi que dá para reduzir 5 toneladas ou depenar ou qualquer coisa do tipo. Vc que está exagerando:
knigh7 escreveu: Qui Dez 23, 2021 5:44 pm Teria de reduzir 5 ton e não 6 e seria um trabalho bem menor do que pegar um IFV, colocar o motor atrás e um canhão de 120mm com no mínimo 50 calibres.

E convencer o EB de aceitar 2 ou 3 toneladas a mais é bem mais fácil do que aqueles itens.
A sua presunção não vai convencer.
Então vamos nos acalmar e recomeçar.

O maior problema aqui pra mim é: o ROB do EB é irredutível quanto aceitar até 50 toneladas. O que me intriga - e ao @Túlio - é o sobre pontes Classe 60. Se for STANAG, ou seja, MLC, significa que a viatura precisa passar por pontes que suportem 60 toneladas. Essa norma é a respeito da viatura em si, no chão, pois na prancha, mesmo pela lógica de ter o peso do cavalo-mecânico + prancha + MBT, a massa seria maior, mas o peso em si é desconcentrado, por tanto aonde passa um MBT de 60 toneladas sozinho, passa ele na prancha também.

Se esse for o caso, nós temos um problema com o ROB, pois claramente não faz sentido limitar a 50 toneladas e depois aceitar que passe em pontes de 60, poderia ser muito bem 50. Neste caso, o EB tem que mudar o requisito de Absoluto para Desejável. Ai, não precisa reduzir o peso do K2, pois não fará diferença ele ter 52 tons ou 56 tons, ele vai continuar passando por pontes MLC 60.

Porém, se o EB fecha os olhos pra isso e quer MBT com, no máximo, 50 toneladas, é impraticável reduzir o peso do K2 pra isso e não faz sentido o EB aceitar que ele pese 2 tons ou 3 tons acima do requisito absoluto máximo de peso, pois não faria a menor diferença ele ter 52 tons ou 55 tons. As pontes são classificadas a cada 10 toneladas nesses padrões, junto com o comprimento da viatura em si.

Tirar a torre ou o carregador automático do K2 para fazer pesá-lo acabará não fazendo diferença e é esse o porque de eu falar ser impraticável.

Fora o trabalho, vai ter que trocar a torre, basicamente. O carregamento automático do K2 não é um plus, mas faz parte da viatura como o seu core, desenhado pra isso. É como retirar o ALIS do F-35 pra ele custar menos.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: tanques e blindados

#5247 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 24, 2021 8:46 pm

FCarvalho escreveu: Sex Dez 24, 2021 6:30 pm Sério que vocês acreditam mesmo que alguém em sã consciência irá modificar seus produtos só para atender requisitos do EB que parecem tão direcionados a um determinado CC que nem se preocuparam em esconder isso?
Vamos esperar o RFI. É este doc que irá dizer se o atual RO permanece inalterado, ou não.
Minha aposta é que haverá flexibilização, a bem de haver uma concorrência de verdade. Ou isto acaba indo parar nas mãos do TCU.
Aí senta e chora por mais uma década até conseguirem resolver mais este imbróglio.
Vocês não, em momento algum eu disse isso.




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7540
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 994 vezes

Re: tanques e blindados

#5248 Mensagem por J.Ricardo » Seg Dez 27, 2021 11:22 am

para todos, mais cordialidade no debate, por favor.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3216 vezes

Re: tanques e blindados

#5249 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 27, 2021 12:51 pm





Carpe Diem
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2151
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 219 vezes

Re: tanques e blindados

#5250 Mensagem por gogogas » Dom Jan 02, 2022 12:51 pm





Gogogas !
Responder