tanques e blindados

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18513
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2384 vezes

Re: tanques e blindados

#5206 Mensagem por knigh7 » Qua Dez 22, 2021 7:26 pm

gabriel219 escreveu: Qua Dez 22, 2021 5:58 pm
knigh7 escreveu: Qua Dez 22, 2021 5:24 pm Gabriel, sabe se o motor é à frente ou atrás?
Frente. É um ASCOD normal com uma torre barata e um canhão igualmente barato.

Mas pro EB, o Guarani ai tá de prova, nada do que torrar dinheiro pra fazer o motor mudar de lugar e desenvolver uma viatura que nunca precisou existir.
Gabriel,

O motor traseiro não é só um requisito absoluto mas o EB insiste nisso.

Numa das palestras do representante da BAE no CSTM, ele disse que podia ficar argumentando com o EB sobre a questão do motor na frente e blá blá blá.

O EB não quer uma família horizontal, mas vertical. Não quer um IFV adaptado.

Quando eu falo "EB" não são os sargentinhos que entram nos fóruns. Eles não sabem nada. Eles ficaram repetindo fofoca e muitas vezes vem da mídia especializada que por acaso tem propaganda da KMW, BAE e Elbit SEMPRE.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: tanques e blindados

#5207 Mensagem por gabriel219 » Qua Dez 22, 2021 9:16 pm

@knigh7, o próprio ROB do EB insiste nisso, só serve o Type 10. Se o EB admite BAE, KMW e até Elbit é porque admite essa ideia, se não o ROB seria muito mais flexível, especialmente quanto a peso.

Aliás, até o Type 10 não cumpre alguns requisitos, como o canhão ter 50 calibres.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18513
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2384 vezes

Re: tanques e blindados

#5208 Mensagem por knigh7 » Qua Dez 22, 2021 9:43 pm

A concorrência nem foi aberta. Portanto não faz sentido falar se o EB admite ou não. Mas essas empresas estão no Brasil, fazem lobby e querem entrar na discussão como se tivessem alguma coisa a ver.

Agora, se as empresas que têm produtos que têm a ver (inclusive bem aproximados)com os requisitos não entrarem no jogo, essas outras vão transformar os requisitos que pedem um mamão numa laranja para encaixarem as laranjas delas.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3216 vezes

Re: tanques e blindados

#5209 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 22, 2021 10:12 pm

O ROB do jeito que está serve para direcionar as ações nipônicas no sentido de o que devem fazer se quiserem colocar o seu Type 10 aqui. Se vão ou não, ninguém sabe, pois eles não fizeram nenhuma menção sobre interesse neste processo até o presente momento. Mas podem estar havendo muitas negociações sob as sombras.
Por outro lado o ROB também serve para o exército verificar até onde vai a disposição prática de outras empresas/países interessados no sentido de saber o quão realmente empenhadas estão em atender o que está descrito principalmente nos RTLI.
No final, dependendo do que for conversado com todo mudo que mostrar interesse no VBC CC, o RFI deve apresentar as flexibilizações necessárias para poder dar um verdadeiro ar de concorrência a este programa.
Isto de certa forma irá garantir que a maioria dos requisitos sejam alcançados de forma a permitir a maior integração possível da BID e indústria nacional e as transferências de tecnologia e off set possíveis. O objetivo final a meu ver é este.
Se mais ninguém quiser aceitar o ROB como está, além dos japas que tem o seu CC praticamente com o pé as duas mãos nele, então a coisa toda fica um pouco menos complicada, dado que já se conhecerá abertamente o único candidato viável. Isto, claro, se os russos não aprontarem alguma surpresa.
A ver.




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18513
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2384 vezes

Re: tanques e blindados

#5210 Mensagem por knigh7 » Qua Dez 22, 2021 10:37 pm

SE os coreanos fizerem lobby para o K2, oferecerem participação local e um modo de torná-lo mais barato, aquele peso máximo em excesso, por * ser pouco, pode ser admitido.

*tirei o "não". O peso máximo passa 10% do permitido.




Editado pela última vez por knigh7 em Qui Dez 23, 2021 8:53 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: tanques e blindados

#5211 Mensagem por gabriel219 » Qua Dez 22, 2021 10:53 pm

Mas esse é o problema: como vão oferecer algo que já começa perdendo e não cabe no ROB?




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18513
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2384 vezes

Re: tanques e blindados

#5212 Mensagem por knigh7 » Qua Dez 22, 2021 11:26 pm

Vc está se referindo a KMW, BAE e Elbit? Sempre há candidatos que não cumprem os requisitos mas tentam mudá-los. Se não conseguem, são descartados da short-list.

Eu acho que a Mistubishi e a Hyundai estão falhando em não firmar posições aqui. Não vejo propagandas nas revistas, não vejo jornalista especializado em defesa usando boné da empresa, não entrevistas bobas em lives com esses jornalistas que são para firmar posição, não vejo contratando oficiais de alta patente na reserva como "consultores", não vejo os vejo conversando com indústrias nacionais

Já as empresas que não tem um Carro de Combate adequado ao EB fazem isso tudo.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: tanques e blindados

#5213 Mensagem por gabriel219 » Qua Dez 22, 2021 11:51 pm

knigh7 escreveu: Qua Dez 22, 2021 11:26 pm Vc está se referindo a KMW, BAE e Elbit? Sempre há candidatos que não cumprem os requisitos mas tentam mudá-los. Se não conseguem, são descartados da short-list.

Eu acho que a Mistubishi e a Hyundai estão falhando em não firmar posições aqui. Não vejo propagandas nas revistas, não vejo jornalista especializado em defesa usando boné da empresa, não entrevistas bobas em lives com esses jornalistas que são para firmar posição, não vejo contratando oficiais de alta patente na reserva como "consultores", não vejo os vejo conversando com indústrias nacionais

Já as empresas que não tem um Carro de Combate adequado ao EB fazem isso tudo.
Não, aos Coreanos mesmo, o problema é o peso.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18513
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2384 vezes

Re: tanques e blindados

#5214 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 23, 2021 8:56 am

gabriel219 escreveu: Qua Dez 22, 2021 11:51 pm
Não, aos Coreanos mesmo, o problema é o peso.
Acho que aqueles 10% a mais pode ser resolvido. Se não alcançarem, pode ficar próximo. O problema do Black Panther é o preço. A Mitsubishi vai ter de trabalhar bastante com fornecedores nacionais e deixá-lo mais em conta.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: tanques e blindados

#5215 Mensagem por gabriel219 » Qui Dez 23, 2021 10:36 am

O EB aceitaria? Tem que ver isso. Os Coreanos oferecem K2 com produção e ToT's pra qualquer um que queira. Noruegueses, Poloneses - Política falou mais alto -e Egípicios, além de Árabes. Eu duvido muito que não irão oferecer aqui ou não terão uma conversa.

Aliás, o Type 10 é ainda mais caro que o K2.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61262
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: tanques e blindados

#5216 Mensagem por Túlio » Qui Dez 23, 2021 1:04 pm

knigh7 escreveu: Qui Dez 23, 2021 8:56 am
gabriel219 escreveu: Qua Dez 22, 2021 11:51 pm
Não, aos Coreanos mesmo, o problema é o peso.
Acho que aqueles 10% a mais pode ser resolvido. Se não alcançarem, pode ficar próximo. O problema do Black Panther é o preço. A Mitsubishi vai ter de trabalhar bastante com fornecedores nacionais e deixá-lo mais em conta.
Eu continuo encabritado como esse birutíssimo "limite de peso", senão vejamos: se para ponte é Classe 60 STANAG, não seria o mesmo para pranchão rodo/ferroviário?

Tem que ter erro aí!




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: tanques e blindados

#5217 Mensagem por gabriel219 » Qui Dez 23, 2021 1:36 pm

Baratear o Type 10 é um problema gigante e pra mim um erro grotesco. Tem que parar de cair no erro de "baratear" tudo, isso custa caro demais!




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18513
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2384 vezes

Re: tanques e blindados

#5218 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 23, 2021 2:26 pm

Túlio escreveu: Qui Dez 23, 2021 1:04 pm
knigh7 escreveu: Qui Dez 23, 2021 8:56 am

Acho que aqueles 10% a mais pode ser resolvido. Se não alcançarem, pode ficar próximo. O problema do Black Panther é o preço. A Mitsubishi vai ter de trabalhar bastante com fornecedores nacionais e deixá-lo mais em conta.
Eu continuo encabritado como esse birutíssimo "limite de peso", senão vejamos: se para ponte é Classe 60 STANAG, não seria o mesmo para pranchão rodo/ferroviário?

Tem que ter erro aí!
Eu acho que o EB pode elevar aquele limite um pouco mais para ficar dentro da casa das 50 toneladas.

Quando eu vejo o ROB, eu vejo um CC Oriental com STANAG. O MBT antecessor do Type 10, que era o Type 90, pesava 50 toneladas.

Os MBTs russos ficam todos por aí.

O representante da BAE no CSTM não só se queixou do ROB do EB nas 2 palestras que ele deu, como também quando era dado a chance para intervenções dos oficiais do EB na conferência.


E se tivesse lá os representantes da KMW e da Elbit, iriam fazer exatamente a mesma coisa. O que eles oferecem de opção só são válidas nos veículos-que-recebem-grana-deles

Agora, a Mitsubishi e a Hyndai precisavam fazer o mesmo que as empresas que são fornecedoras do EB fazem porque a bagaça não funciona aqui de modo "cartesiano" (se é que me entende...), ainda mais numa disputa que será bilionária já que o EB não pretende diminuir o número de Carros de Combate (foi dito lá no CSTM).




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18513
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2384 vezes

Re: tanques e blindados

#5219 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 23, 2021 3:59 pm

gabriel219 escreveu: Qui Dez 23, 2021 10:36 am O EB aceitaria? Tem que ver isso. Os Coreanos oferecem K2 com produção e ToT's pra qualquer um que queira. Noruegueses, Poloneses - Política falou mais alto -e Egípicios, além de Árabes. Eu duvido muito que não irão oferecer aqui ou não terão uma conversa.

Aliás, o Type 10 é ainda mais caro que o K2.
Não vi a Hyundai mover uma palha até agora aqui. E são eles que têm de se esforçar, não o EB.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: tanques e blindados

#5220 Mensagem por gabriel219 » Qui Dez 23, 2021 4:19 pm

knigh7 escreveu: Qui Dez 23, 2021 3:59 pm
gabriel219 escreveu: Qui Dez 23, 2021 10:36 am O EB aceitaria? Tem que ver isso. Os Coreanos oferecem K2 com produção e ToT's pra qualquer um que queira. Noruegueses, Poloneses - Política falou mais alto -e Egípicios, além de Árabes. Eu duvido muito que não irão oferecer aqui ou não terão uma conversa.

Aliás, o Type 10 é ainda mais caro que o K2.
Não vi a Hyundai mover uma palha até agora aqui. E são eles que têm de se esforçar, não o EB.
Como alguém vai investir grana em marketing em uma competição do qual você já entra desclassificado?




Responder