A despeito dos boatos, a maioria dos países do mundo ainda vê o calibre de 105mm como suficiente a esta missão de "apoio de fogo".FCarvalho escreveu: ↑Seg Nov 29, 2021 1:56 pmNo caso do CFN, como se trata de apenas umas poucas unidades a serem adquiridas, talvez o impacto desta compra não seja um complicador nas relações dos nossos fuzos com o idolatrado USMC/USA.Lywis escreveu: ↑Seg Nov 29, 2021 12:49 pm Na atualidade, onde um MBT moderno é extremamente caro e, portanto, utilizado em situações específicas, Carros de Combate simples, baratos e mais leves, têm seu lugar ao sol. O conceito pode não ser muito imponente, prestigiado, ou coisa do tipo, mas até o exército americano está se rendendo ao conceito através do programa Mobile Protected Firepower(MPF).
Ademais, como o BtlBldosFuzNvs não utiliza seus CC como MBT primários, contra outros tanques, mas essencialmente como veículos de apoio ao combate à infantaria nas operações de desembarque, o type 15 pode se prestar muito bem que se espera de um bldo assim. O canhão é automático e o calibre 105mm, dependendo dos tipos de munição que utilize, ainda é bastante efetivo sobre a maioria dos alvos a serem batidos.
A suposta adição de um canhão de 120mm de baixa pressão - e que possa lançar mísseis também, o deixaria mais em dia para bater-se eventualmente com outros CC mais pesados, desde que ele não esteja sozinho.
Aliás, a adoção de um CC como o chinês com certeza levaria à modernização da doutrina atual do CFN quanto ao emprego de bldos, já que também um IFV SL, e quiçá mais para frente novos bldos SR em diversas versões podem e devem suprir as necessidades de hoje para as quais não se tem soluções, como acrescentar novas capacidades que a aquisição destes meios venha a proporcionar.
Na verdade, para que temos hoje enquanto doutrina e meios de desembarque disponíveis, no caso as EDCG, o Type 15 dá e sobra para o que precisamos atualmente. O único defeito dele "é ter nascido no país errado" na visão míope e tosca de alguns militares brasileiros, inclusive da marinha.
No Mobile Protected Firepower, que também deverá ser uma plataforma de "apoio de fogo" com alta mobilidade, o General Dynamics Griffin II está sendo oferecido com um canhão de 105mm (embora o demonstrador de tecnologia inicial tenha utilizado um canhão de 120mm, parece que o US Army quer uma munição mais barata). Seu concorrente, o BAE MPF, segue no mesmo caminho...
Observem que não estou me referindo à arma de um MBT, o conceito tratado aqui é outro...