TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83956 Mensagem por henriquejr » Sáb Nov 27, 2021 8:57 pm

Sobre essa questão do sistema EW dos Gripens da FAB, pelo que eu entendi, a diferença se refere apenas ao sistema RWR, que é apenas um item do sistema EW. A FAB escolheu um modelo israelense no lugar do alemão utilizado nós caças suecos. Não acredito que a escolha da FAB tenha sido por questões de custos (o RWR deve representar um valor muito pequeno se comparado com o valor do caça ou até mesmo do sistema EW). Pode ser que algum dia alguém da FAB informe o motivo da escolha, mas acredita que seja por questão de custo/benefício para a FAB, tendo em vista que outros sistemas do Gripen E, inclusive nos suecos, utilizam sistemas israelenses por escolha da FAB (WAD e HMD, por exemplo)....

.
Poti
Avançado
Avançado
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 128 vezes

#83957 Mensagem por Poti » Sáb Nov 27, 2021 9:13 pm

henriquejr escreveu: Sáb Nov 27, 2021 3:24 pm Reportagem mais completa sobre os Gripen E, em língua portuguesa, que vi até agora...

https://tecnomilitar.wordpress.com/2020/12/15/gripen/
Excelente trabalho, dá gosto de ler.

Poti
Avançado
Avançado
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 128 vezes

#83958 Mensagem por Poti » Sáb Nov 27, 2021 9:15 pm

henriquejr escreveu: Sáb Nov 27, 2021 8:57 pm Sobre essa questão do sistema EW dos Gripens da FAB, pelo que eu entendi, a diferença se refere apenas ao sistema RWR, que é apenas um item do sistema EW. A FAB escolheu um modelo israelense no lugar do alemão utilizado nós caças suecos. Não acredito que a escolha da FAB tenha sido por questões de custos (o RWR deve representar um valor muito pequeno se comparado com o valor do caça ou até mesmo do sistema EW). Pode ser que algum dia alguém da FAB informe o motivo da escolha, mas acredita que seja por questão de custo/benefício para a FAB, tendo em vista que outros sistemas do Gripen E, inclusive nos suecos, utilizam sistemas israelenses por escolha da FAB (WAD e HMD, por exemplo)....
No excelente artigo acima citado o autor explica que o RWR israelense é comum às outras aeronaves da FAB e menos capaz. E o equipamento na ponta das asas age em frequências ligeiramente diferentes comparativamente aos gripens suecos devido à diferença de cenários de utilização.

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1959 vezes
Agradeceram: 2487 vezes

#83959 Mensagem por knigh7 » Sáb Nov 27, 2021 10:02 pm

O MAWS da Elisra havia sido o escolhido para equipar tanto os Gripens suecos quanto da FAB. A aeronave demonstradora voava com ele e é fácil distingui-lo, pois é quadrado.
Vou colocar link do press release daquela época:
https://www.ainonline.com/aviation-news ... re-gripens

Abaixo a aeronave sueca de produção, a 6002. O formato é um pouco quadrado, como são os da Elisra:

Imagem

Mas ao loge, todos (os nacionais e suecos) parecem redondos:

Imagem
Imagem (aeronave sueca 6002)

Imagem

Imagem

Editado pela última vez por knigh7 em Dom Nov 28, 2021 1:16 pm, em um total de 4 vezes.
Strike
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 85 vezes

#83960 Mensagem por Strike » Dom Nov 28, 2021 3:14 am

henriquejr escreveu: Sáb Nov 27, 2021 3:24 pm Reportagem mais completa sobre os Gripen E, em língua portuguesa, que vi até agora...

Mencionei este site que utilizo e contribuir duas páginas atrás... Inclusive você usou até a minha frase! 😳😂

Inclusive os colegas que tenha interesse em se informa sobre o Gripen e outros tantos sistemas de armas com um conteúdo sem igual em língua portuguesa!

Brava Gente Brasileira ..!
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6311 vezes
Agradeceram: 6661 vezes
Contato:

#83961 Mensagem por Túlio » Dom Nov 28, 2021 11:55 am

Strike escreveu: Dom Nov 28, 2021 3:14 am

Mencionei este site que utilizo e contribuir duas páginas atrás... Inclusive você usou até a minha frase! 😳😂

Inclusive os colegas que tenha interesse em se informa sobre o Gripen e outros tantos sistemas de armas com um conteúdo sem igual em língua portuguesa!

Na verdade o texto é mesmo tudo o que foi dito, e traz coisas muito menos superficiais e de maior importância do que diferenças entre as EM/ECM/ECCM usadas pela Flygvapnet e pela FAB, afinal, uma teria/terá que enfrentar nada menos que os mais modernos caças RUSSOS e sua AAAe, por acaso a mais desgraçada do mundo, enquanto a outra tem seu worst case scenario na coitada da Venezuela, com equipamentos da mesma origem mas uma geração inteira atrás, além de downgraded, e nem vou falar sobre o "nível" de aprestamento do pessoal, logo, pouco intere$$ante ter Gripen 100% igual ao Sueco se a ameaça mais perigosa pode ser enfrentada sem recorrer a todos os meios que eles usam porque precisam.

Para não dizer que em uma hipótese de conflito como a citada o Brasil precisaria ser O AGRESSOR, com todos os problemas que isso iria acarretar no cenário mundial (inclusive teríamos errado de parceiro, pois a Suécia já embargou até OS EUA em uma simples venda de submetralhadoras para o SEAL nos tempos do Vietnã, o que não faria CONOSCO em uma guerra de invasão a um vizinho?); na defensiva valeriam os cenários propostos pelo @gabriel219 no tópico que criou, os caras nem teriam tempo de mover tudo aquilo que em sua maioria está ao redor de Caracas até aqui perto a tempo de causar algum estrago, primeiro teriam seu avanço impedido pelo uso inteligente da destruição seletiva dos meios de passagem pela cordilheira que separa Caracas de nós. Sobre o resto da vizinhança nem comento, é óbvio.

E, para o caso de este cenário mudar (muito improvável mas ainda assim possível), lembremos que o Gripen é essencialmente MODULAR e que temos domínio sobre a Integração de meios e sistemas, o que significa que, a surgir ameaça que até agora não há (e isso não acontece da noite pro dia, seriam ANOS entre discussões, assinatura de contratos, entregas e posse de pessoal não apenas treinado na Rússia, China ou sei lá onde mas já experientes no emprego dos novos MEM), isso nos daria tempo não apenas para obter mais Gripen (repito, cenário DEFENSIVO) mas também equipá-los com o que for necessário (incluindo meios EW que então serão o novo Estado da Arte, estando os atualmente em uso pela Suécia já não tão TOP), além de aumentar a quantidade de pessoal capacitado para operá-los.

PARA MING :twisted:, e pelo menos enquanto o panorama regional se mantiver (e não há qualquer indício de que isso vá mudar tão cedo, todo mundo sin la plata), o nosso Gripen + EW atual + Meteor + outras PGMs + E/R-99 é uma combinação IMBATÍVEL por aqui. Se los venecas resolverem tentar a sorte mesmo assim e resolverem se equipar à altura, dá e sobra o tempo de fazer uma ou mais pistas em rodovias reforçadas atrás de Boa Vista, além de equipar a dita cidade estratégica com a versão mais moderna do Iron Dome, just in case.

E Boa Vista tem menos de metade do tamanho de Israel. :wink: 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
knigh7
Sênior
Sênior

#83962 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 28, 2021 12:14 pm

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#83963 Mensagem por Túlio » Dom Nov 28, 2021 12:24 pm

knigh7 escreveu: Sáb Nov 27, 2021 10:02 pm O MAWS da Elisra havia sido o escolhido para equipar tanto os Gripens suecos quanto da FAB. A aeronave demonstradora voava com ele e é fácil distingui-lo, pois é quadrado.
Vou colocar link do press release daquela época:
https://www.ainonline.com/aviation-news ... re-gripens

Abaixo a aeronave sueca de produção, a 6002. O formato é um pouco quadrado, como são os da Elisra:

Imagem

Mais ao loge, todos (os nacionais e suecos) parecem redondos:

Imagem
Imagem (aeronave sueca 6002)

Imagem

Imagem
Uma curiosidade é a nossa versão ter DUAS "bolinhas", o que será a menor? [085] [085] [085] [085] [085]

EDIT: chuto eu que a alegação de "mais moderno" sobre o Hensold TALVEZ se prenda a um único sensor captando tanto IR quanto UV, enquanto o da Elbit empregue um para cada. Mas é só ESPECULAÇÃO minha, não vamos criar mais "lendas da internet".

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

knigh7
Sênior
Sênior

#83964 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 28, 2021 12:28 pm

Confesso que eu não sei. O Gripen E tem muitos sensores espalhados.

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1184 vezes
Agradeceram: 719 vezes

#83965 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Nov 28, 2021 1:00 pm

Túlio escreveu: Dom Nov 28, 2021 11:55 am
Strike escreveu: Dom Nov 28, 2021 3:14 am

Na verdade o texto é mesmo tudo o que foi dito, e traz coisas muito menos superficiais e de maior importância do que diferenças entre as EM/ECM/ECCM usadas pela Flygvapnet e pela FAB, afinal, uma teria/terá que enfrentar nada menos que os mais modernos caças RUSSOS e sua AAAe, por acaso a mais desgraçada do mundo, enquanto a outra tem seu worst case scenario na coitada da Venezuela, com equipamentos da mesma origem mas uma geração inteira atrás, além de downgraded, e nem vou falar sobre o "nível" de aprestamento do pessoal, logo, pouco intere$$ante ter Gripen 100% igual ao Sueco se a ameaça mais perigosa pode ser enfrentada sem recorrer a todos os meios que eles usam porque precisam.

Para não dizer que em uma hipótese de conflito como a citada o Brasil precisaria ser O AGRESSOR, com todos os problemas que isso iria acarretar no cenário mundial (inclusive teríamos errado de parceiro, pois a Suécia já embargou até OS EUA em uma simples venda de submetralhadoras para o SEAL nos tempos do Vietnã, o que não faria CONOSCO em uma guerra de invasão a um vizinho?); na defensiva valeriam os cenários propostos pelo @gabriel219 no tópico que criou, os caras nem teriam tempo de mover tudo aquilo que em sua maioria está ao redor de Caracas até aqui perto a tempo de causar algum estrago, primeiro teriam seu avanço impedido pelo uso inteligente da destruição seletiva dos meios de passagem pela cordilheira que separa Caracas de nós. Sobre o resto da vizinhança nem comento, é óbvio.

E, para o caso de este cenário mudar (muito improvável mas ainda assim possível), lembremos que o Gripen é essencialmente MODULAR e que temos domínio sobre a Integração de meios e sistemas, o que significa que, a surgir ameaça que até agora não há (e isso não acontece da noite pro dia, seriam ANOS entre discussões, assinatura de contratos, entregas e posse de pessoal não apena treinado na Rússia, China ou sei lá onde mas experientes no emprego dos novos MEM), isso nos daria tempo não apenas para obter mais Gripen (repito, cenário DEFENSIVO) mas também equipá-los com o que for necessário (incluindo meios EW que então serão o novo Estado da Arte, estando os atualmente em uso pela Suécia já não tão TOP), além de aumentar a quantidade de pessoal capacitado para operá-los.

PARA MING :twisted:, e pelo menos enquanto o panorama regional se mantiver (e não há qualquer indício de que isso vá mudar tão cedo, todo mundo sin la plata), o nosso Gripen + EW atual + Meteor + outras PGMs + E/R-99 é uma combinação IMBATÍVEL por aqui. Se los venecas resolverem tentar a sorte mesmo assim e resolverem se equipar à altura, dá e sobra o tempo de fazer uma ou mais pistas em rodovias reforçadas atrás de Boa Vista, além de equipar a dita cidade estratégica com a versão mais moderna do Iron Dome, just in case.

E Boa Vista tem menos de metade do tamanho de Israel. :wink: 8-]
Da Venezuela, eu me preocuparia mais com a presença do grupo Wagner. Mas aí é coisa para as FEs.

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#83966 Mensagem por Túlio » Dom Nov 28, 2021 1:32 pm

FIGHTERCOM escreveu: Dom Nov 28, 2021 1:00 pm
Da Venezuela, eu me preocuparia mais com a presença do grupo Wagner. Mas aí é coisa para as FEs.

Abraços,

Wesley
O melhor que a citada PMC poderia oferecer seria algum Piloto e/ou Mecânico Russo para FLANKER, operador de radar & quetales mas nem isso ajuda muito, dada a antiguidade do material de emprego, cuja tecnologia remonta a 1/4 de século atrás, senão mais ainda. Para não falar em tudo o que foi provavelmente "capado".

knigh7
Sênior
Sênior

#83967 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 28, 2021 2:19 pm

Túlio escreveu: Dom Nov 28, 2021 12:24 pm
EDIT: chuto eu que a alegação de "mais moderno" sobre o Hensold TALVEZ se prenda a um único sensor captando tanto IR quanto UV, enquanto o da Elbit empregue um para cada. Mas é só ESPECULAÇÃO minha, não vamos criar mais "lendas da internet".

O artigo naquele blog não tem a origem das citações. E o argumento do autor para a escolha do MAWS é diferente da declaração da SAAB sobre o sistema, que eu coloquei acima.
A SAAB escolheu como padrão (baseline) para o caça, que havia 2 compradores.

knigh7
Sênior
Sênior

#83968 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 28, 2021 2:55 pm

Os MAWS da Hensoldt (para ser mais preciso, MILDS, como ela denomina) tem uma aparência diferente dos da Elisra. Foi por isso que eu havia escrito para verem a imagem do sensor no Gripen E de perto, tanto dos da Flygvapnet quanto da FAB.

Imagem

https://www.hensoldt.net/products/optro ... n-sensors/

Imagem
Imagem

Editado pela última vez por knigh7 em Dom Nov 28, 2021 3:10 pm, em um total de 1 vez.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#83969 Mensagem por Túlio » Dom Nov 28, 2021 3:07 pm

knigh7 escreveu: Dom Nov 28, 2021 2:19 pm
O artigo naquele blog não tem a origem das citações. E o argumento do autor para a escolha do MAWS é diferente da declaração da SAAB sobre o sistema, que eu coloquei acima.
A SAAB escolheu como padrão (baseline) para o caça, que havia 2 compradores.
Mas aí entraríamos na longa e xaroposa estrada que sempre conduz a exaltadas e amargas acusações de HERESIA contra MING :twisted:, caso eu aponte que o postado se prende ao que a SAAB dizIA lá em 2013, quando o que voava era o Demo. E ficaRIA ainda pior se eu fosse mencionar que houve tempo em que WAD era considerado "excentricidade dos cucarachas" tanto pela citada SAAB quanto pela Flygvapnet, ambas então bem contentes em continuar usando os três MFDs de sempre.

Por razões assim é que nem vou tocar no assunto. :lol: :lol: :lol: :lol:

knigh7
Sênior
Sênior

#83970 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 28, 2021 3:12 pm

A nota foi depois da escolha e leia os outros posts meus.

Responder