NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6811
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#166 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Nov 16, 2021 11:06 pm

FCarvalho escreveu: Ter Nov 16, 2021 9:02 pm Eu queria saber que foi que desenhou essa porcaria aí.
Afinal, de quem é o direito autoral sobre o B-250? A Novaer ou os árabes?
Da Calidus, porém não isenta eles do calote que foi dado. E na imprensa lá de fora não se sabe nada sobre isso, aliás o pessoal estrangeiro acha que a Novaer ainda funciona e nunca ouviram falar desse calote. Apesar do site deles continuar online, a presença deles online e em mídia social é de anos atrás, o que me faz crer que eles realmente demitiram todo mundo.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7537
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 994 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#167 Mensagem por J.Ricardo » Qua Nov 17, 2021 12:09 pm

arcanjo escreveu: Seg Nov 15, 2021 1:54 pm

Imagem

:shock:

abs.

arcanjo
Caramba, pelo tamanho lembra um A-1 Skyraider. :shock:

O Bolsonaro podia soltar uma: "isso é trabalho de Brasileiro heim, vão pagar os caras não?" :lol:




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#168 Mensagem por Túlio » Qua Nov 17, 2021 2:15 pm

J.Ricardo escreveu: Qua Nov 17, 2021 12:09 pm
Caramba, pelo tamanho lembra um A-1 Skyraider. :shock:

O Bolsonaro podia soltar uma: "isso é trabalho de Brasileiro heim, vão pagar os caras não?" :lol:
Ahã, o hôme querendo empurrar Super Tucano e 390 na turcada pra tentar se limpar com a EMBRAER ia ficar TROLANDO e largando piadinha... :lol: :lol: :lol: :lol:




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7537
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 994 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#169 Mensagem por J.Ricardo » Qua Nov 17, 2021 2:31 pm

Rapaz, a língua do Bolsonaro é uma incógnita, tem de deixar ele longe de "cercadinhos". :lol:




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
alaripemg
Novato
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Nov 26, 2021 6:54 am
Agradeceram: 3 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#170 Mensagem por alaripemg » Sex Nov 26, 2021 7:42 am

Prezados patriotas.

Peço-lhes desculpas por ir direto ao assunto: os emirados roubaram propriedade intelectual do Brasil, por que o governo não fez nada?

Em 2018, quando o Caiafa levantou suspeitas sobre o desmonte da Novaer e a história como os protótipos foram levados do Brasil, muita gente achou que o Caiafa era louco. Vejam o vídeo dele:

Caiafa não estava louco, eu também acho que o caso foi esse. Roubo de propriedade intelectual do Brasil, planejado e executado por um governo estrangeiro.

Sou ativista, anônimo aqui. Trabalho pesquisando o submundo de mercenários e traficantes de armas. Estava eu investigando as relações de alguns brasileiros com a DynCorp e o governo dos emirados. Fui encontrando as coisas, poucas. Mas em outubro deste 2021, uma série de eventos deixou um rastro claro e definido:
  • 2020: Erik Prince, tenta comprar a Motor Sich da Ucrânia, oferecendo clientes, dinheiro e serviços sujos para o presidente de lá. O dinheiro tinha origem nos Emirados.
    30 de setembro: Gen Mourão visita Dubai
    17 de outubro: Eduardo Bolsonaro, visita a fábrica da Caracal em Abu Dhabi e grava um vídeo promocional para a empresa: https://www.instagram.com/p/CVIntydggA4/
    03 de novembro: Comitiva do Grupo Edge visita o Brasil, inclusive a Siatt: https://www.lrcadefenseconsulting.com/2 ... -pode.html
    12 de novembro: O Brigadeiro Baptista publica um artigo contra a Embraer, cancelando o contrato do KC390
    15 de novembro: Jair Bolsonaro visita a arena de Renzo Gracie, em Abu Dhabi.
Minha teoria, por favor considerem e me ajudem a desvendar esse mistério. Me interessa a verdade, nada mais. Será publicada em jornal de grande circulação....

Renzo Gracie é professor de Tahnoon Bin Zayed desde 1993, faz tempo que ambos também são sócios no MMA dos Emirados. Renzo intermediou as duas visitas de Jair Bolsonaro aos Emirados, em 2019 e 2021. Tahnoon é irmão do emir, e atualmente preside sobre os serviços de inteligência, as forças armadas e o Grupo Edge. Renzo Gracie está agindo como lobista para os Bin Zayed, claramente. A maior fonte de renda de Renzo é o governo dos Emirados.

Os Emirados desde 2011 abrigam Erik Prince. Lá naquele ano, ele montou um exército mercenário para o Emir. Que incluía PMCs Colombianos, Sul Africanos e alguns poucos brasileiros. Erik publicamente é gestor do Frontier Resources, um fundo de investimento de origem emirados que "investe" em minas de coltan no Congo.

Os Emirados tem uma maneira agressiva de agir nos negócios, principalmente no que se trata de "importar tecnologia". Lembrem-se de que eles desenvolveram e lançaram uma missão a marte em menos de 5 anos. Só que não, 95% do serviço foi realizada por engenheiros estrangeiros. Mas o dinheiro, 100% emirati.

Eles tem essa vontade enorme de desenvolver uma indústria de armas local, porque vivem em guerra e também porque rende lucros. Ontem mesmo, se envolveram na guerra civil da Etiópia. A Calidus é parte do plano, sendo promovida pelo governo como fabricante de veículos blindados e aviões.

Mas a Calidus me parece estar atrasada no cronograma de entregas daquelas 25 unidades do B-250 que os Emirados compraram. A fábrica deles em Al Ain, não tem movimentação significante. Estão com problemas "logísticos".

Essa história toda de levar dois protótipos da Novaer, desenvolvidas sem registro na Anac; apresentá-los do Air Show e depois provocar a quebra da Novaer; para logo em seguida contratar dezenas de engenheiro demitidos pela coitada Novaer... Isso tudo foi um jeito que os emirados arrumaram para roubar o Brasil em parcelas, sem nenhuma das etapas fosse caracterizada como roubo individualmente. Juntando toda essa história da Calidus/Novaer de 2015 para cá, vê-se que foi roubo. É a mesma tática, exatamente a mesma tática, que a SAMI (Arábia Saudita) usou para roubar projetos da Denel (África do Sul) em 2019: https://www.news24.com/citypress/news/h ... y-20191118

Erik Prince foi tentar comprar a Motor Sich em 2019 e 2020, com dinheiro do Emir, para trazer ao deserto um monte de engenheiros ucranianos experientes. Deu errado, por enquanto.

Aliás, Erik Prince foi o único operador civil do A29, a partir de 2007 no Afeganistão. Realmente, como senhor mundial de guerras civis e tal, Erik realmente deve ter muitos mais clientes para o A29 (ou seu clone, B250) do que a própria Embraer.

Mas resumo o caso. Por que o Brigadeiro resolveu cancelar o contrato do KC390, sendo que a FAB ainda não obteve retorno nos R$ 5 bi investidos no programa, sendo que poderia ter feito isso reservadamente, sem publicar um artigo um dia antes do Presidente visitar o Dubai Air Show???? Não sei os motivos exatos do Brigadeiro, mas sei do resultado imediato de sua ação: a Embraer Defesa virou piada, não tendo sequer o apoio de seu governo natal, como irá vender novos aviões para governos estrangeiros? Não vai vender. Se continuar assim, vai quebrar também.

A Embraer é safa, já passou por isso e talvez dê o troco na FAB. Mas o artigo foi publicado, o estrago foi feito. Me cheira a uma operação de "pagamento de fatura".....

Vejam bem, aquele vídeo do Eduardo na Caracal tem até vinheta, e música árabe. É claramente um comercial. Quanto ele recebeu por aquilo? Foi dinheiro? Ou foi algum acordo escuso com os Emirados? Não sei. Mas aí tem algo muito sujo.

A fatura, meus amigos patriotas, foi aquele artigo do Brigadeiro. A Embraer é hoje a única concorrente de verdade da Calidus. Qualquer dificuldade financeira da Embraer, é boa para Calidus. Pode ser que os Emirados queiram vender mais B250/350. Pode ser que queiram levar embora nossos engenheiros, porque o Real está barato.

O comando da FAB não é burro. Alguém estão recebendo para ficar calado com o episódio do roubo da Novaer. Alguém receberá para ficar calado se levarem também a Siatt, ou parte da Embraer Defesa.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#171 Mensagem por gabriel219 » Sex Nov 26, 2021 1:19 pm

Primeiro, antes de mais nada: alguém aqui teve acesso ao contrato da Novaer e da Calidus? A Novaer tentou fazer algo?

Vamos tentar ser claros, pois é do Brasileiro fazer merda por conta própria e colocar a culpa em alguém, especialmente no Estado.




alaripemg
Novato
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Nov 26, 2021 6:54 am
Agradeceram: 3 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#172 Mensagem por alaripemg » Sex Nov 26, 2021 3:13 pm

Eu não estou colocando a culpa em ninguém, por enquanto. Estou recorrendo ao fórum porque é um espaço reservado, cheio de gente que entende do assunto.

Roberto Caiafa saiu com teorias de corrupção lá em 2018, mencionou um C17. O pessoal aqui do fórum informa que foi um Antonov em SJC, que levou os aviões. Tem algumas inconsistências. Necessário saná-las.

Desconfio profundamente de Erik Prince, a serviço dos Emirados . Desde 2014 Erik tenta criar sua própria "força aérea". Começou naquele ano com um Thrush 510G. Usou no Sudão do Sul.

Renzo Gracie, introduziu os Bin Zayed a Bolsonaro. Do outro lado, Royce Gracie introduziu Erik Prince aos Bolsonaro.

Para quem não sem ligou na estranheza ainda, Erik é amigo de Trump; ele tem uma irmã com sobrenome DaVos, Betsy. Ela era secretária de educação do governo Trump.

Vocês aqui bem sabem que Trump assinou a venda dos F35 para os Emirados no último dia de seu governo. Foi também uma operação de "pagar a fatura."

Caiafa não atende telefone, não responde email.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#173 Mensagem por Túlio » Sex Nov 26, 2021 3:20 pm

alaripemg escreveu: Sex Nov 26, 2021 3:13 pm Eu não estou colocando a culpa em ninguém, por enquanto. Estou recorrendo ao fórum porque é um espaço reservado, cheio de gente que entende do assunto.

Roberto Caiafa saiu com teorias de corrupção lá em 2018, mencionou um C17. O pessoal aqui do fórum informa que foi um Antonov em SJC, que levou os aviões. Tem algumas inconsistências. Necessário saná-las.

Desconfio profundamente de Erik Prince, a serviço dos Emirados . Desde 2014 Erik tenta criar sua própria "força aérea". Começou naquele ano com um Thrush 510G. Usou no Sudão do Sul.

Renzo Gracie, introduziu os Bin Zayed a Bolsonaro. Do outro lado, Royce Gracie introduziu Erik Prince aos Bolsonaro.

Para quem não sem ligou na estranheza ainda, Erik é amigo de Trump; ele tem uma irmã com sobrenome DaVos, Betsy. Ela era secretária de educação do governo Trump.

Vocês aqui bem sabem que Trump assinou a venda dos F35 para os Emirados no último dia de seu governo. Foi também uma operação de "pagar a fatura."

Caiafa não atende telefone, não responde email.
O BOB Caiafa é membro do DB mas faz tempo que nem pisa aqui, de tantas vezes que foi desmentido e até zoado (uma foi relativa a essa "novaer", que me parece pura falcatrua e matéria paga ainda por cima, outras inclusive por aquela "fábrica" em GO que "já vai começar a produzir" e até hj necas).

Sei não, acho que desse mato não sai coelho... :lol: :lol: :lol: :lol:




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1316
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 475 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#174 Mensagem por Cassio » Sex Nov 26, 2021 3:51 pm

Conheço alguns engenheiros que trabalharam na Calidus. A história que me contaram foi diferente.
Muito mais simples... Não tenho detalhes, mas me disseram que foi briga entre os sócios... Um queria pular fora, outro queria levar o projeto adiante. Parece que este último, por algum motivo se afastou (não lembro bem o motivo), e o outro aproveitou a oportunidade e se livrou da empresa... E dos projetos, que já tinham participação dos EAU.
Posso investigar e perguntar aos caras que conheço... Posso. Farei isso... Não. Pois seria inútil e não tenho interesse.




alaripemg
Novato
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Nov 26, 2021 6:54 am
Agradeceram: 3 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#175 Mensagem por alaripemg » Sex Nov 26, 2021 5:27 pm

Atentemos aos fatos. Por favor tentem deixar de lado minha teoria conspirativa. Fatos:

1) Desenvolveram o protótipo em 36 meses, tão rápido quanto o Phenon 100. Como?
2) O protótipo voou no Brasil? Tinha autorização para teste aqui?
3) O protótipo que foi embarcado para o Dubai 2017 tinha aviônicos de guerra? blindagem? pods? tanque de combustível com mesh? data link militar?
4) O avião saiu daqui como propriedade da Novaer, ninguém disputa isso. Mas a licença para transportar uma avião brasileiro, por brasileiros, para uma feira aérea, é muito diferente da licença de exportação de um avião de guerra para um país estrangeiro. Correto?

Fatos políticos:
1) Baptista Jr detonou publicamente a Embraer
2) O filho do Presidente da República, faz propaganda comercial para o conglomerado industrial concorrente da Embraer

O avião foi embora, nunca mais voltou. Todo empresa fecha, porque os sócios resolveram assim. É óbvio. Mas o avião está lá nos Emirados. Os engenheiros, muitos também foram.

O grande resumo seria: "Empresários e engenheiros brasileiros se aliam ao capital emirati para montar no deserto uma concorrente direta da Embraer, usando know-how adquirido a duras custas desde Ozires Silva"....

Amigos, de aviões entendem vocês. Não eu.

Agora de esquemas de tráfico, essa é minha praia. Erik Prince, no caso do Thrush 510G, usou 5 empresas em 4 países diferentes até fazer o avião chegar no Sudão do Sul. Enganou inclusive todos os sócios que tinha, tanto da Frontier Services quanto nos intermediários europeus.

O pessoal da Novaer é criminoso? Não digo isso. Nem os conheço. No entanto, foram usados para uma atividade criminosa.

Alguém que souber de algo, pode enviar para meu e-mail anonimamente, faremos bom uso: alaripemg@protonmail.com




Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1316
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 475 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#176 Mensagem por Cassio » Sex Nov 26, 2021 6:26 pm

1) Desenvolveram o protótipo em 36 meses, tão rápido quanto o Phenon 100. Como?
Sim, é possível sim. Este é um prazo razoável para se desenvolver uma aeronave simples, sem ser a versão de produção e sem ser ainda certificado. Ainda mais para uma empresa pequena. Agora transformá-lo numa aeronave operacional e certificada... isso levaria tempo para uma empresa pequena e sem experiência.

2) O protótipo voou no Brasil? Tinha autorização para teste aqui?
Sim e sim

3) O protótipo que foi embarcado para o Dubai 2017 tinha aviônicos de guerra? blindagem? pods? tanque de combustível com mesh? data link militar?
Não para todas as perguntas.

4) O avião saiu daqui como propriedade da Novaer, ninguém disputa isso. Mas a licença para transportar uma avião brasileiro, por brasileiros, para uma feira aérea, é muito diferente da licença de exportação de um avião de guerra para um país estrangeiro. Correto?
Isso já não sei... mas os trâmites podem ter sido feitos legalmente (acertos posteriores com pagamento de tributos e etc)... ou não. Essa eu passo.

Mas já tinha dinheiro árabe investido no programa antes dessa confusão toda.




alaripemg
Novato
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Nov 26, 2021 6:54 am
Agradeceram: 3 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#177 Mensagem por alaripemg » Sex Nov 26, 2021 9:38 pm

Muito obrigado Cássio, você tem ajudado muito.

Mas se não incomodo, peço para explicar por favor o item 3) anterior, sobre elementos que caracterizam o protótipo como avião militar.

Veja esse link: http://www.gbnnews.com.br/2017/11/conhe ... m.html?m=1

As fotos e a descrição mostradas nesse artigo são militares de verdade ou apenas mockups?




Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1316
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 475 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#178 Mensagem por Cassio » Sex Nov 26, 2021 9:57 pm

alaripemg escreveu: Sex Nov 26, 2021 9:38 pm Muito obrigado Cássio, você tem ajudado muito.

Mas se não incomodo, peço para explicar por favor o item 3) anterior, sobre elementos que caracterizam o protótipo como avião militar.

Veja esse link: http://www.gbnnews.com.br/2017/11/conhe ... m.html?m=1

As fotos e a descrição mostradas nesse artigo são militares de verdade ou apenas mockups?
Ao que me consta as aeronaves não possuíam os aviônico e sistemas de missão integrados, assim como nenhum armamento estava integrado. Ou seja, nem uma simples bomba burra poderia ser lançada ainda.




alaripemg
Novato
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Nov 26, 2021 6:54 am
Agradeceram: 3 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#179 Mensagem por alaripemg » Sex Nov 26, 2021 10:03 pm

Entendo Cássio. Constava na época que as aeronaves não tinha sistemas de guerra quando saíram de SJC? Tudo bem.

Mas as fotos, já em Dubai, o que mostram? Tem sistemas de guerra ali?




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#180 Mensagem por Túlio » Sex Nov 26, 2021 10:05 pm

Cassio escreveu: Sex Nov 26, 2021 9:57 pm
Ao que me consta as aeronaves não possuíam os aviônico e sistemas de missão integrados, assim como nenhum armamento estava integrado. Ou seja, nem uma simples bomba burra poderia ser lançada ainda.
Isso tá até na mídia aberta, os ianques instalaram as coisas (alegadamente, que eu me lembre, da versão modernizada do A-10) lá. E naquele tempo não havia nem Mtr INTEGRADA à aeronave, hoje não sei.




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Responder