TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6310 vezes
- Agradeceram: 6659 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O BICHO VEM AÍ, FODA-SE O RESTO!!!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- alexmabastos
- Sênior
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 7 vezes
Pelo preço, quero aquelas antenas de GaN nas pontas das asas...hahahahahahah
Mas enfim, acho que estão chegando na hora certa. O mundão entrando em parafuso e nossas FFAA ficando mais capazes....BZ.
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 768 vezes
- Agradeceram: 2387 vezes
As antenas estão lá, não sei como não estão vendo isso! Só comparar o 4101 com o Sueco.
Tem aeronave protótipo ali, dos Suecos, que se quem ter as antenas e a diferença é nítida.
O EW está sim no pacote e até a FAB já falou deles. É a mesma charla do IRST, todo mundo sabia que estava no pacote, mas quando não apareceu no protótipo, esqueceram disso. Agora tá ai, o IRST!
Tem aeronave protótipo ali, dos Suecos, que se quem ter as antenas e a diferença é nítida.
O EW está sim no pacote e até a FAB já falou deles. É a mesma charla do IRST, todo mundo sabia que estava no pacote, mas quando não apareceu no protótipo, esqueceram disso. Agora tá ai, o IRST!
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 2486 vezes
Observem as antenas na wingtip esquerda no nosso 01 (de produção):
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6310 vezes
- Agradeceram: 6659 vezes
- Contato:
FIGHTERCOM escreveu: ↑Qua Nov 24, 2021 8:53 pmTúlio,
Eu entendo que tudo isso gera apreensão. Mas ao invés de ficarmos vendo o copo sempre meio vazio, por que não ver ele meio cheio às vezes? Positividade atrai positividade.
Sabes o que faz o DB tão viciante, a ponto de vários de nós estarmos perto dos VINTE ANOS (eu 16, o @FCarvalho 18) nele, cupincha?
É precisamente a quantidade de pessoas que veem desde o copo totalmente vazio até o totalmente cheio; só nos cuidamos é das que veem que o copo AS OFENDE.
É precisamente a quantidade de pessoas que veem desde o copo totalmente vazio até o totalmente cheio; só nos cuidamos é das que veem que o copo AS OFENDE.
FIGHTERCOM escreveu: ↑Qua Nov 24, 2021 8:53 pmPor exemplo, eu sei que as vezes eu dou um sacaneada nos argentinos, mas no fundo eu tenho é pena dos caras. Essa semana, enquanto os caras estão discutindo uma possível aquisição de blindados, nós já chegamos em 500 unidades do Guarani. Enquanto eles discutem a aquisição de caças, nós já estamos recebendo os primeiros Gripens. Além disso, eles ressuscitaram a aquisição de novas aeronaves de transporte, enquanto os nossos C-295 estão voando desde 2007. E o que dizer da força de submarinos? Nem previsão os caras tem. Já nós, teremos belas máquinas de guerra.
Quanto ao Gripen, eu prefiro esperar o esquadrão estar operacional.
Abraços,
Wesley
Tu sabes que eu caio duro com o tombo que eles levaram (copo meio vazio) e a josta em que estão, bem como fico faceiro ao ver que estamos chegando ao mesmo ponto em que eles estavam no começo de 1982, quando podiam enfrentar sua vizinhança inteira de uma vez só, sem ajuda externa e ainda ganhar a parada, mesmo admitindo que não podemos encarar uma grande potência (copo meio cheio).
Mas sabes também que meu nick (na verdade meu nome) e até meu avatar é o mesmo, aqui e lá. Logos, sabes que não fico zoando quem não merece (estava zoando era OS CHILENOS, estes sim, querem sempre nos rebaixar na web e me é OBRIGATÓRIO colher cada oportunidade para dar aquela véia zoadinha básica ).
Mas sabes também que meu nick (na verdade meu nome) e até meu avatar é o mesmo, aqui e lá. Logos, sabes que não fico zoando quem não merece (estava zoando era OS CHILENOS, estes sim, querem sempre nos rebaixar na web e me é OBRIGATÓRIO colher cada oportunidade para dar aquela véia zoadinha básica ).
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- knigh7
- Sênior
A do nosso protótipo, inicialmente as nossas antenas nas wingtips eram menos inclinadas, igual a do protótipo para a Suécia:
da Suécia:
posteriormente, a do nosso protótipo se tornou mais inclinada (igual a de produção):
da Suécia:
posteriormente, a do nosso protótipo se tornou mais inclinada (igual a de produção):
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Qual é o fórum, Túlio?Túlio escreveu: ↑Qua Nov 24, 2021 10:07 pmFIGHTERCOM escreveu: ↑Qua Nov 24, 2021 8:53 pmTúlio,
Eu entendo que tudo isso gera apreensão. Mas ao invés de ficarmos vendo o copo sempre meio vazio, por que não ver ele meio cheio às vezes? Positividade atrai positividade.Sabes o que faz o DB tão viciante, a ponto de vários de nós estarmos perto dos VINTE ANOS (eu 16, o @FCarvalho 18) nele, cupincha?
É precisamente a quantidade de pessoas que veem desde o copo totalmente vazio até o totalmente cheio; só nos cuidamos é das que veem que o copo AS OFENDE.FIGHTERCOM escreveu: ↑Qua Nov 24, 2021 8:53 pmPor exemplo, eu sei que as vezes eu dou um sacaneada nos argentinos, mas no fundo eu tenho é pena dos caras. Essa semana, enquanto os caras estão discutindo uma possível aquisição de blindados, nós já chegamos em 500 unidades do Guarani. Enquanto eles discutem a aquisição de caças, nós já estamos recebendo os primeiros Gripens. Além disso, eles ressuscitaram a aquisição de novas aeronaves de transporte, enquanto os nossos C-295 estão voando desde 2007. E o que dizer da força de submarinos? Nem previsão os caras tem. Já nós, teremos belas máquinas de guerra.
Abraços,
WesleyTu sabes que eu caio duro com o tombo que eles levaram (copo meio vazio) e a josta em que estão, bem como fico faceiro ao ver que estamos chegando ao mesmo ponto em que eles estavam no começo de 1982, quando podiam enfrentar sua vizinhança inteira de uma vez só, sem ajuda externa e ainda ganhar a parada, mesmo admitindo que não podemos encarar uma grande potência (copo meio cheio).
.
- Strike
- Intermediário
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 85 vezes
Respondendo os colegas de fórum que ainda dúvida da falta das antenas AESA MFS-EW nas pontas das asas dos gripens brasileiros, diferente dos Gripen suecos que tem a inovadora arquitetura de guerra eletrônica completa!
Segue algumas montagens e ampliação das imagens dos gripens divulgadas hoje!
Será que foi escolha da FAB não adquirir por completo este inovador e importante sistema de combate e defesa da aeronave?
Se for confirmado a falta destas antenas AESA MFS-EW no fundamental e inovador sistema de guerra eletrônica Gripen E , o que afeta na performance das nossas aeronaves em comparação aos gripen suecos no estado da arte?
Deixo aqui um trecho da melhor análise do Gripen E feita em língua portuguesa, destacando importância das antenas AESA MFS-EW na inovadora arquitetura de guerra eletrônica do Gripen E/F
" Para obter o desempenho de ponta exigido pelo MFS-EW, a Saab projetou uma arquitetura de sistema de guerra eletrônica integrada com base em várias tecnologias de ponta, principalmente receptores digitais de banda ultra larga, dispositivos com Memória Digital de Radiofrequência (sigla em inglês, DRFM), transmissores AESA de Nitreto de Gálio (GaN), busca de direção interferométrica e processamento de sinal de alta velocidade.
Visão inferior do MFS-EW do Gripen E/F.
Um dos grandes fatores na especificação de desempenho do MFS-EW foi o requisito de não apenas contribuir para a consciência situacional do Gripen-E/F, mas também de atuar como um sensor de aquisição de alvo através do subsistema de guerra eletrônica RWR/ESM (receptor de alerta radar / medidas de apoio eletrônico), responsável por alertar o piloto sobre emissões de radar em volta da aeronave e apontar sua direção. As antenas receptoras do RWR/ESM foram instaladas nos trilhos na ponta das asas e uma na fuselagem sob o cockpit, mas também existem modos de radar passivos disponíveis, ou seja, o radar também pode atuar como uma antena receptora.
O MFS-EW exigiu trilhos na ponta das asas maiores.
Para atuar como sensor de aquisição de alvo o RWR/ESM necessitaria de elevada precisão na geolocalização, que é a capacidade de determinar a posição do alvo através da análise de suas emissões de radar."
Link da matéria completa: https://tecnomilitar.wordpress.com/2020/12/15/gripen/
Será que foi escolha da FAB não adquirir por completo este inovador e importante sistema de combate e defesa da aeronave?
Se for confirmado a falta destas antenas AESA MFS-EW no fundamental e inovador sistema de guerra eletrônica Gripen E , o que afeta na performance das nossas aeronaves em comparação aos gripen suecos no estado da arte?
Deixo aqui um trecho da melhor análise do Gripen E feita em língua portuguesa, destacando importância das antenas AESA MFS-EW na inovadora arquitetura de guerra eletrônica do Gripen E/F
" Para obter o desempenho de ponta exigido pelo MFS-EW, a Saab projetou uma arquitetura de sistema de guerra eletrônica integrada com base em várias tecnologias de ponta, principalmente receptores digitais de banda ultra larga, dispositivos com Memória Digital de Radiofrequência (sigla em inglês, DRFM), transmissores AESA de Nitreto de Gálio (GaN), busca de direção interferométrica e processamento de sinal de alta velocidade.
Um dos grandes fatores na especificação de desempenho do MFS-EW foi o requisito de não apenas contribuir para a consciência situacional do Gripen-E/F, mas também de atuar como um sensor de aquisição de alvo através do subsistema de guerra eletrônica RWR/ESM (receptor de alerta radar / medidas de apoio eletrônico), responsável por alertar o piloto sobre emissões de radar em volta da aeronave e apontar sua direção. As antenas receptoras do RWR/ESM foram instaladas nos trilhos na ponta das asas e uma na fuselagem sob o cockpit, mas também existem modos de radar passivos disponíveis, ou seja, o radar também pode atuar como uma antena receptora.
Para atuar como sensor de aquisição de alvo o RWR/ESM necessitaria de elevada precisão na geolocalização, que é a capacidade de determinar a posição do alvo através da análise de suas emissões de radar."
Editado pela última vez por Strike em Qui Nov 25, 2021 4:45 am, em um total de 1 vez.
Brava Gente Brasileira ..!
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 768 vezes
- Agradeceram: 2387 vezes
O EW está no pacote fechado pela FAB desde o início, houve ensaios da FAB com o EW, houve fala oficial da FAB sobre o EW e vocês ainda enchendo o saco por isso?
O IRST também a FAB não tinha optado!
Essas aeronaves serão transportadas em navio, praticamente encaixotadas. Quem seria o imbecil de colocar sensores sensíveis nele num transporte desse?
Sério, é cada discussãozinha que pqp. Parece fórum de mulecada. Comecem provando quando que a FAB retirou o EW do pedido do Gripen, assim como vocês falaram bosta sobre o IRST durante meses.
Olha lá, o Gripen também tá sem pilone e não tem Meteor, teremos Gripen desdentado, só com canhão!
O IRST também a FAB não tinha optado!
Essas aeronaves serão transportadas em navio, praticamente encaixotadas. Quem seria o imbecil de colocar sensores sensíveis nele num transporte desse?
Sério, é cada discussãozinha que pqp. Parece fórum de mulecada. Comecem provando quando que a FAB retirou o EW do pedido do Gripen, assim como vocês falaram bosta sobre o IRST durante meses.
Olha lá, o Gripen também tá sem pilone e não tem Meteor, teremos Gripen desdentado, só com canhão!
- Strike
- Intermediário
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 85 vezes
Primeiro de tudo, Gabriel219 reveja seu vocabulário e postura para responder aqui no DB, para de agir como um moleque "mimizeto" que não tem a capacidade de debater ideias ou argumentos sem ofender ou desqualificar os demais !
Segundo que aqui é justamente um fórum, onde se tem como propósito primordial debater ideias, opiniões, argumentos, notícias e etc!
Caso você discorde das opiniões alheias, simplesmente ignore ou melhor expoa seus argumentos de forma educada e cordial!!
Terceiro que não afirmei nada, até porque não conheço as cláusulas do contrato de aquisição dos gripens e dos seus sistemas de combate embarcados, porém é pertinente sim estranhar e levar a debate aqui no fórum DB, a notória diferença das antenas entre as aeronaves ou até falta das mesmas nos Gripens Br!!
Dito isto vou treinar!
Saudações cordiais!
Segundo que aqui é justamente um fórum, onde se tem como propósito primordial debater ideias, opiniões, argumentos, notícias e etc!
Caso você discorde das opiniões alheias, simplesmente ignore ou melhor expoa seus argumentos de forma educada e cordial!!
Terceiro que não afirmei nada, até porque não conheço as cláusulas do contrato de aquisição dos gripens e dos seus sistemas de combate embarcados, porém é pertinente sim estranhar e levar a debate aqui no fórum DB, a notória diferença das antenas entre as aeronaves ou até falta das mesmas nos Gripens Br!!
Dito isto vou treinar!
Saudações cordiais!
Brava Gente Brasileira ..!
- gogogas
- Sênior
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 224 vezes
Temos um quinta geração no corpo de um 4 geração rsrsrs , imagino qndo os 4 estiver em solo nacional !
Gogogas !
- knigh7
- Sênior
Dê uma olhada em fotos colocadas em posts acima. Há antenas nas wingtips dos da FAB.Strike escreveu: ↑Qui Nov 25, 2021 5:04 am Primeiro de tudo, Gabriel219 reveja seu vocabulário e postura para responder aqui no DB, para de agir como um moleque "mimizeto" que não tem a capacidade de debater ideias ou argumentos sem ofender ou desqualificar os demais !
Dito isto vou treinar!
Saudações cordiais!
De fato o trilho das unidades de série da FAB está diferente, mas ainda é bem mais robusto do que o trilho do Gripen C e ainda está presente o local das antenas. Resta saber para que serve os módulos na ponta interna dos trilhos, que é o que esta ausente nos Gripen da FAB. É algo modular que pode ser adicionado ou não? Vamos aguardar alguma resposta.Strike escreveu: ↑Qui Nov 25, 2021 4:17 am Respondendo os colegas de fórum que ainda dúvida da falta das antenas AESA MFS-EW nas pontas das asas dos gripens brasileiros, diferente dos Gripen suecos que tem a inovadora arquitetura de guerra eletrônica completa!
- Wolfgang
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 45 vezes
Fuentes?Túlio escreveu: ↑Qua Nov 24, 2021 10:07 pmFIGHTERCOM escreveu: ↑Qua Nov 24, 2021 8:53 pmTúlio,
Eu entendo que tudo isso gera apreensão. Mas ao invés de ficarmos vendo o copo sempre meio vazio, por que não ver ele meio cheio às vezes? Positividade atrai positividade.Sabes o que faz o DB tão viciante, a ponto de vários de nós estarmos perto dos VINTE ANOS (eu 16, o @FCarvalho 18) nele, cupincha?
É precisamente a quantidade de pessoas que veem desde o copo totalmente vazio até o totalmente cheio; só nos cuidamos é das que veem que o copo AS OFENDE.FIGHTERCOM escreveu: ↑Qua Nov 24, 2021 8:53 pmPor exemplo, eu sei que as vezes eu dou um sacaneada nos argentinos, mas no fundo eu tenho é pena dos caras. Essa semana, enquanto os caras estão discutindo uma possível aquisição de blindados, nós já chegamos em 500 unidades do Guarani. Enquanto eles discutem a aquisição de caças, nós já estamos recebendo os primeiros Gripens. Além disso, eles ressuscitaram a aquisição de novas aeronaves de transporte, enquanto os nossos C-295 estão voando desde 2007. E o que dizer da força de submarinos? Nem previsão os caras tem. Já nós, teremos belas máquinas de guerra.
Abraços,
WesleyTu sabes que eu caio duro com o tombo que eles levaram (copo meio vazio) e a josta em que estão, bem como fico faceiro ao ver que estamos chegando ao mesmo ponto em que eles estavam no começo de 1982, quando podiam enfrentar sua vizinhança inteira de uma vez só, sem ajuda externa e ainda ganhar a parada, mesmo admitindo que não podemos encarar uma grande potência (copo meio cheio).