UM MBT NACIONAL

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1953 vezes
Agradeceram: 2474 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2491 Mensagem por knigh7 » Ter Nov 23, 2021 7:46 pm

Viktor Reznov escreveu: Seg Nov 22, 2021 10:42 pm Isso tá parecendo o ROB do substituto do Bradley.
Não..é requisito absoluto motor atrás.

O ROB é difícil para um MBT do Ocidente.

Desafinou o coreto da KMW, da BAE, da General Dynamics, da Nexter...mas sob o ponto de vista do Oriente, não. O EB quer um Carro de Combate que alie potência, proteção. Sem ser muito pesado.

Não que o EB queira um CC da Rússia, conhecemos a cultura dele. Jornalistas vinculados à empresas do Ocidente vão tentar jogar essa hipótese para tornar descrente o que o ROB quer. Essas empresas que eu citei acima vão ter de ralar demais para atender.

Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1959 vezes
Agradeceram: 793 vezes

#2492 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Nov 23, 2021 8:38 pm

Túlio escreveu: Ter Nov 23, 2021 11:23 am PS.: T-90 eu acho tudibão mas trocar a Pç e sua Mun é pouco, na verdade o carro todo nem foi desenhado para cumprir qualquer STANAG, logo, por mais que mexam - e isso não sai barato - vai ser difícil como o inferno, quase como tentar fazer um Challenger 2 ou F-16 cumprir as normas equivalentes da Rússia. Até dá mas vai levar anos e dragar um turbilhão de dinheiro, IMHO.
Eu acho que se o Brasil quiser, Rússia pode até aceitar fazer uma parceria com Israel pra montar um canhão calibre 120mm nesse tanque e usar eletrônicos ocidentais padrão STANAG, ou com a Índia na parte dos eletrôncios. Aliás, se minha memória não me engana, a Rússia fabrica também canhões nos calibres da OTAN se o cliente pedir.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6294 vezes
Agradeceram: 6646 vezes
Contato:

#2493 Mensagem por Túlio » Ter Nov 23, 2021 8:59 pm

Viktor Reznov escreveu: Ter Nov 23, 2021 8:38 pm
Eu acho que se o Brasil quiser, Rússia pode até aceitar fazer uma parceria com Israel pra montar um canhão calibre 120mm nesse tanque e usar eletrônicos ocidentais padrão STANAG, ou com a Índia na parte dos eletrôncios. Aliás, se minha memória não me engana, a Rússia fabrica também canhões nos calibres da OTAN se o cliente pedir.
Tem muito mais norma STANAG a ser cumprida do que calibre e eletrônica. Já disse, até dá pra fazer mas provavelmente ao custo de um K2 e meio, além de anos em reprojetos, testes e certificações (aqui é quando se vê se tá tudo 100% STANAG mesmo). Não me parece que valha a pena e muito menos que haja La Plata pra isso.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 766 vezes
Agradeceram: 2382 vezes

#2494 Mensagem por gabriel219 » Ter Nov 23, 2021 9:11 pm

Não precisa desenvolver um novo canhão e nem adotar o Ucraniano, podíamos usar o canhão do PT-16. É um canhão 120 mm sovietizado pro PT-16, que tem o sistema de recarga bem similar ao do T-90.

Segundo conta, esse canhão pode disparar munição DM-63.

O T-90MS não custa muito, é o mais barato dos candidatos. Creio que a adequação dele, como motor diferente (não sei se há necessidade disso) e canhão 120 mm, além de um Iron Fist, não seja tão traumático e nem custe muito.

Os Russos nem devem ligar e os Israelenses já mexem muito em viaturas Russas/Soviéticas. Poderiam adquirir os canhões da HSW e os Israelenses trocam a peça aqui no Brasil.

É MUITO MELHOR que adaptar um Puma virando um Tanquessexual.

Como como o @Túlio véio já disse, é melhor pagar mais caro num K2BR e complicar menos as coisas.

knigh7
Sênior
Sênior

#2495 Mensagem por knigh7 » Ter Nov 23, 2021 9:14 pm

gabriel219 escreveu: Ter Nov 23, 2021 9:11 pm

Como como o @Túlio véio já disse, é melhor pagar mais caro num K2BR e complicar menos as coisas.
Sim. Ou num Type-10 "BR".

gabriel219
Sênior
Sênior

#2496 Mensagem por gabriel219 » Ter Nov 23, 2021 9:16 pm

knigh7 escreveu: Ter Nov 23, 2021 9:14 pm
gabriel219 escreveu: Ter Nov 23, 2021 9:11 pm

Ai quero ver os Japoneses descer do salto alto e ofertar o que Russos e Sul Coreanos podem e querem, ou seja, produção local, modificações locais para se adequar as necessidades, financiamento...

No caso dos Russos, até em petróleo e carne eles aceitam e dão desconto. O EB precisa mudar o ROB para aceitar viaturas com até 57 toneladas.

Isso também poderia possibilitar da KMW oferecer um Leo 2 mais leve. Aquela blindagem que eleva o Leopard 2A6 pra 62 toneladas é modular. O restante da torre é a mesma do 2A4, porém com alterações, como aonde fica o optrônico do gunner.

gabriel219
Sênior
Sênior

#2497 Mensagem por gabriel219 » Ter Nov 23, 2021 9:20 pm

Não tem como não amar esse bixo.

Isso aqui, com uma polia a mais, drone quadrirrotor - podendo ser utilizado também com fibra óptica em caso de ambiente carregado por EW - para a viatura comandante e o "ala", KSTAM, LAHAT e Iron Fist seria o terror de qualquer coisa na AL e fora dela.

knigh7
Sênior
Sênior

#2498 Mensagem por knigh7 » Ter Nov 23, 2021 11:08 pm

gabriel219 escreveu: Ter Nov 23, 2021 9:16 pm
knigh7 escreveu: Ter Nov 23, 2021 9:14 pm

Ai quero ver os Japoneses descer do salto alto e ofertar o que Russos e Sul Coreanos podem e querem, ou seja, produção local, modificações locais para se adequar as necessidades, financiamento...

No caso dos Russos, até em petróleo e carne eles aceitam e dão desconto. O EB precisa mudar o ROB para aceitar viaturas com até 57 toneladas.

Isso também poderia possibilitar da KMW oferecer um Leo 2 mais leve. Aquela blindagem que eleva o Leopard 2A6 pra 62 toneladas é modular. O restante da torre é a mesma do 2A4, porém com alterações, como aonde fica o optrônico do gunner.
A exigência de blindagem é alta, Gabriel. Se tirar a blindagem no Leo2 para torná-lo mais leve gerar um outro problema. Alé, do fato dele continuar ficando longe do requisito do peso máximo em ordem de marcha.

Já o K2 Panther não é assim: ele chega a 55 ton, mas com uma blindagem bem resistente. O EB pode alterar um pouco o requisito do peso apenas para um pequeno ajuste.

Concordo com vc com relação aos japoneses.

gabriel219
Sênior
Sênior

#2499 Mensagem por gabriel219 » Ter Nov 23, 2021 11:29 pm

knigh7 escreveu: Ter Nov 23, 2021 11:08 pm
gabriel219 escreveu: Ter Nov 23, 2021 9:16 pm

A exigência de blindagem é alta, Gabriel. Se tirar a blindagem no Leo2 para torná-lo mais leve gerar um outro problema. Alé, do fato dele continuar ficando longe do requisito do peso máximo em ordem de marcha.

Já o K2 Panther não é assim: ele chega a 55 ton, mas com uma blindagem bem resistente. O EB pode alterar um pouco o requisito do peso apenas para um pequeno ajuste.

Concordo com vc com relação aos japoneses.
Mas esse é o problema: se a exigência é alta, por qual motivo o EB libera a KMW a desenvolver conceito a partir do Puma? Não tem como ser exigente na blindagem e depois pedir isso.

É mais fácil a KMW usar o Leopard - não precisa nem ser totalmente o Leo 2, pode ser só o chassis e uma torre remota, tipo Armata ou M1 TTB - do que o Puma com sua grande casca-de-ovo.

Não tem o que faça no Puma pra fazer ele aguentar o que tão pedindo e pesar menos que 50 tons. Eu já acho difícil o Type 10 suportar um DM-63 a 1 km, imagine um Puma, que mesmo com 43 tons já sofre contra um 57 mm APFSDS.

O EB precisa aprender a ser coerente com seus ROB's.

knigh7
Sênior
Sênior

#2500 Mensagem por knigh7 » Ter Nov 23, 2021 11:54 pm

O da KMW não passa de um projeto tocado num computador....e não saiu dele. O EB não "liberou" a KMW. Ela fazendo porque instalou uma divisão aqui que não era apenas para atender a logística do Leo1A5. Ela ambicionava mais e espera que vença a "tradição", mesmo que seja com um IFV TRAVECÃO.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6294 vezes
Agradeceram: 6646 vezes
Contato:

#2501 Mensagem por Túlio » Qua Nov 24, 2021 11:36 am

Senhores:
T-90M PARA O EB

Imagem

Não tem muito como torná-lo STANAG, repito que não é só trocar a peça, sua munição e alguns eletrônicos, tem que mudar TUDO, pois não foi feito para ser "isso"; logo, anos e anos de desenvolvimentos, testes e, se tudo der certo, certificação. Com todos estes extras, foi-se o balatim balatim.

Além disso, o bicho pode receber coisa muito melhor sem essa de STANAG, e como o ARMATA não parece estar indo muito melhor do que o PAK-FA (em termos de IOC), e mesmo antes disso:

:arrow: Sua Pç 125 2A82 já estava sendo oferecida, devidamente adaptada para torre tripulada (extrator de fumo, p ex), para alguma versão avançada ou até modernização do T-90, substituindo a já desgranhuda 2A46 (a do T-90M chega a uns 650 MPa de pressão na câmara, sendo considerada pelos próprios Alemães como superior em relação ao seu Rh120/L55, sendo o 130/L51 a tentativa de retomar a dianteira);

:arrow: Ainda do ARMATA, para a já impressionante ERA Relikt do T-90 também estava (deve estar ainda) sendo oferecida a versão baseada nela, a Malachit, cuja principal diferença é ter as chapas duras mais longas, o que força um penetrador a ter que encarar mais aço no caminho até chegar à blindagem principal. Aqui uma simulação em computador (animação) para demonstrar mais ou menos como funciona ou deveria funcionar:

:arrow: Se a ERA Malachit estiver mesmo disponível, o ADS Afghanit também estará, além das novas defesas eletrônicas (jammers, etc).

:arrow: MAS daí a acreditar que, por Israel reformar/modernizar (kits) MBTs dos tempos dos soviéticos (T-54/55, 62, 64, 72, 80 e até os 90 mais antigos e sem autorização oficial, pelo menos que eu saiba), automaticamente teria autorização para mexer em coisas que estão na primeira linha do Exército Russo é esperar demais, penso eu. Não é questão de competência (ou os EUA não os deixariam à vontade para mexer no F-35; aliás, poucos anos a partir disso o bicho começou a ter menos problemas, já notaram? Competência os caras têm sobrando, se fosse um lance tipo "aí gurizada, dinheiro tem a varrer, vamos logo encomendar a alguém um MBT dentro desses ROB louquíssimos que peidamos, quem escolhemos"? Eu votaria na IMI sem nem piscar, os caras iam cobrar os olhos da cara mas iam aparecer com o que estiver mais próximo - humanamente possível, claro - dessa trapizonga que estão querendo) mas sim de confiança, a relação da Rússia com Israel não é nem de longe parecida com a que o povo do deserto tem com os EUA. T-72 reformado/modernizado pela Elbit:

Imagem

Assim, se for pra ser T-90, melhor esquecer STANAG, IMHO, e sim focar no que se espera dele; esquecer também o balatim balatim, isso é de versão downgraded que exportam e "pé de boi" que usam em casa; filé é apenas para as unidades de elite (chamadas Guardas, que aliás serão as primeiras e talvez as únicas a operar o ARMATA, e isso caso se crie) e se eventualmente exportado, ainda mais com os "requintes" que sugeri, seria caro pra burro e cheio de black boxes, como aliás qualquer coisa que viesse/venha, seja de quem e onde for.

Pra que tanto tempo e dinheiro só para estragar o sonho do oficialato jovem de algum dia poder operar em uma grande "coalizão do bem" capitaneada pelos EUA? O K2 tá logo ali, segue em desenvolvimento/aperfeiçoamento, é muito mais "aberto" que qualquer coisa que venha dos "grandes" e, além de poder passar facilmente por ponte classe 60 com o máximo de peso que enfiem nele, ainda bate o Leo1A5 em TODOS os quesitos, e com Mobilidade Tática superior, pela menor pressão sobre o solo e maior relação peso-potência.

É o que penso. 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1959 vezes
Agradeceram: 793 vezes

#2502 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Nov 24, 2021 4:28 pm

gabriel219 escreveu: Ter Nov 23, 2021 9:11 pm É MUITO MELHOR que adaptar um Puma virando um Tanquessexual.
aehaeheaheaheahaeheahea cara, eu te nomeio o sucessor espiritual do Talharim :lol: :lol: essa foi ótima

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5704 vezes
Agradeceram: 3255 vezes

#2503 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 24, 2021 4:39 pm

Diz-se por aí na internet que o T-90 custa em torno de uns US 3,5 milhões a unidade. Eu duvido desse preço, mas com relação aos modelos ocidentais, com certeza ele é muito mais barato de comprar. De operar ainda é algo que faltam dados para saber até onde esse CC russos vai.
Adoraria ver o Armata nas cores do EB, mas é algo talvez improvável, dada a cultura do exército por aqui e a sua paixão e zelo por tudo que é STANAG e OTAN.
Por outro lado, hoje tal como o ROB está o T-90 faria todo sentido do mundo, e ainda poderia ser adquirido em quantidades muito maiores que o EB se dispõe talvez hoje a adquirir no caso de um bldo ocidental, ainda que fosse o Type-10 japonês. Nos meus cálculos de padaria em torno de 440 CC seriam necessários hoje para dotar as escolas de formação, RCC e RCB. Além destas, ainda caberiam outra centena de VBE derivadas do modelo padrão, algo que o T-90 pode oferecer também, dado que os russos operaram diversos modelos.
Supondo que um T-90 custe entre 4 e 6 milhões de dólares, poderíamos talvez adquirir até o dobro de CC previsto como dispus acima caso fosse decidido, e equipar outras OM bldas no NE, CO e região leste, e talvez Norte, do país. E isso considerando toda a alteração da organização atual para suportar o bldo russo no padrão tecnológico russo, incluindo aí as VBE e logística de apoio.
Agora cabe perguntar: o que é melhor para nós? manter o padrão ocidental e seguir tendo nada ou pouco mais que nada só para fazer desfile ou manter a pose de bom aliado ocidental, ou engendrar por um caminho diferente mas que nos garanta maior autonomia e capacidade de nossas forças blindadas quando mais precisarmos?

Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior

#2504 Mensagem por gabriel219 » Qua Nov 24, 2021 5:58 pm

knigh7 escreveu: Ter Nov 23, 2021 11:54 pm O da KMW não passa de um projeto tocado num computador....e não saiu dele. O EB não "liberou" a KMW. Ela fazendo porque instalou uma divisão aqui que não era apenas para atender a logística do Leo1A5. Ela ambicionava mais e espera que vença a "tradição", mesmo que seja com um IFV TRAVECÃO.
Discordo de ti, meu caro. Se tem algo que Alemães são é que são pragmáticos, não disperdiçam dinheiro a toa com projetos, mesmo que conceituais, sem ter cliente. O Lynx foi desenvolvido mais para o projeto Australiano, mas os Alemães já sabiam da necessidade desse tipo de viatura, boa e mais barata que o Puma, para substituir muitas outras na própria Europa. E provavelmente ganham na Austrália.

Se a KMW estuda seriamente um Puma MGS, é porque alguém pediu e tenho a certeza que foi o EB.

E concordo com a última parte e, até onde sei, a KMW oferta ao EB Leopard 2A4 e até 2A5, que acabaram indo pra Polônia, desde 2010 e o EB recusava, pois são destruidores de pontes.
knigh7 escreveu: Ter Nov 23, 2021 11:54 pm Ela ambicionava mais e espera que vença a "tradição", mesmo que seja com um IFV TRAVECÃO.
Por isso acho uma excelente idea que selecionem um homem criado no Alabama, o Clint Eastwood ou um Pastor da Pentecostal para escolher esse novo MBT.

Fica ai no ar o motivo...

Editado pela última vez por gabriel219 em Qua Nov 24, 2021 6:08 pm, em um total de 1 vez.
gabriel219
Sênior
Sênior

#2505 Mensagem por gabriel219 » Qua Nov 24, 2021 6:05 pm

Túlio escreveu: Qua Nov 24, 2021 11:36 am
Senhores:
T-90M PARA O EB

Imagem

Não tem muito como torná-lo STANAG, repito que não é só trocar a peça, sua munição e alguns eletrônicos, tem que mudar TUDO, pois não foi feito para ser "isso"; logo, anos e anos de desenvolvimentos, testes e, se tudo der certo, certificação. Com todos estes extras, foi-se o balatim balatim.

Além disso, o bicho pode receber coisa muito melhor sem essa de STANAG, e como o ARMATA não parece estar indo muito melhor do que o PAK-FA (em termos de IOC), e mesmo antes disso:

:arrow: Sua Pç 125 2A82 já estava sendo oferecida, devidamente adaptada para torre tripulada (extrator de fumo, p ex), para alguma versão avançada ou até modernização do T-90, substituindo a já desgranhuda 2A46 (a do T-90M chega a uns 650 MPa de pressão na câmara, sendo considerada pelos próprios Alemães como superior em relação ao seu Rh120/L55, sendo o 130/L51 a tentativa de retomar a dianteira);

:arrow: Ainda do ARMATA, para a já impressionante ERA Relikt do T-90 também estava (deve estar ainda) sendo oferecida a versão baseada nela, a Malachit, cuja principal diferença é ter as chapas duras mais longas, o que força um penetrador a ter que encarar mais aço no caminho até chegar à blindagem principal. Aqui uma simulação em computador (animação) para demonstrar mais ou menos como funciona ou deveria funcionar:

:arrow: Se a ERA Malachit estiver mesmo disponível, o ADS Afghanit também estará, além das novas defesas eletrônicas (jammers, etc).

:arrow: MAS daí a acreditar que, por Israel reformar/modernizar (kits) MBTs dos tempos dos soviéticos (T-54/55, 62, 64, 72, 80 e até os 90 mais antigos e sem autorização oficial, pelo menos que eu saiba), automaticamente teria autorização para mexer em coisas que estão na primeira linha do Exército Russo é esperar demais, penso eu. Não é questão de competência (ou os EUA não os deixariam à vontade para mexer no F-35; aliás, poucos anos a partir disso o bicho começou a ter menos problemas, já notaram? Competência os caras têm sobrando, se fosse um lance tipo "aí gurizada, dinheiro tem a varrer, vamos logo encomendar a alguém um MBT dentro desses ROB louquíssimos que peidamos, quem escolhemos"? Eu votaria na IMI sem nem piscar, os caras iam cobrar os olhos da cara mas iam aparecer com o que estiver mais próximo - humanamente possível, claro - dessa trapizonga que estão querendo) mas sim de confiança, a relação da Rússia com Israel não é nem de longe parecida com a que o povo do deserto tem com os EUA. T-72 reformado/modernizado pela Elbit:

Imagem

Assim, se for pra ser T-90, melhor esquecer STANAG, IMHO, e sim focar no que se espera dele; esquecer também o balatim balatim, isso é de versão downgraded que exportam e "pé de boi" que usam em casa; filé é apenas para as unidades de elite (chamadas Guardas, que aliás serão as primeiras e talvez as únicas a operar o ARMATA, e isso caso se crie) e se eventualmente exportado, ainda mais com os "requintes" que sugeri, seria caro pra burro e cheio de black boxes, como aliás qualquer coisa que viesse/venha, seja de quem e onde for.

Pra que tanto tempo e dinheiro só para estragar o sonho do oficialato jovem de algum dia poder operar em uma grande "coalizão do bem" capitaneada pelos EUA? O K2 tá logo ali, segue em desenvolvimento/aperfeiçoamento, é muito mais "aberto" que qualquer coisa que venha dos "grandes" e, além de poder passar facilmente por ponte classe 60 com o máximo de peso que enfiem nele, ainda bate o Leo1A5 em TODOS os quesitos, e com Mobilidade Tática superior, pela menor pressão sobre o solo e maior relação peso-potência.

É o que penso. 8-]
Tomei um susto, achei que tinha caído num facebook de uma feminista aleatória que tinha ouvindo um rapaz desejou um bom dia a ela e a mesma estava relatando aqui o "abuso" sofrido.

Mas, depois de uma saga lendo tudo - zueira :mrgreen: - eu posso dizer que concordo com absolutamente tudo. Acho um disperdício esse downgrade em relação ao canhão.

O Iron Fist em citei por não saber a que pé está o Afghanit e também duvidar um pouco da capacidade de interceptação de munições Top-Attack, pois os Russos dizem que o lançador secundário é soft-kill, por tanto, smoke screen na melhor das hipóteses, quase como um ROSY.

Responder