Mas não é isso estará sendo decidido. O que será decidido é se a FAB tem o direito de rasgar unilateralmente o contrato ou se tem que cumprir a cláusula de redução máxima de 25% nos pedidos. Não entra precatórios nisso.gusmano escreveu: ↑Qui Nov 18, 2021 5:16 pmNem se a EMB ganhar na justiça vão pagar. PEC Precatório manda lembranças rsViktor Reznov escreveu: ↑Qua Nov 17, 2021 5:30 pm
Depende de quem for o Presidente porque se ainda continuar o Bolsonaro no Palácio do Planalto, já dá pra prever com uns 90% de acurácia o resultado dessa futura disputa na justiça.
Ou vão fazer algum acerto politico, ou financeiro. Se for para justiça, esquece.
abs
Sobre o KC-390
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Re: Sobre o KC-390
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Re: Sobre o KC-390
Estou achando que no final teremos 21 unidades. A multa deve ser mais alta do que manter o contrato atual.Viktor Reznov escreveu: ↑Qui Nov 18, 2021 10:13 pmMas não é isso estará sendo decidido. O que será decidido é se a FAB tem o direito de rasgar unilateralmente o contrato ou se tem que cumprir a cláusula de redução máxima de 25% nos pedidos. Não entra precatórios nisso.
Abraços,
Wesley
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Re: Sobre o KC-390
Hmmm... entendi.Viktor Reznov escreveu: ↑Qui Nov 18, 2021 10:13 pmMas não é isso estará sendo decidido. O que será decidido é se a FAB tem o direito de rasgar unilateralmente o contrato ou se tem que cumprir a cláusula de redução máxima de 25% nos pedidos. Não entra precatórios nisso.
Imagino que fica para um segundo momento se houver alguma previsão de multa por descumprimento do contrato (e certamente existe).
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Re: Sobre o KC-390
Se o corte for realmente de apenas 7 aviões, uma frota de 21 aeronaves já bem melhor do que nada.Juliano Lisboa escreveu: ↑Qui Nov 18, 2021 10:49 amPelo o que entendi, ela rompeu de forma unilateral conforme previsto em lei, ela pode fazer isso e cortar 25%. Ou seja vai ficar com 21.
Agora, se a ideia é cortar 15 aviões, aí realmente a Embraer tem mais que razão para espernear, e muito.
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Re: Sobre o KC-390
FCarvalho escreveu: ↑Sex Nov 19, 2021 4:58 pmSe o corte for realmente de apenas 7 aviões, uma frota de 21 aeronaves já bem melhor do que nada.Juliano Lisboa escreveu: ↑Qui Nov 18, 2021 10:49 am
Pelo o que entendi, ela rompeu de forma unilateral conforme previsto em lei, ela pode fazer isso e cortar 25%. Ou seja vai ficar com 21.
Agora, se a ideia é cortar 15 aviões, aí realmente a Embraer tem mais que razão para espernear, e muito.
Ou o Brig Baptista tava por fora - não seria a primeira vez - e o que estão tentando talvez seja algo LÓGICO, tipo manter o foco em 28 (ou mais) mas reduzir as encomendas iniciais, mantendo um número menor como GARANTIDO e outro como OPÇÃO.
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Re: Sobre o KC-390
Rapaz, não dá ideia.Energys escreveu: ↑Qui Nov 18, 2021 3:28 pmCuidado para os dedos cruzados não gangrenarem.FCarvalho escreveu: ↑Qui Nov 18, 2021 10:25 am Cruzem os dedos rapazes. O presidente foi a 3 países potenciais compradores do KC-390: Bahrein, EAU e Qatar.
Se cada um deles resolver comprar 5 aviões, já dá para descontar o corte anafilático sem vasilina que a FAB promoveu na Embraer.
Acho até que esta ida do presidente ao oriente médio já era meio que carta marcada no sentido de tentar diminuir o estrago promovido pela divulgação do corte unilateral da aquisição dos aviões da Embraer.
Só espero que ele não tenha deixado as coisas piores do que já estão.
Ainda é possível conversar com vários outros países da região, principalmente o Egito e Arábia Saudita.
Boa sorte para o pessoal de vendas da Embraer, porque competência eles tem de sobra.
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Re: Sobre o KC-390
A mim isto me parece bem sensato, mas haja vista que a FAB vem dizendo que negociava com a Embraer desde abril e que não chegaram a um acordo com a empresa, então esta hipótese pode ser descarta. Ou então estavam negociando outra coisa totalmente diferente disso.
Não seria nem um pouco inteligente, ou mesmo lógico, a Embraer recusar uma oferta que mantém os números do contrato original e transforma alguns aviões em opcionais para serem adquiridos mais adiante. Como exatamente se faz normalmente em contratos de aviões civis que ela vende.
Mas pela reação da empresa acabo achando que não foi isso que a FAB quis fazer. Mais parece que simplesmente queriam ignorar o contrato e meter o f...-se na empresa a acabou, com a desculpa de sempre de falta de recursos.
Como a FAB pode alegar falta de recursos para comprar aviões de 2023 a 2026 se sequer existe planejamento e/ou previsão orçamentária para estes anos?
Uma das falhas mais grotescas que a contabilidade pública tem no Brasil é essa incapacidade, ou omissão, de gerir recursos para além do anual. Isto deixa qualquer projeto de longo prazo na sarjeta antes mesmo de sair do lugar.
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Re: Sobre o KC-390
Bom, no caso de Portugal e Hungria, respectivamente 5 e 2 aviões, não há o que cortar a não ser no último caso se quiserem desfazer o negócio, já que uma única aeronave na força aérea húngara não faria nenhum sentido. Portugal solicitou o número que a FAP entendeu necessário as suas necessidades. Cortar encomendas seria deixar a força aérea sem capacidade real de oferecer os serviços que lhe são de obrigação junto ao país e a OTAN. Na Europa a coisa funciona menos bagunçada do que aqui, e os políticos e gestores públicos tem menos massa de manobra para fazerem suas cagadas sem com isso achar que nada vai acontecer ou que não serão cobrados por quem de direito. Bem ao contrário de nós.Túlio escreveu: ↑Qui Nov 18, 2021 3:38 pmHá uma falha claríssima na costumeira "lógica" do nosso grande cupincha: "se a FAB corta a encomenda pela metade, basta vender o mesmo número de aeronaves para outros Países e tá zero a zero". Nessa base Portugal poderia alegar que a Hungria comprou dois, dae o António sai por aí tentando empurrar mais algum para alguém e reduzir sua encomenda também, dae o Orbán se liga igualmente que é furada e...
Independente do que a FAB esteja escondendo por trás dos panos de toda essa confusão, é mister que o projeto não tem como voltar atrás, e deixar a Embraer à própria sorte seria um tiro no pé do governo, da FAB e nosso também. Quem vai querer pagar a conta disso? Eu mesmo não.
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Re: Sobre o KC-390
FCarvalho escreveu: ↑Sex Nov 19, 2021 5:16 pm
Bom, no caso de Portugal e Hungria, respectivamente 5 e 2 aviões, não há o que cortar a não ser no último caso se quiserem desfazer o negócio, já que uma única aeronave na força aérea húngara não faria nenhum sentido. Portugal solicitou o número que a FAP entendeu necessário as suas necessidades. Cortar encomendas seria deixar a força aérea sem capacidade real de oferecer os serviços que lhe são de obrigação junto ao país e a OTAN.
Na Europa a coisa funciona menos bagunçada do que aqui, e os políticos e gestores públicos tem menos massa de manobra para fazerem suas cagadas sem com isso achar que nada vai acontecer ou que não serão cobrados por quem de direito.
Bem ao contrário de nós.
Independente do que a FAB esteja escondendo por trás dos panos de toda essa confusão, é mister que o projeto não tem como voltar atrás, e deixar a Embraer à própria sorte seria um tiro no pé do governo, da FAB e nosso também. Quem vai querer pagar a conta disso? Eu mesmo não.
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Re: Sobre o KC-390
Mesmo que a FAB fique com 21 unidades, se valer o que foi comentado e debatido tempos atrás, com a taxa de entrega de apenas 2 aviões por ano, será que a Embraer bancaria isto também, quando ela se planejou e organizou ($$$) tendo em vista um processo produtivo para certa de 9 aeronaves/ano TAL como reza o cronograma original, com até 5 A 6 aeronaves/ano sendo entregues entre 2024/2026, salvo melhor juízo?FIGHTERCOM escreveu: ↑Sex Nov 19, 2021 7:55 amEstou achando que no final teremos 21 unidades. A multa deve ser mais alta do que manter o contrato atual.Viktor Reznov escreveu: ↑Qui Nov 18, 2021 10:13 pm Mas não é isso estará sendo decidido. O que será decidido é se a FAB tem o direito de rasgar unilateralmente o contrato ou se tem que cumprir a cláusula de redução máxima de 25% nos pedidos. Não entra precatórios nisso.
Abraços,
Wesley
Hoje a FAB tem 4 aviões incorporados. Não sei se chega mais algum este ano, mas acho que não do jeito que a coisa está. A manter-se assim, a 2 aeronaves por ano, vamos levar 8 anos e meio para completar a frota. Ou seja, com alguma sorte e nada mais acontecer, em 2029 teremos todos os 21 aviões entregues, considerando que nenhum seja perdido até lá. E se por ventura a FAB resolver incorporar os outros 7, na mesma razão, vamos passar mais 3 anos e meio até termos todos. Ou seja, na melhor das hipóteses, pode ser que tenhamos os nossos 28 aviões contratados apenas em 2033, ou mais de 14 anos depois da primeira entrega, só para dispormos de menos de três dúzias de aviões.
Sinceramente, eu nem consigo imaginar como deve estar o estômago do pessoal da Embraer uma hora dessas. Porque a cabeça deve estar na lua.
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Re: Sobre o KC-390
Não sou especialista em legislação europeia, mas pelo pouco que sei da administração pública de lá, não é essa putaria toda que vemos aqui não. Isso eu posso assegurar com tranquilidade. Se há exceções neste ou naquele caso e/ou país, bem, nem tudo é perfeito não é mesmo.Túlio escreveu: ↑Sex Nov 19, 2021 5:26 pmFCarvalho escreveu: ↑Sex Nov 19, 2021 5:16 pm Bom, no caso de Portugal e Hungria, respectivamente 5 e 2 aviões, não há o que cortar a não ser no último caso se quiserem desfazer o negócio, já que uma única aeronave na força aérea húngara não faria nenhum sentido. Portugal solicitou o número que a FAP entendeu necessário as suas necessidades. Cortar encomendas seria deixar a força aérea sem capacidade real de oferecer os serviços que lhe são de obrigação junto ao país e a OTAN.
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Perfeita mesmo é a contabilidade pública no Brasil, que consegue arrancar trilhões do nosso bolso e ainda ser deficitária todo ano. E tá tudo em ordem. Tá tudo em casa.
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Re: Sobre o KC-390
No aguardo do Prepe véio.
Nada do que eu te possa dizer cura viralatice.
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Re: Sobre o KC-390
As multas contratuais existem e elas são bem indigestas, e a FAB sabe disso. Agora, como o governo brasileiro é um excelente pagador, para não dizer o contrário, os caras devem estar pagando para ver o que a Embraer irá fazer, já que no presente caso, já que executar as multas do contrato pode ser financeiramente ótimo para o caixa da empresa, mas ao mesmo tempo é mais uma facada, e das feias, na imagem do projeto como um todo, e pior ainda para a imagem da própria empresa lá fora. Um risco que devem estar avaliando com muito cuidado.gusmano escreveu: ↑Sex Nov 19, 2021 10:49 amHmmm... entendi.Viktor Reznov escreveu: ↑Qui Nov 18, 2021 10:13 pm Mas não é isso estará sendo decidido. O que será decidido é se a FAB tem o direito de rasgar unilateralmente o contrato ou se tem que cumprir a cláusula de redução máxima de 25% nos pedidos. Não entra precatórios nisso.
Imagino que fica para um segundo momento se houver alguma previsão de multa por descumprimento do contrato (e certamente existe).
Será que vale a pena jogar mais merda ainda no ventilador do que a FAB já fez? Acho que não.
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Re: Sobre o KC-390
O CARAMELO é meu novo sonho de consumo, no que o último os meus canzarrões bater a caçoleta, em vez de buscar outros do tipo (como sempre fiz), vou simplesmente catar na rua uma meia dúzia desses (e todos vão se chamar Caramelo ) e largar no pátio. Água e ração da boa como sempre, Vet se e quando necessário.
A ÚNICA condicionante é já ter adquirido meu T-4 em .300 AAC...
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