Para alguém que não sabe sequer debater sobre economia básica com os seu ministros, ele calado ficaria até de bom tamanho.
Sobre o KC-390
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37901
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5719 vezes
- Agradeceram: 3259 vezes
Re: Sobre o KC-390
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37901
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5719 vezes
- Agradeceram: 3259 vezes
Re: Sobre o KC-390
Fracasso ou sucesso são termos muito complexos para se discutir neste momento. D
Daqui a um ano, depois que poeira sentar, e os ânimos se acalmarem, veremos no que o projeto KC-390 se transformará.
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18724
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1957 vezes
- Agradeceram: 2482 vezes
Re: Sobre o KC-390
Ele foi questionado pelos repórteres. Preferiu dizer a verdade.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61474
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6305 vezes
- Agradeceram: 6656 vezes
- Contato:
Re: Sobre o KC-390
Senhores, terreno perigoso...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18724
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1957 vezes
- Agradeceram: 2482 vezes
Re: Sobre o KC-390
O assunto do corte de metade de KC-390 correu a imprensa especializada internacional. Os Aiatolás devem tê-lo questionado nas reuniões e seria arriscado enrolá-los. Preferiu repetir o mesmo quando foi questionado pela imprensa.
E na boa, não vamos chegar perto de adquirir 28 unidades nem que a vaca tussa. É melhor ser transparente mesmo.
E na boa, não vamos chegar perto de adquirir 28 unidades nem que a vaca tussa. É melhor ser transparente mesmo.
Editado pela última vez por knigh7 em Seg Nov 15, 2021 7:50 pm, em um total de 1 vez.
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9401
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 234 vezes
- Agradeceram: 539 vezes
Re: Sobre o KC-390
A verdade é que chegamos ao fim do ciclo dos projetos "mirabolantes" de defesa (entre aspas porque um dia fizeram algum sentido, quando as perspectivas de país eram outras). Agora falta a MB descer do salto e cancelar o SNA para tentar a sorte de mais um par de SBR quando e se algum horizonte melhor surgir pos-2022.
Por essa década, a BID vai rastejar com pequenos e médios projetos, com encomendas parcimoniosas do que já estiver no prelo, desses projetos aí que foram gestados ao longo da última década.
Por essa década, a BID vai rastejar com pequenos e médios projetos, com encomendas parcimoniosas do que já estiver no prelo, desses projetos aí que foram gestados ao longo da última década.
----------------
amor fati
amor fati
- Juliano Lisboa
- Avançado
- Mensagens: 636
- Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
- Localização: Anápolis - GO
- Agradeceu: 20 vezes
- Agradeceram: 197 vezes
Re: Sobre o KC-390
Quem lembra do F-22 primeiro contrato de compra 750 aeronaves, depois baixou pra 381, ficou em 183. Rafale do mesmo jeito, eram 294 caiu pra 120 até agora. Acontece com todo mundo. Nossos AMX eram 79 ficou em 56.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37901
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5719 vezes
- Agradeceram: 3259 vezes
Re: Sobre o KC-390
O problema é que a União em termos de gestão financeira/orçamentária e fiscal sempre foi um desastre no Brasil desde sempre.
Fazemos projetos sem lastro na realidade de longo prazo e pouco ou nada importa se mais para frente os gestores políticos que se sucedem irão ter ou não capacidade de honrar os compromissos assumidos. A visão míope e imediatista da esfera política nacional impede que quaisquer projetos avancem dentro do mínimo de comprometimento com a realidade econômica do país.
Somo e vamos continuar sendo esse eterno país do futuro que nunca chega. Para o bem de uns poucos, bem poucos mesmo.
E o que a FAB irá fazer com 13 KC-390? O mesmo que nunca conseguiu fazer nem com 22 C-130 Hércules, dado que nunca estiveram disponíveis em quantidade suficiente para dar conta de si e das necessidades das demais forças. Vamos continuar capengando em termos de capacidades - a palavrinha da hora em todos os docs da defesa hoje no país - sem chegar a lugar nenhum.
É o cachorro correndo atrás do próprio rabo.
Fazemos projetos sem lastro na realidade de longo prazo e pouco ou nada importa se mais para frente os gestores políticos que se sucedem irão ter ou não capacidade de honrar os compromissos assumidos. A visão míope e imediatista da esfera política nacional impede que quaisquer projetos avancem dentro do mínimo de comprometimento com a realidade econômica do país.
Somo e vamos continuar sendo esse eterno país do futuro que nunca chega. Para o bem de uns poucos, bem poucos mesmo.
E o que a FAB irá fazer com 13 KC-390? O mesmo que nunca conseguiu fazer nem com 22 C-130 Hércules, dado que nunca estiveram disponíveis em quantidade suficiente para dar conta de si e das necessidades das demais forças. Vamos continuar capengando em termos de capacidades - a palavrinha da hora em todos os docs da defesa hoje no país - sem chegar a lugar nenhum.
É o cachorro correndo atrás do próprio rabo.
Carpe Diem
- Viking
- Avançado
- Mensagens: 549
- Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 333 vezes
Re: Sobre o KC-390
Brasileiro escreveu: ↑Seg Nov 15, 2021 7:46 pm A verdade é que chegamos ao fim do ciclo dos projetos "mirabolantes" de defesa (entre aspas porque um dia fizeram algum sentido, quando as perspectivas de país eram outras). Agora falta a MB descer do salto e cancelar o SNA para tentar a sorte de mais um par de SBR quando e se algum horizonte melhor surgir pos-2022.
Por essa década, a BID vai rastejar com pequenos e médios projetos, com encomendas parcimoniosas do que já estiver no prelo, desses projetos aí que foram gestados ao longo da última década.
O colega brasileiro tem razão.
Também sou da opinião que aa MB poderia postergar o SNA 10 e obter o segundo lote de SSK.
Na FAB a prioridade e o 2º lote de F39, talvez 18 KC 390 seja uma meta realista. Também acredito que a modernização dos AT 29 e a obtenção de mais alguns exemplares poderia ser estudado pela FAB.
No EB a consolidação dos atuais projetos já seria razoável.
Até 2030 acredito que tendo em vista a prioridade que a Nação empresta a sua Defesa o que foi mencionado já demanda um esforço razoável.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18724
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1957 vezes
- Agradeceram: 2482 vezes
Re: Sobre o KC-390
Se for assim os franceses se livram do compromisso contratado de nos ajudar na construção do submarino nuclear. A decisão pela construção ou não do SSN deveria ter ocorrido na discussão do contrato em 2008.Viking escreveu: ↑Ter Nov 16, 2021 3:23 pmBrasileiro escreveu: ↑Seg Nov 15, 2021 7:46 pm A verdade é que chegamos ao fim do ciclo dos projetos "mirabolantes" de defesa (entre aspas porque um dia fizeram algum sentido, quando as perspectivas de país eram outras). Agora falta a MB descer do salto e cancelar o SNA para tentar a sorte de mais um par de SBR quando e se algum horizonte melhor surgir pos-2022.
Por essa década, a BID vai rastejar com pequenos e médios projetos, com encomendas parcimoniosas do que já estiver no prelo, desses projetos aí que foram gestados ao longo da última década.
O colega brasileiro tem razão.
Também sou da opinião que aa MB poderia postergar o SNA 10 e obter o segundo lote de SSK.
Na FAB a prioridade e o 2º lote de F39, talvez 18 KC 390 seja uma meta realista. Também acredito que a modernização dos AT 29 e a obtenção de mais alguns exemplares poderia ser estudado pela FAB.
No EB a consolidação dos atuais projetos já seria razoável.
Até 2030 acredito que tendo em vista a prioridade que a Nação empresta a sua Defesa o que foi mencionado já demanda um esforço razoável.
Os franceses nos auxiliaram na planta do submarino. Mas iremos precisar deles também durante todo o tempo. Até na fase de testes de mar.
O financiamento da construção do SSN é que está em discussão. O € 1bi para a ToT já havia entrado e estamos pagando desde o início pelo Banco Paribas.
Editado pela última vez por knigh7 em Ter Nov 16, 2021 9:49 pm, em um total de 1 vez.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13878
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 767 vezes
- Agradeceram: 2383 vezes
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9401
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 234 vezes
- Agradeceram: 539 vezes
Re: Sobre o KC-390
Não tem ajuda nenhuma dos "franceses". E até onde sei, nada a reclamar por parte da MB. Pagamos caro por isso, mandamos engenheiros para aprender lá sobre cascos, tanto do SBR quanto a consultoria no projeto do SNA, no que tange à parte não-nuclear. Até então nossa engenharia naval submarina estava estagnada ao padrão dos projetos Tupi e Tikuna.
E importante lembrar que o Bush chegou a telefonar pessoalmente ao Sarkozy na época quando ficou sabendo, perguntando se ele não estava louco de fazer aquilo. As pressões devem ter sido imensas para que o projeto não avançasse, a exemplo de tudo o que foi feito contra o VLS, o MAA-1, MAR-1 e outros.
Enfim, mais um "troféu" da engenharia brasileira, mas que também não será suficiente para agregar o devido valor estratégico por simplesmente não existir como produto. Coisa que o KC-390 ao menos conseguiu alcançar.
E importante lembrar que o Bush chegou a telefonar pessoalmente ao Sarkozy na época quando ficou sabendo, perguntando se ele não estava louco de fazer aquilo. As pressões devem ter sido imensas para que o projeto não avançasse, a exemplo de tudo o que foi feito contra o VLS, o MAA-1, MAR-1 e outros.
Enfim, mais um "troféu" da engenharia brasileira, mas que também não será suficiente para agregar o devido valor estratégico por simplesmente não existir como produto. Coisa que o KC-390 ao menos conseguiu alcançar.
----------------
amor fati
amor fati
- Viktor Reznov
- Sênior
- Mensagens: 6826
- Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 796 vezes
Re: Sobre o KC-390
O engraçado é que falta dinheiro pro KC-390 mas a reserva de dólares está aí imensa, a Petrobosta gerando mais impostos do que nunca com um lucro mais de 7 vezes maior do que no ano passado, governo mais cedo hoje prometeu aumento pro funcionalismo público federal, o nome disso é palhaçada. Tomara que a Embraer consiga enrabar esse governo sem seriedade na justiça.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9401
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 234 vezes
- Agradeceram: 539 vezes
Re: Sobre o KC-390
Não vai rolar nada que preste. Defesa, ciência, tecnologia, esquece. Ano que vem tem eleição. E outro vai ser só engov e dorflex. Quem sabe depois.Viktor Reznov escreveu: ↑Ter Nov 16, 2021 11:15 pm O engraçado é que falta dinheiro pro KC-390 mas a reserva de dólares está aí imensa, a Petrobosta gerando mais impostos do que nunca com um lucro mais de 7 vezes maior do que no ano passado, governo mais cedo hoje prometeu aumento pro funcionalismo público federal, o nome disso é palhaçada. Tomara que a Embraer consiga enrabar esse governo sem seriedade na justiça.
----------------
amor fati
amor fati
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61474
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6305 vezes
- Agradeceram: 6656 vezes
- Contato:
Re: Sobre o KC-390
Viktor Reznov escreveu: ↑Ter Nov 16, 2021 11:15 pm O engraçado é que falta dinheiro pro KC-390 mas a reserva de dólares está aí imensa, a Petrobosta gerando mais impostos do que nunca com um lucro mais de 7 vezes maior do que no ano passado, governo mais cedo hoje prometeu aumento pro funcionalismo público federal, o nome disso é palhaçada. Tomara que a Embraer consiga enrabar esse governo sem seriedade na justiça.
Reserva não é pra sair torrando, é uma garantia aos muitos credores. E a PETROBRAS devia é ser privatizada, daí ia gerar ainda mais imposto massss........faz tempo que ganhar $ só por existir deixou de ser medida excepcional e virou DIREITO, assim, mesmo privatizando e ela assim passando a render dez vezes mais imposto, isso iria pro KC e outros programas?
Ou
1 - PL aprovado botando "bolsa" no valor do salário mínimo (metade das empresas e Brasileiros produtivos dão no pé, incluindo a EMBRAER)
e
2 - PL aprovado botando o SM da FGV (deve estar por uns dez mil) como obrigatório (vai-se a outra metade, incluindo a própria PETROBRAS).
Não tem outra explicação, é tanto dinheiro sendo jogado fora com bobagem e roubalheira (sempre foi) que a conta (também sempre) sobra para a Defesa; nem sei como tantos Programas (KC, RENAP, etc) chegaram tão longe, nem era para terem existido. Na verdade tem é que botar tudo em "programas sociais" e aumentos aos funcionários públicos, que já ganham muito mais do que o sujeito comum (sei do que falo, sou um deles).
Por ora, não obstante, ainda me parece que vão acabar achando uma saída para o 390 que não envolva a EMBRAER "enrabar esse governo", porque vai estar "enrabando" é tanto gente que nem eu (funcionário aposentado que - ainda - ganha bem) quanto o Tião, que passa duas horas por dia enfiado feito sardinha em lata num transporte público lotado, usando focinheira e num calor dos infernos, só para ganhar mal (incrível como nesse cara, maioria dos brazucas, consegue ser muito mais feliz e de bem com a vida do que servidor federal que ganha num mês o que ele leva um ano pra ganhar) e ainda entregar metade do pouco que compra pro governo (seja qual for), ou seja, o PAGADOR DE IMPOSTOS.
Tem dia que é sodas...
Ou
1 - PL aprovado botando "bolsa" no valor do salário mínimo (metade das empresas e Brasileiros produtivos dão no pé, incluindo a EMBRAER)
e
2 - PL aprovado botando o SM da FGV (deve estar por uns dez mil) como obrigatório (vai-se a outra metade, incluindo a própria PETROBRAS).
Não tem outra explicação, é tanto dinheiro sendo jogado fora com bobagem e roubalheira (sempre foi) que a conta (também sempre) sobra para a Defesa; nem sei como tantos Programas (KC, RENAP, etc) chegaram tão longe, nem era para terem existido. Na verdade tem é que botar tudo em "programas sociais" e aumentos aos funcionários públicos, que já ganham muito mais do que o sujeito comum (sei do que falo, sou um deles).
Por ora, não obstante, ainda me parece que vão acabar achando uma saída para o 390 que não envolva a EMBRAER "enrabar esse governo", porque vai estar "enrabando" é tanto gente que nem eu (funcionário aposentado que - ainda - ganha bem) quanto o Tião, que passa duas horas por dia enfiado feito sardinha em lata num transporte público lotado, usando focinheira e num calor dos infernos, só para ganhar mal (incrível como nesse cara, maioria dos brazucas, consegue ser muito mais feliz e de bem com a vida do que servidor federal que ganha num mês o que ele leva um ano pra ganhar) e ainda entregar metade do pouco que compra pro governo (seja qual for), ou seja, o PAGADOR DE IMPOSTOS.
Tem dia que é sodas...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)