Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Sobre o KC-390

#6346 Mensagem por knigh7 » Sáb Nov 13, 2021 9:27 pm

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Re: Sobre o KC-390

#6347 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 14, 2021 12:57 pm

knigh7 escreveu: Sex Nov 12, 2021 10:39 pm A Brigada PQD é planejada para sustentar um combate por 72h. Eles não iriam saltar muito longe das tropas em terra. O CASA 295 tem a velocidade de um C-130. Poderiam decolar à frente.
Sim, 2/3 de disponibildade da frota. Não sera difícil reunir numa operação para a brigada PQD. Aliás a FAB tem um contrato de CLS com a Embraer para garantir a disponibilidade de 70% da frota do Millennium.

O escalão de assalto da Bda PQD precisa de 18 C-130H. 10 KC-390 e 10 C-295 podem fazer o mesmo.

C-295 com suas versões e atualização terão a linha de produção aberta por muito tempo. Por isso que não acredito que se necessite comprar excedentes para atrito. Mas o KC-390 com certeza não terá a linha de produção aberta por muito tempo. Exportar essa aeronave é um trabalho de parto e que resulta em poucas unidades.
Supondo que o KC-390 possa substituir 2 C-130H, então a demanda permanente do EB para prover um escalão de assalto (Btl) para a bgda pqdt será sempre de, no mínimo, 9 aeronaves. Ou seja, a FAB já teria que considerar na sua conta de avaliação de demanda estas 9 aeronaves permanentemente disponíveis para o caso de o exército ter de lançar uma FT Pqdt 24/7 de janeiro a dezembro. Com este corte não me parece que isto será possível. E pior, a FAB aparentemente neste momento está vislumbrando apenas suas próprias necessidades, e limitações. A outras forças que se virem. Nada mais incongruente e contraditório a tudo que se propões neste projeto desde o início.
E contar com os C-105 é contraditório já que estas aeronaves apesar de terem capacidade de suportar operações pqdt, não foram compradas para isso, mas sobretudo para o suporte aerologístico do CMA/CMN. Contudo, sabemos que pelo próprio fato de a FAB não contar com Hercules e nem KC-390 em quantidade suficiente, os CASA tem sido explorados até o osso em missões Brasil afora de todas as formas possíveis. E isso cobrará, como de fato já está cobrando, seu preço em relação à vida útil das aeronaves. E não estamos tão bem assim de recursos que se possa substituí-las quando bem convir. O melhor exemplo disso foi o C-105 que se acidentou em Roraima e a FAB passou anos tentando dar conta de colocar em voo novamente porque sabe que se pedir recursos para comprar outro novo vai dar com a porta na cara dos economistas de plantão.
E é preciso lembrar também que a bgda pqdt não é a única que tem tropas de prontidão para emprego imediato. Há também a 12a Bgda Amv, que pelo acima exposto ficaria a ver navios pela falta de capacidade da FAB em prover transporte adequado. Não vou falar nem das demais tropas da al FORPRON, que aí já é judiação.




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Re: Sobre o KC-390

#6348 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 14, 2021 1:13 pm

FIGHTERCOM escreveu: Sáb Nov 13, 2021 3:11 pm
Então, eu já defendi o mesmo com relação ao Guarani (cujo contrato previa mais unidades do que o necessário para o EB), ou seja, mantém o contrato do jeito que estava e dava baixa nas versões mais antigas. Pega essas unidades retiradas de serviço e vende ou doa para uma nação amiga. Todo mundo sai feliz: Embraer (ou Iveco), com cumprimento do contrato e venda de serviços para outros países recebedores dessas unidades; FAB (ou EB), com unidades novas; País recebedor das unidades, com equipamentos relativamente modernos.
Sinceramente não entendo a dificuldade ou impedimento jurídico em se fazer esse tipo de operação.
Abraços,
Wesley
Rapidíssimo off topic.

Além de poder vender ou trocar, uma alternativa que me pareceria mais óbvia ao Guarani seria dispor das quantidades excedentes de VBTP em Viaturas Blindadas Especiais - VBE, que naquele momento não foram contempladas no contrato original, já que o solicitado foi apenas as viaturas de transporte básicas, apesar daquelas variantes também estarem previstas no planejamento do projeto.
Hoje, pelas minhas contas de padaria, as VBE necessárias para as OM onde são cabíveis (as 5 armas base) já ultrapassa o meio milhar de unidades, podendo ultrapassar o milhar delas sem maiores esforços devido a novas opções de aplicação do blindado e que não estavam previstas inicialmente.
Mas isso fica para outro tópico.




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Re: Sobre o KC-390

#6349 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 14, 2021 1:16 pm

knigh7 escreveu: Sáb Nov 13, 2021 9:27 pm Imagem
Depois quando eu digo que a aviação naval tende a dispor de seus próprios KC-390 em diversas variantes, tem quem torça o nariz e diga que é desperdício de verba.
Essa situação só corrobora o fato de as forças trabalharem na prática, em termos e gestão de recursos, cada uma olhando apenas e tão somente para o seu umbigo.
Um filme velho e já mastigado deve estar passando agora na cabeça do almirantado; e dos cmtes da aviação naval e do CFN... :roll:
Mas dizem que há males que vem para o bem.




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Re: Sobre o KC-390

#6350 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Nov 14, 2021 2:34 pm

"Não tem como comprar tudo", diz Bolsonaro sobre aquisição de aviões da Embraer

Aeronáutica alegou questões financeiras para reduzir, de 28 para 15, pedidos do KC-390; Presidente diz ue frota precisa ser 'operacional

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https://economia.ig.com.br/2021-11-13/b ... braer.html




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Re: Sobre o KC-390

#6351 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Nov 14, 2021 2:37 pm

Que cena irônica :roll: :roll: :roll:
Continuaremos nos amando, diz Bolsonaro à Embraer em meio a disputa com FAB

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2 ... -fab.shtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folha estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que a Folha faz na qualidade de seu jornalismo. Se precisa copiar trecho de texto da Folha para uso privado, por favor logue-se como assinante ou cadastrado.

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Re: Sobre o KC-390

#6352 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Nov 14, 2021 2:51 pm

FCarvalho escreveu: Dom Nov 14, 2021 1:16 pm
knigh7 escreveu: Sáb Nov 13, 2021 9:27 pm Imagem
Depois quando eu digo que a aviação naval tende a dispor de seus próprios KC-390 em diversas variantes, tem quem torça o nariz e diga que é desperdício de verba.
Essa situação só corrobora o fato de as forças trabalharem na prática, em termos e gestão de recursos, cada uma olhando apenas e tão somente para o seu umbigo.
Um filme velho e já mastigado deve estar passando agora na cabeça do almirantado; e dos cmtes da aviação naval e do CFN... :roll:
Mas dizem que há males que vem para o bem.
Eu sou 100% contra simplesmente porque a MB não tem orçamento para aquisição e operação desses vetores.

Sejamos realistas, não tem nem navio de patrulha e você ainda sugere aquisição de avião de transporte?! Pior, olha a situação dos submarinos. Se não tivermos novas encomendas, todo aquele investimento terá sido em vão. É o que eu tenho defendido faz tempo: foca na atividade primária! Desculpe o linguajar chulo, mas a verdade é que a MB fez uma série de cagadas e dificilmente vai se aventurar numa possível aquisição desses aviões.

Um conselho? Mais razão e menos paixão nessas análises...


Abraços,

Wesley




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Re: Sobre o KC-390

#6353 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 14, 2021 3:41 pm

FCarvalho escreveu: Dom Nov 14, 2021 12:57 pm
knigh7 escreveu: Sex Nov 12, 2021 10:39 pm A Brigada PQD é planejada para sustentar um combate por 72h. Eles não iriam saltar muito longe das tropas em terra. O CASA 295 tem a velocidade de um C-130. Poderiam decolar à frente.
Sim, 2/3 de disponibildade da frota. Não sera difícil reunir numa operação para a brigada PQD. Aliás a FAB tem um contrato de CLS com a Embraer para garantir a disponibilidade de 70% da frota do Millennium.

O escalão de assalto da Bda PQD precisa de 18 C-130H. 10 KC-390 e 10 C-295 podem fazer o mesmo.

C-295 com suas versões e atualização terão a linha de produção aberta por muito tempo. Por isso que não acredito que se necessite comprar excedentes para atrito. Mas o KC-390 com certeza não terá a linha de produção aberta por muito tempo. Exportar essa aeronave é um trabalho de parto e que resulta em poucas unidades.
Supondo que o KC-390 possa substituir 2 C-130H, então a demanda permanente do EB para prover um escalão de assalto (Btl) para a bgda pqdt será sempre de, no mínimo, 9 aeronaves. Ou seja, a FAB já teria que considerar na sua conta de avaliação de demanda estas 9 aeronaves permanentemente disponíveis para o caso de o exército ter de lançar uma FT Pqdt 24/7 de janeiro a dezembro. Com este corte não me parece que isto será possível. E pior, a FAB aparentemente neste momento está vislumbrando apenas suas próprias necessidades, e limitações. A outras forças que se virem. Nada mais incongruente e contraditório a tudo que se propões neste projeto desde o início.
E contar com os C-105 é contraditório já que estas aeronaves apesar de terem capacidade de suportar operações pqdt, não foram compradas para isso, mas sobretudo para o suporte aerologístico do CMA/CMN. Contudo, sabemos que pelo próprio fato de a FAB não contar com Hercules e nem KC-390 em quantidade suficiente, os CASA tem sido explorados até o osso em missões Brasil afora de todas as formas possíveis. E isso cobrará, como de fato já está cobrando, seu preço em relação à vida útil das aeronaves. E não estamos tão bem assim de recursos que se possa substituí-las quando bem convir. O melhor exemplo disso foi o C-105 que se acidentou em Roraima e a FAB passou anos tentando dar conta de colocar em voo novamente porque sabe que se pedir recursos para comprar outro novo vai dar com a porta na cara dos economistas de plantão.
E é preciso lembrar também que a bgda pqdt não é a única que tem tropas de prontidão para emprego imediato. Há também a 12a Bgda Amv, que pelo acima exposto ficaria a ver navios pela falta de capacidade da FAB em prover transporte adequado. Não vou falar nem das demais tropas da al FORPRON, que aí já é judiação.
knigh7 escreveu: Sex Nov 12, 2021 10:39 pm
Sim, 2/3 de disponibildade da frota. Não sera difícil reunir numa operação para a brigada PQD. Aliás a FAB tem um contrato de CLS com a Embraer para garantir a disponibilidade de 70% da frota do Millennium.

O escalão de assalto da Bda PQD precisa de 18 C-130H. 10 KC-390 e 10 C-295 podem fazer o mesmo.
e "e" no sentido de soma.

Num conflito não é todos os dias ou toda semana que se faz uma operação de desembarque de uma brigada PQD. É uma possível a um Exército e a uma Força Aérea se programarem.
A necessidade dessa reunião é do assalto para que a tropa tenha condições de se defender. Posteriormente ao assalto, pode-se liberar parte das aeronaves para outros fins.




Editado pela última vez por knigh7 em Dom Nov 14, 2021 4:49 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: Sobre o KC-390

#6354 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 14, 2021 4:25 pm

'Vamos entrar em um acordo', diz Braga Netto sobre FAB e Embraer
Contrato bilionário para a aquisição de aviões de carga gera crise entre contratante e fornecedora
BLOG DO NOLASCO | Thiago Nolasco, da Record TV, e Renato Souza, do R7

14/11/2021 - 10H04 (ATUALIZADO EM 14/11/2021 - 12H14)


https://noticias.r7.com/prisma/blog-do- ... r-14112021




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Re: Sobre o KC-390

#6355 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 14, 2021 4:52 pm





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Re: Sobre o KC-390

#6356 Mensagem por gogogas » Dom Nov 14, 2021 7:16 pm

Se os países que firmaram intenção de comprar , o governo deveria ir atrás destes países e usar o Bndes para financiar a compra !




Gogogas !
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Re: Sobre o KC-390

#6357 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 14, 2021 10:14 pm

Desde que o BNDES seja rigoroso na análise de crédito e não ceda a tentações políticas. Porque quem paga a inadimplência é o Tesouro, ou seja, nós.

E digo mais: se a venda dos Guaranis para a Argentina depender de financiamento daqui, que não ocorra. Porque se for, de um modo ou de outro, quem vai acabar cobrindo vai ser o Tesouro, mesmo que seja Banco privado. Eles têm um lobby gigante no Congresso. Que deem calote em outro país.




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Re: Sobre o KC-390

#6358 Mensagem por Túlio » Dom Nov 14, 2021 11:03 pm

gogogas escreveu: Dom Nov 14, 2021 7:16 pm Se os países que firmaram intenção de comprar , o governo deveria ir atrás destes países e usar o Bndes para financiar a compra !

Deviam financiar pra FAB então, se até pra animador da grobo financiaram...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Sobre o KC-390

#6359 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 14, 2021 11:38 pm

A propósito, pessoal

Quando eu disse que a FAB deveria comprar mais uns 3 KC-390 para repor atritos futuros, foi só achismo. Acredito que a FAB deve ter ferramentas para prever um número mais aproximado e encomendar. Como eu já disse, eu não acho que a linha do KC-390 vá durar muito tempo por diversos fatores que eu venho acompanhando e por isso FAB deveria se antecipar e assomar aos 15. Talvez 3, 4, 5 unidades...




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Re: Sobre o KC-390

#6360 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 14, 2021 11:47 pm





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