Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 322 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17131 Mensagem por Viking » Sex Out 08, 2021 9:22 pm

FCarvalho escreveu: Sex Out 08, 2021 11:31 am Seria interessante saber qual a metragem mínima do convés de voo e do hangar para que os H-135 do HU-1 possam operar sem problemas de espaço. O que tem aí no navio me parece bem restrito. Mas posso estar enganado devido à imagem.
Salvo engano, um dos requisitos deste tipo de navio seria poder operar com pelos menos 2 helos embarcado, já que isto significa mais segurança e operacionalidade para a missão.

Prezado Colega,

Eu tive conhecimento da comprimento do navio em escala. De fato a área da popa tem cerca de 20 metros de comprimento. O Ary Rongel tem 75 metros de comprimento e 13 metros de boca, até a chegada do Almirante Maximiano operava 2 helis Esquilo UH 13 sem ter hangar. Os helis viajavam protegidos por lonas de alta resistência.
Por sua vez o Almirante Maximiano tem 93.4 metros de comprimento e 13.4 metros de boca. Quando era o Ocean Empress não possui hangar e convoo, que foram instalados por requisito da MB.
O RV Investigator base do NApAnt tem 94 metros de comprimento e 18,5 metros de boca.
Eu acredito que para a instalação de hangar e convoo sem que haja a adição de um bloco paralelo na popa para aumentar o comprimento do navio vai ser necessário uma mudança do lay-out a partir da meia nau.
Vamos aguardar uma projeção artística do navio em escala.

Sds




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7523
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17132 Mensagem por J.Ricardo » Seg Out 11, 2021 3:42 pm

Posso estar sendo muito chato, mas esse tipo de solução já deveria estar no projeto apresentado pela construtora?
Agora escolheram um vencedor que ainda vai ver como adaptar as exigência da MB no navio deles, cara de aumento de custos e soluções jabuticabas a frente...




Editado pela última vez por J.Ricardo em Seg Out 11, 2021 3:56 pm, em um total de 1 vez.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17133 Mensagem por knigh7 » Seg Out 11, 2021 3:46 pm

Os requisitos estavam no edital. Portanto os valores das propostas contavam com os requisitos




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7523
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17134 Mensagem por J.Ricardo » Seg Out 11, 2021 3:58 pm

knigh7 escreveu: Seg Out 11, 2021 3:46 pm Os requisitos estavam no edital. Portanto os valores das propostas contavam com os requisitos
Sim, mas daí entra um figura jurídica chamada aditivo de contrato, esse é meu temor.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17135 Mensagem por knigh7 » Seg Out 11, 2021 4:02 pm

Mas aonde que consta que a MB pretende mudar os requisitos?




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7523
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17136 Mensagem por J.Ricardo » Seg Out 11, 2021 4:11 pm

Não é o requisito meu amigo, é o vencedor, escolheram um navio que ainda não existe, escolheram um projeto, estou dizendo que espero que essa alteração de projeto original não venha com aumento de custos e com aditivos de contrato, quem trabalha com licitações sabe bem do que estou falando




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17137 Mensagem por knigh7 » Seg Out 11, 2021 4:15 pm

Ah, vc está falando de maracutaia, sacanagem. Porque quem tem os requisitos e vence uma licitação no qual está expresso o que se pretende (sabia que geralmente os projetos licitados não estão prontos?Uma ponte é igual a outra? Uma rodovia é igual a outra?) tem de cumprir aquilo que está constante nos requisitos.

Se é assim vamos problematizar TUDO.




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7523
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17138 Mensagem por J.Ricardo » Seg Out 11, 2021 4:27 pm

Não companheiro, estou dizendo de coisa mal feita, porque raios a empresa não apresentou logo a versão completa do navio?
Isso é porta aberta pra alí depois da esquina pedirem aditivo para solucionar problemas não previstos.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 322 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17139 Mensagem por Viking » Seg Out 11, 2021 6:57 pm

Viking escreveu: Sex Out 08, 2021 9:22 pm
FCarvalho escreveu: Sex Out 08, 2021 11:31 am Seria interessante saber qual a metragem mínima do convés de voo e do hangar para que os H-135 do HU-1 possam operar sem problemas de espaço. O que tem aí no navio me parece bem restrito. Mas posso estar enganado devido à imagem.
Salvo engano, um dos requisitos deste tipo de navio seria poder operar com pelos menos 2 helos embarcado, já que isto significa mais segurança e operacionalidade para a missão.

Prezado Colega,

Eu tive conhecimento da comprimento do navio em escala. De fato a área da popa tem cerca de 20 metros de comprimento. O Ary Rongel tem 75 metros de comprimento e 13 metros de boca, até a chegada do Almirante Maximiano operava 2 helis Esquilo UH 13 sem ter hangar. Os helis viajavam protegidos por lonas de alta resistência.
Por sua vez o Almirante Maximiano tem 93.4 metros de comprimento e 13.4 metros de boca. Quando era o Ocean Empress não possui hangar e convoo, que foram instalados por requisito da MB.
O RV Investigator base do NApAnt tem 94 metros de comprimento e 18,5 metros de boca.
Eu acredito que para a instalação de hangar e convoo sem que haja a adição de um bloco paralelo na popa para aumentar o comprimento do navio vai ser necessário uma mudança do lay-out a partir da meia nau.
Vamos aguardar uma projeção artística do navio em escala.

Sds


Verifiquei as características básicos do NApAnt, que atende os REM da MB, que são os seguintes:

Deslocamento: 5.880 toneladas;
Comprimento: 93,9 metros
Boca moldada: 18,5 metros
Calado: 6,0 metros
Propulsão: Diesel elétrica
Geração de energia: 3 geradores diesel de 4.416 KW cada
Velocidade econômica: 12 nós
Capacidade dos porões: 1.964 m³
Hangar: 2 helis porte médio.

Considerando estas características e a reforma realizada no NaPo Almirante Maximiano, que não tinha hangar, que tem 93.4 metros de comprimento e uma boca moldada 5,1 metros menor que o RV Investigator o que deverá de fato ocorrer e uma mudança no lay out do projeto a partir da área imediatamente posterior da meia nau.
Quanto ao custo do navio acredito que com as modificações necessárias o mesmo vai ser construído conforme o orçamento divulgado pela MB, hoje em torno de R$ 790 milhões, o que deve ser um dos critérios que determinou o vencimento pelo consorcio liderado pelo estaleiro de Singapura.

Sds




Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 322 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17140 Mensagem por Viking » Seg Out 11, 2021 7:02 pm

Concluída a escolha do ganhador do NApAnt as próximas licitações devem ser as seguintes:
Navios de pesquisa hidroceanograficos, 2 unidades;
Navio escola;
NaPaOc.

Compras de oportunidade:
Navios de contra medidas de minas;
Navio anfíbio; e
AHTS.

Sds




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17141 Mensagem por knigh7 » Seg Out 11, 2021 10:02 pm

J.Ricardo escreveu: Seg Out 11, 2021 4:27 pm Não companheiro, estou dizendo de coisa mal feita, porque raios a empresa não apresentou logo a versão completa do navio?
Isso é porta aberta pra alí depois da esquina pedirem aditivo para solucionar problemas não previstos.
A MB não teria de pagar o aditivo pois o que foi proposto foi um navio com os requisitos. Se estaleiro disse que vai fazer num caso X, Y, Z que ele domina, o problema é dele. Não confundir com as relações viciadas entre o Estado e as "famosas" construtoras daqui.

Aliás, observando o projeto, pelo o que pude notar, tem de aproveitar o espaço da popa, podendo até aumentar a área diminuindo os cômodos na popa para fazerem um heliponto e um hangar. Acho que os engenheiros da MB e o estaleiro construtor do modelo, que é sócio na concorrência, são capazes capazes de avaliar e tem incontavelmente mais informações que nós.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17142 Mensagem por knigh7 » Ter Out 12, 2021 11:04 pm

angelogalvao escreveu: Sex Out 08, 2021 2:13 pm Não iam ser 2 navios de apoio Antartico ou eu to viajando? Lembro que vi algo do tipo em algum lugar!
Vc pode ter confundido com o Programa ProHidro, a próxima aquisição da MB, que prevê a aquisição por construção local de 2 navios Hidro-Oceanográficos, cujo RFI já foi enviado:


Imagem




Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 322 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17143 Mensagem por Viking » Seg Out 18, 2021 7:01 pm

Talvez uma boa noticia:

Recebi informações que a MB resolveu melhorar a capacidade de patrulha naval das AJB. Que o próximo programa a ser tratado como prioridade além dos NHo será a construção de navios de patrulha oceânicos - NaPaOc.
Acredito que esta decisão esta atrelada ao aumento da presença de navios exra-AS em nosso TOM, sendo que os mesmos podem ser monitorados ou contidos com NaPaOc's em vez de caríssimos navios de escolta, estes reservados para proteger as LCM. Vamos aguardar para ver e crer :mrgreen:
[009] [009] [009] [009] [009] [009]

Sds




Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17144 Mensagem por jambockrs » Seg Out 18, 2021 9:12 pm

Meus prezados
Brasil anuncia compra de novo navio de apoio à Antártica - tour virtual

O Comandante da Marinha do Brasil, Esquadrão Almirante Alm Garnier Santos, anunciou no dia 4 de outubro de 2021, a Jurong Aracruz LTDA / SEMBCORP Marinha Especializada de Construção Naval como vencedora da licitação para o próximo navio da Força Antártica. A divulgação foi feita na presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, e da empresa, durante ato realizado a bordo da Embarcação Multifuncional Aeródromo "Atlántico" (A-140).

Também fizeram parte da lista os Estaleiros Damen / Wilson, Sons Estaleiros LTDA e Itaguai Construções Navais SA / Kership.
https://static.wixstatic.com/media/70e7 ... 0~mv2.webp
O novo navio será baseado no projeto RV Investigator. Foto: Divulgação

O navio será construído em Aracruz, no estado do Espírito Santo. O projeto é baseado na embarcação de pesquisa oceanográfica RV Investigator, que receberá diversas modificações para atender às necessidades da MB, como a instalação de hangar e cabine de comando.

Estima-se que 45% da nacionalização do programa seja alcançada, gerando 600 empregos diretos e 6.000 indiretos. A Empresa de Gestão de Projetos Navais (EMGEPRON) administrará o projeto. A construção está prevista para ocorrer entre 2022 e 2025.

https://static.wixstatic.com/media/70e7 ... e~mv2.webp

O Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel, que foi incorporado à Marinha do Brasil em 22 de abril de 1994. Foto: MB

O novo navio substituirá o Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) Ary Rongel (H-44).

Seus recursos incluem:
Deslocamento de 6.082Tn, comprimento de 93,9m, calado de 6,2m. e viga de 18,5 m. Tem capacidade para 20 tripulantes e 40 pesquisadores, sua velocidade será de 12 nós, e está equipado com três geradores a diesel MAK 9M25C (3.000kW cada), dois motores elétricos de propulsão reversível (2.600kW cada) com dois motores fixos de baixa velocidade . hélices de passo e um motor elétrico retrátil azimutal de 1.200 kW. A autonomia pode ser de 19 mil quilômetros e / ou 60 dias de permanência no mar.

Descubra o navio por dentro e por fora:
https://mnf.csiro.au/Investigator/rv_in ... ml5=prefer

Fonte: João Paulo Zeitoun Moralez - Pucara Defense




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7523
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17145 Mensagem por J.Ricardo » Ter Out 19, 2021 9:18 am

Viking escreveu: Seg Out 18, 2021 7:01 pm Talvez uma boa noticia:

Recebi informações que a MB resolveu melhorar a capacidade de patrulha naval das AJB. Que o próximo programa a ser tratado como prioridade além dos NHo será a construção de navios de patrulha oceânicos - NaPaOc.
Acredito que esta decisão esta atrelada ao aumento da presença de navios exra-AS em nosso TOM, sendo que os mesmos podem ser monitorados ou contidos com NaPaOc's em vez de caríssimos navios de escolta, estes reservados para proteger as LCM. Vamos aguardar para ver e crer :mrgreen:
[009] [009] [009] [009] [009] [009]

Sds
Finalmente acordaram para esse problema.
Sei que não vai ser, mas seria uma ótima oportunidade para um projeto 100% nacional.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Responder