Sobre o KC-390
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1923
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 830 vezes
- Contato:
Re: Sobre o KC-390
FAB realiza treinamentos de pouso curto com aeronave KC-390 Millennium
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... curto.html
abs.
arcanjo
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... curto.html
abs.
arcanjo
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1332
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 477 vezes
Re: Sobre o KC-390
Na minha visão se o peso estiver distribuído pelo comprimento do compartimento de carga, então não é carga concentrada.knigh7 escreveu: ↑Sex Out 08, 2021 1:29 am Cássio, uma dúvida:
Um único veículo, cujas dimensões ocupam quase todo o espaço para cargas, é considerado carga útil concentrada, ou seja, o C-390 tem capacidade de levar até 26 ton assim ou entra no critério de 23 ton?
(obviamente, desconsiderando o tamanho da pista e condições atmosféricas).
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18726
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1957 vezes
- Agradeceram: 2482 vezes
Re: Sobre o KC-390
@Cassio, eu não entendi porque a capacidade de carga concentrada (26 ton) é maior que a distribuída (23 ton). Não houve uma troca na confecção da tabela?
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4961
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1177 vezes
- Agradeceram: 713 vezes
Re: Sobre o KC-390
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1923
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 830 vezes
- Contato:
Re: Sobre o KC-390
KC-390 Millennium realiza transporte de veículos pesados
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... te-de.html
abs.
arcanjo
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... te-de.html
abs.
arcanjo
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1332
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 477 vezes
Re: Sobre o KC-390
arcanjo escreveu: ↑Sáb Out 09, 2021 11:28 am KC-390 Millennium realiza transporte de veículos pesados
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... te-de.html
abs.
arcanjo
É o KC390 dando conta do recado. Espero que a FAB ainda encomende mais aeronave para que chegue mais próximo de sua encomenda original.
- Energys
- Sênior
- Mensagens: 1131
- Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
- Agradeceu: 55 vezes
- Agradeceram: 172 vezes
Re: Sobre o KC-390
A diminuição do número de encomendas não é culpa da FAB. Não é ela a dona da chave do cofre. Todos aqui sabem disso. Que sejam dados os nomes corretos aos bois!
Att.
Att.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61474
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6305 vezes
- Agradeceram: 6656 vezes
- Contato:
Re: Sobre o KC-390
100% de acordo.
Para saber os nomes da boiada inteira basta ver quem começou com o #Fikenkaza e "Saúde é o que interessa, Economia a gente vê depois"; dae ver quem seguiu e disseminou essas barbaridades (tem vários aqui mesmo, no DB ).
No fim da fila, quem não aguentou a pressão, se rendeu e saiu imprimindo dívida como se o meteoro já estivesse entrando na Troposfera.
Pronto, pegaste a boiada toda: WHAT'S NEXT?
Para saber os nomes da boiada inteira basta ver quem começou com o #Fikenkaza e "Saúde é o que interessa, Economia a gente vê depois"; dae ver quem seguiu e disseminou essas barbaridades (tem vários aqui mesmo, no DB ).
No fim da fila, quem não aguentou a pressão, se rendeu e saiu imprimindo dívida como se o meteoro já estivesse entrando na Troposfera.
Pronto, pegaste a boiada toda: WHAT'S NEXT?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1332
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 477 vezes
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4961
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1177 vezes
- Agradeceram: 713 vezes
Re: Sobre o KC-390
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8972
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 292 vezes
- Agradeceram: 532 vezes
Re: Sobre o KC-390
Sinceramente eu espero que em algum ponto, alguém da FAB pare com a sandice de gastar um absurdo de dinheiro em 2 MRTT e resolva colocar esse dinheiro no 390. É mais do que nítido de que a FAB precisa de no mínimo 20 a 22 aeronaves, para evitar que estas não precisem trabalhar com excesso de demanda de missões, e tenham uma vida operacional mais longa.Cassio escreveu: ↑Dom Out 10, 2021 10:56 amarcanjo escreveu: ↑Sáb Out 09, 2021 11:28 am KC-390 Millennium realiza transporte de veículos pesados
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... te-de.html
abs.
arcanjo
É o KC390 dando conta do recado. Espero que a FAB ainda encomende mais aeronave para que chegue mais próximo de sua encomenda original.
Evitar o que aconteça o que ocorreu com os C-130, ao longo do tempo a demanda de missões triplicou e a frota se manteve (e diminuiu por acidentes), quando os italianos chegaram já não dava mais para contar com quase nada da frota original, que estava no osso. E agora os 390 estão salvando a pele da FAB, já que as células ex AMI foram sugadas até a ultima hora disponível.
Hoje sendo minimamente realista, temos muito mais necessidade de 4 ou 6 KC-390 adicionais operando em todo o Brasil, do que para 2 MRTT com restrições de operação em diversas pistas dentro do BR que não os comportam, e eventuais devaneios como demonstrações de força na costa africana (sim ou já ouvi isso).
Um abraço e t+
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37901
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5719 vezes
- Agradeceram: 3259 vezes
Re: Sobre o KC-390
Os MRTT são para missões transporte estratégicas, via de regra fora do país em apoio a tropas brasileiras, logísticas da FAB, humanitárias e/ou Revo dos caças. Esse tipo de transporte realizado pelos KC-390 é algo que foge as especificações de operação do Corsário, que segundo a FAB, com a reposição das 4 unidades perdidas tem o suficiente para o que se espera deles. Mas isso era em 2013; hoje eu não sei dizer se apenas 4 fazem sentido. Talvez sim, talvez não. Mas a FAB não fala sobre isso.
A compra de 28 unidades serviriam justamente para oferecer uma melhor disponibilidade da frota sem deixar os poucos esquadrões assoberbados em termos de horas de voo e serviço como temos visto até aqui, com as únicas 4 células quase não parando em Anápolis, tal é a demanda. Este esforço extra cobrará o seu preço mais adiante, e duvido que a FAB tenha cacife e grana para bancar a substituição de eventuais células que venham a ser defenestradas antes do tempo.
Com alguma sorte, quem sabe, o 1o/7o Gav aqui em Manaus não ganha os seus para servir de apoio ao CMA/CMN, caso se consiga os 28 previstos na próxima década.
A compra de 28 unidades serviriam justamente para oferecer uma melhor disponibilidade da frota sem deixar os poucos esquadrões assoberbados em termos de horas de voo e serviço como temos visto até aqui, com as únicas 4 células quase não parando em Anápolis, tal é a demanda. Este esforço extra cobrará o seu preço mais adiante, e duvido que a FAB tenha cacife e grana para bancar a substituição de eventuais células que venham a ser defenestradas antes do tempo.
Com alguma sorte, quem sabe, o 1o/7o Gav aqui em Manaus não ganha os seus para servir de apoio ao CMA/CMN, caso se consiga os 28 previstos na próxima década.
Carpe Diem
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8972
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 292 vezes
- Agradeceram: 532 vezes
Re: Sobre o KC-390
O problema é o xadrez financeiro que a FAB terá que praticar pelos próximos anos. O MRTT é sem dúvidas uma ferramenta estratégica de valor imensurável, mas é muito caro de comprar e operar, e com os poucos caraminguás que a FAB dispões acho que devemos dar prioridade para um programa estratégico ante a uma ferramenta estratégica.
Um abraço e t+
Um abraço e t+
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18726
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1957 vezes
- Agradeceram: 2482 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37901
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5719 vezes
- Agradeceram: 3259 vezes
Re: Sobre o KC-390
Concordo. Neste momento os MRTT ou equivalentes, são menos importantes do que o projeto do KC-390.Pablo Maica escreveu: ↑Dom Out 17, 2021 2:48 pm O problema é o xadrez financeiro que a FAB terá que praticar pelos próximos anos. O MRTT é sem dúvidas uma ferramenta estratégica de valor imensurável, mas é muito caro de comprar e operar, e com os poucos caraminguás que a FAB dispões acho que devemos dar prioridade para um programa estratégico ante a uma ferramenta estratégica.
Um abraço e t+
Se conseguirmos blindar o orçamento, como dito na matéria, já será uma grande vitória.
No curto e médio prazo haverá ainda bastante wide body a venda no mercado de usados para serem aproveitados. Aliás, salvo erro, a compra de aviões civis e sua posterior transformação em KC seria a melhor opção para a FAB conseguir seus cargueiros estratégicos. Este é o maior fardo dos aviões do Corsário, sempre foi. Com 28 KC-390 podemos dar conta da questão do Revo dos caças por um bom tempo até que se possa dispor de recursos para a atualização dos Boeing/Airbus em posto Ipiranga no céu.
E 767 usado é o que mais tem por aí, com os A330 em menor disponibilidade. É só usar a cabeça.
Carpe Diem