Quanto ao cancelamento daquele edital do ATGM, pode ter várias causas, dentre elas as que eu e você citamos.
ARMAS ANTICARRO
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1958 vezes
- Agradeceram: 2486 vezes
Re: ARMAS ANTICARRO
É bom vc dar uma relida no que eu escrevi, Gabriel:
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 767 vezes
- Agradeceram: 2386 vezes
Você entendeu errado, @knigh7, eu justamente estava confirmando o que você dizia e o tentando achar alguma conclusão sobre se tem a ver o cancelamento da licitação com os Battlehawk.
A meu ver, não.
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5725 vezes
- Agradeceram: 3262 vezes
Eu sinceramente estou muito confuso com tudo isto. Emitem um RFI para mísseis AC que pode ser usado para infantaria e helos, e logo depois, do nada e sem maiores explicações, cancelam o mesmo. O doc mais parecia uma encomenda de mísseis israelenses e, ponto, deu em nada.
Agora isso de BH armado dos árabes. Com Hellfire, que não tem nada a ver com o que foi emitido naquele doc anterior. Nenhuma lógica em nada disto.
Esse Helicoat poderia ser integrado a tudo que é míssil AC, e pelo jeito seria o escolhido para os Fennec/Pantera K2, e até agora, também não existe nenhuma decisão, ou mesmo se me lembro bem, não há sequer um RFI para este tipo de equipamento.
Sei lá. Muita complicação para algo que poderia ser resolvido de maneira tão simples.
Agora isso de BH armado dos árabes. Com Hellfire, que não tem nada a ver com o que foi emitido naquele doc anterior. Nenhuma lógica em nada disto.
Esse Helicoat poderia ser integrado a tudo que é míssil AC, e pelo jeito seria o escolhido para os Fennec/Pantera K2, e até agora, também não existe nenhuma decisão, ou mesmo se me lembro bem, não há sequer um RFI para este tipo de equipamento.
Sei lá. Muita complicação para algo que poderia ser resolvido de maneira tão simples.
Carpe Diem
- gabriel219
- Sênior
Acho que o que assustou foi a SIATT que deve ter feito pressão interna, isso sim, pois até Equador tem centenas de Spike, Peru, Chile, países com orçamentos menor que do EB.
Spike é o único cujo a família, exceto o SR - por enquanto - tem capacidade de ser lançado em terra, ar e mar.
Só faltava essa o EB ficar preso no MSS e o CFN com faboyolice em cima do Javelin, que é 3x mais caro que o Spike LR2 e BEM MENOS capaz, nem LOAL tem!
Spike é o único cujo a família, exceto o SR - por enquanto - tem capacidade de ser lançado em terra, ar e mar.
Só faltava essa o EB ficar preso no MSS e o CFN com faboyolice em cima do Javelin, que é 3x mais caro que o Spike LR2 e BEM MENOS capaz, nem LOAL tem!
- FCarvalho
- Sênior
Talvez o clina de já ganhou tenha deixado a turma de Jacó empolgada demais. Aí o EB subiu no muro.
Carpe Diem
- gabriel219
- Sênior
Mas a Rafael tem nada a ver com isso. Foi o EB quem foi no Wikipédia, copiou e colou as especificações do Spike LR2 e fez uma licitação.
Só um único sistema no mundo atenderia aqueles requisitos e teve doido por ai que meteu um "Javelin no EB!!!", sendo que este nem em alcance e muito menos em capacidade LOAL atende, além de custar 5x mais.
Duvido que seja sobre custo, pois os contratos com países da AL demonstram que o Spike é até em conta se comparado as suas capacidades, sendo 50% mais caro que o Kornet, que é considerado o mais caro dos mísseis AT Russos, excluindo os aerolançáveis, como 9M123 e o Vikhr.
Só um único sistema no mundo atenderia aqueles requisitos e teve doido por ai que meteu um "Javelin no EB!!!", sendo que este nem em alcance e muito menos em capacidade LOAL atende, além de custar 5x mais.
Duvido que seja sobre custo, pois os contratos com países da AL demonstram que o Spike é até em conta se comparado as suas capacidades, sendo 50% mais caro que o Kornet, que é considerado o mais caro dos mísseis AT Russos, excluindo os aerolançáveis, como 9M123 e o Vikhr.
- FCarvalho
- Sênior
Então tem algo de muito errado nisto tudo. Já começou que avançaram dois anos na compra destes mísseis, tal como está no PEEx. Aí fazem uma gambiarra de licitação internacional com requisitos que só um candidato atende. E depois, do nada, cancelam tudo.
Sei não. Está tudo muito errado neste processo todo. Talvez possa ter havido interferências internas em Brasília, já que há quem tenha representantes por aqui e empresas fornecedoras e que gostariam de concorrer de forma lícita para oferecer seus produtos. Sei lá. Estava tudo escancarado demais. Seria mais fácil simplesmente fazer uma compra direta e tentar arrumar uma boa desculpa para a falta de concorrência.
Aliás, com tantas opções no mercado, e nós aqui não fabricando absolutamente nada em termos de mísseis AC, no mínimo seria prudente ter mais de um tipo de míssil e fornecedores. Só para garantir.
Mas isso sou eu aqui pensando com os meus botões.
Sei não. Está tudo muito errado neste processo todo. Talvez possa ter havido interferências internas em Brasília, já que há quem tenha representantes por aqui e empresas fornecedoras e que gostariam de concorrer de forma lícita para oferecer seus produtos. Sei lá. Estava tudo escancarado demais. Seria mais fácil simplesmente fazer uma compra direta e tentar arrumar uma boa desculpa para a falta de concorrência.
Aliás, com tantas opções no mercado, e nós aqui não fabricando absolutamente nada em termos de mísseis AC, no mínimo seria prudente ter mais de um tipo de míssil e fornecedores. Só para garantir.
Mas isso sou eu aqui pensando com os meus botões.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- FCarvalho
- Sênior
Vamos ver se desta vez as coisas são feitas com mais lisura e sem direcionamentos.
Para um pacote tão pequeno de compra é até ridículo direcionar a compra para um único fornecedor fingindo um processo seletivo.
Para um pacote tão pequeno de compra é até ridículo direcionar a compra para um único fornecedor fingindo um processo seletivo.
Carpe Diem
- marcusv
- Intermediário
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
O Rafael spyke levou a compra do eb de 100 mísseis e 10 lançadores mais equipamentos de apoio.
- Alfa BR
- Avançado
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 222 vezes