Já que os Super Linx são helos polivalentes, nada mais lógico do que aquinhoar o vetor com uma diversidade de sistemas de armas equivalentes as suas competência enquanto helo de ataque, que na MB tem um amplo sentido.knigh7 escreveu: ↑Sáb Set 11, 2021 7:33 pmComprar as 3 opões a MB não vai fazer. Senão a concorrência não estaria se arrastando. E comprar 3 ao invés de 1, iria aumentar a salada. Nós precisamos de mísseis ar-mar mais baratos para neutralizar embarcações menores, pois para neutralizar médias e grandes já temos (Penguin, Exocet/MAN, Harpoon e futuramente, o RBS-15.) E dentre os baratos, seria interessante um de uso duplo, para os Lynx servirem como helicóptero de ataque em apoio aos CFN.
A vantagem do Sea Venom é a ogiva, que é 3 vezes mais potente que a do Spike NLOS(o alcance de ambos é da ordem de 30km). Mas se for necessário atacar um alvo maior, como eu disse, já temos opções.
Tanto os mísseis da Rafael como o Sea Venom podem complementar-se e serem utilizados de forma ampla e dentro das perspectivas operacionais destes helos.
O Spike LR pode ser usado primariamente como AC e anti-material e veículos, por exemplo, no apoio ao CFN, quando na zona de desembarque, enquanto os NLOS são mísseis de emprego geral, podendo atingir alvos de grande valor de forma segura para a aeronave, a distâncias maiores, em missões de ataque em profundidade no TO do adversário, onde, como e quando for cabível, enquanto o míssil da MBDA pode complementar tudo isso como um sistema anti-navio leve. Apesar de que ele pode fazer outras missões também. Ampliar o leque de possiblidades de uso dos Super Linx, principalmente agora que são tão poucos, traria um maior ânimo para o HA-1.
A MB aprendeu duramente sobre a questão da necessidade de se possuir vetores de múltiplo emprego a bordo nas missões do Líbano. Então, quanto mais polivalente o helo for para nós, melhor. Não esquecer que ele ainda conserva a possibilidade de levar também torpedos, minas e cargas de profundidade, além de, em tempos recentes, metralhadoras co-axias. Por mim só não leva também pods lançadores de foguetes porque não querem. Inclusive guiados.
Mas claro, isto sou pensando aqui com os meus botões.