Pois é. Eu estou com um mau pressentimento esse primeiro Gripen E ter vindo pra cá sem IRST.Túlio escreveu: ↑Sáb Ago 21, 2021 10:27 pmFIGHTERCOM escreveu: ↑Sáb Ago 21, 2021 11:33 am
Confesso que acho o Gripen E lindão! Mas só tem um detalhe que ainda não aceitei muito bem. Eu gostava mais daquele trem de pouso dianteiro com duas rodinhas:
Mas enfim, não se pode ter tudo nessa vida! Toca o barco...
Abraços,
Wesley
Nem aí pra roda, Gripen Sueco com IRST, já brazuca até agora necas...![]()
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Viktor Reznov
- Sênior
- Mensagens: 6756
- Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
- Agradeceram: 770 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13575
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceram: 2318 vezes
- SantaCatarinaBR
- Intermediário
- Mensagens: 201
- Registrado em: Seg Out 18, 2010 1:55 pm
- Localização: Grande Florianópolis - SC
- Agradeceram: 133 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Qual o papel da Embraer no programa Gripen NG?
Neste vídeo o presidente da Embraer Defesa e Segurança explica a função da empresa no projeto do caça e na absorção da tecnologia.
-
Neste vídeo o presidente da Embraer Defesa e Segurança explica a função da empresa no projeto do caça e na absorção da tecnologia.
-
SCBR - DEFESA NACIONAL Reportagens, vídeos e notícias sobre as Forças Armadas do Brasil e sua Base Industria de Defesa.
-
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/c/SCBRDefesaNacional
-
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/c/SCBRDefesaNacional
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18125
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceram: 2250 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A FAB descreveu várias vezes o IRST no Gripen. Estão procurando pelo em ovo ao não vê-lo no protótipo brasileiro. O FOC da configuração ar-ar ocorrerá somente em 2024.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 60728
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceram: 6392 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Mas aí é que está, o PROTÓTIPO, que eu saiba, fará parte da frota operacional da FAB algum dia e necas até agora; temos todo o direito do mundo de desconfiar, pois o nosso NÃO TEM e por acaso muitos de nós sabemos que aqui é Brasil, não Suécia; a chance é os que dizem que chegarão este ano virem com o sensor masss....E SE NÃO VIEREM? Protótipos também? Claro, conheço - TU MOSTRASTE E EXPLICASTE COM IMAGENS E DETALHES (e sabes que presto atenção aos teus posts técnicos, são excelentes; a coisa só desanda quando te metes com política
) - as peculiaridades do cronograma, cada um tem suas funções e o nosso, p ex, e se é que não mudou nada, recordo teres dito que era o primeiro com WAD operacional e Link BR2.
E nem estou chorando por IRST, o buraco é mais embaixo: se vierem sem ele, o que mais terá sido omitido/abandonado? Lembres, estamos num País onde um Cargo de última geração foi desenvolvido e encomendado, dae recentemente as encomendas (ainda considero isso apenas como ameaça, não FATO) foram reduzidas, mesmo tendo que pagar multa. Se fazem isso com o que é NACIONAL...
Mas tudo bem, basta os seguintes chegarem com o equipamento ou, vai saber quando, começarem a instalar na frota inteira e eu calo a boca e até retiro o que disse. Lembrar, posso e devo apontar o que me parece errado porque, do mesmo modo que tu, sou um PAGADOR DE IMPOSTOS, a farra está rolando com o meu e o teu dinheiro. Conversa e entrevistas os caras podem "esquecer" ou "corrigir", contrato pode receber "adendo", além das famigeradas "letras minúsculas" que já deve ter. Assim, ou vejo ou não acredito.
Fé só em Deus.
![Rolling Eyes :roll:](./images/smilies/icon_rolleyes.gif)
E nem estou chorando por IRST, o buraco é mais embaixo: se vierem sem ele, o que mais terá sido omitido/abandonado? Lembres, estamos num País onde um Cargo de última geração foi desenvolvido e encomendado, dae recentemente as encomendas (ainda considero isso apenas como ameaça, não FATO) foram reduzidas, mesmo tendo que pagar multa. Se fazem isso com o que é NACIONAL...
Mas tudo bem, basta os seguintes chegarem com o equipamento ou, vai saber quando, começarem a instalar na frota inteira e eu calo a boca e até retiro o que disse. Lembrar, posso e devo apontar o que me parece errado porque, do mesmo modo que tu, sou um PAGADOR DE IMPOSTOS, a farra está rolando com o meu e o teu dinheiro. Conversa e entrevistas os caras podem "esquecer" ou "corrigir", contrato pode receber "adendo", além das famigeradas "letras minúsculas" que já deve ter. Assim, ou vejo ou não acredito.
Fé só em Deus.
![Wink :wink:](./images/smilies/icon_wink.gif)
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18125
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceram: 2250 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Claro que tem direito para desconfiar. Aliás é um fórum debates.
Se observar, Túlio, os protótipos 39-7, 39-8, 39-9 e 39-10 suecos não são completos. Eles realizam testes diferentes. O 39-10 é o sueco mais completo, mas o nosso caça tem especificidades.
![Imagem](https://i.postimg.cc/pLRjssNb/Programa-de-Testes-do-Gripen-E.jpg)
Uma parte das especificações da FAB foram adotadas pela Suécia posteriormente, mas a reportagem ainda é válida:
20/11/2014 05h38 - Atualizado em 21/11/2014 13h42
Conheça a 'versão personalizada' do caça sueco que o Brasil comprou
http://g1.globo.com/politica/noticia/20 ... mprou.html
Se observar, Túlio, os protótipos 39-7, 39-8, 39-9 e 39-10 suecos não são completos. Eles realizam testes diferentes. O 39-10 é o sueco mais completo, mas o nosso caça tem especificidades.
![Imagem](https://i.postimg.cc/pLRjssNb/Programa-de-Testes-do-Gripen-E.jpg)
Uma parte das especificações da FAB foram adotadas pela Suécia posteriormente, mas a reportagem ainda é válida:
20/11/2014 05h38 - Atualizado em 21/11/2014 13h42
Conheça a 'versão personalizada' do caça sueco que o Brasil comprou
http://g1.globo.com/politica/noticia/20 ... mprou.html
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 60728
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceram: 6392 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
É este o meu ponto: se não está aí não existe! Já o usei com o M198 (Howitzer, grande pena não ter vindo), o SNA e muito mais coisa. E, do mesmo modo, deixei aberta a possibilidade de me retratar, como fiz após postar montes de barbaridades sobre o mesmo Gripen nos tempos do FX-2, ou esqueceste? Meu lance era FLANKER e depois (passou rápido, ao ver que estavam misturando caça com IDEOLOGICE) Rafale; tomei inicialmente o Gripen (após a decisão da então PR) como uma espécie de prêmio de consolação, um LO à espera de um HI e, com TUA ajuda (tks again), comecei a ver que ele não precisava disso, no máximo algum tipo de Loyal Wingman da vida.
"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18125
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceram: 2250 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pesquise no site da SAAB Brasil.
A mais recente brochura da parceria conosco (de 2020), pág 12:
![Imagem](https://i.postimg.cc/NM0GFPyt/Sem-t-tulo.png)
https://www.saab.com/globalassets/marke ... ochura.pdf
A mais recente brochura da parceria conosco (de 2020), pág 12:
![Imagem](https://i.postimg.cc/NM0GFPyt/Sem-t-tulo.png)
https://www.saab.com/globalassets/marke ... ochura.pdf
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18125
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceram: 2250 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Segue uma das referências da contemporaneidade da brochura, pág. 10:
![Imagem](https://i.postimg.cc/bYZj2NHy/Sem-t-tulo.png)
![Imagem](https://i.postimg.cc/bYZj2NHy/Sem-t-tulo.png)
- jambockrs
- Sênior
- Mensagens: 2617
- Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
- Localização: Porto Alegre/RS
- Agradeceram: 180 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Meus prezados
Brasileiros e suecos avançam na integração de sistemas de navegação do Gripen
![Imagem](https://d1a5vuhmdbnak9.cloudfront.net/defesanet/site/upload/news_image/2021/08/52455_resize_620_380_true_false_null.jpg)
VOR é um equipamento capaz de medir o rumo da aeronave ao transmissor de solo e sua integração ainda será concluída Três engenheiros brasileiros de sistemas e software da Embraer para o Gripen E/F avançam na integração do VOR (do inglês, VHF Omnidirecional Range Equipment) e do TACAN/DME (do inglês, Tactical Air Navigation/Distance Measuring Equipment), recurso exclusivo do F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira. O trabalho acontece no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (do inglês, Gripen Design and Development Network - GDDN), que fica nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. Esse é um importante hub de transferência de tecnologia do Programa Gripen.
O VOR é um equipamento capaz de medir o rumo da aeronave ao transmissor de solo e sua integração será concluída ainda em 2021. Já o TACAN/DME mede a distância e o rumo da aeronave a um transmissor de solo ou aerotransportado, e cuja integração deve ser finalizada até o final de 2023. O projeto é desenvolvido com supervisão da área de Dados de Voo e Navegação da SAAB, na Suécia. Em reuniões semanais, o time sueco consegue acompanhar os avanços feitos no País, da mesma forma que os brasileiros têm acesso a todas as informações necessárias com computadores integrados com a SAAB em Linköping.
"Os engenheiros brasileiros da Embraer possuem conhecimento avançado no desenvolvimento de software crítico de voo e segurança. Nós mandamos para eles informações sobre o funcionamento do equipamento, para que possam desenvolver o conceito e testar no S-Rig, o primeiro simulador de desenvolvimento do Gripen fora de Linköping. Feito isso, realizamos uma reunião para que possamos avaliar se o trabalho está conforme os requisitos para operação. A experiência dos engenheiros brasileiros no desenvolvimento de softwares críticos para a segurança é uma grande vantagem, pois é difícil encontrar engenheiros com esse tipo de experiência na Suécia", comentou Andreas Bergström, head de dados e navegação de voo E/F na SAAB.
Antes da prática, os engenheiros brasileiros fizeram um treinamento on-the-job na SAAB, em 2018. Esse esforço conjunto faz parte do programa de transferência de tecnologia que visa proporcionar o conhecimento prático necessário para a execução dessas mesmas tarefas no Brasil, fora de um ambiente de treinamento e formação, nos chamados pacotes de trabalho. Ao todo, são mais de 50 destes pacotes, que envolvem áreas de sistemas, estrutura, software e avionicos, por exemplo.
"O processo de transferência de tecnologia começa com a parte teórica. Depois, no on-the-job training, os brasileiros são treinados em atividades com a observação e o acompanhamento de um mentor sueco da SAAB. A partir do momento que o treinamento prático termina, o processo passa para os pacotes de trabalho, e é nesse momento que a gente vê os benefícios da transferência de tecnologia. Hoje, esses profissionais participam ativamente no desenvolvimento da aeronave no GDDN", explicou o Coronel Leite, gerente do Programa FX-2 na Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).
Ao retornarem ao Brasil, os engenheiros de sistemas e software começaram a trabalhar no GDDN em 2019. Até o final de 2020, o time brasileiro trabalhou com a integração do sistema RALT (Radar Altimeter Equipment), um radar que mede a distância da aeronave ao solo, auxiliando na determinação de altitude. Essa parte do pacote de trabalho foi concluída e entregue para posterior avaliação de teste de voo, no final de 2020.
"Quando o projeto de desenvolvimento termina e passa pelas simulações no S-Rig, o sistema passa a ser testado na aeronave. A equipe brasileira então passou o RALT para o departamento de ensaios em voo (do inglês, Flight Test Department), para ver como o equipamento se comporta em ação", contou Bergström.
Fonte: Defesanet 25 ago 2021
Brasileiros e suecos avançam na integração de sistemas de navegação do Gripen
![Imagem](https://d1a5vuhmdbnak9.cloudfront.net/defesanet/site/upload/news_image/2021/08/52455_resize_620_380_true_false_null.jpg)
VOR é um equipamento capaz de medir o rumo da aeronave ao transmissor de solo e sua integração ainda será concluída Três engenheiros brasileiros de sistemas e software da Embraer para o Gripen E/F avançam na integração do VOR (do inglês, VHF Omnidirecional Range Equipment) e do TACAN/DME (do inglês, Tactical Air Navigation/Distance Measuring Equipment), recurso exclusivo do F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira. O trabalho acontece no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (do inglês, Gripen Design and Development Network - GDDN), que fica nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. Esse é um importante hub de transferência de tecnologia do Programa Gripen.
O VOR é um equipamento capaz de medir o rumo da aeronave ao transmissor de solo e sua integração será concluída ainda em 2021. Já o TACAN/DME mede a distância e o rumo da aeronave a um transmissor de solo ou aerotransportado, e cuja integração deve ser finalizada até o final de 2023. O projeto é desenvolvido com supervisão da área de Dados de Voo e Navegação da SAAB, na Suécia. Em reuniões semanais, o time sueco consegue acompanhar os avanços feitos no País, da mesma forma que os brasileiros têm acesso a todas as informações necessárias com computadores integrados com a SAAB em Linköping.
"Os engenheiros brasileiros da Embraer possuem conhecimento avançado no desenvolvimento de software crítico de voo e segurança. Nós mandamos para eles informações sobre o funcionamento do equipamento, para que possam desenvolver o conceito e testar no S-Rig, o primeiro simulador de desenvolvimento do Gripen fora de Linköping. Feito isso, realizamos uma reunião para que possamos avaliar se o trabalho está conforme os requisitos para operação. A experiência dos engenheiros brasileiros no desenvolvimento de softwares críticos para a segurança é uma grande vantagem, pois é difícil encontrar engenheiros com esse tipo de experiência na Suécia", comentou Andreas Bergström, head de dados e navegação de voo E/F na SAAB.
Antes da prática, os engenheiros brasileiros fizeram um treinamento on-the-job na SAAB, em 2018. Esse esforço conjunto faz parte do programa de transferência de tecnologia que visa proporcionar o conhecimento prático necessário para a execução dessas mesmas tarefas no Brasil, fora de um ambiente de treinamento e formação, nos chamados pacotes de trabalho. Ao todo, são mais de 50 destes pacotes, que envolvem áreas de sistemas, estrutura, software e avionicos, por exemplo.
"O processo de transferência de tecnologia começa com a parte teórica. Depois, no on-the-job training, os brasileiros são treinados em atividades com a observação e o acompanhamento de um mentor sueco da SAAB. A partir do momento que o treinamento prático termina, o processo passa para os pacotes de trabalho, e é nesse momento que a gente vê os benefícios da transferência de tecnologia. Hoje, esses profissionais participam ativamente no desenvolvimento da aeronave no GDDN", explicou o Coronel Leite, gerente do Programa FX-2 na Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).
Ao retornarem ao Brasil, os engenheiros de sistemas e software começaram a trabalhar no GDDN em 2019. Até o final de 2020, o time brasileiro trabalhou com a integração do sistema RALT (Radar Altimeter Equipment), um radar que mede a distância da aeronave ao solo, auxiliando na determinação de altitude. Essa parte do pacote de trabalho foi concluída e entregue para posterior avaliação de teste de voo, no final de 2020.
"Quando o projeto de desenvolvimento termina e passa pelas simulações no S-Rig, o sistema passa a ser testado na aeronave. A equipe brasileira então passou o RALT para o departamento de ensaios em voo (do inglês, Flight Test Department), para ver como o equipamento se comporta em ação", contou Bergström.
Fonte: Defesanet 25 ago 2021
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36594
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3160 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Melhor do que isso não tem. Aprendizado on the job. O caça sueco com certeza foi a melhor escolha da FAB no último meio século em termos de equipamento desde os Mirage III.
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18125
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceram: 2250 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O piloto destacou que o "E" é mais manobrável e com maior capacidade de aceleração:
https://www.cavok.com.br/gripen-e-e-a-p ... -finlandia
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4850
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceram: 645 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Abraços,FAB indica Comandante do primeiro Esquadrão de Gripen
Gustavo de Oliveira Pascotto é um nome que estará escrito na história do F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira. Em 19 de novembro de 2014 ele se tornou um dos dois primeiros brasileiros a voarem em um Gripen, da versão JAS-39D. Agora, o oficial aviador foi indicado para assumir o Comando do 1º Grupo de Defesa Aérea, sediado em Anápolis (GO), que deve se tornar a primeira unidade operacional de caças F-39 em solo brasileiro.
https://www.edrotacultural.com.br/fab-i ... de-gripen/
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- Aim For The Top
- Avançado
- Mensagens: 497
- Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
- Agradeceram: 334 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Os primeiros dois, dos quatro gripens que vão chegar esse ano, virão de navio e chegarão no final de novembro.
https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... -e-da-saab
https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... -e-da-saab
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18125
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceram: 2250 vezes