TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Viktor Reznov
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83701 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Ago 21, 2021 11:11 pm

Túlio escreveu: Sáb Ago 21, 2021 10:27 pm
FIGHTERCOM escreveu: Sáb Ago 21, 2021 11:33 am
Confesso que acho o Gripen E lindão! Mas só tem um detalhe que ainda não aceitei muito bem. Eu gostava mais daquele trem de pouso dianteiro com duas rodinhas:

https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2017/05/Gripen-E.jpg

Mas enfim, não se pode ter tudo nessa vida! Toca o barco...

Abraços,

Wesley

Nem aí pra roda, Gripen Sueco com IRST, já brazuca até agora necas... :evil:
Pois é. Eu estou com um mau pressentimento esse primeiro Gripen E ter vindo pra cá sem IRST.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83702 Mensagem por gabriel219 » Dom Ago 22, 2021 10:04 am

O IRST está no contrato, não? Se sim, qual a dúvida?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83703 Mensagem por SantaCatarinaBR » Dom Ago 22, 2021 11:44 am

Qual o papel da Embraer no programa Gripen NG?
Neste vídeo o presidente da Embraer Defesa e Segurança explica a função da empresa no projeto do caça e na absorção da tecnologia.
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SCBR - DEFESA NACIONAL Reportagens, vídeos e notícias sobre as Forças Armadas do Brasil e sua Base Industria de Defesa.
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Canal no Youtube: https://www.youtube.com/c/SCBRDefesaNacional
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83704 Mensagem por knigh7 » Dom Ago 22, 2021 11:56 am

A FAB descreveu várias vezes o IRST no Gripen. Estão procurando pelo em ovo ao não vê-lo no protótipo brasileiro. O FOC da configuração ar-ar ocorrerá somente em 2024.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83705 Mensagem por Túlio » Dom Ago 22, 2021 12:54 pm

knigh7 escreveu: Dom Ago 22, 2021 11:56 am A FAB descreveu várias vezes o IRST no Gripen. Estão procurando pelo em ovo ao não vê-lo no protótipo brasileiro. O FOC da configuração ar-ar ocorrerá somente em 2024.
Mas aí é que está, o PROTÓTIPO, que eu saiba, fará parte da frota operacional da FAB algum dia e necas até agora; temos todo o direito do mundo de desconfiar, pois o nosso NÃO TEM e por acaso muitos de nós sabemos que aqui é Brasil, não Suécia; a chance é os que dizem que chegarão este ano virem com o sensor masss....E SE NÃO VIEREM? Protótipos também? Claro, conheço - TU MOSTRASTE E EXPLICASTE COM IMAGENS E DETALHES (e sabes que presto atenção aos teus posts técnicos, são excelentes; a coisa só desanda quando te metes com política :roll: ) - as peculiaridades do cronograma, cada um tem suas funções e o nosso, p ex, e se é que não mudou nada, recordo teres dito que era o primeiro com WAD operacional e Link BR2.

E nem estou chorando por IRST, o buraco é mais embaixo: se vierem sem ele, o que mais terá sido omitido/abandonado? Lembres, estamos num País onde um Cargo de última geração foi desenvolvido e encomendado, dae recentemente as encomendas (ainda considero isso apenas como ameaça, não FATO) foram reduzidas, mesmo tendo que pagar multa. Se fazem isso com o que é NACIONAL...

Mas tudo bem, basta os seguintes chegarem com o equipamento ou, vai saber quando, começarem a instalar na frota inteira e eu calo a boca e até retiro o que disse. Lembrar, posso e devo apontar o que me parece errado porque, do mesmo modo que tu, sou um PAGADOR DE IMPOSTOS, a farra está rolando com o meu e o teu dinheiro. Conversa e entrevistas os caras podem "esquecer" ou "corrigir", contrato pode receber "adendo", além das famigeradas "letras minúsculas" que já deve ter. Assim, ou vejo ou não acredito.

Fé só em Deus. :wink: 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83706 Mensagem por knigh7 » Dom Ago 22, 2021 1:01 pm

Claro que tem direito para desconfiar. Aliás é um fórum debates.

Se observar, Túlio, os protótipos 39-7, 39-8, 39-9 e 39-10 suecos não são completos. Eles realizam testes diferentes. O 39-10 é o sueco mais completo, mas o nosso caça tem especificidades.
Imagem

Uma parte das especificações da FAB foram adotadas pela Suécia posteriormente, mas a reportagem ainda é válida:


20/11/2014 05h38 - Atualizado em 21/11/2014 13h42

Conheça a 'versão personalizada' do caça sueco que o Brasil comprou

http://g1.globo.com/politica/noticia/20 ... mprou.html




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83707 Mensagem por Túlio » Dom Ago 22, 2021 2:47 pm

É este o meu ponto: se não está aí não existe! Já o usei com o M198 (Howitzer, grande pena não ter vindo), o SNA e muito mais coisa. E, do mesmo modo, deixei aberta a possibilidade de me retratar, como fiz após postar montes de barbaridades sobre o mesmo Gripen nos tempos do FX-2, ou esqueceste? Meu lance era FLANKER e depois (passou rápido, ao ver que estavam misturando caça com IDEOLOGICE) Rafale; tomei inicialmente o Gripen (após a decisão da então PR) como uma espécie de prêmio de consolação, um LO à espera de um HI e, com TUA ajuda (tks again), comecei a ver que ele não precisava disso, no máximo algum tipo de Loyal Wingman da vida.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83708 Mensagem por knigh7 » Dom Ago 22, 2021 3:39 pm

Pesquise no site da SAAB Brasil.
A mais recente brochura da parceria conosco (de 2020), pág 12:

Imagem

https://www.saab.com/globalassets/marke ... ochura.pdf




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83709 Mensagem por knigh7 » Seg Ago 23, 2021 11:58 am

Segue uma das referências da contemporaneidade da brochura, pág. 10:

Imagem




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83710 Mensagem por jambockrs » Qua Ago 25, 2021 2:21 pm

Meus prezados
Brasileiros e suecos avançam na integração de sistemas de navegação do Gripen
Imagem
VOR é um equipamento capaz de medir o rumo da aeronave ao transmissor de solo e sua integração ainda será concluída Três engenheiros brasileiros de sistemas e software da Embraer para o Gripen E/F avançam na integração do VOR (do inglês, VHF Omnidirecional Range Equipment) e do TACAN/DME (do inglês, Tactical Air Navigation/Distance Measuring Equipment), recurso exclusivo do F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira. O trabalho acontece no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (do inglês, Gripen Design and Development Network - GDDN), que fica nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. Esse é um importante hub de transferência de tecnologia do Programa Gripen.
O VOR é um equipamento capaz de medir o rumo da aeronave ao transmissor de solo e sua integração será concluída ainda em 2021. Já o TACAN/DME mede a distância e o rumo da aeronave a um transmissor de solo ou aerotransportado, e cuja integração deve ser finalizada até o final de 2023. O projeto é desenvolvido com supervisão da área de Dados de Voo e Navegação da SAAB, na Suécia. Em reuniões semanais, o time sueco consegue acompanhar os avanços feitos no País, da mesma forma que os brasileiros têm acesso a todas as informações necessárias com computadores integrados com a SAAB em Linköping.
"Os engenheiros brasileiros da Embraer possuem conhecimento avançado no desenvolvimento de software crítico de voo e segurança. Nós mandamos para eles informações sobre o funcionamento do equipamento, para que possam desenvolver o conceito e testar no S-Rig, o primeiro simulador de desenvolvimento do Gripen fora de Linköping. Feito isso, realizamos uma reunião para que possamos avaliar se o trabalho está conforme os requisitos para operação. A experiência dos engenheiros brasileiros no desenvolvimento de softwares críticos para a segurança é uma grande vantagem, pois é difícil encontrar engenheiros com esse tipo de experiência na Suécia", comentou Andreas Bergström, head de dados e navegação de voo E/F na SAAB.
Antes da prática, os engenheiros brasileiros fizeram um treinamento on-the-job na SAAB, em 2018. Esse esforço conjunto faz parte do programa de transferência de tecnologia que visa proporcionar o conhecimento prático necessário para a execução dessas mesmas tarefas no Brasil, fora de um ambiente de treinamento e formação, nos chamados pacotes de trabalho. Ao todo, são mais de 50 destes pacotes, que envolvem áreas de sistemas, estrutura, software e avionicos, por exemplo.
"O processo de transferência de tecnologia começa com a parte teórica. Depois, no on-the-job training, os brasileiros são treinados em atividades com a observação e o acompanhamento de um mentor sueco da SAAB. A partir do momento que o treinamento prático termina, o processo passa para os pacotes de trabalho, e é nesse momento que a gente vê os benefícios da transferência de tecnologia. Hoje, esses profissionais participam ativamente no desenvolvimento da aeronave no GDDN", explicou o Coronel Leite, gerente do Programa FX-2 na Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).
Ao retornarem ao Brasil, os engenheiros de sistemas e software começaram a trabalhar no GDDN em 2019. Até o final de 2020, o time brasileiro trabalhou com a integração do sistema RALT (Radar Altimeter Equipment), um radar que mede a distância da aeronave ao solo, auxiliando na determinação de altitude. Essa parte do pacote de trabalho foi concluída e entregue para posterior avaliação de teste de voo, no final de 2020.
"Quando o projeto de desenvolvimento termina e passa pelas simulações no S-Rig, o sistema passa a ser testado na aeronave. A equipe brasileira então passou o RALT para o departamento de ensaios em voo (do inglês, Flight Test Department), para ver como o equipamento se comporta em ação", contou Bergström.
Fonte: Defesanet 25 ago 2021




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83711 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 25, 2021 5:06 pm

Melhor do que isso não tem. Aprendizado on the job. O caça sueco com certeza foi a melhor escolha da FAB no último meio século em termos de equipamento desde os Mirage III.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83712 Mensagem por knigh7 » Sex Set 03, 2021 11:16 pm



O piloto destacou que o "E" é mais manobrável e com maior capacidade de aceleração:

https://www.cavok.com.br/gripen-e-e-a-p ... -finlandia




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83713 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Set 07, 2021 1:14 pm

FAB indica Comandante do primeiro Esquadrão de Gripen

https://www.edrotacultural.com.br/wp-content/uploads/2021/09/F-39E-Brasil.jpg
Gustavo de Oliveira Pascotto é um nome que estará escrito na história do F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira. Em 19 de novembro de 2014 ele se tornou um dos dois primeiros brasileiros a voarem em um Gripen, da versão JAS-39D. Agora, o oficial aviador foi indicado para assumir o Comando do 1º Grupo de Defesa Aérea, sediado em Anápolis (GO), que deve se tornar a primeira unidade operacional de caças F-39 em solo brasileiro.

https://www.edrotacultural.com.br/fab-i ... de-gripen/
Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83714 Mensagem por Aim For The Top » Qui Set 16, 2021 10:09 am

Os primeiros dois, dos quatro gripens que vão chegar esse ano, virão de navio e chegarão no final de novembro.

https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... -e-da-saab




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83715 Mensagem por knigh7 » Qui Set 16, 2021 12:23 pm





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