Geopolítica Brasileira

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
prometheus
Avançado
Avançado
Mensagens: 524
Registrado em: Sáb Jul 04, 2020 11:07 am
Agradeceram: 71 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#2101 Mensagem por prometheus » Ter Fev 09, 2021 8:59 pm

gabriel219 escreveu: Seg Fev 08, 2021 1:09 am Sugestão de "CPI da Amazônia", Dossiê contra o Brasil e narrativas, por ai vai.

Pra os "nojinhos", desenvolver uma arma nuclear nos causaria problemas e sanções, mas olhem só, teremos problemas e sanções, sem ter nenhuma arma nuclear. Mas que incrível, não?

Já já vem algum débil mental dizer que "só querem preservar a Amazônia, é culpa do Boçonário que não protege".
Sim, me faz lembrar o caso de "investidores" que o Brasil busca mesmo sabendo que muitos desses só querem ser, na realidade, agiotas de países pobres (ou emergentes c cara de indigentes, o que n faz diferença)......


Se for desenvolver uma arma nuclear (não discuto o mérito, não é minha função), é melhor haver só um plano de contingencia para amortizar possíveis sanções com algo (barganha, aliados, dinheiro, reservas etc, tudo que possa nos favorecer eventualmente como contramedida). Só isso. Mas creio que certamente já preveriam isso, e não podem citar quais seriam essas contramedidas tb porque isso poderia nos gerar prejuízos.

Mas sim, alguns interesses não são abertamente declarados, embora saibamos quais sejam... Uma arma nuclear não seria de todo ruim, até porque, se assim pendurar essa nossa política e até mesmo mentalidade popular construída e fomentada, perderemos a Amazônia eventualmente... seja como for.

Abs




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13619
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2333 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#2102 Mensagem por gabriel219 » Ter Fev 09, 2021 9:16 pm

prometheus escreveu: Ter Fev 09, 2021 8:59 pm
gabriel219 escreveu: Seg Fev 08, 2021 1:09 am Sugestão de "CPI da Amazônia", Dossiê contra o Brasil e narrativas, por ai vai.

Pra os "nojinhos", desenvolver uma arma nuclear nos causaria problemas e sanções, mas olhem só, teremos problemas e sanções, sem ter nenhuma arma nuclear. Mas que incrível, não?

Já já vem algum débil mental dizer que "só querem preservar a Amazônia, é culpa do Boçonário que não protege".
Sim, me faz lembrar o caso de "investidores" que o Brasil busca mesmo sabendo que muitos desses só querem ser, na realidade, agiotas de países pobres (ou emergentes c cara de indigentes, o que n faz diferença)......


Se for desenvolver uma arma nuclear (não discuto o mérito, não é minha função), é melhor haver só um plano de contingencia para amortizar possíveis sanções com algo (barganha, aliados, dinheiro, reservas etc, tudo que possa nos favorecer eventualmente como contramedida). Só isso. Mas creio que certamente já preveriam isso, e não podem citar quais seriam essas contramedidas tb porque isso poderia nos gerar prejuízos.

Mas sim, alguns interesses não são abertamente declarados, embora saibamos quais sejam... Uma arma nuclear não seria de todo ruim, até porque, se assim pendurar essa nossa política e até mesmo mentalidade popular construída e fomentada, perderemos a Amazônia eventualmente... seja como for.

Abs
Sanção vai vir, com ou sem programa de armas nucleares. A essa altura, só algum dislexo não enxerga isso.




Avatar do usuário
prometheus
Avançado
Avançado
Mensagens: 524
Registrado em: Sáb Jul 04, 2020 11:07 am
Agradeceram: 71 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#2103 Mensagem por prometheus » Ter Fev 09, 2021 10:43 pm

gabriel219 escreveu: Ter Fev 09, 2021 9:16 pm

Sanção vai vir, com ou sem programa de armas nucleares. A essa altura, só algum dislexo não enxerga isso.
Como assim sem armas nucleares? Você diz que as sanções que sofreríamos sem as armas nucleares seriam as mesmas das com no caso? a que tipo de sanção voce se refere? Sei que já sofremos "embargos" sutis de investimentos não feitos, ou malfeitos, aqui porque não querem nos impulsionar mesmo, não têm interesse... Talvez porque justamente manter Amazônia (e aqui me refiro aos vizinhos tb) preservada com os latinos estando dependentes economicamente e subdesenvolvidos é mais estratégico, a longo prazo, que fortalecê-los. Pelo menos o que alguns imperialistas devam imaginar......

Abs




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13619
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2333 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#2104 Mensagem por gabriel219 » Qua Fev 10, 2021 10:38 am

prometheus escreveu: Ter Fev 09, 2021 10:43 pm
gabriel219 escreveu: Ter Fev 09, 2021 9:16 pm

Sanção vai vir, com ou sem programa de armas nucleares. A essa altura, só algum dislexo não enxerga isso.
Como assim sem armas nucleares? Você diz que as sanções que sofreríamos sem as armas nucleares seriam as mesmas das com no caso? a que tipo de sanção voce se refere? Sei que já sofremos "embargos" sutis de investimentos não feitos, ou malfeitos, aqui porque não querem nos impulsionar mesmo, não têm interesse... Talvez porque justamente manter Amazônia (e aqui me refiro aos vizinhos tb) preservada com os latinos estando dependentes economicamente e subdesenvolvidos é mais estratégico, a longo prazo, que fortalecê-los. Pelo menos o que alguns imperialistas devam imaginar......

Abs
Não haverão embargos de investimentos, até porque isso seria jogar o Brasil pro colo da China, fora que atrapalharia uma grande parte do empresariado americano e europeu, que são boa parte dos investidores de fora. A questão mesmo são embargos e sanções quanto a exportação, principalmente o Agronegócio. A UE tenta de toda forma achar uma brecha pra poder embargar o maior concorrente deles, que não conseguem enfrentar na seara da qualidade e agora é construída uma narrativa acerca da Amazônia.

Veja aquele merda do MARICON em falar que o Agronegócio Brasileiro, especialmente a Soja, é responsável por desmatar a Amazônia. Daqui a pouco será o gado, café e entre outros. No EUA temos um INEPTO gado da Vice Presidente, que parece ter problemas dissociativos, que invertem a realidade e agora já existe um pedido de um de seus maiores conselheiros para instaurar uma CPI contra o Brasil no Congresso Americano.

A questão agora não é se vai haver represália contra o Brasil, mas QUANDO ocorrerá. Eu prefiro mil vezes que tenhamos a represália devido a um Programa Nuclear do que sobre fantasias de salvar unicórnio e girafa da Amazônia, sendo que esses mesmos estão cagando para Amazônia, querem é o subsolo e a biodiversidade. Isso é um fato, tem que ser muito idiota ou canalha pra falar que alguém de lá está preocupado verdadeiramente com preservação. Não existe nenhum país que chegue perto do Brasil, até Continentes inteiros, que preserve tanto quanto nós, mas isso não significa que não temos que melhorar.

Porém quanto a essas sanções, eles possuem um problema: hoje o Brasil é praticamente responsável, diretamente e indiretamente, pela segurança alimentar da China. Criar embargos quanto ao Agronegócio Brasileiro ou tentar até impedir sua exportação, pode deixar a China com fome e eles não tem mais a quem recorrer. Qual será a reação da China?

Na próxima década, teremos ao menos mais um novo membro do clube nuclear, sendo ele o Irã. Puxando logo em seguida Arábia Saudita e muito provavelmente Turquia, já existindo movimentos na Coréia do Sul e no Japão. No primeiro caso, não há mais como impedir que o Irã tenha armas nucleares, com escrita do Obama e assinatura do Biden, Europeus como testemunhas. Arábia Saudita muito provavelmente recorrerá a Israel ou tentará seu programa sozinho, Turquia imediatamente logo ai.

Será que vai haver sanções pra todo mundo?

É a chance que o Brasil nunca mais vai ter e se ficar com nojinho...




Avatar do usuário
prometheus
Avançado
Avançado
Mensagens: 524
Registrado em: Sáb Jul 04, 2020 11:07 am
Agradeceram: 71 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#2105 Mensagem por prometheus » Qua Mar 24, 2021 7:31 am

Amigos, estou definitivamente preocupado com a atual situação do nosso país. Todos aqui já devem saber... Ele está sendo dividido de forma proposital c vistas, talvez até, a conflagrar movimentos separatistas. E pelo que percebo as superpotências estão afeitas para tal empreendimento. Possivelmente as lealdades estão sendo desvirtuadas com essa finalidade. A mim me preocupa muito isso... Algo precisa ser feito, e urgente. Os militares já estão cientes, certo?

Pois bem, não me estenderei muito por aqui...

Abs!




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7527
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 991 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#2106 Mensagem por J.Ricardo » Seg Jul 19, 2021 9:58 am

Mas se a régua do Brasil for só os vizinhos, acaba com as forças armadas e transforma tudo em guarda civil...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36766
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3165 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#2107 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 19, 2021 7:22 pm

J.Ricardo escreveu: Seg Jul 19, 2021 9:58 am Mas se a régua do Brasil for só os vizinhos, acaba com as forças armadas e transforma tudo em guarda civil...
Este ainda é o interesse velado de muitos aqui dentro... e lá fora. :?




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60796
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6410 vezes
Contato:

Re: Geopolítica Brasileira

#2108 Mensagem por Túlio » Seg Jul 19, 2021 8:48 pm

FCarvalho escreveu: Seg Jul 19, 2021 7:22 pm
J.Ricardo escreveu: Seg Jul 19, 2021 9:58 am Mas se a régua do Brasil for só os vizinhos, acaba com as forças armadas e transforma tudo em guarda civil...
Este ainda é o interesse velado de muitos aqui dentro... e lá fora. :?
Senhores, não é nada simples, IMHO: sabem aquelas pesquisas que botam as FFAA no topo da confiança e admiração de todo mundo? Não sei VOSMEÇÊS mas no mundo em que eu vivo, a qualquer dia que perguntar pelo EB ou qualquer outra Força o que mais escuto (e já faz décadas) é tipo "um bando de vagabundo coçando o saco às nossas custas". E quando digo "escuto" me refiro a pessoalmente, não na web.

Isso me leva a pensar que só pesquisam em Portões Abertos e em casos de calamidades (tipo enchentes aqui no Sul), que é quando as pessoas veem as FFAA fazendo algo que lhes interessa. Quantos % de Brasileiros acham que é muito ruim perder a Amazônia para estrangeiros ou alguma tribo que inventaram faz poucos anos? Experimentem perguntar na rua. Quantos % acreditam que os EUA formariam ou poderiam formar uma coalizão com a UE (ou que sequer saibam que existe UE) para fazer algo assim? Mas especialmente, quantos acham que seria uma boa um governo (qualquer um) dizer "tigrada, vamos ter que reduzir 'programas sociais' pra comprar míssil, canhão, caça"?

Então para mim podem fazer END, Livro Branco, PAEMB e o que mais quiserem, enquanto não levarmos uma boa sova de alguém grande mas GRANDE MESMO e todo mundo aqui descobrir o merdão que é perder uma guerra em casa e as consequentes desgraças que isso traz podem esquecer, não rola, vai ser o de sempre, compra uma coisinha aqui, outra ali (sempre que possível de segunda mão) e vai se contentando em deixar a vizinhança de bola baixa e "insurgentes internos" com o cu na mão, porque para muito mais que isso não dá nem vai dar tão cedo, e em Sete de Setembro do ano que vem a História disso completa dois séculos.

É o que penso. 8-]




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36766
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3165 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#2109 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 20, 2021 11:31 am

Não posso deixar de concordar contigo. Esta é a nossa realidade. Mas parte desta visão também é responsabilidade das próprias forças, principalmente o EB, que é mais visualizado, por continuamente difundirem propagandas tipo "braço forte, mão amiga". Mas isso é uma cultura interna das nossas forças militares desde há muito tempo. E não seria fácil remover isso. Há todo um histórico sócio-humanitário das ações militares Brasil afora. Isto está tão internalizado neles que guerra acaba sendo apenas um "efeito colateral" do trabalho. Ninguém acredita nisso no Brasil, a começar pelos próprios militares.

Mas eu duvido que qualquer sova que nós levemos ainda que aqui em casa sirva como lição para qualquer coisa, visto os regionalismos e bairrismos históricos que temos por aqui. O patriotismo do brasileiro só vai até onde a vista alcança. Além disso, só diz respeito à férias.

Enfim, pouco importa para as elites políticas, sociais e econômicas que a Amazônia vire um conservatório internacional da biodiversidade sob julgo estrangeiro. Se isto for o preço a pagar para manter a "paz" do resto das cidades, Estados e regiões do país, pouco importa com quem ela fique. Miami ainda fica mais perto do que Manaus. E o populacho via de regra anda no mesmo passo das suas elites, apesar das críticas e disputas costumeiras.

Bem, não temos conflitos por aqui que justifiquem ou expliquem a necessidade de ffaa's, então guerra é algo tão surreal quanto a necessidade de vacinação todos os anos contra as dezenas de doenças endêmicas que temos por aqui mas que todo mundo acha que só pega nos outros ou que é "coisa do governo para ver a nossa bunda".

A nossa paz custa caro, muito caro. Mas ninguém liga para isso. E guerras só são percebidas como um mal quando a desgraça bate a nossa porta. Fazer o que se brasileiro só fecha a porta da frente de casa depois que é assaltado.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60796
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6410 vezes
Contato:

Re: Geopolítica Brasileira

#2110 Mensagem por Túlio » Ter Jul 20, 2021 1:03 pm

FCarvalho escreveu: Ter Jul 20, 2021 11:31 am Não posso deixar de concordar contigo. Esta é a nossa realidade. Mas parte desta visão também é responsabilidade das próprias forças, principalmente o EB, que é mais visualizado, por continuamente difundirem propagandas tipo "braço forte, mão amiga". Mas isso é uma cultura interna das nossas forças militares desde há muito tempo. E não seria fácil remover isso. Há todo um histórico sócio-humanitário das ações militares Brasil afora. Isto está tão internalizado neles que guerra acaba sendo apenas um "efeito colateral" do trabalho. Ninguém acredita nisso no Brasil, a começar pelos próprios militares.

Mas eu duvido que qualquer sova que nós levemos ainda que aqui em casa sirva como lição para qualquer coisa, visto os regionalismos e bairrismos históricos que temos por aqui. O patriotismo do brasileiro só vai até onde a vista alcança. Além disso, só diz respeito à férias.

Enfim, pouco importa para as elites políticas, sociais e econômicas que a Amazônia vire um conservatório internacional da biodiversidade sob julgo estrangeiro. Se isto for o preço a pagar para manter a "paz" do resto das cidades, Estados e regiões do país, pouco importa com quem ela fique. Miami ainda fica mais perto do que Manaus. E o populacho via de regra anda no mesmo passo das suas elites, apesar das críticas e disputas costumeiras.

Bem, não temos conflitos por aqui que justifiquem ou expliquem a necessidade de ffaa's, então guerra é algo tão surreal quanto a necessidade de vacinação todos os anos contra as dezenas de doenças endêmicas que temos por aqui mas que todo mundo acha que só pega nos outros ou que é "coisa do governo para ver a nossa bunda".

A nossa paz custa caro, muito caro. Mas ninguém liga para isso. E guerras só são percebidas como um mal quando a desgraça bate a nossa porta. Fazer o que se brasileiro só fecha a porta da frente de casa depois que é assaltado.
No geral, vejo que me entendeste e não me é difícil concordar com tua resposta (o que não quer dizer nada, não és obrigado a postar o que me agrade e bem ripostado eu debato até o inferno congelar :mrgreen: ) mas discordo do ponto que destaquei: perder uma guerra EM CASA (tipo nos amputarem a Amazônia) é uma coisa, FORA DE CASA (como foi com a Argentina nas Malvinas) é bem outra; neste caso é algo que nunca realmente tiveram, apenas reivindicavam e com razão mas sequer sabiam o que poderiam ganhar com isso. Já no nosso nem falo em o Brasil passar a ser o 8º maior País do mundo em vez de 5º mas de implicações que as pessoas nem percebem mas, quando o fizerem, verão a josta que é deixar Defesa entre as últimas prioridades (se é que é prioridade para alguém mais do que uns geeks do tema como nós e a parte dos militares que não está lá só pela grana, estabilidade e carreira).

Não seria (como os poucos que já me responderam sobre isso, geralmente em charla de boteco, ou o que achas que vim fazer no DB? Se eu tivesse em torno de mim um número suficiente de pessoas que entendem do tema e gostam dele a ponto de debatê-lo, nem frequentaria Fórum de internet) tipo perder de 7 x 1 pra Alemanha (e um banho de bola ainda por cima), uma tragédia quando aconteceu mas do outro dia o pessoal já tinha que correr atrás da vida, então a raiva e a tristeza foram esmaecendo e hoje é apenas piada. Não, falo de que não se pode ocupar o maior e menos povoado pedaço de um País esperando que o outro, cheio de gente e indústrias que podem proporcionar um fenomenal rearmamento e voltar pro segundo tempo pingando sangue do zóio e querendo vingança. Necas, tem que seguidamente criar problemas para distrair a tigrada, tipo logo de saída arrasar com as empresas (Embraer, Avibrás, Imbel, Taurus, CBC, para falar em umas poucas), muitos laboratórios e institutos de pesquisa e chamar de volta as que nem são daqui, como a automobilística (FIAT IVECO em especial), a Airbus HELIcópteros do BRASil, a AEL/ARES (Elbit), destroçar a infraestrutura (água, energia, saneamento, pontes, comunicações, portos, etc) e, à medida que se chegar a um certo ponto na reconstrução, ir lá e encher tudo de bomba de novo. Suportando todo tipo de carestia e desemprego, a parte "de fora da AMZ" iria descobrir o quanto custa não "gastar" com irrelevâncias como Defesa; já a "de dentro" logo aprenderia, após muitos acenarem com bandeirinhas dos EUA e UE para os "libertadores", como é ruim ser suspeito simplesmente por ser "diferente" ou "local", ter costumes e idiomas "estranhos" e "incompreensíveis" e ter que viver da caridade das forças de ocupação e ONGs, que só então mostrariam realmente a que vieram.

PUTZ, todos lemos bastante e assistimos uma porção de filmes e documentários sobre o que e como foi o ataque e a ocupação do Iraque e Afeganistão, e aqui falamos de gente que está sempre em guerra e que pode comprar AK, RPK e RPG até na farmácia, além de estarem acostumados a passar necessidade. Já aqui o calvário seria/será mil vezes pior; mas vai tentar mostrar isso a uns 99% dos nossos compatriotas paisanos e bem mais de metade dos que usam farda e ainda sonham em participar de alguma Coalizão para dar um couro em algum "malvadão" lá do outro lado do mundo, ou por que achas que há tanta resistência a a acordos militares e aceitação de equipamentos bélicos da parte dos "du máu"? Vão rir da tua cara e perguntar o que andaste fumando.

Institucional e culturalmente não sabemos que estamos cada vez mais perto de ser a bola da vez. E BTW eu acabei de fumar um Lucky Stryke (antigo Hollywood). :lol: :lol: :lol: :lol:


PS.: desculpa o textão mas tem vez que me empolgo :oops: .




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36766
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3165 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#2111 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 24, 2021 3:32 pm

Túlio escreveu: Ter Ago 24, 2021 12:35 pm
Penso BEM parecido, e a cagada no Afeganistão deve ter ensinado uma ou duas coisas aos caras: assim como lá deixaram a tigrada agarrada no pincel enquanto tiravam a escada e o resultado foi a nulificação do que fizeram a partir de 2001, aqui vemos os chinas com campo livre no norte (VZ) e já se espichando cada vez mais no sul (AR). Quem está no meio e é o único com tamanho, gente e capacidade de fazer frente?

Diria que não ia me espantar nem um pouco se até mais coisa (muito) boa pode ou poderá estar com sinal verde e FMS ou equivalente para equipamentos novos em folha e muito, muito treinamento conjunto. Bastava el señor Fernández colaborar um pouquinho, tipo acabando de fazer o que está fazendo com o povo dele e alugar uma Base Militar (terra, mar e ar) aos chinas, ao mesmo tempo em que recebe equipamento para suas próprias FFAA, após devidamente EXPURGADAS. ☠ 💀

E só sobra UM com potencial para segurar o rojão. Ah nós com Gripen indo na frente dentro de uma redoma eletrônica e assinalando alvos para F-15EX da FAB, PUTZ!!!
Eu particularmente não me oponho a recebermos e/ou negociarmos equipamentos militares americanos, mas não faria disso uma regra. Até porque sabemos como eles jogam, e por mais que sejamos a bola da vez na América do Sul em termos de "alianças", é bom sermos pragmáticos.
Afinal eles abrem os braços de uma lado, e de outros eles nos dão uma ou mais facadas pelas costas em nossos programas/projetos da área de defesa, CT&I e P&D. Concorrência brasileira nestas áreas para eles não é e nunca foi bem vinda. Desde sempre. Na visão deles o nosso lugar está muito claro, e não é ao lado deles.
Mas podemos tirar proveito disso, se formos suficientemente inteligentes e astutos.
E não, eu não gosto da ideia de um "1o GAVCa 2, a ressureição". Chega dessa história de ficar fazendo papel de capacho para as guerras alheias. Os Gripen E/F, KC-390 e tudo que vem com eles irá nos alçar a um outro patamar no mundo.
E bom usar isso a nosso favor.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60796
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6410 vezes
Contato:

Re: Geopolítica Brasileira

#2112 Mensagem por Túlio » Ter Ago 24, 2021 4:22 pm

FCarvalho escreveu: Ter Ago 24, 2021 3:32 pm

Eu particularmente não me oponho a recebermos e/ou negociarmos equipamentos militares americanos, mas não faria disso uma regra. Até porque sabemos como eles jogam, e por mais que sejamos a bola da vez na América do Sul em termos de "alianças", é bom sermos pragmáticos.
Afinal eles abrem os braços de uma lado, e de outros eles nos dão uma ou mais facadas pelas costas em nossos programas/projetos da área de defesa, CT&I e P&D. Concorrência brasileira nestas áreas para eles não é e nunca foi bem vinda. Desde sempre. Na visão deles o nosso lugar está muito claro, e não é ao lado deles.
Mas podemos tirar proveito disso, se formos suficientemente inteligentes e astutos.
E não, eu não gosto da ideia de um "1o GAVCa 2, a ressureição". Chega dessa história de ficar fazendo papel de capacho para as guerras alheias. Os Gripen E/F, KC-390 e tudo que vem com eles irá nos alçar a um outro patamar no mundo.
E bom usar isso a nosso favor.
Mas em momento algum eu falei sequer em "alianças" ou "alinhamentos automáticos", apenas em BOM SENSO, coisa que parece estar fora de moda atualmente, ou se enche tudo de bordões político-partidários ou preferencialmente de IDEOLOGICES ou nem tem debate. Mas

AQUI NÃO! 🚫 🛑 🚫

Então, retomando o tema do BOM SENSO, é tão difícil assim dar uma olhadinha rápida no mapa do Continente Americano e ver que se trata de duas grandes extremidades (AS/AN) com um istmo (AC) as ligando? E que em cada uma de ambas há uma grande Nação numa posição (territorial, populacional, econômica e militar) dominante em relação às do seu entorno? E que seria desconfortável a qualquer uma das duas ver a outra como AMEAÇA REAL? Pior ainda, cada vez mais ligada a outra ameaças reais que, atualmente, nem têm como ameaçar o território metropolitano da (de longe) mais forte das duas com muita coisa mais do que ICBMs, pois pelo mar haverá sempre uma USN superpoderosa no caminho?

Aí está, não se trata de AINNN MINHA AMADA IDEOLOGICE e sim de Vida Real: depois do baita fiasco no VIETNAMISTÃO (para MING :twisted: ainda mais feio que o de 73) os caras estão meio que encurralados pelo mundo mas ainda pior seria ter apenas um mísero istmo como barreira de contenção ao que mais temem, um ataque terrestre! A simples possibilidade de algo assim já deve tirar o sono de muita gente por lá.

E a gente não vai aproveitar este momento (que vai durar pelo menos até o fim da década) só porque "AINNNN MIMIMI"? POWS!!!




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18191
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2280 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#2113 Mensagem por knigh7 » Ter Ago 24, 2021 4:38 pm

Como se os Governos na AL não se orientassem também por fortes componentes ideológicos... :roll: tanto para a direita quanto para a esquerda.




Editado pela última vez por knigh7 em Ter Ago 24, 2021 4:51 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60796
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6410 vezes
Contato:

Re: Geopolítica Brasileira

#2114 Mensagem por Túlio » Ter Ago 24, 2021 4:51 pm

knigh7 escreveu: Ter Ago 24, 2021 4:38 pm Como se os Governos na AL não se orientassem também por fortes componentes ideológicos... :roll:
Os governos do mundo todo sim, nós não. E vamos parar com a choradeira, já expliquei à exaustão que vai ter PALANQUE SMEoS para todo mundo a partir de 01/01/2022, não antes, OK?

Vamos sossegar.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18191
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2280 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#2115 Mensagem por knigh7 » Ter Ago 24, 2021 4:53 pm

Túlio escreveu: Ter Ago 24, 2021 4:51 pm
knigh7 escreveu: Ter Ago 24, 2021 4:38 pm Como se os Governos na AL não se orientassem também por fortes componentes ideológicos... :roll:
Os governos do mundo todo sim, nós não. E vamos parar com a choradeira, já expliquei à exaustão que vai ter PALANQUE SMEoS para todo mundo a partir de 01/01/2022, não antes, OK?

Vamos sossegar.
e quem está chorando? Vc que fica na tentativa de desqualificar os outros.

Vc quer discutir geopolítica na AL como se ela não se orientasse por ideologia. Está tampando o sol com a peneira.

E para de apagar os posts como se fossem fora do regulamento. Se vc fala besteira, enfrenta.




Responder