Aviação do Exército
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Re: Aviação do Exército
Não é FMS, seria o programa EDA. FMS lida mais com produtos novos, financiados pelo USGov com as empresas. O EDA é o mesmo programa que pegamos os M109A5, M113, M577 e entre outros.
Mas devemos pagar bem menos por qualquer coisa nova e como não iremos produzir algo novo daqui a 15 anos, a priore, é uma compra excelente. É um baita Heli, peca na blindagem mas ainda sim um baita heli.
Mas devemos pagar bem menos por qualquer coisa nova e como não iremos produzir algo novo daqui a 15 anos, a priore, é uma compra excelente. É um baita Heli, peca na blindagem mas ainda sim um baita heli.
- FCarvalho
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Re: Aviação do Exército
A minha única reticência é como justificar o dispêndio de recursos para a Avex nestes helos de ataque no curto prazo quando o EB não consegue verba sequer para meros 16 helos de manobra.gabriel219 escreveu: ↑Sáb Ago 14, 2021 10:42 am Não é FMS, seria o programa EDA. FMS lida mais com produtos novos, financiados pelo USGov com as empresas. O EDA é o mesmo programa que pegamos os M109A5, M113, M577 e entre outros.
Mas devemos pagar bem menos por qualquer coisa nova e como não iremos produzir algo novo daqui a 15 anos, a priore, é uma compra excelente. É um baita Heli, peca na blindagem mas ainda sim um baita heli.
Caiu um Pantera ontem. Agora são 33 apenas. Nada impede que outros venham a se perder mais para frente, pois se voa, pode haver acidentes. É normal. Mas, como sabemos, o EB não irá repor este helo, como não repõs as outras duas células anteriores perdidas. Idem para qualquer vetor da frota. Essa é uma "regra" geral em todas as ffaa''s. Perdeu, já era. Não tem mais. Não há reposição. Diferente do que se vê por aí em quem leva defesa a sério.
De qualquer forma, o EB está tentando encontrar recursos para armar os Esquilo e Pantera K2, algo que já tem vários anos que acompanhamos aqui. E não há perspectivas reais de que se dê termos a mais este projeto também.
Por fim, os AH-1Z devem ser helos com um custo hora voo nada razoável para o nosso orçamento. Além de que sua manutenção também não deve ser barata. São helos muito especializados e possuem sistemas muito avançados, e caros. Será que teríamos condições orçamentárias de mantê-los? Não sei. Com a pindaíba que estamos vendo agora, com as forças voando mais em função de missões secundárias do que primárias, não vejo como se conseguir convencer quem assina o cheque a assumir uma despesa como esta. Pelo menos não agora no curto prazo.
Mas sim, seria uma grande aquisição. E para mim os 26 na Avex estaria de bom tamanho.
Coloca 8 no 3o, 4o e 2o Bavex (Belém) e deixa os outros dois no CIAVEx. Esses helos tem de estar onde são mais necessários. E a necessidade deles é nas fronteiras.
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- gabriel219
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Re: Aviação do Exército
Melhor ter a mesma atitude imbecil de esperar anos pra depois querer uma solução, só ter nova e pagar 10x mais que antes, igual fizeram com Leopard 1A5?FCarvalho escreveu: ↑Sáb Ago 14, 2021 8:06 pmA minha única reticência é como justificar o dispêndio de recursos para a Avex nestes helos de ataque no curto prazo quando o EB não consegue verba sequer para meros 16 helos de manobra.gabriel219 escreveu: ↑Sáb Ago 14, 2021 10:42 am Não é FMS, seria o programa EDA. FMS lida mais com produtos novos, financiados pelo USGov com as empresas. O EDA é o mesmo programa que pegamos os M109A5, M113, M577 e entre outros.
Mas devemos pagar bem menos por qualquer coisa nova e como não iremos produzir algo novo daqui a 15 anos, a priore, é uma compra excelente. É um baita Heli, peca na blindagem mas ainda sim um baita heli.
Caiu um Pantera ontem. Agora são 33 apenas. Nada impede que outros venham a se perder mais para frente, pois se voa, pode haver acidentes. É normal. Mas, como sabemos, o EB não irá repor este helo, como não repõs as outras duas células anteriores perdidas. Idem para qualquer vetor da frota. Essa é uma "regra" geral em todas as ffaa''s. Perdeu, já era. Não tem mais. Não há reposição. Diferente do que se vê por aí em quem leva defesa a sério.
De qualquer forma, o EB está tentando encontrar recursos para armar os Esquilo e Pantera K2, algo que já tem vários anos que acompanhamos aqui. E não há perspectivas reais de que se dê termos a mais este projeto também.
Por fim, os AH-1Z devem ser helos com um custo hora voo nada razoável para o nosso orçamento. Além de que sua manutenção também não deve ser barata. São helos muito especializados e possuem sistemas muito avançados, e caros. Será que teríamos condições orçamentárias de mantê-los? Não sei. Com a pindaíba que estamos vendo agora, com as forças voando mais em função de missões secundárias do que primárias, não vejo como se conseguir convencer quem assina o cheque a assumir uma despesa como esta. Pelo menos não agora no curto prazo.
Mas sim, seria uma grande aquisição. E para mim os 26 na Avex estaria de bom tamanho.
Coloca 8 no 3o, 4o e 2o Bavex (Belém) e deixa os outros dois no CIAVEx. Esses helos tem de estar onde são mais necessários. E a necessidade deles é nas fronteiras.
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Re: Aviação do Exército
Concordo com o Gabriel. Helicótpero de ataque é caro. Se o Governo americano oferecê-los à nações será pelo EDA, que via de regra é barato.
O único problema é que na página do EDA, ao contrário do DSCA, apenas divulgam quando já foi aprovado tácita ou explicitamente pelo Senado americano. O comprador já aceitou os equipamentos, as condições e os valores.
Os EUA podem estar fazendo consulta à nações e não há informações oficiais. Não podemos esquecer de países como a Ucrânia, que não tem grana, tem uma necessidade enorme de MEM, estão numa hot zone e é aliada dos EUA.
O único problema é que na página do EDA, ao contrário do DSCA, apenas divulgam quando já foi aprovado tácita ou explicitamente pelo Senado americano. O comprador já aceitou os equipamentos, as condições e os valores.
Os EUA podem estar fazendo consulta à nações e não há informações oficiais. Não podemos esquecer de países como a Ucrânia, que não tem grana, tem uma necessidade enorme de MEM, estão numa hot zone e é aliada dos EUA.
- gabriel219
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Re: Aviação do Exército
É a mesma oportunidade que tivemos dos 2A4/A5 Alemães e 2A6 Holandeses. Não era prioridade no momento, pois tínhamos o FUDEREITOR Leopard 1A5 e olha só a situação que estamos hoje.
A oportunidade que esses 27 Viper oferece agora, não iremos ter no futuro e vamos acabar pagando 10x mais para se ter uma solução.
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- knigh7
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Re: Aviação do Exército
Desde que os EUA não estejam oferecendo os AH-1Z para a Ucrânia, países vizinhos da China, aliados deles no Oriente Médio etc, etc..
Porque se oferecerem (como provavelmente deve estar acontecendo), eles pegam.
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- FCarvalho
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Re: Aviação do Exército
Eu particularmente não acredito em aquisição destes helos neste momento. Estamos sem recursos até para o básico e no meio de uma baita crise econômica, com o governo cortando tudo e mais um pouco e vendendo até a cueca para não ficar pior do que já está.
Ademais, ainda temos a questão dos 16 helos de manobra que a Avex quer, e não vai sair barato. Deixaram essa aquisição também de molho. E nada nos diz, hoje, que haverá alguma solução próxima para ela.
Então, como justificar helos de ataque quando até fuzil o EB não consegue comprar em quantidade?
Acho que temos de colocar os pés no chão e fazer o que é possível. E antes de tudo, começar a casa pelo chão e não pelo telhado. A infantaria do EB nem sabe o que é um simples Manpad ou missíl AC. A artilharia está sendo remanejada a muito custo. E nem recebemos sequer material refugado dos estoques norte americanos como se pretendia. Há uma infinidade de hiatos a serem cobertos nas 5 armas e em diversas outras áreas.
Por mais que seja algo muito necessário, e eu acredito que seja, helos de ataque nesse momento não se justificam pelo contexto da realidade vivida.
Até o Sisfron está apanhando no cronograma, e olha que é um projeto prioritário do exército.
Enfim, lamento, mas estes helos podem esperar.
Alias, o EB deve começar a tomar alguma decisão sobre helos de ataque para a Avex somente em 2028/2029 para começar a receber em 2031, conforme o cronograma.
Esse é o tempo que temos para tentar arrumar a casa com o básico, e depois pensamos em objetivos maiores. Se não houver ainda coisas básicas para cobrir, e recursos existirem, claro.
Ademais, ainda temos a questão dos 16 helos de manobra que a Avex quer, e não vai sair barato. Deixaram essa aquisição também de molho. E nada nos diz, hoje, que haverá alguma solução próxima para ela.
Então, como justificar helos de ataque quando até fuzil o EB não consegue comprar em quantidade?
Acho que temos de colocar os pés no chão e fazer o que é possível. E antes de tudo, começar a casa pelo chão e não pelo telhado. A infantaria do EB nem sabe o que é um simples Manpad ou missíl AC. A artilharia está sendo remanejada a muito custo. E nem recebemos sequer material refugado dos estoques norte americanos como se pretendia. Há uma infinidade de hiatos a serem cobertos nas 5 armas e em diversas outras áreas.
Por mais que seja algo muito necessário, e eu acredito que seja, helos de ataque nesse momento não se justificam pelo contexto da realidade vivida.
Até o Sisfron está apanhando no cronograma, e olha que é um projeto prioritário do exército.
Enfim, lamento, mas estes helos podem esperar.
Alias, o EB deve começar a tomar alguma decisão sobre helos de ataque para a Avex somente em 2028/2029 para começar a receber em 2031, conforme o cronograma.
Esse é o tempo que temos para tentar arrumar a casa com o básico, e depois pensamos em objetivos maiores. Se não houver ainda coisas básicas para cobrir, e recursos existirem, claro.
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Re: Aviação do Exército
Olha, Gabriel, não é bom a gente ter esperanças por esses Vipers. A fila de pretendentes deve ser grande...gabriel219 escreveu: ↑Dom Ago 15, 2021 3:34 pm
A oportunidade que esses 27 Viper oferece agora, não iremos ter no futuro e vamos acabar pagando 10x mais para se ter uma solução.
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Re: Aviação do Exército
Eu nem tenho por causa dos pretendentes, mas por culpa nossa mesmo.knigh7 escreveu: ↑Seg Ago 16, 2021 11:55 pmOlha, Gabriel, não é bom a gente ter esperanças por esses Vipers. A fila de pretendentes deve ser grande...gabriel219 escreveu: ↑Dom Ago 15, 2021 3:34 pm
A oportunidade que esses 27 Viper oferece agora, não iremos ter no futuro e vamos acabar pagando 10x mais para se ter uma solução.
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Re: Aviação do Exército
É pouco helicóptero (27)para muita demanda de regiões "quentes" que os aliados necessitam de apoio. Até a Geórgia se quisesse um lote teria prioridade sobre nós.
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Re: Aviação do Exército
Tem uma lista bem grande de prioridades na Avex na frente de helos de ataque. A do EB como um todo é maior ainda.
Isso pode ficar para depois. Bem depois.
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Re: Aviação do Exército
Para quem gosta de manuais.
https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/ ... AGO_15.pdf
MANUAL TÉCNICO DE AEROTRANSPORTE - AVEX
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Re: Aviação do Exército
Nauru 1000C é o novo Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (SARP) da Aviação do Exército.
finalmente o eb entrando de fato na era dos drones .
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