FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37532
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: FAB NEWS

#5176 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 09, 2021 9:27 am

Cassio escreveu: Dom Ago 08, 2021 5:27 pm Juro que não entendi... Como assim pronta entrega?? Como assim entregar os cancelados pela FAB com preço promocional??
Se foram cancelados nem produzidos serão. E só entram em produção com cliente definido.
Pelo que sei, e se não estiver enganado, existem mais KC-390 na Embraer do que a FAB irá receber este ano. Em vários estágios de produção. Eles podem ser negociados já que não tem dono, a priori.
Preço promocional foi um eufemismo. :mrgreen:
E até o momento, o que sabemos de público é que a FAB não irá receber os 28 que encomendou. Quantos serão cortados, ainda vamos ver. Mas destes, imagino que a Embraer tem em mãos a logística necessária para manter a linha funcionando e produzindo aeronaves independente da solicitação da FAB. Afinal, estes aviões levam muito tempo para serem terminados. Inclusive também porque havia uma perspectiva de se produzir 28 aviões. Então, é natural que a empresa tenha arrumado a sua logística para esta quantidade, ainda que nem tudo esteja a mão de pronto.
De qualquer forma, seria interessante poder negociar o que for cortado da FAB. Pode ser, no frigir dos ovos, uma boa coisa para nós em termos de exportação.
Dos males, o menor.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2155
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: FAB NEWS

#5177 Mensagem por gogogas » Qua Ago 11, 2021 9:25 pm

Academia da Força Aérea lança videoclipe para homenagear os 50 anos do T-25 na FAB




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37532
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: FAB NEWS

#5178 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 13, 2021 11:42 am

Uma homenagem mais que justa e muito bem vinda, para um avião que já deveria estar aposentado há muitos anos.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#5179 Mensagem por Túlio » Sex Ago 13, 2021 12:59 pm

FCarvalho escreveu: Sex Ago 13, 2021 11:42 am Uma homenagem mais que justa e muito bem vinda, para um avião que já deveria estar aposentado há muitos anos.
Típico: a FAB perdendo -390, arriscando por conseguinte ter que manter -130 com menor capacidade e maior CPFH e talvez até ter que arranjar mais alguns "por oportunidade"; chances cada vez menores de receber mais Gripen (ou seja, risco de ter AMX e F-5 voando além de 2040, se bobear); e vem neguim com muro das lamentações por causa de avião que só serve pra aprender o básico do voo.

Tem Teco ainda mais véio e voando muito mais em Aeroclube, POWS!!!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37532
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: FAB NEWS

#5180 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 13, 2021 1:21 pm

Túlio escreveu: Sex Ago 13, 2021 12:59 pm
FCarvalho escreveu: Sex Ago 13, 2021 11:42 am Uma homenagem mais que justa e muito bem vinda, para um avião que já deveria estar aposentado há muitos anos.
Típico: a FAB perdendo -390, arriscando por conseguinte ter que manter -130 com menor capacidade e maior CPFH e talvez até ter que arranjar mais alguns "por oportunidade"; chances cada vez menores de receber mais Gripen (ou seja, risco de ter AMX e F-5 voando além de 2040, se bobear); e vem neguim com muro das lamentações por causa de avião que só serve pra aprender o básico do voo.
Tem Teco ainda mais véio e voando muito mais em Aeroclube, POWS!!!
Como o próprio Baptista afirmou, estão cortando agora, não significa que não se poderá retomar as encomendas posteriormente quando a economia favorecer isto.
E a FAB comprar mais C-130 é fora de qualquer contexto. Vamos de KC-390 e ponto final. Os Hércules começam a ser descarregados a partir de 2023. Acabou para eles.
O segundo lote de Gripen E;F vai sair em algum momento entre 2022 e 2026. Seja lá quem for o governo da hora. Ninguém rasga dinheiro na administração pública.
E sim, os T-25 poderiam ter sido substituído há tempos atrás. Tivemos a oportunidade e o projeto na mão. Mas a FAB preferiu priorizar outras coisas. Viva-se com isso.
Ademais, tudo tem um fim nessa vida. E os Universal não são diferentes. Ou onde tu achas que arrumam peças para um avião fora de produção há mais de 40 anos?




Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#5181 Mensagem por Túlio » Sex Ago 13, 2021 1:33 pm

FCarvalho escreveu: Sex Ago 13, 2021 1:21 pm


Como o próprio Baptista afirmou, estão cortando agora, não significa que não se poderá retomar as encomendas posteriormente quando a economia favorecer isto.
E a FAB comprar mais C-130 é fora de qualquer contexto. Vamos de KC-390 e ponto final. Os Hércules começam a ser descarregados a partir de 2023. Acabou para eles.
O segundo lote de Gripen E;F vai sair em algum momento entre 2022 e 2026. Seja lá quem for o governo da hora. Ninguém rasga dinheiro na administração pública.
PUTZ, eu queria saber tanto sobre o futuro, faz assim, me diz os números da Mega-Sena, ainda dá tempo de jogar e ficar podre de rico!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
FCarvalho escreveu: Sex Ago 13, 2021 1:21 pm E sim, os T-25 poderiam ter sido substituído há tempos atrás. Tivemos a oportunidade e o projeto na mão. Mas a FAB preferiu priorizar outras coisas. Viva-se com isso.
Ademais, tudo tem um fim nessa vida. E os Universal não são diferentes. Ou onde tu achas que arrumam peças para um avião fora de produção há mais de 40 anos?
Sei lá, talvez na mesma lojinha onde os ianques compram pro "jovem" B-52... [003] [003] [003] [003]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#5182 Mensagem por Túlio » Sex Ago 13, 2021 1:38 pm

Esta PÉROLA aqui merece um post só pra ela, devia até ir pros IMORTAIS, pras PIADAS, COMÉDIA DA VIDA REAL & quetales!
FCarvalho, o Sábio escreveu: Sex Ago 13, 2021 1:21 pm
Ninguém rasga dinheiro na administração pública.
PQP AO QUADRADO!!! [018] [018] [018] [018]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1317
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 475 vezes

Re: FAB NEWS

#5183 Mensagem por Cassio » Sex Ago 13, 2021 6:23 pm

Túlio véio...

Aqui devo concordar com ele... ninguém "rasga" dinheiro na administração pública... mas sim, dão para os "amigos", levam para casa na cueca, guardam dentro de malas, compram carros importados, fazem festa... tudo menos rasgar!!! kkk




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37532
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: FAB NEWS

#5184 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 14, 2021 9:43 am

Bom, brincadeiras a parte, eu faço parte da administração pública, e rasgar dinheiro, ou seja, mau uso de verbas, ou corrupção ativa e passiva, como queiram, não faz parte do meu trabalho, e também não é regra e nem visto como "natural" na instituição que trabalho, e penso, em qualquer outra instituição pública que se preze.

Se há elementos que fazem isto, há a lei. Aplique-se e faça-se justiça.

Favor não confundir a Administração Pública com os desvios de moral e caráter das pessoas, dentro e fora dela, e seus pequenos interesses. :x :?




Carpe Diem
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1317
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 475 vezes

Re: FAB NEWS

#5185 Mensagem por Cassio » Sáb Ago 14, 2021 11:10 am

A Administração pública está cheia de bons funcionários sim...

Mas também cheia de ineficiências, vícios e também de algumas pessoas sem ética e moral, principalmente as ligadas a criminosos e partidos políticos.

Desculpa se generalizei, mas temos muito o que evoluir na administração pública (o que não quer dizer que o mesmo também não ocorra na administração privada)!




Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1317
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 475 vezes

Re: FAB NEWS

#5186 Mensagem por Cassio » Sáb Ago 14, 2021 11:16 am

FCarvalho escreveu: Seg Ago 09, 2021 9:27 am
Cassio escreveu: Dom Ago 08, 2021 5:27 pm Juro que não entendi... Como assim pronta entrega?? Como assim entregar os cancelados pela FAB com preço promocional??
Se foram cancelados nem produzidos serão. E só entram em produção com cliente definido.
Pelo que sei, e se não estiver enganado, existem mais KC-390 na Embraer do que a FAB irá receber este ano. Em vários estágios de produção. Eles podem ser negociados já que não tem dono, a priori.
Preço promocional foi um eufemismo. :mrgreen:
E até o momento, o que sabemos de público é que a FAB não irá receber os 28 que encomendou. Quantos serão cortados, ainda vamos ver. Mas destes, imagino que a Embraer tem em mãos a logística necessária para manter a linha funcionando e produzindo aeronaves independente da solicitação da FAB. Afinal, estes aviões levam muito tempo para serem terminados. Inclusive também porque havia uma perspectiva de se produzir 28 aviões. Então, é natural que a empresa tenha arrumado a sua logística para esta quantidade, ainda que nem tudo esteja a mão de pronto.
De qualquer forma, seria interessante poder negociar o que for cortado da FAB. Pode ser, no frigir dos ovos, uma boa coisa para nós em termos de exportação.
Dos males, o menor.
Tudo vai depender de quem seria o novo cliente e de como ele deseja que suas aeronaves sejam configuradas, e também do estágio de produção.

Não existem tantos KC-390 assim em produção... Os que estão em estágio bem inicial, de montagem de conjuntos estruturais poderiam ser negociados, mas o problema é que, apesar de existirem negociações em curso, estas podem demorar muito a se concretizar. No cenário atual, acho que vão é reduzir a velocidade de produção enquanto se aguardam novos contratos, e as aeronaves que foram designadas para a FAB vão continuar sendo, talvez com os trabalhos em andamento reduzidos ao mínimo.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#5187 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 14, 2021 11:30 am

Nobres Amigos @FCarvalho e @Cassio, só uns toquezinhos.


Bueno, citando apenas o pequeno detalhe de que fiz parte dela (administração pública, para mim termos mutuamente exclusivos :evil: ) por décadas (incluindo quase todos os cargos de chefia) e vi as coisas mais sem sentido sendo aprovadas (à custa do suado dinheirinho do PAGADOR DE IMPOSTOS), mas como a premissa é que o tema trata apenas de questões MILITARES e não quero ficar OT, ofereço uns poucos mas (creio que) eloquentes exemplos:

:arrow: FAB - KC-390: resolveram desenvolver com a premissa de que a FAB receberia 28 e possivelmente os Correios outro tanto ou até mais, além de meia dúzia de parceiros externos comprando também (desses aí só vi Portugal, até agora). Preciso dizer como está agora? Com as multas por redução de encomendas, na prática cada KC custará mais caro por unidade e ainda mais porque os custos de desenvolvimento continuam aí, só que diluídos por menos unidades, ou seja, mais caro ainda. Para a a FAB isso é apenas um contratempo, para a EMBRAER dá quase na mesma, vende menos mas recebe mais por unidade (multas) e o Programa continua em andamento, mas E PARA O PAGADOR DE IMPOSTOS? Rasgaram meu dinheiro, POWS!!!

:arrow: MB - PROSUB: Custou/custa mais do que o -390 e o Gripen JUNTOS (até porque EMBRAER já existe, mas tiveram que fazer uma "embraer dos submarinos" lá em Itaguaí), tudo atrasado (o primeiro SSK foi ao mar em 2018 e até agora, 2021, segue em provas, depois de até inundação da proa ter sofrido), a ponto de eu começar a duvidar que o SSN sequer seja lançado ao mar em meu tempo de vida, e olhem que torraram e torram $$$ de balaio na coisa toda. Para não falar no que esbanjaram para manter a fábrica de fumaça chamada A-12 fazendo de conta de que um dia voltaria a estar operacional. Ou seja, rasgaram meu dinheiro, POWS!!!

:arrow: EB - IA-2: aqui excederam, os caras gastam montanhas de dinheiro para fazer uma mistura plastificada de FAL com AR-18, saiu uma josta, tentaram de novo (vêm fazendo isso desde os anos 80, apenas trocaram alumínio por plástico) e continuam tentando, para o seguinte resultado: O FUZIL MODERNO MAIS OBSOLETO DO MUNDO (e também um dos mais caros), cuja cadência de produção nos deixará com FAL quase até o fim deste século! Para não falar no GUARANI, cujo pequeno "erro de cálculo" reduziu em umas 500 encomendas e consequentes multas, ou seja, mais caro por unidade mas mesmos custos de desenvolvimento que se fossem para dez mil, e nem falando no CABULOSÍSSIMO caso de, tendo uma das maiores fábricas de pistolas do mundo, pagarem royalties à SIG para fazer um de seus modelos sob licença na Imbel. De novo, rasgaram meu dinheiro, POWS!!!

Mas noooooooooo, "administração pública não rasga dinheiro, que HERESIA desse Véio Túlio, que nem sabe o que é isso, passou a vida apenas abrindo e fechando porta de cela". :lol: :lol: :lol: :lol:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1317
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 475 vezes

Re: FAB NEWS

#5188 Mensagem por Cassio » Sáb Ago 14, 2021 11:45 am

Túlio...

Neste sentido posto de "rasgar dinheiro"... concordo em gênero, número e grau.

O mal da nossa administração pública, de uma maneira geral, entre outras coisas... é que não se planeja direito, não se garante o fluxo de recursos necessários, mudam os planos no meio do caminho com a maior facilidade, não se tem clara noção de prioridades, e ainda pretendem fazer muito mais do que são capazes, e não existe um compromisso de continuidade... e nesse meio tempo a máquina de "rasgar dinheiro" continua rasgando.

E ainda posso citar mais... paga-se pela tal transferência de tecnologia (que é importante), mas depois a deixam morrer por não gerar demanda por projetos de continuidade, onde estas tecnologias poderiam ser empregadas e desenvolvidas.

Existem bons exemplos sim, com certeza, mas o problema é que talvez os maus exemplos sejam em maior quantidade.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4920
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 670 vezes

Re: FAB NEWS

#5189 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Ago 14, 2021 11:53 am

Túlio escreveu: Sáb Ago 14, 2021 11:30 am
Nobres Amigos @FCarvalho e @Cassio, só uns toquezinhos.


Bueno, citando apenas o pequeno detalhe de que fiz parte dela (administração pública, para mim termos mutuamente exclusivos :evil: ) por décadas (incluindo quase todos os cargos de chefia) e vi as coisas mais sem sentido sendo aprovadas (à custa do suado dinheirinho do PAGADOR DE IMPOSTOS), mas como a premissa é que o tema trata apenas de questões MILITARES e não quero ficar OT, ofereço uns poucos mas (creio que) eloquentes exemplos:

:arrow: FAB - KC-390: resolveram desenvolver com a premissa de que a FAB receberia 28 e possivelmente os Correios outro tanto ou até mais, além de meia dúzia de parceiros externos comprando também (desses aí só vi Portugal, até agora). Preciso dizer como está agora? Com as multas por redução de encomendas, na prática cada KC custará mais caro por unidade e ainda mais porque os custos de desenvolvimento continuam aí, só que diluídos por menos unidades, ou seja, mais caro ainda. Para a a FAB isso é apenas um contratempo, para a EMBRAER dá quase na mesma, vende menos mas recebe mais por unidade (multas) e o Programa continua em andamento, mas E PARA O PAGADOR DE IMPOSTOS? Rasgaram meu dinheiro, POWS!!!

:arrow: MB - PROSUB: Custou/custa mais do que o -390 e o Gripen JUNTOS (até porque EMBRAER já existe, mas tiveram que fazer uma "embraer dos submarinos" lá em Itaguaí), tudo atrasado (o primeiro SSK foi ao mar em 2018 e até agora, 2021, segue em provas, depois de até inundação da proa ter sofrido), a ponto de eu começar a duvidar que o SSN sequer seja lançado ao mar em meu tempo de vida, e olhem que torraram e torram $$$ de balaio na coisa toda. Para não falar no que esbanjaram para manter a fábrica de fumaça chamada A-12 fazendo de conta de que um dia voltaria a estar operacional. Ou seja, rasgaram meu dinheiro, POWS!!!

:arrow: EB - IA-2: aqui excederam, os caras gastam montanhas de dinheiro para fazer uma mistura plastificada de FAL com AR-18, saiu uma josta, tentaram de novo (vêm fazendo isso desde os anos 80, apenas trocaram alumínio por plástico) e continuam tentando, para o seguinte resultado: O FUZIL MODERNO MAIS OBSOLETO DO MUNDO (e também um dos mais caros), cuja cadência de produção nos deixará com FAL quase até o fim deste século! Para não falar no GUARANI, cujo pequeno "erro de cálculo" reduziu em umas 500 encomendas e consequentes multas, ou seja, mais caro por unidade mas mesmos custos de desenvolvimento que se fossem para dez mil, e mundo menos sobre o CABULOSÍSSIMO caso de, tendo uma das maiores fábricas de pistolas do mundo, pagarem royalties à SIG para fazer um de seus modelos sob licença na Imbel. De novo, rasgaram meu dinheiro, POWS!!!

Mas noooooooooo, "administração pública não rasga dinheiro, que HERESIA desse Véio Túlio, que nem sabe o que é isso, passou a vida apenas abrindo e fechando porta de cela". :lol: :lol: :lol: :lol:
Pessoal, desculpa esticar o off-topic.

Sobre os Guarani, tem um ponto que nunca entendi direito. Se puderem ajudar a elucidar a minha dúvida, ficarei grato. Pois bem, sabendo que o cálculo da quantidade de unidades estava errado e agora o EB vai ter que pagar multa pela redução do número total, por que não optaram por manter o número original (~2000) e lá na frente dava baixa nas primeiras 500 unidades (vendendo ou doando)? No final, o EB ficaria com as 1500 unidades mais novas, passaria para frente as 500 mais velhas e não teria pagar multa para IVECO.

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#5190 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 14, 2021 12:18 pm

FIGHTERCOM escreveu: Sáb Ago 14, 2021 11:53 am
Pessoal, desculpa esticar o off-topic.

Sobre os Guarani, tem um ponto que nunca entendi direito. Se puderem ajudar a elucidar a minha dúvida, ficarei grato. Pois bem, sabendo que o cálculo da quantidade de unidades estava errado e agora o EB vai ter que pagar multa pela redução do número total, por que não optaram por manter o número original (~2000) e lá na frente dava baixa nas primeiras 500 unidades (vendendo ou doando)? No final, o EB ficaria com as 1500 unidades mais novas, passaria para frente as 500 mais velhas e não teria pagar multa para IVECO.

Abraços,

Wesley
Na verdade nem é OT, cupincha, pois seria o mesmíssimo caso do KC-390: comprar já pensando em vender os mais antigos é NO GO, e tem uma pá de lei pra impedir isso ou, se feito, sacanear quem fez; cada exercício fiscal aloca determinadas verbas para determinados fins; se não há para KC (ou Guarani), então não é destinada (ou é contingenciada para quando tiver) e nenhum é comprado, simples assim.

Lembrar ainda que encomendas são previstas com anos de antecedência, logo, o fabricante já encomendou insumos aos seus fornecedores e também vai ter que pagar multas a eles, e estes aos seus e por aí vai. Ergo, NO GO.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder