Nobres Amigos @FCarvalho e @Cassio, só uns toquezinhos.
Bueno, citando apenas o
pequeno detalhe de que fiz parte dela (administração pública, para mim termos mutuamente exclusivos
) por décadas (incluindo quase todos os cargos de chefia) e vi as coisas mais sem sentido sendo aprovadas (à custa do suado dinheirinho do PAGADOR DE IMPOSTOS), mas como a premissa é que o tema trata apenas de questões MILITARES e não quero ficar OT, ofereço uns poucos mas (creio que) eloquentes exemplos:
FAB - KC-390: resolveram desenvolver com a premissa de que a FAB receberia 28 e possivelmente os Correios outro tanto ou até mais, além de meia dúzia de parceiros externos comprando também (desses aí só vi Portugal, até agora). Preciso dizer como está agora? Com as multas por redução de encomendas, na prática cada KC custará mais caro por unidade e ainda mais porque os custos de desenvolvimento continuam aí, só que diluídos por menos unidades, ou seja, mais caro ainda. Para a a FAB isso é apenas um contratempo, para a EMBRAER dá quase na mesma, vende menos mas recebe mais por unidade (multas) e o Programa continua em andamento, mas E PARA O PAGADOR DE IMPOSTOS? Rasgaram meu dinheiro, POWS!!!
MB - PROSUB: Custou/custa mais do que o -390 e o Gripen
JUNTOS (até porque EMBRAER já existe, mas tiveram que fazer uma "embraer dos submarinos" lá em Itaguaí), tudo atrasado (o primeiro SSK foi ao mar em 2018 e até agora, 2021, segue em provas, depois de até inundação da proa ter sofrido), a ponto de eu começar a duvidar que o SSN sequer seja lançado ao mar em meu tempo de vida, e olhem que torraram e torram $$$ de balaio na coisa toda. Para não falar no que esbanjaram para manter a fábrica de fumaça chamada A-12 fazendo de conta de que um dia voltaria a estar operacional. Ou seja, rasgaram meu dinheiro, POWS!!!
EB - IA-2: aqui excederam, os caras gastam montanhas de dinheiro para fazer uma mistura plastificada de FAL com AR-18, saiu uma josta, tentaram de novo (vêm fazendo isso desde os anos 80, apenas trocaram alumínio por plástico) e continuam tentando, para o seguinte resultado:
O FUZIL MODERNO MAIS OBSOLETO DO MUNDO (e também um dos mais caros), cuja cadência de produção nos deixará com FAL quase até o fim deste século! Para não falar no GUARANI, cujo pequeno "erro de cálculo" reduziu em umas 500 encomendas e consequentes multas, ou seja, mais caro por unidade mas mesmos custos de desenvolvimento que se fossem para dez mil, e mundo menos sobre o CABULOSÍSSIMO caso de, tendo uma das maiores fábricas de pistolas do mundo, pagarem
royalties à SIG para fazer um de seus modelos sob licença na Imbel. De novo, rasgaram meu dinheiro, POWS!!!
Mas noooooooooo, "administração pública não rasga dinheiro, que HERESIA desse Véio Túlio, que nem sabe o que é isso, passou a vida apenas abrindo e fechando porta de cela".