Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: Aviação do Exército

#4546 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 07, 2021 3:45 pm

knigh7 escreveu: Sáb Ago 07, 2021 2:13 pm Se colocar as 16 novas unidades nos destacamentos distribuindo para os BAvEx 4 HM-4 (Jaguar) e 8 HM-1 (Pantera) não fecha a conta pois cada batalhão da AvEx precisa desembarcar, no ínimo 120 soldados na primeira vaga.
Se cada BAvEx tiver 8 HM-1 então significa que há 5 disponíveis.
Se cada um tiver 4 HM-4 então significa que há 2 ou, no máximo 3, disponíveis.
Se apenas 1 tiver pane na hora da operação aí pioraria mais ainda.
Estes são óbices de um investimento que só outro dia virou estratégico para o EB. :roll:
Faz mais de 30 anos que a Avex voltou a existir, e também faz mais de 30 anos que ela mantém praticamente a mesma estrutura que tinha em 1986. Inclusive os helos que lhe deram origem.
É de se lamentar, para não dizer, criticar a indolência com a qual o cmdo do exército trata a sua aviação.
Mas querem helo de ataque... :x




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Re: Aviação do Exército

#4547 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 07, 2021 3:51 pm

Como falei, vender os BH e Cougar poder render uns trocados a mais para comprar novos helos. Quem sabe a Leonardo ou a Helibrás não aceitam eles como moeda de troca. Pelo menos os Cougar para mais H225M, que já estão aí mesmo.
Os AW-139 custam em torno de US15 milhões. Os 16 que se quer vão custar pouco mais de US 250 milhões já considerando CLS, formação e treinamento.
Não é um valor tão grande que o governo não possa liberar. Mas nestes dias bicudos, até 2,5 milhões já é motivo de choro na fazenda para dispor à Defesa.




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Re: Aviação do Exército

#4548 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 07, 2021 4:01 pm

Olha para o lado cheio do copo: vai ser uma mão na roda para o EB na Amazônia com esses 4 destacamentos. Vão poder desembarcar pelo menos 1 pelotão em até 1 hora em qualquer local da fronteira.




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Re: Aviação do Exército

#4549 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 07, 2021 4:03 pm

Observa como era extremamente precária a situação do EB na região há 30 anos atrás:

(É importante reconhecer a evolução para não ficar à reboque de quem oferece soluções mágicas e podem trazer problemas. Tem de conhecer o Brasil, como as coisas funcionam aqui e fazer dentro do possível)





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Re: Aviação do Exército

#4550 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 07, 2021 6:03 pm

knigh7 escreveu: Sáb Ago 07, 2021 4:01 pm Olha para o lado cheio do copo: vai ser uma mão na roda para o EB na Amazônia com esses 4 destacamentos. Vão poder desembarcar pelo menos 1 pelotão em até 1 hora em qualquer local da fronteira.
Tô reclamando não. Pelo contrário, por mim todos os 7 comandos de fronteira tinham que ter pelo menos um destacamento da Avex. Isso é o mínimo. O Sisfron idem daqui até o Chuí.
Fosse eu colocaria uma companhia inteira, mas, isso fica para outro dia.
Como já falei aqui diversas vezes, a região precisa de 3 Bavex, se quisermos de fato dispor de apoio condizente com a realidade, e as necessidades. Tabatinga, Manaus e Belém.
Mas ainda vamos demorar um bom tempo até ajeitar os 4 Bavex que temos.
Ainda faltam capacidades que eles não tem e que seriam muito úteis se existissem, como uma cia de helos utilitários, para cumprir missões que não digam respeito as primárias, como os muitos pedidos de apoio de prefeituras e governos estaduais e federal, para não falar nas missões secundárias, cada vez mais prioridade dentro das OM do exército.
Uma cia de helos pesados também é necessário, principalmente aqui, onde só se chega nos lugares nadando ou batendo asa.
O pessoal da logística e da engenharia com certeza agradeceria. E o CECMA também.
Enfim, para criar um pouco de caso, acho que os Mi-17 em suas versões mais novas seriam uma excelente relação custo x benefício para nós.
São baratos de comprar, manter e operar. E são helos tipo pau de arara. Você coloca em qualquer lugar, qualquer missão, qualquer jeito. Ele vai lá e cumpre. Tudo o que o EB mais ama.
Infelizmente um helo russo na Avex é algo tão surreal quanto a marinha operar Nae.




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Re: Aviação do Exército

#4551 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 07, 2021 6:15 pm

knigh7 escreveu: Sáb Ago 07, 2021 4:03 pm Observa como era extremamente precária a situação do EB na região há 30 anos atrás:
(É importante reconhecer a evolução para não ficar à reboque de quem oferece soluções mágicas e podem trazer problemas. Tem de conhecer o Brasil, como as coisas funcionam aqui e fazer dentro do possível)
Eu acho que já tinha visto esse vídeo em algum lugar. :mrgreen:
Mas pode se perceber que até o começo dos anos 1990 nós aqui estávamos ao Deus dará no que tange capacidades de apoio. Em todos os sentidos.
Depois do Traíra o exército se tocou que tinha que dar passos maiores e mais significativos na Avex. Mas o efeito daquele embate não durou muito tempo a meu ver.
Deveríamos ter aqui pelo menos dois Bavex, em Manaus e Belém, desde aquela época, mas fato é que a Avex não tinha esse top todo com o comando do exército.
Como eu disse, o pessoal fica falando em helo de ataque quando não tem helos de manobra para o básico, que é dotar os 4 batalhões que possui.
Se fôssemos colocar os H225M como helo padrão, 6 a 8 helos para cada Bavex resolvia o problema de transportar uma companhia infantaria, como bem dissestes. Uma frota de 24 a 32 helos. Mas nem isso conseguimos. Temos 16. O que custa pensar em arrumar mais 16 e resolver o problema básico do transporte?
Embora pareça que os H225M não gozem de muita simpatia das forças, é com ele que nós estamos nos virando. E para ser bem honesto, é este helo que tem as melhores chances de convencer a politicalha local a comprar mais unidades para todas as forças pelo apelo nacionalista que tem. Afinal, são montados aqui.
BH e AW não tem nada disso. A não ser a influência ($$) de sempre.
Enfim, temos várias coisas para resolver ao mesmo tempo. E não temos recursos para nenhuma delas.
Há sim, um Mi-17 dependendo da versão pode sair por US 13 milhões, ou mais de US 25 milhões. Depende do que a gente quiser botar neles. No nosso caso, um helo bom, nem tão bonito assim e essencialmente barato é o que o EB mais precisa.
E o Mi-17 cumpre bem estes requisitos.




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Re: Aviação do Exército

#4552 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 07, 2021 6:24 pm

Falando em helos utilitários, o que temos no mercado hoje que poderia assumir as missões desta companhia de emprego geral nos Bavex?
Algo que seja médio leve e que tenha capacidade de carga, transporte de pessoal, alcance e raio de ação superiores aos Esquilo. E que possa operar bem quente e alto, e também com alta umidade.
A Avex tirou os Esquilo daqui, salvo engano, porque eram monomotor, tinham pouca potência, e sofriam com o calor e a humidade. Mesmo sendo um helo muito robusto, ele não deu conta de assumir, não raro, missões de longa duração, principalmente em direção ao interior partindo de Manaus. O que o 4a Bavex faz frequentemente.
Então, parto do pressuposto que para operar bem na região norte, tem de ser bimotor e ter capacidade de operar no calor e umidade sem detrimento desempenho, com alcance no mínimo de 600 km, que é o básico do Esquilo.
Algum candidato a altura?




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Re: Aviação do Exército

#4553 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 07, 2021 9:51 pm

gogogas escreveu: Sex Ago 06, 2021 6:51 pm Recentemente o EB visitou instalações da ALA 9 , com vistas de uma possível utilização daquela base para abrigar uma futura Bavex na região ! Seria bem interessante , pois atenderia uma parte do nordeste e norte do país ! Alguém sabe que fim levou os C-23 ?
O Comandante da AvEx foi questionado sobre a aviação de asa fixa para o EB na penúltima edição da Revista ASAS. Respondeu: " acreditamos que num futuro bem próximo possamos dispor desse recurso fundamental".




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Re: Aviação do Exército

#4554 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 07, 2021 9:59 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Ago 07, 2021 6:24 pm Falando em helos utilitários, o que temos no mercado hoje que poderia assumir as missões desta companhia de emprego geral nos Bavex?
Algo que seja médio leve e que tenha capacidade de carga, transporte de pessoal, alcance e raio de ação superiores aos Esquilo. E que possa operar bem quente e alto, e também com alta umidade.
A Avex tirou os Esquilo daqui, salvo engano, porque eram monomotor, tinham pouca potência, e sofriam com o calor e a humidade. Mesmo sendo um helo muito robusto, ele não deu conta de assumir, não raro, missões de longa duração, principalmente em direção ao interior partindo de Manaus. O que o 4a Bavex faz frequentemente.
Então, parto do pressuposto que para operar bem na região norte, tem de ser bimotor e ter capacidade de operar no calor e umidade sem detrimento desempenho, com alcance no mínimo de 600 km, que é o básico do Esquilo.
Algum candidato a altura?
Os Pantera que receberão o sistema de armas (o mesmo dos Fennecs) serão para operar no 4º BAvEx. Por aí vc percebe como é difícil A região e a solução o EB já encontrou: ele, o HM-1




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Re: Aviação do Exército

#4555 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 08, 2021 10:16 am

knigh7 escreveu: Sáb Ago 07, 2021 9:59 pm Os Pantera que receberão o sistema de armas (o mesmo dos Fennecs) serão para operar no 4º BAvEx. Por aí vc percebe como é difícil A região e a solução o EB já encontrou: ele, o HM-1
Na verdade estava pensando em algo assim:

https://cdni.rbth.com/rbthmedia/images/2020.08/article/5f329d6285600a44854d9fca.jpghttps://www.tamaviacaoexecutiva.com.br/assets/aircraft/helicoptero/bell-429/galeria/2-d7752cbcb25464f05bd43824167d4d1580a98af4116decff4feb18184827f521.jpg

Ou até mesmo esse aqui, que promete ser bem superlativo para a categoria.

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ1WK8dOd141cXB1EENoJgl-eGD-YBixZVDMUrW8tCRFr_Us-EzFMUmXWHpZMixxxfiz-M&usqp=CAU
AW-09




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Re: Aviação do Exército

#4556 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 10, 2021 10:27 am

Outros dois possíveis candidatos para a vaga de helo médio leve de emprego geral na Avex são:

AW-119Ke
https://www.pilotopolicial.com.br/wp-content/uploads/2012/06/agustalife.jpg

E o H135
https://img.aeroexpo.online/pt/images_ar/photo-g/173989-10253188.webp

A importância que assume ter a disposição uma CiAvex dentro dos batalhões da aviação militar cresce a cada dia, pois as demandas civis que hoje se impõe complemente às militares tem feito com que a aviação de asas rotativas das forças armadas voem mais do que qualquer outra área do setor de defesa. E não há previsão de tal demanda diminuir, inclusive porque a tal da GLO foi elevada de vez à categoria de missão primária das ffaa's, mesmo sem ter uma legislação que ampare isto. Mas na prática já é assim.
Como venho dizendo aqui há tempos, é necessário a meu ver termos a disposição de cada comando militar de área um Bavex completo. E de preferência com a sua organização atualizada para atender à realidade atual.
Com 12 helos destes em cada Bavex presumo que o exército pode atender suas demandas, e as civis que lhes forem apostas, liberando os demais helos para as missões primárias que lhes são mister.
Isso até ajuda a economizar tanto as máquinas quanto o pessoal.
Uma decisão por acolher tal estrutura nos Bavex seria mais que lógica hoje, seria de extremo bom senso.
Como a média de valores destes helos fica entre os 4 a 6 milhões a unidade, investir neles não é de todo um impeditivo orçamentário. Comprar 12 por ano que seja, ou mesmo 96 de uma única vez pode ajudar inclusive na negociação dos preços e um bom CLS.
De qualquer forma, podemos diluir os custos deste investimento ao longo de uma década, e os argumentos para a sua compra estão aí bem na nossa frente, e são do ponto de vista político e financeiro, quase que inquestionáveis nos dias atuais que vivemos.
A ver se o EB entende assim também um dia.




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Re: Aviação do Exército

#4557 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 10, 2021 10:32 am

Caso o EB queira alguma coisa mais robusta, ou parruda, para cumprir este tipo de missão, tem esse aqui também, quando for liberado para exportação. 8-]

Ka-62
https://cdn.jetphotos.com/full/5/14781_1567424255.jpg




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Re: Aviação do Exército

#4558 Mensagem por knigh7 » Ter Ago 10, 2021 9:50 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Ago 07, 2021 3:45 pm
Estes são óbices de um investimento que só outro dia virou estratégico para o EB. :roll:
Faz mais de 30 anos que a Avex voltou a existir, e também faz mais de 30 anos que ela mantém praticamente a mesma estrutura que tinha em 1986. Inclusive os helos que lhe deram origem.
É de se lamentar, para não dizer, criticar a indolência com a qual o cmdo do exército trata a sua aviação.
Mas querem helo de ataque... :x
A decisão pelos 16 helicópteros de manobra é para 2024 (ou próximo a isso, vc sabe como são as coisas aqui, né?).

Saem 8 Cougars (até o fim da década ) e 4 BH e entram 16 BH ou AW139.
Como eu escrevi dos 18 sendo transportados pelo BH (e próximo a isso no AW139), considerando a disponibilidade de 2/3, a AvEx vai ganhar 26 assentos. É o suficiente para completar a necessidade do 3º AvEx, o único que ainda não tem a capacidade de desembarcar um escalão de assalto aerotransportado. E por que haverá um incremento lá? Porque cada BAvEx precisa ter a capacidade de desembarcar um escalão de assalto.


Esse problema será sanado ANTES da AvEx ter um helicóptero de ataque dedicado.

Falando sobre escalão de assalto, esse é o maior problema do corte de KC-390: a Brigada PQD precisa de 18 KC-390 para desembarque do escalão. Mesmo se a FAB receber 16, com os C-105, levando em conta a diagonal de manutenção de ambos, não é suficiente. A FAB precisa de um pouco mais. Pelo menos 20.




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Re: Aviação do Exército

#4559 Mensagem por gogogas » Qua Ago 11, 2021 6:34 am

Haverá muitos Black Hawks disponíveis nos próximos anos , o US Army pode ser a fonte do EB , muitos da versão L , podem ser comprados através do FMS !




Gogogas !
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Re: Aviação do Exército

#4560 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 11, 2021 12:40 pm

knigh7 escreveu: Ter Ago 10, 2021 9:50 pm A decisão pelos 16 helicópteros de manobra é para 2024 (ou próximo a isso, vc sabe como são as coisas aqui, né?).
Saem 8 Cougars (até o fim da década ) e 4 BH e entram 16 BH ou AW139.
Como eu escrevi dos 18 sendo transportados pelo BH (e próximo a isso no AW139), considerando a disponibilidade de 2/3, a AvEx vai ganhar 26 assentos. É o suficiente para completar a necessidade do 3º AvEx, o único que ainda não tem a capacidade de desembarcar um escalão de assalto aerotransportado. E por que haverá um incremento lá? Porque cada BAvEx precisa ter a capacidade de desembarcar um escalão de assalto.
Esse problema será sanado ANTES da AvEx ter um helicóptero de ataque dedicado.
Falando sobre escalão de assalto, esse é o maior problema do corte de KC-390: a Brigada PQD precisa de 18 KC-390 para desembarque do escalão. Mesmo se a FAB receber 16, com os C-105, levando em conta a diagonal de manutenção de ambos, não é suficiente. A FAB precisa de um pouco mais. Pelo menos 20.
Eu acredito que urge mais do que modernizar a frota de helos, e modernizar a mentalidade do EB em relação a Avex. Os Bavex precisam ter uma estrutura que realmente diga respeito á realidade atual, e não que represente o que lhe gerou há quase 40 anos atrás. Precisamos superar isto com urgência.
Um Black Hawk novo, básico, não sai por menos de 21 milhões de dólares. Ou seja, o governo irá realmente financiar uma compra de pelo menos 336 milhões de dólares com a cotação atual, fora CLS e o outros adendos de uma compra assim? No curtíssimo prazo? Duvido. Até porquê, se comprarem para o EB, MB e FAB vão colocar a boca no mundo reclamando pelos seus. Essa conta simplesmente não fecha. Não nesta primeira metade da década. Mesmo se a escolha for pelo AW139 ainda assim a conta fica em mais de uma centena de milhões de dólares. Não tem como fazer isso sem criar um rebuliço entre as forças. Não vejo como. Todo mundo quer arrumar a sua vida em matéria de helos. Para ontem. E não esquecer que ainda temos a Helibrás, que obviamente não vai ficar parada olhando as forças comprarem BH a rodo enquanto tem-se uma linha de montagem aqui dos H225M e todo o investimento feito.
Se podem comprar 16 BH para o EB, com certeza podem também comprar outros 28 H225M que seria o suficiente para suprir as necessidades das 3 forças. Mesmo que a contragosto. Quem é o político que vai dizer não para isso lá em Minas Geais e Brasília? A ver.
Quanto ao KC-390, se o escalão de pqdt se trata de nível batalhão, 18 undes presumo é o que tem de estar disponível na rampa diariamente, 7/24, os 365 dias, correto? Menos que isso e não vamos a lugar algum.
Aliás, eu tenho aqui comigo que isso de cada Bavex transportar apenas uma companhia é superado, e deveríamos evoluir para a capacidade de transportar um batalhão inteiro por Bavex. Ou no mínimo as 3 cia inf de cada batalhão. Isso em matéria de helos nos dá por volta de 15 H225M por Bavex no primeiro caso, ou 21 no segundo, o btl completo.
Imagino que com os acréscimos necessários de undes para manter a disponibilidade acima, seriam necessários de 21 a 32 H225M por Bavex. Mas isto seria uma conta complexa e colocaria nas mãos dos franceses toda a nossa capacidade operacional de voo da Avex. Até por isso defendo a reorganização dos batalhões da aviaçãoo militar, de forma a acrescentar elementos que hoje não dispomos, como os helos de emprgo geral e pesados. Fica mais fácil e equilibrado dividir os fardos desta transporte com mais de um fornecedor.
Como já disse aqui várias vezes, um Mi171A2 pode levar até 37 tropas, enquanto o Mi-38 leva até 40. Para um Bavex, bastaria 16 e 14 undes, respectivamente de cada helo destes. Fazendo os acréscimos necessários, temos uma demanda teórica para 24 a 21 helos para cada Bavex.
Se conseguirmos dispor estes números pelos 4 Bavex atuais, temos em mãos uma boa oportunidade para negociar a total capacitação da Avex em termos de assalto aeromóvel a nível batalhão. Ou podemos continuar nos orgulhando de usar somente material OTAN/Stanag como se isso fosse a maior panacéia do mundo militar.
Aliás, os helos russos hoje podem ser montados de acordo com o gosto do cliente. Com ou sem recursos made in ocidente. Basta pagar.




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