Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: Aviação do Exército

#4531 Mensagem por knigh7 » Qui Ago 05, 2021 11:56 pm

Pessoal,

Na penúltima edição da revista ASAS o novo Comandante da AvEx (para ser mais preciso assumiu o cargo no ano passado) concedeu uma entrevista a eles. Ela foi positiva pois ele disse (assim como anteriores) que um helicóptero dedicado de ataque (inclusive ressaltou que é sem emprego dual) é considerado fundamental pois dará maior projeção de combate, maior letalidade e maior profundidade no ataque.

Ele está correto: helicópteros como o Bell AH-1Z, Apache, Mil Mi 28, levam pelo menos 16 mísseis antitanques e são bem blindados. O EB vai entrar num outro mundo.




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Re: Aviação do Exército

#4532 Mensagem por gabriel219 » Sex Ago 06, 2021 12:26 am

Acho que a opção mais barata talvez sejam os Vipers recém encostados por excesso. Poderia se encaixar bem no programa EDA.




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Re: Aviação do Exército

#4533 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 06, 2021 1:35 am

Pena que o COVID prejudicou muito a nossa economia (e a economia mundial também).

Para se ter uma ideia, o Exército britânico decidiu no ano passado simplesmente ficar com apenas 2 Regimentos de Carros de Combate (com o Challengers). Vai deixar a 1st Armoured Infantry Brigade sem Carros de Combate...

Dos 6 destroiers da Classe Daring, apenas 1, a Defender, está em plenas condições de combate e a Diamond parcialmente. As outras 4 da Classe estão indisponíveis.

Eles descomissionaram o navio-tanque Wave Knight que foi comissionado em 2003...semi-novo, ótimo estado, grande, seria excelente adquiri-lo pois temos apenas o Gastão Motta.

Mas o que os estão fazendo descomissionar é o mesmo motivo que não podemos comprar ($ insuficiente)... :|




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Re: Aviação do Exército

#4534 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 06, 2021 10:59 am

No PEEx helos de ataque só em 2031. Se houver grana. E ainda falta testar modelos como o Tiger, os chineses Z-9/10 e também os novos modelos turco e italiano, que até lá já devem ter saído do forno.
E ainda tem a nova versão do Havoc, a muito melhorada Mi-28NM, que está entrando em operação com a força aérea russa.
Vamos ter tempo para deixar a economia voltar aos trilhos e termos melhores condições de compra.
Paciência e caldo de galinha nunca fazem mal.
E pensar em helos de ataque quando não temos helos de manobra sequer em quantidade para dar conta dos 4 Bavex soa contraditório.
Primeiro o básico, depois a gente pensa em outras coisas.




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Re: Aviação do Exército

#4535 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 06, 2021 11:56 am

Do Boletim do Exército de fins de 2019. Planejamento de distribuição das aeronaves da AvEx em 2023:

Imagem




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Re: Aviação do Exército

#4536 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 06, 2021 12:30 pm

Diz-se que o EB quer 16 helos a priori para substituir os HM-2 e HM-3. Se e quando isso irá acontecer não se tem previsão pela óbvia falta de recursos.
FAB e MB também precisam cobrir o hiato da falta de novos helos que os H225M não cobriram com a aposentadoria de helos antigos.
Temos aí uma boa oportunidade de fazer uma compra conjunta com ganhos para a indústria e para as forças em si.
Ou deixar que cada um se vire, e faça o que bem entender, como sempre.




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Re: Aviação do Exército

#4537 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 06, 2021 12:32 pm

knigh7 escreveu: Sex Ago 06, 2021 11:56 am Do Boletim do Exército de fins de 2019. Planejamento de distribuição das aeronaves da AvEx em 2023:

Imagem
um adendo. Pelo planejamento, o único BAvEx que não será capaz de desembarcar um escalão de assalto aeromóvel completo será o de Campo Grande (3º BAvEx).




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Re: Aviação do Exército

#4538 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 06, 2021 12:36 pm

FCarvalho escreveu: Sex Ago 06, 2021 12:30 pm Diz-se que o EB quer 16 helos a priori para substituir os HM-2 e HM-3. Se e quando isso irá acontecer não se tem previsão pela óbvia falta de recursos.
Sim, quer 16. Está entre o Black Hawk e o AW 139. Com isso acredito que o 3º BAvEx terá a capacidade de desembarcar também o escalão de assalto aeromóvel. O EB não utiliza assento nos BH para desembarque tropas no escalão de assalto. Sentam no chão 4 grupos com 4 de costas um para o outro e 2 na parte da frente levando 18 homens. O AW 139 tem assento para 15 soldados, se tirá-los deve levar mais e o Cougar leva 22. Não é uma diferença grande, os 4 a mais que o EB irá adquirir deve suprir a lacuna.




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Re: Aviação do Exército

#4539 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 06, 2021 1:57 pm

knigh7 escreveu: Sex Ago 06, 2021 12:36 pm
FCarvalho escreveu: Sex Ago 06, 2021 12:30 pm Diz-se que o EB quer 16 helos a priori para substituir os HM-2 e HM-3. Se e quando isso irá acontecer não se tem previsão pela óbvia falta de recursos.
Sim, quer 16. Está entre o Black Hawk e o AW 139. Com isso acredito que o 3º BAvEx terá a capacidade de desembarcar também o escalão de assalto aeromóvel. O EB não utiliza assento nos BH para desembarque tropas no escalão de assalto. Sentam no chão 4 grupos com 4 de costas um para o outro e 2 na parte da frente levando 18 homens. O AW 139 tem assento para 15 soldados, se tirá-los deve levar mais e o Cougar leva 22. Não é uma diferença grande, os 4 a mais que o EB irá adquirir deve suprir a lacuna.
Não entendi. 4 Cougar a mais?




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Re: Aviação do Exército

#4540 Mensagem por gogogas » Sex Ago 06, 2021 2:06 pm

Nao seria o Jaguar ?




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Re: Aviação do Exército

#4541 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 06, 2021 6:24 pm

FCarvalho escreveu: Sex Ago 06, 2021 1:57 pm
knigh7 escreveu: Sex Ago 06, 2021 12:36 pm

Sim, quer 16. Está entre o Black Hawk e o AW 139. Com isso acredito que o 3º BAvEx terá a capacidade de desembarcar também o escalão de assalto aeromóvel. O EB não utiliza assento nos BH para desembarque tropas no escalão de assalto. Sentam no chão 4 grupos com 4 de costas um para o outro e 2 na parte da frente levando 18 homens. O AW 139 tem assento para 15 soldados, se tirá-los deve levar mais e o Cougar leva 22. Não é uma diferença grande, os 4 a mais que o EB irá adquirir deve suprir a lacuna.
Não entendi. 4 Cougar a mais?
Não, são 16 ou de Black Hawks ou de AW 139. Substituirão futuramente os 4 BH e os 8 Cougars. Mas isso será decidido em 2024.




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Re: Aviação do Exército

#4542 Mensagem por gogogas » Sex Ago 06, 2021 6:51 pm

Recentemente o EB visitou instalações da ALA 9 , com vistas de uma possível utilização daquela base para abrigar uma futura Bavex na região ! Seria bem interessante , pois atenderia uma parte do nordeste e norte do país ! Alguém sabe que fim levou os C-23 ?




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Re: Aviação do Exército

#4543 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 06, 2021 7:00 pm

O 1º e o 2º BAvEx estão juntos em Taubaté, um pode ser deslocado para lá. Mas é bom atentar para o projeto do SIFRON na Região Norte. Ele prevê a instalação de destacamentos da AvEx em Boa Visa, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e no Acre.

A região é grande e o dinheiro é curto. Se o EB instalar um BAvEx em Belém, como nós vamos dar conta dos destacamentos? [101] [101] [101] [101] [101]




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Re: Aviação do Exército

#4544 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 07, 2021 1:46 pm

Se for apenas estas 4 localidades (ficaram de fora Macapá e Porto Velho, também Comandos de Fronteira) e se tratando apenas de destacamentos, a compra mais lúcida seria a dos AW139, que são mais baratos de adquirir, manter e operar.
Os 16 que se pretende comprar são suficientes para distribuir para estes destacamentos, com 4 unidades daquele helo para cada um. E como se trata de um helo bem mais barato que os BH, fica a perspectiva de mais para frente a fim de expandir a sua utilização para todo o SISFRON, além de propriamente, substituir com vantagem os Pantera K2 no futuro.
No caso do Bavex em Belém, pode transferir o 2o Bavex inteiro para lá que não vai haver problema, caso os 16 AW139 sejam comprados.
Os Jaguar podem ser distribuídos 4 para cada Bavex, além dos Esquilo que continuam operando no 1o e 3o Bavex, com os Pantera K2 distribuindo 8 unidades cada Bavex.
Pessoalmente, entendo que o AW149 seria mais adequado as demandas do EB, mas, como o custo sempre fala mais alto no bolso, e nas compras, do exército, melhor o AW139 do que nada.
Aliás, vender os 4 BH e os 8 Cougar pode ajudar a arrumar helos a mais no caso de novas aquisições. Não devem valer muito, mas em se tratando de comprar helos como os da Leonardo, podem render uma boa economia.




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Re: Aviação do Exército

#4545 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 07, 2021 2:13 pm

Se colocar as 16 novas unidades nos destacamentos distribuindo para os BAvEx 4 HM-4 (Jaguar) e 8 HM-1 (Pantera) não fecha a conta pois cada batalhão da AvEx precisa desembarcar, no ínimo 120 soldados na primeira vaga.

Se cada BAvEx tiver 8 HM-1 então significa que há 5 disponíveis.
Se cada um tiver 4 HM-4 então significa que há 2 ou, no máximo 3, disponíveis.
Se apenas 1 tiver pane na hora da operação aí pioraria mais ainda.




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