caminhões em uso pelo EB
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Re: caminhões em uso pelo EB
Tatra apresenta caminhões que serão fabricados no Paraná
Primeira fábrica da marca fora da República Tcheca começa a produzir em setembro, em Ponta Grossa; modelos foram mostrados em evento com o governo paranaense
Foto: José Fernando Ogura
Representante no Brasil da Tatra Trucks, a TatraBras apresentou os caminhões que pretende produzir na fábrica que está sendo construída em Ponta Grossa, no Paraná. Os modelos que estão sendo chamados de Euro 5 e Euro 6, ambos 6x6 da categoria off-road, foram os escolhidos para estrear a linha de produção, que está prevista para começar a funcionar em setembro.
Os dois caminhões foram apresentados pela empresa na sexta-feira, 18, durante um encontro com o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e o vice-governador Darci Piana (PSD), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Esta será a primeira fábrica da Tatra fora da República Tcheca.
“São veículos de grande porte que vão atender os mercados brasileiro e internacional. É mais um grande investimento do setor automotivo no Estado, que conta com importantes multinacionais como a Caterpillar, New Holland, Volvo, DAF, Renault e Volkswagen”, disse o governador Ratinho Junior.
De acordo com o comunicado divulgado pelo governo paranaense, a empresa está investindo R$ 102,7 milhões na nova planta, deve gerar 300 empregos diretos até 2026. A unidade está sendo beneficiada pelo programa de incentivos fiscais do Paraná, mas outra razão que fez a marca tcheca optar por Ponta Grossa é que a cidade já tem a fábrica da DAF, que vai fornecer uma série de componentes aos caminhões da Tatra.
Segundo a empresa, a nova planta vai funcionar em sistema CKD (Completely Knock-Down), em que as peças virão da República Tcheca e o caminhão será apenas montado no Brasil. A previsão é que a produção inicial seja de 100 unidades por ano, mas a linha de montagem terá capacidade instalada para algo entre 800 a 1 mil veículos por ano. Está nos planos ainda a fabricação de uma segunda configuração de caminhão, com tração 8x8.
“Existe uma demanda grande pelos modelos off-road no Brasil, que não circulam nas estradas e são utilizados por aqueles setores que exigem veículos de alta tração, como a área florestal, de mineração e sucroalcooleira”, disse o presidente da TatraBras, Rui Lemes. “A suspensão desses caminhões é totalmente diferente de qualquer outro modelo fabricado no Brasil e atende a uma necessidade do mercado nacional. São modelos totalmente diferenciados.”
Além dessas áreas de atuação, a Tatra também prevê fornecer veículos para o setor militar e de defesa. Além de atender o mercado interno, a produção nacional também se destinará à exportação, especialmente para os países da América do Sul e da África.
A Tatra é uma marca tcheca fundada em 1850 que hoje é especializada na fabricação de caminhões pesados off-road. Ela começou produzindo vagões de trem e lançou seu primeiro automóvel em 1897. É considerada a terceira montadora mais antiga do mundo, depois da Daimler/Mercedes-Benz e da Peugeot. Ela encerrou a produção de automóveis em 1999, quando passou a focar nos caminhões.
FONTE: Automotive Business
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... serao.html
Nota do Defesa Brasil Notícias: A Tatra Trucks já fornece seus produtos para o setor militar e de defesa do Brasil. Eles estão presentes, por exemplo, no Sistema ASTROS 2020 da Avibrás, que utiliza um chassi Tatra T815 tração 6x6, importado; além das recém adquiridas portadas pesadas IRB System que equipam a Engenharia de Combate do Exército, que utilizam um caminhão Tatra tração 8x8, também importado da Europa.
Viatura 8x8 Tatra IRB System - Foto: Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro
abs.
arcanjo
Primeira fábrica da marca fora da República Tcheca começa a produzir em setembro, em Ponta Grossa; modelos foram mostrados em evento com o governo paranaense
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Representante no Brasil da Tatra Trucks, a TatraBras apresentou os caminhões que pretende produzir na fábrica que está sendo construída em Ponta Grossa, no Paraná. Os modelos que estão sendo chamados de Euro 5 e Euro 6, ambos 6x6 da categoria off-road, foram os escolhidos para estrear a linha de produção, que está prevista para começar a funcionar em setembro.
Os dois caminhões foram apresentados pela empresa na sexta-feira, 18, durante um encontro com o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e o vice-governador Darci Piana (PSD), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Esta será a primeira fábrica da Tatra fora da República Tcheca.
“São veículos de grande porte que vão atender os mercados brasileiro e internacional. É mais um grande investimento do setor automotivo no Estado, que conta com importantes multinacionais como a Caterpillar, New Holland, Volvo, DAF, Renault e Volkswagen”, disse o governador Ratinho Junior.
De acordo com o comunicado divulgado pelo governo paranaense, a empresa está investindo R$ 102,7 milhões na nova planta, deve gerar 300 empregos diretos até 2026. A unidade está sendo beneficiada pelo programa de incentivos fiscais do Paraná, mas outra razão que fez a marca tcheca optar por Ponta Grossa é que a cidade já tem a fábrica da DAF, que vai fornecer uma série de componentes aos caminhões da Tatra.
Segundo a empresa, a nova planta vai funcionar em sistema CKD (Completely Knock-Down), em que as peças virão da República Tcheca e o caminhão será apenas montado no Brasil. A previsão é que a produção inicial seja de 100 unidades por ano, mas a linha de montagem terá capacidade instalada para algo entre 800 a 1 mil veículos por ano. Está nos planos ainda a fabricação de uma segunda configuração de caminhão, com tração 8x8.
“Existe uma demanda grande pelos modelos off-road no Brasil, que não circulam nas estradas e são utilizados por aqueles setores que exigem veículos de alta tração, como a área florestal, de mineração e sucroalcooleira”, disse o presidente da TatraBras, Rui Lemes. “A suspensão desses caminhões é totalmente diferente de qualquer outro modelo fabricado no Brasil e atende a uma necessidade do mercado nacional. São modelos totalmente diferenciados.”
Além dessas áreas de atuação, a Tatra também prevê fornecer veículos para o setor militar e de defesa. Além de atender o mercado interno, a produção nacional também se destinará à exportação, especialmente para os países da América do Sul e da África.
A Tatra é uma marca tcheca fundada em 1850 que hoje é especializada na fabricação de caminhões pesados off-road. Ela começou produzindo vagões de trem e lançou seu primeiro automóvel em 1897. É considerada a terceira montadora mais antiga do mundo, depois da Daimler/Mercedes-Benz e da Peugeot. Ela encerrou a produção de automóveis em 1999, quando passou a focar nos caminhões.
FONTE: Automotive Business
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... serao.html
Nota do Defesa Brasil Notícias: A Tatra Trucks já fornece seus produtos para o setor militar e de defesa do Brasil. Eles estão presentes, por exemplo, no Sistema ASTROS 2020 da Avibrás, que utiliza um chassi Tatra T815 tração 6x6, importado; além das recém adquiridas portadas pesadas IRB System que equipam a Engenharia de Combate do Exército, que utilizam um caminhão Tatra tração 8x8, também importado da Europa.
Viatura 8x8 Tatra IRB System - Foto: Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro
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arcanjo
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Re: caminhões em uso pelo EB
A empresa certa, no lugar certo e com os produtos certos. A dizer se o momento foi o certo também.
O modelo utilizado pela engenharia do EB é um TATRA TERRA.
Se os checos conseguirem encetar os PHOENIX no Brasil a porteira está aberta para toda a linha de caminhões deles. E o que não falta por aqui é demanda para o tipo de veículos que eles produzem, tanto civil como militar.
Muito boa sorte para eles.
O modelo utilizado pela engenharia do EB é um TATRA TERRA.
Se os checos conseguirem encetar os PHOENIX no Brasil a porteira está aberta para toda a linha de caminhões deles. E o que não falta por aqui é demanda para o tipo de veículos que eles produzem, tanto civil como militar.
Muito boa sorte para eles.
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Re: caminhões em uso pelo EB
O caso dos caminhões de socorro, ao menos até aqui, me parece ser mais uma questão de "criação/manutenção de doutrina" do EB do que objetivamente uma aquisição para constituir capacidades efetivas. O exército nunca lidou com este tipo de veículo, e ao menos pelo que se tem visto da práxis verde-oliva dos últimos anos, é muito provável que estes veículos, se adquiridos, sejam para testar se podem ser adequados ou não ao apoio das OM mecanizadas. Eu particularmente entendo que sim, desde que o veículo em si tenha condições de apoiar na íntegra, diga-se em qualquer situação, os bldos da família Guarani, da versão básica às VBE que vierem a ser produzidas. O que significa dizer apoiar bldos de 14 a 30 ton de deslocamento.
Aí eu não sei dizer se o caminhão americano que se diz querer comprar é capaz, ou não.
Vamos ver.
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Re: caminhões em uso pelo EB
Essa portaria é de 2 anos atrás. Até o momento nada deste ROB foi levado a efeito em termos práticos, seja no sentido de prospectar o mercado, seja no sentido de adotar uma solução nacional, ou induzir a compra por oportunidade.FCarvalho escreveu: ↑Seg Mar 09, 2020 9:52 pm Em tempo, uma correção. O EB emitiu dois ROB para uma viatura de socorro/recuperação para a artilharia, cobrindo as OM blda e mecanizada.
PORTARIA Nº 218-EME, DE 25 DE JULHO DE 2019
Aprova os Requisitos Operacionais das Viaturas Especiais de Socorro para o Sistema de Artilharia de Campanha (EB20-RO-04.044), 1ª Edição, 2019.
Há de se esperar que em sendo baseada na plataforma Tatra/Avibrás, o mesmo também possa vir a ser utilizado nas bdas cav e inf mec, em seus batalhões logísticos.
Como disse anteriormente, a família do chassi Tatra/Avibrás tende a crescer, e muito, nos próximos anos se atendidos todos os ROB emitidos para viaturas até aqui.
abs
Na teoria, este veículo poderia ser baseado na plataforma Astros 2020 que utiliza os chassis Tatra T815-7 me todas as versões dos caminhões atuais.
Sabemos também que houve a aparição anos atrás de uma suposta versão de recuperação/socorro destes veículos, mas que no fim, mostrou-se que era um negócio específico voltado para o mercado saudita.
Desde então nada mais se falou ou se soube sobre este ROB.
Em tempo, no mesmo se privilegia o uso de plataforma nacional para o emprego desta versão de apoio para a artilharia de campanha. Mas a entrada de um caminhão norte americano por compra de oportunidade parece ter jogado água nas pretensões da Avibrás, ou de qualquer outra empresa aqui instalada, em oferecer seus produtos para o exército.
Enquanto essa tal compra não se concretiza, vale a perspectiva de que temos tempo para analisar as opções do mercado para este novo veículo, caso ele venha a ser adotado pelo exército, conforme os requisitos expostos.
Rapidamente de cabeça, no Brasil hoje temos as seguintes fabricantes de caminhões que possuem modelos a oferecer baseados em seus veículos produzidos aqui:
IVECO;
VW/MAN;
TATRA;
MERCEDES BENZ;
SCANIA
VOLVO
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- FCarvalho
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Re: caminhões em uso pelo EB
Vai um Ural Next 2021 aí.
https://uralaz.ru/en/models/ural-next/
Sigo achando incrível como os russos não conseguem enxergar o potencial de mercado para seus caminhões no Brasil.
Eles fariam muito sucesso por aqui, com certeza.
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Sigo achando incrível como os russos não conseguem enxergar o potencial de mercado para seus caminhões no Brasil.
Eles fariam muito sucesso por aqui, com certeza.
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- Vinícius Almeida
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Re: caminhões em uso pelo EB
A legislação brasileira é complicada com caminhões bicudos e o carro chefes das fabricantes são os cavalos mecânicos pesados.
A Tatra mesmo só está vindo pq a DAF conseguiu se estabelecer a partir dos seus cavalos mecânicos.
A Tatra mesmo só está vindo pq a DAF conseguiu se estabelecer a partir dos seus cavalos mecânicos.