tanques e blindados

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6811
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: tanques e blindados

#5131 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Jul 14, 2021 6:28 pm

FCarvalho escreveu: Ter Jul 13, 2021 8:58 pm Uma verdadeira salada de carros de combate e que vai deixar com uma baita dor de cabeça o pessoal da logística.
Agora, para comprarem os Abrams deve ter sido um negócio de pai para filho em termos de custos e aquisição. Porque a manutenção vai ser a pior possível para o erário público polonês.
Mais sensato seria adotar os Leo 2A7 alemão e mandar para o ferro velho os tanques soviéticos.
A ver como esse negócio será acordado.
Eu acho que os PT-91 vão ser aposentados com a compra desses Abrams, que se confirmou em 232 tanques e 12 veículos de treinamento.

https://translate.google.com/translate? ... 5six-bKEoM

EDIT: aliás, pesquisei melhor e ao que tudo indica vão continuar operando essa salada de tanques mesmos, os demais T-72 vão ser modernizados pro padrão Twardy e imagino que os Abrams e Leopards ficarão de prontidão pra uma guerra terrestre contra a Rússia.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: tanques e blindados

#5132 Mensagem por gabriel219 » Qua Jul 14, 2021 8:35 pm

E ainda estão fechando acordo com os Coreanos pelos K2. Vai ficar uma bagunça, com M1A2 SepV3 - muito provavelmente serão EDA e não viaturas novas - Leopard 2PL e K2PL.




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6811
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: tanques e blindados

#5133 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Jul 14, 2021 10:05 pm

gabriel219 escreveu: Qua Jul 14, 2021 8:35 pm E ainda estão fechando acordo com os Coreanos pelos K2. Vai ficar uma bagunça, com M1A2 SepV3 - muito provavelmente serão EDA e não viaturas novas - Leopard 2PL e K2PL.
Pois é. Nisso agora eu fiquei confuso, pois eu pensava que com a assinatura da compra desses Abrams, a Polônia ia desistir do acordo com a Coréia do Sul. Mas cá entre nós eu acho que eles estão gastando dinheiro demais com blindados mas não o suficiente com uma força aérea..




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: tanques e blindados

#5134 Mensagem por gabriel219 » Qui Jul 15, 2021 1:21 am

Viktor Reznov escreveu: Qua Jul 14, 2021 10:05 pm
gabriel219 escreveu: Qua Jul 14, 2021 8:35 pm E ainda estão fechando acordo com os Coreanos pelos K2. Vai ficar uma bagunça, com M1A2 SepV3 - muito provavelmente serão EDA e não viaturas novas - Leopard 2PL e K2PL.
Pois é. Nisso agora eu fiquei confuso, pois eu pensava que com a assinatura da compra desses Abrams, a Polônia ia desistir do acordo com a Coréia do Sul. Mas cá entre nós eu acho que eles estão gastando dinheiro demais com blindados mas não o suficiente com uma força aérea..
Isso é um indicativo que vão de F-16 Block 70.




Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2151
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 219 vezes

Re: tanques e blindados

#5135 Mensagem por gogogas » Qui Jul 15, 2021 6:35 am

E F-35 ...




Gogogas !
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: tanques e blindados

#5136 Mensagem por gabriel219 » Qui Jul 15, 2021 7:13 am

Exatamente. A pergunta é: da onde vem tanto dinheiro?




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

Re: tanques e blindados

#5137 Mensagem por Pablo Maica » Qui Jul 15, 2021 10:28 am

A Polônia é a nova bucha de canhão dos americanos na Europa, assim como a Estônia. Além do compromisso com a Otan, de gastar 2% do pib em defesa, eles estão na lista de prioridades em programas como o FMS, e de ajuda militar dos EUA e outros líderes da OTAN. Só no FMS eles torraram 16 bilhões de dólares até 2019, e como todo mundo sabe, no âmbito desse tipo de acordo estratégico entre governos, o preço dos materiais varia conforme a importância do aliado. Em janeiro de 2020 o governo polonês lançou um programa de modernização de 50 bilhões de dólares, apenas para troca de material. Com certeza essa grana não vai só para os americanos.

E enquanto o Puttin estiver disposto a encenar a guerra fria 2.0, mais dinheiro deve jorrar para a Polônia.

Os milicos poloneses devem estar igual a pinto no lixo, afinal até ha 30 anos atrás mal podiam escolher o próprio uniforme.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3216 vezes

Re: tanques e blindados

#5138 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 15, 2021 11:10 am

O problema dos poloneses é ter Kaliningrado bem ali ao lado com algumas centenas de milhares de soldados russos instalados com todo tipo de equipamentos. O suficiente para deixar a Polônia em frangalhos rapidinho. Vizinhos bálticos, Alemanha e cia também. E ainda há a parte pior: Belarus. Literalmente um quintal russo que faz fronteira com a Polõnia por milhares de kms, aos quais os russos tem fácil acesso. Não por acaso eles tem tropas naquele país suficiente para dar conta do Báltico e dos poloneses também. Além das reservas estacionadas na própria Rússia e que podem chegar facilmente à fronteira via terrestre e/ou aérea.

A Polônia literalmente é o saco de pancada da OTAN no leste europeu, dado que a Ucrânia é um tampão com o resto da Europa Oriental, no caso de Hungria e Romênia, além de uma pequena parte da Polônia. Por isso a importância dada aquele país no sentido de mantê-lo o mais íntegro possível, e dentro do guarda chuva militar e político da OTAN/UE ainda que não oficialmente. Isso mantém os russos a uma certa distância e daria tempo para reunir e organizar forças bldas e mecanizadas para defender o leste europeu enquanto as forças locais aguentam a primeira pancada. Se aguentarem.

Aliás, os poloneses tinham comprado os H225M que não sei se foram recebidos ou não. E tem ainda a pretensão de substituir os Mi-2 que existem as dezenas ou centenas por lá por um novo helo de ataque, além de outros modelos, já que este helo é o pau para toda obra dos poloneses. A Leonardo chegou a oferecer participação no desenvolvimento do novo AW-249, mas até agora esta questão dos helos não foi resolvida.

Existem mais de 40 Mig-29 na força aérea, dos quais apenas metade foi modernizada/atualizada e está operacional. Seriam, em tese, substituídos pelos F-35 que teriam sido comprados. Quanto a F-16 Block 70 desconheço qualquer menção a compra deste modelo. Ainda há os Su-22 também que já merecem uma aposentadoria faz tempo.

Em todo caso, para eles se disporem a operar 4 linhas de manutenção diferentes de CC deve ser um misto de desespero ou loucura pré-paga. Porque só de K-2PL seriam mais de meio milhar de blindados. Mais que suficiente para tirar todos os T-72 E e derivados de operação. Agora some-se três centenas de Abrams, mais algumas centenas de Leo 2PL que estão sendo modernizados também, e teremos um país europeu com mais de 1 mil tanques prontos para combate. Só a Alemanha conseguiu algo assim nos idos tempos da guerra fria. E nós nem temos uma hoje. Mas parece que na cabeça dos políticos poloneses ela nunca acabou.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3216 vezes

Re: tanques e blindados

#5139 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 15, 2021 11:20 am

Seria interessante saber qual a necessidade dos poloneses em termos de lançadores de foguetes do tipo do Astros.
Quem sabe temos alguma oportunidade de negócios por lá envolvendo também o KC-390 ,e outros sistemas como o Super Tucano.
O Gripen E/F também concorre por fora para complementar a frota de caças, apesar dos F-16C/D Block 50 e F-35 recém adquirididos. Os sistemas ISR da Embraer baseados nos Phenom, Praetor e E-Jet também seria uma oportunidade a ser vista.
Aliás, o que a indústria polonesa de defesa tem que poderia servir de moeda de troca conosco em uma eventual off set na aquisição de material brasileiro para as ffaa's deles?




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18513
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2384 vezes

Re: tanques e blindados

#5140 Mensagem por knigh7 » Ter Set 14, 2021 6:54 pm





Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 556
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: tanques e blindados

#5141 Mensagem por Alfa BR » Ter Set 14, 2021 7:06 pm

knigh7 escreveu: Ter Set 14, 2021 6:54 pm
Sempre me pergunto onde se encaixa esse tipo de veículo. Artilharia? Fração/Subunidade Anticarro?




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: tanques e blindados

#5142 Mensagem por gabriel219 » Ter Set 14, 2021 9:34 pm

Não entendo os britânicos. Qual o alcance dessa versão terrestre?

Sinceramente, um jipe 4x4, blindado, faz o trabalho igual ou até melhor, por ser um alvo menor e mais rápido que o Ajax, além de absurdamente menos caro.

Eu considero um Spike NLOS ou FOG-MMP como artilharia de precisão orgânica de Unidades, como Batalhões e Regimentos. Complementaria os morteiros 120 mm.

O Spike NLOS, inclusive, utiliza ogiva tripla, sendo duas anti-carro e uma capa envolvendo as duas ogivas em tadem, com explosivos de efeito de fragmentação, podendo ser facilmente usado como anticarro e antiestrutura.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18513
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2384 vezes

Re: tanques e blindados

#5143 Mensagem por knigh7 » Ter Set 14, 2021 11:07 pm

Viktor Reznov escreveu: Qua Jul 14, 2021 10:05 pm
gabriel219 escreveu: Qua Jul 14, 2021 8:35 pm E ainda estão fechando acordo com os Coreanos pelos K2. Vai ficar uma bagunça, com M1A2 SepV3 - muito provavelmente serão EDA e não viaturas novas - Leopard 2PL e K2PL.
Pois é. Nisso agora eu fiquei confuso, pois eu pensava que com a assinatura da compra desses Abrams, a Polônia ia desistir do acordo com a Coréia do Sul. Mas cá entre nós eu acho que eles estão gastando dinheiro demais com blindados mas não o suficiente com uma força aérea..
Eles têm uma encomenda de 32 F-35 e possuem 48 F-16 Block 50. É um bom número em comparação com outras Forças Aéreas. Mas a Polônia seria apenas um ator coadjuvante ao lado dos EUA numa briga de cachorro grande com a Rússia e não teria como ser diferente.




Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 556
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: tanques e blindados

#5144 Mensagem por Alfa BR » Qua Set 15, 2021 11:29 am

gabriel219 escreveu: Ter Set 14, 2021 9:34 pm Não entendo os britânicos. Qual o alcance dessa versão terrestre?

Sinceramente, um jipe 4x4, blindado, faz o trabalho igual ou até melhor, por ser um alvo menor e mais rápido que o Ajax, além de absurdamente menos caro.

Eu considero um Spike NLOS ou FOG-MMP como artilharia de precisão orgânica de Unidades, como Batalhões e Regimentos. Complementaria os morteiros 120 mm.

O Spike NLOS, inclusive, utiliza ogiva tripla, sendo duas anti-carro e uma capa envolvendo as duas ogivas em tadem, com explosivos de efeito de fragmentação, podendo ser facilmente usado como anticarro e antiestrutura.
Os britânicos lamentam a retirada do FV102 Striker e do míssil Swingfire pois ficou sem um substituto direto. O problema é que os novos mísseis possuem alcance até 5 ou 6 x superior, o que implica em uma nova doutrina.

Não vejo espaço para um míssil com mais de 20 km de alcance dentro de um Batalhão de Infantaria.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18513
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2384 vezes

Re: tanques e blindados

#5145 Mensagem por knigh7 » Dom Set 26, 2021 6:17 pm





Responder