Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: Aviação do Exército

#4486 Mensagem por Túlio » Seg Jun 07, 2021 11:56 pm

Duka escreveu: Seg Jun 07, 2021 5:53 pm A questão de gastos em defesa no Brasil é bem complicada no meu ver.
1 - pra fazer frente a ameaças regionais (existe de fato alguma?), o que temos dá e sobra...
2 - para fazer frente a alguma coalizão internacional, nem com 100% do PIB seria suficiente.

No fundo é por isso que temos FA ridículas. Falta de necessidade (caso 1) e desalento (caso 2).

Então nós entusiastas sempre vamos acabar frustrados mesmo. Brasil não tem condições, necessidade e vontade de ter FA potentes e deve continuar assim por algumas décadas ainda (provavelmente todos aqui do Fórum estarão mortos antes de que tenhamos poderio militar digno de nota).

100% de acordo. Nunca vou entender como é difícil para tantos... [033]




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Re: Aviação do Exército

#4487 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Jun 08, 2021 12:58 am

Acho que pra começo de conversa podemos vender o Acre pra União Europeia, que tecnicamente não existe então não perderíamos em nada.




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Re: Aviação do Exército

#4488 Mensagem por ECorreia » Ter Jun 08, 2021 2:14 am

FCarvalho escreveu: Seg Jun 07, 2021 11:23 am Meu caro ECorreia, eu leio revistas especializadas desde os anos 1980 e tinha coleções completas da ASAS, Revista Força Aérea e muitas Tecnologia e Defesa e Segurança e Defesa, que acabaram por perder-se no tempo. Aliás, prefiro revistas à internet. Desde sempre. E mantenho esse costume até o dia que não existir mais papel.

Acompanho o Luchessi desde os anos 1990 e mais de perto a partir de 2001 quando do lançamento da revista dele, e já li praticamente todas as suas matérias e de outros autores sobre a Avex nos últimos 20 anos. E se me minha memória não me trai, foram poucas as matérias feitas com os Mi-35 da FAB. Mas de qualquer forma, ao menos para mim, muito melhor em conteúdo e qualidade jornalística do que se encontra por aí nas telas de computador e celulares da vida.

Quanto a pilotos da Avex voando nos Sabre, volto a afirmar que nunca vi e nem li nada sobre isso em nenhuma revista desde que estes helos chegaram ao Brasil. Mas posso estar enganado. Afinal, as forças costumeiramente não são afetas à comunicação social tão abertamente quanto se poderia esperar delas. Imagino que possa ter acontecido e não contaram a ninguém. Vai saber o porquê.
O Cláudio Lucchesi voou no local do artilheiro no Mi35 para uma reportagem para a revista sobre o Sabre do Esquadrão Poti.

Não vê na T&D que o Kaiser Konrad é o jornalista que voam as aeronaves (voou o A-129D Mangusta, voou os Super Tucano da USAF(que repassou para o Afeganistão), voou o Typhoon, voou nos A-1M, o lift M-346 Master...)? O falecido André Mileski voou na nacele de aeronaves para fazer reportagens para a Tecnologia & Defesa.

O DefesaNet tem o piloto Vianey Jr que de vez em quando pilota (com a ajuda de um piloto experiente) aeronaves e dá o feedback para o site. Fez isso com os caças do FX2, o H225M e também o lift M-346.

Agora vamos falar da Revista Força Aérea que recruta pilotos da reserva da FAB e da MB para testarem as aeronaves: Coronéis Sylvio Potengi depois substituído pelo Alfredo Salvatore Leta para aeronaves de asa fixa. E o piloto Luciano de Melo Ribeiro para aeronaves de asas rotativas.

Ou você não lê revistas ou você lê, sabem que testam (ou quem é jornalista pelo menos voa numa das naceles) e não quer reconhecer algo fácil de deduzir que, se ocorre isso, seria estranho que piloto da AvEx não tivesse voado o Mil Mi-35.

Não vou mais perder tempo discutindo esse assunto com você.




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Re: Aviação do Exército

#4489 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 08, 2021 4:45 pm

Duka escreveu: Seg Jun 07, 2021 5:53 pm A questão de gastos em defesa no Brasil é bem complicada no meu ver.
1 - pra fazer frente a ameaças regionais (existe de fato alguma?), o que temos dá e sobra...
2 - para fazer frente a alguma coalizão internacional, nem com 100% do PIB seria suficiente.

No fundo é por isso que temos FA ridículas. Falta de necessidade (caso 1) e desalento (caso 2).

Então nós entusiastas sempre vamos acabar frustrados mesmo. Brasil não tem condições, necessidade e vontade de ter FA potentes e deve continuar assim por algumas décadas ainda (provavelmente todos aqui do Fórum estarão mortos antes de que tenhamos poderio militar digno de nota).
A coisa é simples e funciona assim:

Manutenção...
Quando tudo está bem, ninguém lembra que existe.
Quando algo vai mal, dizem que não existe.
E quando realmente não existe, todos concordam que deveria existir.


Esse é o apanágio da Defesa no Brasil. É só substituir uma palavra pela outra.




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Re: Aviação do Exército

#4490 Mensagem por gogogas » Ter Jun 08, 2021 8:42 pm

Helo russo no EB , não vai dar acredito eu ...
Além da preferência OTAN , os russos tem doutrina completamente diferente da ocidental , além dos motores ter uma vida útil bem menor comparado aos ocidentais ....
Depois que o AH-2 Sabre der baixa , acredito que será o único vetor russo em nossas forças armadas , os Sabre todos sabem que foi mais jogada política do que técnica .....




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Re: Aviação do Exército

#4491 Mensagem por gabriel219 » Ter Jun 08, 2021 8:53 pm

O EB foi lá e consultou os Russos se o Ka-52 estava disponível e na época não estava. Ficaram impressionados e muito interessados com ele.

Mesmo que fosse compra política - como QUALQUER UMA É, especialmente em Defesa - o EB não iria reclamar não.




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Re: Aviação do Exército

#4492 Mensagem por ECorreia » Qua Jun 09, 2021 1:29 am

O que a AvEx quer de um helicóptero de ataque e que seja equilibrado entre blindagem-agilidade*, cumprindo outros requisitos de missão e performance: raio de ação mínimo de 100 MN (185km) com 20 min de reserva e velocidade de cruzeiro de 130kt (240km/h), 2 suportes capazes de carregar até 300kg em cada stub wing, blindagem desejável de .50 em pontos sensíveis da aeronave, biturbina, canhão de 20mm, CABINE EM TANDEM(atenção @gabriel219 )
fonte: Revista Asas, edição 98, página 16.
Dados divulgados pelo Chefe do GEA, Cel Thiago Fatorelli, no seminário promovido pela revista.

*esse foi na entrevista ao canal PandAviation, dia 26 de abril deste ano.




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Re: Aviação do Exército

#4493 Mensagem por gabriel219 » Qua Jun 09, 2021 9:45 pm

ECorreia escreveu: Qua Jun 09, 2021 1:29 am O que a AvEx quer de um helicóptero de ataque e que seja equilibrado entre blindagem-agilidade*, cumprindo outros requisitos de missão e performance: raio de ação mínimo de 100 MN (185km) com 20 min de reserva e velocidade de cruzeiro de 130kt (240km/h), 2 suportes capazes de carregar até 300kg em cada stub wing, blindagem desejável de .50 em pontos sensíveis da aeronave, biturbina, canhão de 20mm, CABINE EM TANDEM(atenção @gabriel219 )
fonte: Revista Asas, edição 98, página 16.
Dados divulgados pelo Chefe do GEA, Cel Thiago Fatorelli, no seminário promovido pela revista.

*esse foi na entrevista ao canal PandAviation, dia 26 de abril deste ano.
Mas não digo nesta concorrência, mas em outra oportunidade, até porque o Ka-52 não é tecnicamente um helicóptero puro de ataque, para apoio de fogo, faz missão semelhante ao Kiowa ou Tiger HAD, em nosso Fennec.




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Re: Aviação do Exército

#4494 Mensagem por ECorreia » Qua Jun 09, 2021 9:48 pm

Entendi, Gabriel. Seria então para daqui a uns 12 anos. Pois o Fennec após a modernizado operará por 15 anos.




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Re: Aviação do Exército

#4495 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 09, 2021 9:55 pm

Helo de ataque no EB só em 2031, conforme o cronograma do PEEx. A ver mais para frente se esta data se concretiza.
Até lá, pelo menos mais dois helos novos estarão no mercado além dos atuais.
Isso se não aparecerem outros modelos.
Por enquanto o EB só testou o Mangusta, o T-129, o AW-1Z, o Mi-28, e supostamente, o Apache em Israel.
Falta ainda o Tiger franco-alemão, e os chineses Z-19/Z-10. Se houver disposição e interesse que sejam testados.




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Re: Aviação do Exército

#4496 Mensagem por gabriel219 » Qua Jun 09, 2021 10:05 pm

Se o EB conseguisse os Viper estocados no precinho, já estaria de bom tamanho, assim como o repasse dos Sabre. Consigo imaginar potenciais uso com a 3a Cia ForEsp.




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Re: Aviação do Exército

#4497 Mensagem por ECorreia » Qua Jun 09, 2021 10:09 pm

FCarvalho escreveu: Qua Jun 09, 2021 9:55 pm Helo de ataque no EB só em 2031, conforme o cronograma do PEEx. A ver mais para frente se esta data se concretiza.
Até lá, pelo menos mais dois helos novos estarão no mercado além dos atuais.
Isso se não aparecerem outros modelos.
Por enquanto o EB só testou o Mangusta, o T-129, o AW-1Z, o Mi-28, e supostamente, o Apache em Israel.
Falta ainda o Tiger franco-alemão, e os chineses Z-19/Z-10. Se houver disposição e interesse que sejam testados.
Na Live de abril a que eu me referi o Coronel Fatorelli disse que testou o Apache também.




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Re: Aviação do Exército

#4498 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 09, 2021 10:09 pm

Nesta questão dos helos de ataque, pelo menos no papel, não há espaço para aquisições de oportunidade. Talvez a MB se interessasse, mas helos de ataque não fazem sequer parte do planejamento atual da aviação naval.




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Re: Aviação do Exército

#4499 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 09, 2021 10:12 pm

ECorreia escreveu: Qua Jun 09, 2021 10:09 pm
FCarvalho escreveu: Qua Jun 09, 2021 9:55 pm Helo de ataque no EB só em 2031, conforme o cronograma do PEEx. A ver mais para frente se esta data se concretiza.
Até lá, pelo menos mais dois helos novos estarão no mercado além dos atuais.
Isso se não aparecerem outros modelos.
Por enquanto o EB só testou o Mangusta, o T-129, o AW-1Z, o Mi-28, e supostamente, o Apache em Israel.
Falta ainda o Tiger franco-alemão, e os chineses Z-19/Z-10. Se houver disposição e interesse que sejam testados.
Na Live de abril a que eu me referi o Coronel Fatorelli disse que testou o Apache também.
Creio que não haveria abertura de parte dos norte americanos de liberar este helo para o Brasil. Ademais, os custos dele são astronômicos. Algo completamente fora da nossa realidade orçamentária.
Creio que será apesar de todos os indicativos técnicos apresentados até o momento, será comprado algo dentro do velho esquema "bom, nem tão bonito assim e essencialmente barato", para poder caber no bolso.
Os custos dos H225M parece ter deixado os militares com as barbas de molho em vista de eventuais compras politizadas.




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Re: Aviação do Exército

#4500 Mensagem por ECorreia » Qua Jun 09, 2021 10:18 pm

gabriel219 escreveu: Qua Jun 09, 2021 10:05 pm Se o EB conseguisse os Viper estocados no precinho
Seria a melhor opção na minha opinião. Aqueles 27 Vipers que estão sendo estocados é fruto da revisão do planejamento deles no qual se previu a utilização de menos helicópteros de ataque e não por estarem muito voadas, estrutura danificada, etc.

É um caso diferente dos Chinooks que o US Army havia oferecido para a AvEx: eram células bem desgastadas na qual viram que não valia o custo-benefício.




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