Astronomia Amadora

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2375
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 674 vezes

Astronomia Amadora

#1 Mensagem por EduClau » Dom Out 18, 2020 6:19 pm

Olas, crio esse tópico para compartilhar informações com que tiver interesse em observar os céus.
Sou um observador celeste (não ouso me chamar de astrônomo amador) e gosto muito do assunto, um Skywatcher dobsoniano de 114 mm deste modelo ( https://www.astroshop.pt/telescopios/sk ... ob/p,33070 ) e um telescópio refrator de 70 mm:

Imagem
Esse é o 70 mm em minha posição de observação.

O 114mm está com problema de colimação e um pouco de fungo, a colimação nunca fiz e não parece ser difícil mas a limpeza do espelho preciso ver o que vou fazer. E como oculares tenho de 8, 10, 12,5 e 23mm, filtro moon&skyglow e uma barlow 2x:

Imagem

Utilizo o software stellarium, muito mais prático que os mapas astronômicos tradicionais.

Passo algumas noites observando o céu do sul, principalmente no inverno que é bastante seco, mas está cada vez mais difícil devido à poluição luminosa na chácara da família no interior de São Paulo (curiosidade, a linha do trópico passa dentro do terreno). Lembro-me que há 15 anos ou mais o centro da galáxia aparecia razoavelmente visível mas hoje você dificilmente consegue ver, só uma nebulosidade tênue nas noites mais escuras.

Este mapa de poluição luminosa é bastante interessante e mostra a dificuldade em encontrar céus escuros:

https://www.lightpollutionmap.info/#zoo ... TFFFFFFFFF

sds.




Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2375
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 674 vezes

Re: Astronomia Amadora

#2 Mensagem por EduClau » Dom Out 18, 2020 6:29 pm

Observar o céu nas noites frias e claras de inverno é um espetáculo, com um vinho ou um quentão pode-se passar horas bastante agradáveis ​​e perceber a nossa pequenez.

Aqui uma simulação da vista desde o meu ponto de observação, que fica a 800 metros de altitude, com a poluição luminosa do local, é uma captura de tela do software stellarium, até tenho algumas fotos feitas com telescópios, de Júpiter, Saturno e a Lua mas não me interesso muito por astrofotografia, demora muito e bons resultados são difíceis.

Imagem

E aqui como seria com menor poluição vísual:
Imagem

Referências: à direita está o Cruzeiro do Sul, alinhado com o centro da galáxia, nossa referência astronômica para encontrar o sul, o ponto cardeal está a uma distância de 4,5x do prolongamento do pé do eixo principal da cruz. Facinho achar... :roll:
E no círculo à esquerda está a Pequena Nuvem de Magalhães, também visível a olho nu, bem fraca em noites sem lua. Com um pequeno monóculo de mão ou binóculo astronômico, você já pode ver dezenas de aglomerados e nebulosas na direção do centro da galáxia, como objetos Messier. A vantagem desses instrumentos é que eles são muito mais práticos de usar do que um telescópio.

Por fim, algumas imagens dos planetas mais visíveis com o 114mm:
Imagem

Imagem

sds




Editado pela última vez por EduClau em Dom Out 18, 2020 6:48 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2375
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 674 vezes

Re: Astronomia Amadora

#3 Mensagem por EduClau » Dom Out 18, 2020 6:43 pm

Atualmente os dois planetas gigantes estão bem visíveis, nessa época em minha latitude já estão no zênite logo ao cair da noite e por isso estão um pouco mais difíceis ver desde o meu ponto de observação, que está numa vertente voltada para o leste e logo se ocultam atrás do morro, mas Marte e Urano que nascem depois estão visíveis, mas ainda não consegui observar o segundo. No feriado passado estava observando o planeta vermelho (laranja no real), é muito brilhante e tive uma certeza do que eu já suspeitava: outro filtro é necessário para maiores detalhes, o moon&skyglow não fornece contraste suficiente para ver a calota polar, minha futura aquisição seria um filtro planetário #80 ou 82.

Imagem

Aproveito para colocar um link com maiores informações sobre filtros, para quem interessar:

http://www.parsec.net.br/filtros--planetarios.html

A partir de agora até o final do ano começam a aparecer as Plêiades e Plêiades do Sul, Orion e outras constelações e objetos Messier (muitos aglomerados são espetaculares e fáceis de ver com um bom binóculo astronômico), mas as estações são mais úmidas, então são mais raras noites limpas.

Um básico sobre a lista Messier para quem não conhece: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cat%C3%A1logo_Messier

sds




Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5233
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 501 vezes

Re: Astronomia Amadora

#4 Mensagem por delmar » Dom Out 18, 2020 7:23 pm

Qual o preço de um telescópio para iniciantes, tipo criança de 10-12 anos?




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2375
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 674 vezes

Re: Astronomia Amadora

#5 Mensagem por EduClau » Dom Out 18, 2020 7:46 pm

Hoje em dia está bem difícil encontrar alguma coisa que preste no mercado nacional, o que tem são refratores chinas de 50 a 60 mm ou refletores de 76mm na faixa de 400/500 reais mas com qualidade bem ruim, oculares quase imprestáveis, barlow inúteis, tripés frágeis e qualidade óptica geral sofrível, se muito dá pra ver algumas crateras da lua e os planetas maiores como bolinhas sem definição. Para criança um refrator seria mais indicado acho, é mais fácil de conservar a lente do que o espelho de um refletor, que com o tempo perde a colimação, cria fungo, suja, umedece ou risca porque o tubo é aberto.

Para ter uma idéia do que se consegue observar com telescópios menores: https://www.casadoastronomo.com.br/cont ... escopio/37

Antigamente (dolar a R$ 2,x a 3,x) tinha uns sites especializados como o telescopios.net, casadoastronomo e outros com alguns produtos até que razoáveis e preços acessíveis, como o Skywatcher 114mm que eu comprei e paguei uns 1200 na época, hoje acabou não tem mais nada, só aparece alguma coisa no ML e nos market places (submarino, magalu, etc...).

Pra importar um skywatcher desses, por exemplo,(coloquei o link no primeiro post de uma loja portuguesa) ali custa em torno de US$ 310 e o custo do frete para o Brasil é de US$ 150 a 270. O problema é que quando chega aqui ainda tem os 60% de imposto de importação no custo TOTAL: do produto MAIS do frete, chega a absurdos US$ 740, preço de um 150mm com go to (sonho...) ou outros com montagens bem mais sofisticadas.

sds




Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: Astronomia Amadora

#6 Mensagem por Marcelo Ponciano » Dom Out 18, 2020 8:19 pm

Eita que esse tópico aqui promete. Também sou apaixonado por astronomia!!! Mas atualmente tenho apenas uma luneta refratora de 50mm.

Uma excelente opção, que pretendo concretizar ainda esse ano, é a construção de um telescópio refletor de até uns 180mm. Muita gente não sabe, mas é possível construir telescópios com excelente qualidade. Inclusive eu pretendia abrir um tópico aqui quando eu conseguisse construir o meu, como o tópico já está aberto colocarei aqui minhas considerações.

Há muito anos estudo a construção de telescópios, há pelo menos uns 10 anos. Mas venho sempre adiando os planos de por isso em prática, as vezes por preguiça, outras por desânimo, outras por falta de tempo.

Mas por que construir um telescópio ao invés de comprar pronto?

Primeiro motivo é o que o EduClau falou, o custo e a qualidade de telescópios chineses importados simplesmente não vale a pena. Paga-se caro por um equipamento ruim.

O segundo motivo é que a construção de telescópios sai por uma fração do preço de um telescópio e produz excelentes resultados.

E como construir? Basicamente a construção de telescópios é um hobby a parte, chama-se ATM - Amateur Telescope Makers.

É possível comprar kits para construir o telescópio (e aqui no Brasil há excelentes fornecedores desses kits com preços bem em conta):

https://www.telescopiosastronomicos.com.br/kits.html
Site que vende prontos os kits do conjunto óptico, tendo apenas que montar o tubo

http://www.turminha.com/telescopio/index.shtml
Site de uma pessoa que construiu um telescópio com o Kit do site acima

É possível também construir o conjunto óptico do telescópio (transformar vidro em espelho com curvatura específica para telescópio), sendo necessário comprar pronta apenas as oculares:

http://www.observatorio-phoenix.org/j_tele/j_01.htm
Site brasileiro que ensina a construir o conjunto óptico do zero

https://stellafane.org/tm/index.html
Site gringo que ensina a construir o conjunto óptico do zero


Vídeo de uns ATMs indianos confeccionando o espelho


Documentário com John Dobson. Uma lenda que ajudou a popularizar o hobby ATM

Inicialmente meu projeto consistia em comprar o Kit pronto para apenas montar o telescópio, pela praticidade e preço. Depois de muito estudar e pesquisar aceitei o desafio de construir o conjunto óptico do zero, o que é bastante trabalhoso, mas pretendo fazer como uma espécie de terapia de fim de ano para minha cabeça.

E para quem duvidar de que é possível construir bons telescópios, deixo aqui esse "Perguntas e Respostas" sobre construção de telescópios:
Mirrors can only be made with Special Precision Equipment in Expensive Factories or Labs

Not True! Telescope mirrors can be made in your kitchen, basement or garage with nothing more than the mirror blank and a second piece of glass (called the tool) to rub the mirror against with an abrasive grit and water slurry. You can do this on a wet towel on your kitchen counter, on a board with a few cleats screwed to in on your lap, or the traditional way on a barrel or pedestal. You need no special tools whatsoever to grind the mirror. Some sort depth gauge is helpful; a steel rule and some feeler gauges (buy this at an automobile parts store) will work well.

Most professional and some amateurs do use machines, but these are simple, rotating spindles to supply the energy for grinding from a motor and not your muscles. You may notice that many commercial telescope advertisements proclaim they use "Hand Figured Optics" - in fact this is one of the best and least expensive ways to get an accurate surface on a mirror - most machines just can't hold the tolerances necessary, and any good telescope optic, including the mirror you could make in your kitchen, should be hand figured.

I need a Well Equipped Shop to Make a Mirror or Telescope at Home

Not True! As you have read above, you really need no tools to make a mirror at home. If you want to build a telescope, you will need some simple hand tools - a hand saw, a drill, ruler, hammer and screwdriver - but nothing exotic or terribly expensive. Power tools are completely optional. Good, solid, useful telescopes can be built by novice amateurs.

Making a Mirror takes Hundreds of Hours of Work

Not True! A 6" or 8" mirror should take about 40 to 80 hours of effort. While this is a non-trivial amount of time, the mirror can be completed in a few months, and certainly within a year. Most people work one to three hours a day on their mirror about one or two times a week.

Homemade Mirrors are of Inferior Optical Quality
Not True! In fact, many amateurs choose to make their own mirrors to get Superior optical quality. Figuring optics is labor intensive (which is why good optics cost so much), and some firms choose to stop figuring at "good enough". The amateur can choose to spend a little more time to make great optics.
https://stellafane.org/tm/atm/general/myths.html
Depois com mais calma colocarei aqui todo o material que tenho acumulado sobre construção de telescópios. É bastante coisa e, como disse, é um hobby a parte.




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2375
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 674 vezes

Re: Astronomia Amadora

#7 Mensagem por EduClau » Dom Out 18, 2020 9:00 pm

Puts amigo Marcelo Ponciano, já andei pesquisando sobre construir um também, como já tenho um de 114 mm, o passo seria um maior de 130/150mm e aí imagina o preço $$$$.
Lembro que na época cheguei até a ver com um fabricante de kits, se não me engano era um professor de uma federal acho que de MG, mas como comprei o 114 acabei não tocando pra frente. Vou ver os seu links e vamos trocando idéias.

[009]




Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2375
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 674 vezes

Re: Astronomia Amadora

#8 Mensagem por EduClau » Sáb Nov 07, 2020 10:49 pm

Observações da noite: Júpiter, Saturno e Marte estão desfilando no céu ao mesmo tempo enquanto que as Plêiades (dezenas de estrelas visíveis no campo de visão de um simples binóculo astronômico), Órion (com sua nebulosa) e Sírius começam a ficarem visíveis no nosso céu, Escorpião a constelação invernal já não é mais visível.

sds.




Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2375
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 674 vezes

Re: Astronomia Amadora

#9 Mensagem por EduClau » Ter Abr 06, 2021 3:25 pm

Fótografo registra nas Cataratas imagens inéditas através da astrofotografia

Fotógrafo Victor Lima revela fotografias com luz e composição rara do atrativo, à noite, com uma explosão de cores a milhões de anos-luz.

Imagem

Imagem

https://foz.portaldacidade.com/noticias ... rafia-2039

Espetacular

sds




Responder