Projetos Militares da Indústria Aeronáutica Japonesa

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Projetos Militares da Indústria Aeronáutica Japonesa

#106 Mensagem por akivrx78 » Qui Ago 31, 2017 8:51 am

Imagem
http://www.aeroflap.com.br/emirados-ara ... -kawasaki/


Isto não e novidade um pouco antes da EMB enviar o KC-390 para testes no EAU uma delegação do EAU tinha visitado o Japão e pedido informações sobre o C-2 que no momento eram classificadas pois ainda não tinha encerrado o desenvolvimento.

http://www.youtube.com/watch?v=4rDwn8Gb1qE&t=23s
O governo japonês também esta interessado na concorrência da NZ eles inclusive mandaram um P-1 em outubro de 2016 para fazer demonstrações.




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Re: Projetos Militares da Indústria Aeronáutica Japonesa

#107 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 31, 2017 2:57 pm

Para uma aeronave deste porte levar apenas 36 tons me parece um pouco abaixo do que se poderia esperar da mesma.
O nosso KC-390 que é relativamente menor leva 26 tons concentrada e 23 tons no geral. E tem alcance equivalente com cargas de até 13 tons.
Quanto o C-2 poderia levar naquele alcance?
O Xian Y-20 que apesar de já estar em produção e com seu desenvolvimento praticamente finalizado, possui supostamente capacidade de carga ente 60 e 70 tons e é pouca coisa maior que o C-2.
Me parece dois conceitos diferentes para a mesma categoria de aeronave.
Para mim o Y-20 seria um complemento bem melhor para a FAB em relação aos KC-390 e aos eventuais KC-X que um dia venham a aparecer por aqui.

abs.




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Re: Projetos Militares da Indústria Aeronáutica Japonesa

#108 Mensagem por Bolovo » Qui Ago 31, 2017 3:42 pm

FCarvalho escreveu:Para uma aeronave deste porte levar apenas 36 tons me parece um pouco abaixo do que se poderia esperar da mesma.
O nosso KC-390 que é relativamente menor leva 26 tons concentrada e 23 tons no geral. E tem alcance equivalente com cargas de até 13 tons.
Quanto o C-2 poderia levar naquele alcance?
O Xian Y-20 que apesar de já estar em produção e com seu desenvolvimento praticamente finalizado, possui supostamente capacidade de carga ente 60 e 70 tons e é pouca coisa maior que o C-2.
Me parece dois conceitos diferentes para a mesma categoria de aeronave.
Para mim o Y-20 seria um complemento bem melhor para a FAB em relação aos KC-390 e aos eventuais KC-X que um dia venham a aparecer por aqui.

abs.
Oras, o A-400M que é gigante, tem quatro motores, leva apenas 37t... aviação não é uma coisa cartesiana, não é tão simples.




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Re: Projetos Militares da Indústria Aeronáutica Japonesa

#109 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 31, 2017 4:26 pm

Então estamos mais que bem com o nosso KC-390 que apesar de menor, na relação custo benefício se sai bem melhor do que os concorrentes maiores.

abs.




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Re: Projetos Militares da Indústria Aeronáutica Japonesa

#110 Mensagem por akivrx78 » Qui Out 12, 2017 6:53 am

https://blog-001.west.edge.storage-yahoo.jp/res/blog-e1-8e/ddogs38/folder/373448/56/40485756/img_12?1507782466
https://blog-001.west.edge.storage-yahoo.jp/res/blog-e1-8e/ddogs38/folder/373448/56/40485756/img_8?1507782466
https://blog-001.west.edge.storage-yahoo.jp/res/blog-e1-8e/ddogs38/folder/373448/56/40485756/img_9?1507782466
https://blog-001.west.edge.storage-yahoo.jp/res/blog-e1-8e/ddogs38/folder/373448/56/40485756/img_10?1507782466
https://blog-001.west.edge.storage-yahoo.jp/res/blog-e1-8e/ddogs38/folder/373448/56/40485756/img_11?1507782466


Imagem

http://www.wearethemighty.com/news/this ... -in-secret

Segundo o link da matéria a Kawasaki esta desenvolvendo um UCAV que parece que já esta voando a mais de 10 anos para o ministério de defesa até ai tudo bem, o pessoal ficou espantado é que esta sendo desenvolvido de forma secreta e os fundos para o desenvolvimento não foi divulgado no orçamento.
Somente no orçamento de 2018 no próximo ano sera aplicado verbas para a continuação do desenvolvimento dos sistemas em rede, pelo que entendi o sistema atual desenvolvido comporta 1 comandando terrestre 3 Ucav eles querem desenvolver os sistemas para um caça integrar as informações em rede entre os 3 Ucav e o comando terrestre.

https://www.masm.fr/Sig/japon/Fuji%20TACOM/30599729101_2c251e291d_k.jpg

Até o momento somente o UAV Tacom da Fuji era conhecido.

Imagem
http://global.kawasaki.com/en/corp/rd/m ... 8tr02.html
Na pagina da internet da empresa tem uma pista do que pode ser o Ucav que eles estão desenvolvendo.




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Re: Projetos Militares da Indústria Aeronáutica Japonesa

#111 Mensagem por akivrx78 » Qui Dez 31, 2020 12:17 pm

Japão segue em frente com jato de combate ‘Godzilla’
24 de dezembro de 2020 | Bradley Perrett

US $ 12 bilhões (A $ 15 bilhões) não é muito dinheiro para o desenvolvimento de um caça a jato. Mas acaba sendo uma conta alta se você construir apenas 90 unidades.

Mesmo assim, o Japão decidiu que não tem escolha a não ser gastar esse dinheiro para criar uma aeronave de combate para os anos 2030. O governo está avançando com seu programa F-X, embora o trabalho não tenha ultrapassado o que geralmente é considerado o ponto crítico de compromisso, o lançamento de um desenvolvimento em grande escala. Está perto, entretanto.

A Lockheed Martin apoiará a Mitsubishi Heavy Industries (MHI) no desenvolvimento geral do F-X, de acordo com um anúncio do Ministério da Defesa feito em 18 de dezembro, mas outras empresas do Reino Unido e dos Estados Unidos ajudarão com propulsão e aviônica. O F-X quase certamente terá fortes ligações tecnológicas com o programa de caça britânico Tempest, que tem um prazo semelhante para entrada em serviço.

A Lockheed Martin ou sua rival Boeing sempre foi mais provável de ser escolhida como a empresa líder de suporte de tecnologia para ajudar a MHI, porque o Japão depende dos EUA para proteção. O outro candidato era a BAE Systems.

O orçamento de desenvolvimento não foi anunciado, mas vazou para a agência de notícias Kyodo e o jornal Tokyo Shimbun: pelo menos ¥ 1,2 trilhão (A $ 15 bilhões). Isso é mais do que A $ 11 bilhões que a Coreia do Sul está orçando para seu caça KF-X, mas modesto em comparação com os US $ 72 bilhões (em dólares fiscais de 2012) que os EUA esperam finalmente gastar no desenvolvimento do F-35.

O problema é que o Japão pretende construir apenas 90 F-Xs. Nesse caso, o custo de desenvolvimento por aeronave será de cerca de A $ 170 milhões - uma quantia enorme, mesmo que parte disso seja resultado da inflação. Os custos unitários de produção devem ser espetaculares, já que o caça será anormalmente grande e suas fábricas não descerão muito na curva de aprendizado antes do término do programa. Além disso, o Japão gosta de construir aeronaves lentamente (e, portanto, de forma ineficiente), para manter as fábricas funcionando.

O ministério da defesa em Tóquio tem pressionado e se preparado por mais de 10 anos para construir uma aeronave nativa para substituir o caça de ataque MHI F-2. O governo, após considerar a importação direta ou a colaboração em programas estrangeiros, decidiu em 2018 prosseguir com um esforço liderado pelo Japão.

Teve boas razões para fazê-lo, embora a decisão tenha que ser julgada finalmente em relação ao custo unitário de cada aeronave. As três melhores justificativas para desenvolver o F-X são que o Japão deseja o controle total da configuração, os próximos caças dos EUA não estarão disponíveis para exportação e o Japão precisa de um projeto que pode não se adequar a outros países.

E, não, apenas comprar mais F-35s nunca foi uma opção provável. O Japão quer que o primeiro F-X entre em serviço em 2035, quando o F-35 não será um caça moderno: estará em operação há 20 anos e 34 anos desde que entrou em desenvolvimento em escala real

Além disso, os importadores de armas não gostam do controle sobre a configuração do equipamento exercido pelos países fornecedores, seja por contrato ou pela retenção de propriedade intelectual. Este é um problema especialmente para um país, como o Japão, que desenvolve suas próprias armas e sensores aerotransportados e quer liberdade para integrá-los.

No entanto, o Japão deu de ombros e escolheu o melhor que os Estados Unidos têm a oferecer: o F-4 Phantom no final dos anos 1960 e o F-15 Eagle uma década depois. Mas os Estados Unidos se recusaram a fornecer o F-22 Raptor e não se pode esperar que exportem seus próximos caças assim que o Japão precisar deles, se é que algum dia serão exportados. Eles ainda são em grande parte secretos.

Finalmente, os estudos do ministério da defesa no início da década passada chegaram a uma conclusão estranha: que o Japão deveria operar caças bimotores muito grandes para fornecer alcance e resistência suficientes. Caças menores podiam ser comprados em maior número, mas, como logo ficariam sem combustível, menos ficariam disponíveis em operação.

O resultado é que os conceitos de design do F-X do ministério são enormes: maior do que o F-22, que tem um peso vazio de 19,7 toneladas. (O F-35A, que não é uma aeronave pequena, pesa apenas dois terços do F-22.) O F-X está se transformando em uma coisa tão grande que sugeri o apelido de ‘Godzilla’.

A decisão do tamanho é estranha, não apenas porque aeronaves maiores custam mais para serem desenvolvidas, mas porque o Japão não pode contar com a concordância de outros países como parceiros para construir algo semelhante. Os dois programas nos quais o F-X poderia ter sido fundido foram o Tempest do Reino Unido e (aparentemente nunca considerado seriamente) o Sistema Aéreo de Combate Futuro Francês-Alemão-Espanhol. Os primeiros conceitos para ambos eram realmente grandes, mas nenhum deles está perto do lançamento do programa e qualquer um deles poderia ser facilmente cortado antes de um projeto final ser escolhido. O Japão quer se mexer agora.

Ainda assim, o Japão provavelmente economizará algum dinheiro compartilhando sistemas com o Tempest. Após longa e muitas vezes insatisfatória experiência no desenvolvimento de aeronaves multinacionais, Londres determinou que não passará anos em negociações com parceiros para chegar a um acordo sobre o desenvolvimento de uma aeronave comum com a qual ninguém ficaria feliz. Em vez disso, o modelo é um convite para outros países cooperarem na medida que lhes for conveniente. Eles não precisariam nem mesmo usar a mesma estrutura. Isso é bom para Godzilla.

Por exemplo, o Japão pode construir sua grande fuselagem sob medida, mas usar um motor que pode ser desenvolvido por sua própria IHI Corporation e Rolls-Royce, e também pode ser usado no Tempest. Na verdade, a Rolls-Royce propôs exatamente isso, observando que o Japão possui tecnologia de materiais úteis.

A Grã-Bretanha e o Japão já estão trabalhando na aplicação de uma tecnologia avançada de radar, formação de feixe digital em nível de elemento, a aeronaves. E eles estão desenvolvendo uma versão do míssil MBDA Meteor com uma matriz ativa e escaneada eletronicamente.

Ainda assim, o Japão concedeu seu primeiro prêmio à Lockheed Martin, que trabalhará com a Northrop Grumman no apoio à MHI na integração geral do F-X. A Lockheed Martin se tornou a empresa com mais prática em apoiar o desenvolvimento de caças estrangeiros: apoiou a MHI no desenvolvimento do F-2 e está fazendo o mesmo trabalho com a Korea Aerospace Industries no KF-X.

Como a finalização de um design de conceito está aguardando a entrada do parceiro de integração de nível superior, o desenvolvimento do F-X ainda não pode ser totalmente lançado. Mas o parlamento este mês alocou ¥ 73,1 bilhões para o programa para o ano fiscal que começa em abril de 2021, sugerindo que ele está prestes a começar totalmente.

https://www.aspistrategist.org.au/japan ... ghter-jet/




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Re: Projetos Militares da Indústria Aeronáutica Japonesa

#112 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 31, 2020 2:50 pm

Gastar tanto para obter apenas 90 caças - grandes - para substituir os F-2, que não são em grande quantidade também na força aérea japonesa, é meio complicado. Mas os japoneses parecem ser bem complicados neste assunto.
E o que acontece com as duas centenas de F-15 que estão aí há mais de 30 anos? Quem vai ficar no lugar deles? F-35 eu acho que não.
Uma versão Godzilla Mk 2 faria isso?




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Re: Projetos Militares da Indústria Aeronáutica Japonesa

#113 Mensagem por akivrx78 » Dom Jan 17, 2021 5:00 am

FCarvalho escreveu: Qui Dez 31, 2020 2:50 pm Gastar tanto para obter apenas 90 caças - grandes - para substituir os F-2, que não são em grande quantidade também na força aérea japonesa, é meio complicado. Mas os japoneses parecem ser bem complicados neste assunto.
E o que acontece com as duas centenas de F-15 que estão aí há mais de 30 anos? Quem vai ficar no lugar deles? F-35 eu acho que não.
Uma versão Godzilla Mk 2 faria isso?
O programa de atualização dos F-15 esta parado por causa de um problema no contrato, o MD japones mandou paralisar o programa depois de descobrir que cada F-15 custa mais de US$115 milhões por unidade para modernizar os valores são mais que o dobro do valor pago pela USAF para modernizar seus F-15.




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Re: Projetos Militares da Indústria Aeronáutica Japonesa

#114 Mensagem por vplemes » Dom Jan 17, 2021 12:32 pm

akivrx78 escreveu: Dom Jan 17, 2021 5:00 am
FCarvalho escreveu: Qui Dez 31, 2020 2:50 pm Gastar tanto para obter apenas 90 caças - grandes - para substituir os F-2, que não são em grande quantidade também na força aérea japonesa, é meio complicado. Mas os japoneses parecem ser bem complicados neste assunto.
E o que acontece com as duas centenas de F-15 que estão aí há mais de 30 anos? Quem vai ficar no lugar deles? F-35 eu acho que não.
Uma versão Godzilla Mk 2 faria isso?
O programa de atualização dos F-15 esta parado por causa de um problema no contrato, o MD japones mandou paralisar o programa depois de descobrir que cada F-15 custa mais de US$115 milhões por unidade para modernizar os valores são mais que o dobro do valor pago pela USAF para modernizar seus F-15.
Por esse preço (US$ 115 milhões cada F-15 modernizado) ficaria mais em conta comprar novos.




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Re: Projetos Militares da Indústria Aeronáutica Japonesa

#115 Mensagem por jambockrs » Ter Mar 16, 2021 11:49 am

Meus prezados
Caça F-X: Oito empresas japonesas participam do programa de desenvolvimento

Por Alexandre Galante

O Nikkei revelou que oito empresas japonesas estão participando do desenvolvimento do caça F-X.
A contratada principal será a Mitsubishi Heavy Industries (MHI).
A IHI Corporation desenvolverá o motor, a Subaru e a Kawasaki Heavy Industries construirão a fuselagem, a Mitsubishi Electric ficará com a parte do sistema de guerra eletrônica, enquanto a Toshiba, Fujitsu e NEC projetarão os aviônicos e o radar.
O F-X, sucessor do caça F-2, terá a construção iniciada em 2024 e fará seu primeiro voo em 2028.
A aeronave começará os testes de solo em 2027 e o primeiro jato de produção inicial de baixa cadêndia de produção será fabricado a partir de 2031.
Todo o programa de desenvolvimento deve ser concluído em 2035 para começar a substituir o caça F-2.
Imagem
Fonte: blog Poder Aéreo 13 mar 2021




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
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